• Nenhum resultado encontrado

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.6. Parâmetros definidos pelo Protocolo

4.6.5. Quanto à integração regional e articulação com outros setores

A integração regional e a articulação com outros setores prezam o estabelecimento de parcerias entre municípios para viabilizar a implantação de aterros sanitários, além de parcerias entre municípios e empresas privadas e organizações não-governamentais para desenvolver atividades sociais e produtivas. Na CIMGC, Resolução nº 1 (2003, p.50) “a contribuição para o desenvolvimento regional pode ser medida a partir da integração do projeto com outras atividades socioeconômicas na região de sua implantação”.

Quadro 25 Parâmetro integração regional e articulação com outros setores

Projeto Quanto à integração regional e articulação com outros setores

P1

Além disso, como uma condição para a licença, a NovaGerar doará 10% da eletricidade gerada no local à autoridade municipal local de Nova Iguaçu (onde o projeto está localizado), para oferecer iluminação para escolas, hospitais e outros edifícios públicos. (ECOSECURITIES LTD et al, 2004, p.4)

P2 não indicado

P3

A produção e distribuição de energia renovável a partir do biogás representam uma integração entre os setores de resíduos sólidos, setor ambiental e energético do Brasil, mostrando uma inter relação e um caminho de diálogo e união de esforços, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. (MARCA; ECOSECURITIES BRASIL; ECOSECURITIES, 2004, p.85)

P4

Para se desenvolver um projeto de tal complexidade, a integração de diferentes setores, tais como gerenciamento de resíduos, engenharia ambiental, consultoria legal, produção e distribuição de energia, instituições do governo local e instituições sociais, representando a comunidade local é necessária. (LARA CO-GERAÇÃO E COMERCIO DE ENERGIA LTDA, 2004, p.46)

P5 não indicado

P6 não indicado

P7 não indicado

P8 É também importante notar que o projeto integra-se com outros setores econômicos da região, como manutenção regular e calibração necessária desses equipamentos. (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO; BIOGAS ENERGIA AMBIENTAL SA, 2005, p.3)

P9

O projeto prevê a doação de 2% do valor levantado com a venda das Reduções de Emissão Certificadas (REC) para atividades que beneficiarão a comunidade local, o meio-ambiente e a economia, como parte da responsabilidade social da companhia. (ANACONDA AMBIENTAL EMPREENDIMENTOS LTDA; ARAÚNA PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS LTDA, 2005, p.3)

P10

As receitas das reduções de emissão serão divididas com a prefeitura de São Paulo, aumentando o fluxo de caixa em investimentos como a recuperação de depósitos de lixo, conscientização de gerenciamento de resíduos, mais outros benefícios ambientais. (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO; BIOGAS ENERGIA AMBIENTAL SA; ECOENERGY, 2005, p.3)

P11 Salvador servirá de referência para outros municípios que estejam dispostos a implementar projetos semelhantes em seus locais de aterro sanitário. A natureza inovadora do projeto e a perspectiva de investir dinheiro de royalties incentivarão outros setores da economia a

Projeto Quanto à integração regional e articulação com outros setores apresentarem benefícios sociais e ambientais. (LIMPURB et al, 2006, p.3)

P12

Belém servirá de referência para outros municípios que estejam dispostos a implementar projetos semelhantes em seus locais de aterro sanitário com o incentivo do MDL. A natureza inovadora do projeto e a perspectiva de investir a receita proveniente deste incentivarão outros setores da economia a apresentarem benefícios sociais e ambientais. (CONESTOGA-ROVERS & ASSOCIADOS ENGENHARIA S/A, 2006, p.4)

P13

Vale mencionar que 2% das receitas provenientes da venda dos RCEs será destinada à promoção do Desenvolvimento Sustentável na vizinhança através do financiamento de Projetos da comunidade local. (ARAÚNA PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS LTDA; EMBRALIXO, 2007, p.4-5)

P14 não indicado

P15

Manaus servirá de referência para outros municípios que estejam dispostos a implementar projetos semelhantes em seus locais de aterro sanitário com o incentivo do MDL. A natureza inovadora do projeto e a perspectiva de investir a receita resultante do projeto incentivarão outros setores da economia a apresentarem benefícios sociais e ambientais. O fornecimento de eletricidade para a rede de Manaus proveniente da atividade de projeto também irá contribuir para os programas locais de expansão da capacidade de geração de eletricidade, aumentando o crescimento econômico sustentável. (CONESTOGA-ROVERS & ASSOCIADOS ENGENHARIA S/A, 2006, p.3-4)

P16

A implantação do projeto ainda irá fortalecer os programas de responsabilidade social já existentes, como iniciativas de educação ambiental, construção de quadras poli - esportivas, atividades de aflorestamento (conservação de floretas tropicais) e reflorestamento com espécies nativas. Esta atividade de reflorestamento, já iniciada, cobre uma área de 55.400 m2 utilizando espécies nativas originadas em um berçário de mudas localizadas no próprio aterro As mudas das espécies nativas produzidas também são distribuídas nas escolas locais e áreas públicas. (CARBON CAPITAL MARKET LTD; ALTO TIETÊ BIOGÁS, 2007, p.2-3)

P17 não indicado

P18 não indicado

P19 não indicado

P20 não indicado

P21

A SANTECH tem uma forte responsabilidade social evidenciada em diversas iniciativas, inclusive: a total recuperação da disposição de resíduos de Içara, a recuperação da área de preservação que leva ao aterro sanitário; o Centro Educacional Ambiental, que promove atividades com os vizinhos locais e visitantes do aterro sanitário, o Programa Social, que promove incentivos e qualificação para os coletores de resíduos de Içara, e incentivos de pesquisas com escolas locais. Essa distribuição de renda e os esforços sociais devem ser adicionados aos benefícios ambientais na avaliação da contribuição desta atividade do projeto para o desenvolvimento sustentável. (SANTECH; ECOINVEST CARBON BRASIL LTDA, 2008, p.3)

P22 não indicado

P23 não indicado

P24 não indicado

P25

É a intenção declarada da empresa de projeto CTRVV dividir partes das receitas da geração e vendas de créditos de carbono com os atores locais, iniciando um abrangente programa de atividade social ligado a um conceito inovador de gerenciamento de resíduos, cobrindo, entre outros:

• Apoiar Projetos de Educação Ambiental para professores nas áreas vizinhas de Grande Terra Vermelha, Xurí e Camboapina;

• Promover Educação Ambiental como uma parte integrante de programas educacionais na vizinhança do aterro;

• Promover Cursos Profissionalizantes para as comunidades de Xurí e Camboapina;

• Apoiar Programas de Estágio para estudantes de disciplinas de meio-ambiente na região metropolitana de Vitória;

• Manter as principais ruas nas proximidades do aterro, na área de Xurí e Camboapina;

• Apoiar a comunidade de Camboapina, com o pagamento dos funcionários responsáveis pelo tratamento da água potável;

Projeto Quanto à integração regional e articulação com outros setores

com a promoção de visitas escolares, programas universitários de pesquisa, projetos de reprodução de espécies.

Em suma, o projeto provavelmente contribuirá para o desenvolvimento sustentável do Brasil e das comunidades locais, devido a:

• Aumento de impostos recolhidos para o município de Vila Velha, o Estado e o Governo Federal, baseado nos resultados operacionais da empresa de projeto.

• Melhora da situação econômica e social dos atores locais devido ao projeto e a atividades/programas sociais planejados.

• Melhoria da situação ambiental no contexto global (emissões de gases de efeito estufa reduzidas) e local (menos poluição da água, emissões atmosféricas tóxicas e odores ruins reduzidos). (CTRVV, 2007, p.2-3)

P26 não indicado

Fonte: elaborado pela autora

Dos projetos analisados 50% não indicam quais benefício serão alcançados quanto a integração regional e articulação com outros setores. Já outros 50% fazem alusão à articulação, seja incentivando projetos sociais e ambientais, ou através de repasse de royalties às prefeituras locais. São destacados aspectos do interrelacionamento em que uma boa gestão de resíduos possa favorecer a população, beneficiando o meio ambiente. Portanto, em relação à análise desse parâmetro, podemos considerar que a maioria dos projetos atende aos requisitos de aprovação.