• Nenhum resultado encontrado

Conforme já demonstrado, o trecho principal foi considerado como o barramento do circuito, o qual possui uma extensão de 18,137 km. O ponto ideal de instalação do regulador foi definido nos critérios do cálculo de queda de tensão, e está localizado a 8,86 km da saída da rebaixadora. Como as tensões não se mantêm constante em todo o trecho, foi instalado o regulador de tensão para elevar a tensão, com isso os consumidores localizados no meio e no final do circuito não estaria sujeito a grandes variações de tensão.

No entanto, a tensão nominal que está definida na saída do transformador rebaixadora é de 13800 V, desta forma se calculou as quedas de tensão em todo o trecho principal que foi considerado como o barramento do circuito a partir deste ponto. Como a carga considerada é a mesma, bem como a corrente, os índices de

(29)

(30)

(31)

69

queda permaneceram os mesmos, no entanto, só alterou a tensão que será elevada a partir do banco de reguladora de tensão, instalada no trecho definido nos cálculos de queda de tensão.

5.6.1 Tabela com os dados de queda

Os cálculos de queda de tensão com o banco regulador instalado foram efetuados da mesma forma que na análise sem o mesmo. Os fatores de demanda utilizados também consideraram a carga instalada e a demanda instantânea máxima medida.

Para os cálculos de queda de tensão com o banco de regulador instalada, os fatores de demanda utilizados são os mesmos, ou seja, inicialmente considerou-se o valor de 25% da carga instalada e valor mínimo de 7% da mesma. Posteriormente, os cálculos foram refeitos para o valor de 50% da carga instalada.

O quadro 17 apresenta os cálculos na planilha de queda de tensão com a demanda mínima do alimentador, ou seja, 7% da carga instalada.

Quadro 17 - A queda de tensão com a demanda mínima lida no alimentador

Fonte: (BLATT, 2016).

O quadro 18 denota-se os cálculos na planilha de queda de tensão com a demanda máxima do alimentador, ou seja, 25% da carga instalada.

Quadro 18 - A queda de tensão com a demanda máxima lida no alimentador

Fonte: (BLATT, 2016).

O quadro 19 demostra os cálculos na planilha de queda de tensão com a demanda máxima do alimentador, incluindo o crescimento e a carga da interligação, ou seja, 50% da carga instalada.

Quadro 19 - A queda de tensão com demanda máxima lida no alimentador e a interligação

71

5.6.2 Perfil de Queda de Tensão

No perfil de tensão pode-se observar o comportamento da queda de tensão nos gráficos com a instalação do regulador de tensão instalado no ponto da queda definida através dos cálculos efetuados. Conforme os pontos vão se distanciando da fonte supridora no alimentador, os gráficos vão mostrando se a tensão sofre muita queda no barramento, incluindo aqui a análise com o regulador já instalado, atuando nos casos em que a queda de tensão possa passar nos períodos críticos, e com isso observar se que a tensão permanece dentro dos parâmetros de queda de tensão conforme ANEEL. Nos gráficos vão estar delimitados os critérios de tensão como tensão adequada inferior, adequada superior e a precária inferior.

A figura 26 apresenta o gráfico da tensão com o valor de demanda mínima, onde a tensão nominal na saída da rebaixadora está como 13800 V, e o ponto do regulador de tensão ficará instalado a 8,86 km da rebaixadora, conforme estabelecido nos cálculos de queda de tensão. Para fins de atuação em casos de necessidade de elevação da tensão, a demanda mínima manteve-se dentro dos parâmetros estabelecidos nas normas de qualidade de energia elétrica.

Figura 26 - O gráfico mostra a queda de tensão na demanda mínima com regulador

A figura 27 demonstra o gráfico da tensão para a situação de demanda máxima, neste caso o perfil da tensão também se manteve dentro dos parâmetros da tensão adequada, mas com uma queda de tensão considerável até o ponto onde o banco de regulador será instalado. Após este ponto a tensão se manteve equilibrada e dentro dos parâmetros estabelecidos nas normas de qualidade de energia elétrica.

Figura 27 - O gráfico mostra a queda de tensão na demanda máxima com regulador

Fonte: (BLATT, 2016).

Figura 28 - O gráfico mostra a queda de tensão da demanda máxima e da mínima com regulador

73

Conforme mostrado na figura 28, o gráfico da tensão da demanda máxima e da demanda mínima simultaneamente, para fazer uma melhor análise do perfil das duas quedas de tensão no mesmo gráfico. No entanto pelos cálculos efetuados para instalação do banco de regulador de tensão no trecho, sua localização foi definida a 8,86 km afastado da rebaixadora, onde pode se verificar que a queda de tensão se manteve dentro dos parâmetros de tensão adequada.

A figura 29 verifica-se o gráfico do perfil da tensão, com um provável crescimento da demanda, neste caso, inicialmente o perfil da tensão não se manteve dentro dos parâmetros da tensão adequada e passou dos limites estipulados de 7% de queda de tensão, entrando na posição de tensão precária. Com o ponto definido nos critérios de cálculos para instalação do banco de regulador de tensão no trecho, sua localização foi definida a 8,86 km afastado da rebaixadora.

Portanto esse ponto ficou definido no gráfico de perfil de tensão como sendo o ponto “E”, com a instalação do banco de reguladora a tensão se eleva e evita que entre nos patamares precários, com isso a tensão permanece dentro dos padrões estabelecidos nos padrões de qualidade de energia elétrica.

Figura 29 - O gráfico mostra a queda de tensão da demanda máxima e com a interligação

Documentos relacionados