• Nenhum resultado encontrado

a) Objetivo geral: Verificar a contribuição do modelo BIM para a manutenção preventiva, através de um estudo de caso para edificação do CRAS Biguaçu/SC.

O objetivo geral do trabalhou foi alcançado e foi possível verificar qual a contribuição do modelo BIM para a manutenção preventiva, em especial, para a edificação do CRAS Biguaçu/SC.

É possível afirmar que a tecnologia BIM, mesmo que sendo um interesse em comum no mercado, se encontra em um período de implementação no Brasil e também na Grande Florianópolis e, até então, a sua utilização para manutenção de edificações é bastante reduzida, conforme respostas obtidas dos entrevistados nessa pesquisa.

Percebe-se pelos resultados da pesquisa, que a maioria dos sistemas de uma edificação necessitam de manutenção preventiva mesmo que em periodicidades maiores, conforme apresentado no decorrer do trabalho. Com isso, o uso do processo BIM que está em adoção no país principalmente em etapas anteriores à estudada (modelagem 3D, 4D e 5D), pode contribuir nesta etapa de manutenção.

A principal vantagem da metodologia BIM é um modelo que agrupa todas as informações de uma edificação e permite a visualização disso em um ambiente tridimensional. Entretanto, é imprescindível que em cada parte do processo ocorra a atualização do modelo e que as informações deste sejam precisas em relação a edificação real.

Desta forma, o modelo BIM poderia ser utilizado durante todo o ciclo de vida da edificação, pois contém informações úteis que auxiliam no controle e na gestão da manutenção preventiva do edifício (Manual e Plano de Manutenção). Este trabalho apresentou um procedimento para uso do modelo BIM através de ferramenta de autoria, neste caso GRAPHISOFT ARCHICAD, mas sabe-se que outras ferramentas específicas para gestão da manutenção em BIM poderiam contribuir também com esta etapa e podem ser objeto de estudos futuros.

 Entender de forma qualitativa como acontece a gestão da manutenção e a maturidade do BIM no mercado

Através de entrevistas realizadas com responsáveis do setor de manutenção de empresas privadas e instituições públicas foi possível entender como ocorre a manutenção preventiva e o BIM no mercado de trabalho.

Foi unanimidade entre os entrevistados o interesse sobre a tecnologia BIM e que a metodologia pode contribuir com qualidade da construção, antecipar problemas futuros e trazer uma melhor visualização do projeto, entretanto em todos os casos a maturidade do BIM dentro das instituições demonstra-se bastante inicial.

É interessante destacar também que os entrevistados declararam que os motivos das patologias encontradas em obra devem-se à falta de manutenção, aos problemas de projeto e a especificações que acarretam erros construtivos e vícios construtivos. Sabe-se que todos os entrevistados realizam a manutenção corretiva em suas obras, e espera-se que com a adoção futura do processo BIM na etapa de manutenção realizem a manutenção preventiva facilitada pelos modelos BIM, e que os modelos possam também contribuir para minimizar as patologias em obras e as causas apontadas pelos entrevistados, em especial à menção dos problemas relativos aos projetos.

 Desenvolver um manual de uso, operação e manutenção para a edificação do CRAS Biguaçu/SC com base no modelo BIM

O desenvolvimento de um manual de uso, operação e manutenção para a edificação foi bastante importante para a edificação já que se notou que edificações públicas usualmente não possuem este tipo de documento. O manual possui uma função educativa muito importante para a durabilidade da edificação e ensina aos usuários quais os procedimentos principais em casos de emergência, deveres do usuário, etc.

Na elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção do CRAS, percebe-se que modelo BIM utilizado neste caso de estudo trouxe informações que contribuem para introdução do manual e para o memorial descritivo. Sugere-se que informações sobre perda de garantia e assistência técnica não precisam ser atribuídas diretamente no modelo BIM, mas outras informações como a marca, linha e código, bem como periodicidade de manutenção poderiam ser incorporadas no modelo, para contribuírem com a etapa de manutenção da edificação.

Para facilitar o processo, conforme já mencionado no trabalho, seria interessante que os próprios fabricantes dos componentes utilizados na etapa de modelagem tridimensional paramétrica inserissem as informações diretamente em blocos, permitindo uma padronização e redução do trabalho de construtores e projetistas na atualização das informações relativas à manutenção no modelo.

 Desenvolver um plano e controle de manutenção preventiva para a edificação do CRAS Biguaçu/SC com base no modelo BIM

O desenvolvimento de um plano e controle de manutenção preventiva para edificação permitiu identificar quais os sistemas que demandam mais atenção quanto a manutenção e servem como ferramenta para o gestor planejar as atividades e controlar a execução delas.

Pode-se notar que grande parte do plano de manutenção é de responsabilidade da equipe de manutenção local e que mesmo que atividades simples têm sua importância para evitar que as patologias se agravem.

Sugere-se a elaboração deste Plano de Manutenção para sintetizar as informações obtidas nas etapas anteriores, inclusive àquelas retiradas do modelo BIM (sistema e componentes), e integrá-las com as informações relacionadas à manutenção preventiva predial (atividade, responsável e local da manutenção).

 Identificar as informações existentes e faltantes no modelo BIM para realização da gestão da manutenção.

A partir da elaboração do plano de manutenção preventiva e do manual de uso, operação e manutenção da edificação foi possível identificar quais as informações relevantes para a gestão da manutenção e localizar aquelas que estavam contidas no modelo, mencionadas especialmente nos itens 4.3 e 4.5.

É importante que estas informações sejam fidedignas as informações do empreendimento construído e que elas sejam sempre atualizadas em caso de qualquer mudança. Uma boa parte das informações devem ser inseridas simultaneamente a construção para que o gestor da manutenção possua acesso a elas na fase pós-obra.

Documentos relacionados