• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE C ONSENTIMENTO L IVRE E E SCLARECIDO

APÊNDICE D Transcrição das entrevistas

E- E o que você fazia quando via que tinha alguma coisa errada?

P7 – Eu ia atrás, atrás de pessoas mais experientes, perguntava para outros professores, esclarecia dúvidas se era assim mesmo e foi assim.

E - Você consegue perceber na organização da sua ação docente a na solução de possíveis problemas a presença da formação inicial?

P7 – No início eu recorria muito as disciplinas que eu tinha na faculdade, eu tenho separado pro pastas todo o material que eu usei, Xerox, tudo o que eu fiz de trabalho, cada professor etiquetado. Então quando eu tenho dúvidas eu tenho essa minha biblioteca particular ai começou a comprar alguns livros.

E – Você considera a formação inicial suficiente para a prática profissional da docência?

P7 – Não, eu acho que faltou mais conhecimentos, umas disciplinas serem mais apuradas. Senti falta de psicologia e assim eu tive pessoas que me ajudaram bastante no começo. A primeira coordenadora minha era psicóloga, então ela me indicou vários livros que tratavam do crescimento e desenvolvimento do adolescente, isso me ajudou muito.

P7 –

E: Você considera que a sua experiência te ajuda a se tornar professor?

P7 – A eu acho que essa relação interpessoal é fundamental, o contato com outros professores você acaba evoluindo. Você tem a sua formação inicial, mas depois, essas relações, essas trocas voc~e cresce muito. A formação inicial te da subsidio para o inicio mas não para a continuação por isso da formação continuada né, influencia muito assim essa relação interpessoal no ambiente escolar.

E – Em que aspectos esta experiência pode ser fundamental?

P7 – Para o crescimento profissional e pessoal, acho que é isso.

E – Você gostaria de falar mais alguma coisa sobre o seu início de carreira ou alguma coisa que você gostaria de dizer? P7 – Não, é isso. Professor 08 Idade: 26 Sexo: Feminino Ano de Formação: 2009 Ano que começou a atuar: 2010

Participa ou participou de processos de formação continuada?

Especialização em educação especial. Participo de grupo de estudos.

Onde você começou a dar aula?

Rede estadual no PSS. 1º ao 5º Ano.

E - Desde o início qual foi a sua maior satisfação e a maior dificuldade em dar aula?

P8 – Eu acho que assim a gente começa meio perdida, sem saber, porque a gente estava acostumada a fazer o estágio só e como a gente fazia o estágio em dupla tinha sempre alguém ajudando e o professor colaborador observando e ajudando. Eu acho que conseguir dar uma aula e conseguir ver eles aprendendo, eles assimilando as coisas que a gente fala, os conteúdos. Acho que é essa assimilação, pelo menos alguma coisinha eles estão aprendendo. E a dificuldade é o medo no começo, não é nem a questão de conteúdo, é mais o medo de como os alunos vão te receber. Na verdade acho que tem o medo no geral né, de como eles vão te receber, será que eu sei dar uma aula, como que eu vou ensinar esse conteúdo pra eles, será que é assim, acho que é medo, um receio assim porque é uma coisa nova.

E – E o que você fez pra solucionar isso?

P8 – A, acho que eu fui indo, fui conversando com colegas assim, que já tinham dado aula, os depoimentos mesmo que a gente no grupo de estudo mas fuyi acho que a cada ida mesmo. Conversar mesmo, porque a gente pesquisa tudo, lê livros mas não é lá na prática né, e ali é a sua turma né, você que esta ali com eles, acho que é isso, ir a cada dia. E a coordenação da escola também dar um apoio absurdo assim, eu tenho muita carta branca assim com eles, acho que eles também me deram uma força muito grande em como solucionar, em tudo assim, em aula, em até livro de chamada, de tudo assim, porque a gente chega sem saber né, nunca tinha feito então de não preenche assim, então acho que é isso de colegas e conversas mesmo.

E - Você já ficou em uma situação de aula em uma situação de duvida quanto a sua ação?

P8 – Ah, acho que já, na verdade o tempo todo acho que a gente fica meio, eu fico me perguntando assim, será que é bom, será que porque eu tenho mania de anotar bastante assim, então enquanto eles estão fazendo eu fico anotando o que ta acontecendo, eu tenho o costume de anotar, não o comportamento do aluno, mas acho que é a resposta dele mesmo assim. Do como eu to dando e como ele reage a essa aula assim e depois eu tenho mania de enquanto eu to preparando a outra aula dar uma olhada assim, ver sei lá, acho que não deveria ter dito isso e assim como tem as turmas, terceiro, segundo e quarto ano eu tenho de manhã e a tarde também então as vezes dou a aula de manhã e falo, não, não foi isso, eles não entenderam o que eu falei, é melhor mudar para tarde então assim, na maioria das aulas, confesso que não são em todas que eu anoto mas eu tenho mania de anotar sim e depois dar uma olhada.

P8 – Tem os dois livros da Angela e do palma que a gente usa bastante e alguns outros livros de educação Física. Quando são dúvidas mais generalizadas, mais populares ai em sites mais confiáveis, na internet, dar uma olhada.

E - Você consegue perceber na organização da sua ação docente a na solução de possíveis problemas a presença da formação inicial?

P8 – Percebo, eu assumi as aulas no colégio entrando no lugar de uma professora que também se formou no nosso curso, então a visão do planejamento já é, eu comecei seguindo o planejamento dela no primeiro semestre e segundo semestre e depois puxei mais pro meu né mas é uma visão muito parecida o meu e o dela, mas eu vejo por exemplo na escola particular eu to seguindo o planejamento dela que foi formada no mesmo curso que eu e nas escolas do estado que eu peguei uma licença de uma professora que é bem mais antiga ai eu já vi uma diferença absurda, uma diferença muito grande. Então em tudo na prática no planejamento a gente carrega todo nosso curso nas costas.

E – Você considera a formação inicial suficiente para a prática profissional da docência?

P8 – Eu acho que suficiente ela na, acho que foi muito boa mas eu acho que eu preciso sempre ta que nem ano passado fiz a especialização, to no grupo de estudos, ela é suficiente mas eu preciso de mais coisa, preciso continuar estudando. Mas com certea foi muito válida, principalmente os estágios, como a gente passa por todos os níveis assim, a gente vê muita coisa.

E – Que conhecimentos da sua formação inicial você utiliza para organizar sua ação docente na escola?

P8 – Eu acho que proncipalmente ta vendo o aluno como um ser humano, como alguém, não uma maquina pra reproduzir, mas eu acho que um ser humano que ta entendendo e assimilando as coisas que a gente ta ensinando e fazendo a relação porque tudo que a gente ensina na aula tem que relaciona com a vida dele né, acho que é uma das coisas que eu mais vejo na aula, a questão de questionamento mesmo de problematizar, acho que são as coisas que eu mais carrego do curso.

E: Você considera que a sua experiência te ajuda a se tornar professor?

P8 – Eu acho que muito, todo di a assim, cada dia que você ta ali é uma experiência diferente, nem que a gente ficasse dez anos em uma graduação estudando, nada vai ser comparado ao que a gente vive ali na pratica mesmo, de experiência mesmo de ver ali dia a dia, acho que a gente vai se tornando professor né porque nunca uma aula que eu dei ali hoje vai ser igual a de amanha. Por mínima que seja a diferença sempre vai ter alguma coisa que vai ta acrescentando na minha experiência.