• Nenhum resultado encontrado

E o que você gosta de fazer com seu tempo livre, de vez em quando?

- Eu gostaria de ter uma atividade, meu problema é essa minha deficiência. Por exemplo, agora é verão e eu gostaria de ir pro clube, ter um lugar onde eu poderia reunir pessoas pra me distrair, eu sempre gostei de ter uma turma, fazer

churrascos de fim de semana, quem comandava era essa minha amiga, não passava um aniversário sem comemoração, ela organizava tudo.

Rachel: E o que te impede de continuar isso?

- É que agora a gente não tem mais um espaço pra se reunir, a gente ia na casa dela ou no clube que ela frequentava. Então ela conseguia fazer lá e a gente ia, agora infelizmente fez um ano que ela se foi. Ainda algumas amigas minhas, apesar de coroas, graças a Deus, conseguiram, era o sonho delas, a maioria queria casar e acho que a única destrambelhada sou eu, que eu quero conversar, mas não quero envolvimento de jeito nenhum. Elas vão pro baile, elas não deixaram de frequentar bailes, elas vão no Clube da Amizade, nos lugares.

Rachel: Então tem lugares. - Tem.

Rachel: E você falou que não faz as coisas, porque não tem lugares?

- Não e falta dinheiro as vezes também, né? Vai num lugar desses, tem que gastar com ingresso, condução, vai querer ir de Uber, depois no final da tarde, vai querer voltar de Uber. E chega uma hora, você tem que dividir as despesas com as pessoas, chega lá quer tomar alguma coisa, um guaraná, vai comer um batatinha, lá sei eu. Lá tem dias que tem almoço e ela já me disse que é uma maravilha o almoço lá e já me mandou foto pra mostrar e tudo, mas é que eu penso, se eu gastar cinquenta pilas toda a semana, já não dá. (Zulmira, 78, PoA)

. O que você gostaria de fazer no seu tempo livre, mesmo que fosse de vez em quando?

- Ah, no meu tempo livre? No momento não sei, gosto muito do artesanato, mas gosto muito de vôlei também.

. Tem onde você jogar?

- Não pra minha idade, não. Eu gosto muito de dançar, de cantar, eu faço parte do curto musical do budismo, eu toco harpa, (oscareta?). Na verdade, eu gosto de viajar, de ler, tem várias coisas que eu gosto de fazer, mas se eu tiver um tempo bem livre, eu me pego no artesanato. Aí sim. Porque além de ser uma profissão é um hobby, um lazer pra mim estar criando e inovando e fazendo uma coisa diferença.

112

. E você faz isso tudo ou sente falta de alguma coisa?

- Não, não faço, porque não dá tempo. Eu tenho minha mãe de 85 anos, meu problema é tempo e as gurias na escola.

. Então é tempo e um lugar adequado?

- Sim, porque na verdade, eu vejo minha tia que mora no Rio de Janeiro, ela é irmã da minha mãe e tem 80 anos. E ela posta que ela está lá na praça, na Tijuca e a proça cheia de aparelhos e ela fazendo, com uma turma. E eu sinto falta disso também, porque não existe isso aqui, lá é perigoso, mas aquj se tiver os aparelhos na rua, o pessoal estraga tudo. Lá não, lá tem uma conservação, é fechado, não sei. Eu vejo ela postando e até incentivo ela, é bem legal fazer um exercício ao ar livre. . (Giane, 60, PoA)

Viajar eu não tenho viajado, não dá. . Você curte viajar?

- Curto.

. Já viajou muito na vida?

- Não. Por incrível que pareça, as minhas viagens não foram nada de excedente, mas quando eu viajava com meu falecido companheiro, tanto que antes de morrer ele falava: Eu vou vender minha casa na praia, pra gente viajar. Aí ficou doente e a gente iria viajar. Senão assim, pro interior e águas termais, que eu gosto muito. São pequenas coisas, não grandes coisas, um cinema que eu gosto. . (Rosa, 63, PoA)

. E o que você gostaria de fazer no seu tempo livre, mesmo que de vez em quando e você não faz?

- Viajar.

. O que te impede mesmo?

- A cena que está hoje em dia, filho, gastos. Eu sempre fui do tipo de ter uma reserva, porque não sei o que pode acontecer comigo, então sempre fui muito precavida. Mas eu gostaria de viajar, sim. Gostaria de ir pro exterior, Itália, Portugal, França, gostaria muito de conhecer.

113

- Mais?

. Se tivesse uma turminha viajando com preços melhores?

- Sim, sim, como eu já fui com minha amiga pra águas termais, várias vezes. Ainda vou fazer isso.

. Fora a viagem, o que você gostaria de fazer de vez em quando? - Teatro.

. E por que você não vai?

- Olha, as vezes é questão de não ter tempo mesmo e eu não gosto de ir sozinha, com as amigas a gente se diverte muito mais. No cinema sozinha até eu vou, mas no teatro não. . (Rosa, 63, PoA)

E agora, com meu ex marido, as vezes está me proporcionando as vezes nos domingos, a gente vai almoçar na serra que sempre é muito bom, pra minha cabeça é ótimo, tu espairece, tu vê outra coisa e ele também está gostando. As vezes nós vamos dançar no sábado a noite, no Free (?) que tem aqui descendo a Navegantes. Isso ele está me proporcionando e eu estou aproveitando, parece que tu revive um tempo lá atrás que foi tão bom, né? A gente não sabia muita coisa que viria pela frente e está sendo muito bom, a gente sai pra dançar, a gente ficou muito amigo e dá uma namorada, mas nada muito assim. Mas a gente vê que a companhia um do outro, está fazendo muito bem, porque ele também ficou viúvo há mais tempo que eu. São coincidências que acontecem na vida da gente, que a gente não sabe explicar. Fazia quase trinta e tantos anos que a gente não se via e a gente se reencontrou e está sendo uma coisa gostosa, uma coisa leve. Não tem mais aquelas brigas que tinha antes, a gente se respeita um ao outro e está muito legal.

. E você foi sozinha pra dançar?