• Nenhum resultado encontrado

Quarta aula Analisar possíveis mudanças de concepções

Aluno I: “Em um documentário! “

4.4 Quarta aula Analisar possíveis mudanças de concepções

Para essa aula, pensamos na produção de mais um texto (revisão dos dois primeiros), fazendo uma síntese do que foi discutido sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global, após as aulas 1, 2 e 3. Contudo, optamos pelo diálogo e debate, socializando os conhecimentos adquiridos e sanando as dúvidas ainda existentes. A turma foi dividida em quatro grupos, cada grupo com cerca de 10 alunos, para que o debate ficasse mais dinâmico e organizado. Não avaliamos os debates realizados nos quatro grupos, mas a discussão realizada ao término da aula, no grande grupo, a turma na totalidade.

Iniciamos o diálogo solicitando que os alunos explicassem com suas palavras o que entendiam sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global, fazendo também minhas indagações a respeito do assunto, para verificar possíveis dúvidas ainda presentes e

Capítulo 4. Resultados e Discussões 57

chegarmos a um consenso.

Professor: Esse Efeito Estufa que estudamos até agora é responsabilidade do ser humano?

Aluno A: “O Efeito Estufa existe na natureza antes do homem! ” Aluno B: “O ser humano é responsável pelo aumento do Efeito Estufa.“

Destacam que o ser humano não é o responsável pela criação do efeito estufa. Entretanto, indicam sua contribuição no aumento desse efeito por uma sociedade de produção e consumo em massa.

Aluno C: “O Efeito Estufa é necessário para a preservação da temperatura média da Terra.“

Professor: Então, e o Aquecimento Global como acontece?

A maioria: “O Aquecimento Global é o aumento médio da temperatura da Terra.“

Verificamos que os estudantes já identificam a necessidade do Efeito Estufa como parte da manutenção da vida no Planeta Terra e que fazem a diferenciação entre o mesmo e o Aquecimento Global, explicitando como causa para esse Aquecimento Global.

Professor: Como a sociedade contribui para esse aquecimento global? A maioria: “O aumento dos gases na atmosfera; principalmente o vapor d’água, o metano e o dióxido de carbono são os responsáveis.”

Os alunos entendem que a emissão desses gases por parte da sociedade, por suas ações, contribuem para o aumento do Efeito Estufa e consequentemente um Aquecimento Global, aumentando a temperatura média da Terra.

Professor: O que podemos fazer para diminuirmos essas emissões de gases na atmosfera de nosso Planeta?

Aluno F: “Explicar para o povo os efeitos do aumento do Efeito Estufa.” Aluno G: “Diminuir o uso de veículos nas ruas e estradas.”

Professor: Somente veículos são os responsáveis pelo aumento do Efeito Estufa?

A maioria: “Não, as fábricas e indústrias também são! ” Aluno I: “Professor, o lixão também! “

Professor: Qual gás o lixão emite na natureza em maior quantidade na natureza?

Capítulo 4. Resultados e Discussões 58

Identificamos que os alunos verificam a necessidade de ações de conscienti- zação pelo diálogo e debate com a população, além de ações práticas. Mostram o entendimento de que a sociedade, em sua maioria, têm responsabilidade sobre isso por meio da produção de bens de consumo. Enfatizando a produção e o consumo da sociedade como fator de aumento do Efeito Estufa por meio dos restos deixados na natureza dessa produção e consumo.

Após essas primeiras manifestações, utilizou-se delas para consolidar os conhe- cimentos adquiridos.

Professor: Agora voltando ao que já foi dito antes: “O Efeito Estufa existe na natureza antes do homem”, os outros grupos concordam?

A maioria: “Sim! “

Professor: Como assim? Que exemplo podem dar?

Aluno J: “É a temperatura média do Planeta, esse efeito que é preciso para a manutenção da vida! “

Professor: Então existia desde os primeiros humanos? A maioria: “Sim! “

Professor: Então qual é o problema? Por que estamos discutindo sobre o Aquecimento Global?

Aluno J: “Estamos falando é do aumento do Efeito Estufa, isso que é ruim para a vida humana e natureza! “

Professor: Então todos concordam que: o desenvolvimento da sociedade de forma não planejada, sem ações que diminuam a emissão de gases poluentes, contribui para o aumento do Efeito Estufa?

A maioria: “Sim! “

Aluno J: “Começou na Era Industrial, com o aumento das fábricas e indús- trias! “

Os alunos verificam em que fase da história humana ocidental teve maior impacto no aumento do efeito estufa.

Professor: Vocês disseram em: “Explicar para o povo os efeitos do aumento do Efeito Estufa”. Os programas de televisão e as revistas já não fazem isso? Aluno L: “Os programas de televisão falam sim, mas nunca ouvi explicação como a que estamos tendo nestas aulas, nem nas revistas! “

Existe um entendimento de que os meios de comunicação têm uma parcela importante no “conhecimento” dos alunos, mas que esse conhecimento é superficial ou não é completo em seus aspectos.

Professor: Então está faltando mais informação sobre o que e como acon- tece?

Capítulo 4. Resultados e Discussões 59

Professor: Aqui na cidade e na escola poderia de alguma forma explicar isso ao povo? Tem alguma ideia?

A maioria: “Pode ser na feira de ciências, os pais vêm a gente explica! “

Na cidade, a escola é de grande importância. Nos projetos realizados, como a Feira de Ciências, os pais dos alunos e seus parentes vão à escola para ver e entender, com os alunos, podendo também por parte dos educandos dar mini palestras e/ou convidar pessoas especializadas em temas específicos, para ministrar essas palestras.

Apesar de curto o tempo da aula, o debate foi bastante produtivo no sentido de que dúvidas de muitos foram esclarecidas para a conscientização do tema.

Observamos uma visão diferente em uma dimensão de análise ser humano/ ambiente, indícios de que o ser humano pertence à teia de relações sociais, naturais e culturais e vivem em interação, indícios de uma Concepção Crítica, também em dimensões de análise na participação política. Foi verificado indícios de uma Concepção Crítica quando dão ênfase na participação coletiva na busca de soluções.

4.5 Quinta aula - Identificar diferentes categorias de sistemas de geração de