• Nenhum resultado encontrado

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

(CESPE / Analista Técnico Administrativo – Superintendência da Zona Franca de Manaus / 2014) Considerando que P seja a proposição “O atual dirigente da empresa X não apenas não foi capaz de resolver os antigos problemas da empresa como também não conseguiu ser inovador nas soluções para os novos problemas”, julgue os itens a seguir a respeito de lógica sentencial.

08. Se a proposição “O atual dirigente da empresa X não foi capaz de resolver os antigos problemas da empresa” for verdadeira e se a proposição “O atual dirigente da empresa X não conseguiu ser inovador nas soluções para os novos problemas da empresa” for falsa, então a proposição P será falsa.

(CESPE / Analista Contábil – Ministério da Educação / 2014) Considerando a proposição P: Nos processos seletivos, se o candidato for pós- graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas , julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.

09. Se a proposição O candidato apresenta deficiências em língua portuguesa for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das outras proposições simples que a constituem.

(CESPE / Analista Técnico Administrativo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / 2014) Considerando que P seja a proposição “A Brasil Central é uma das ruas mais movimentadas do centro da cidade e lá o preço dos aluguéis é alto, mas se o interessado der três passos, alugará a pouca distância uma loja por um valor baixo”, julgue o item subsecutivo, a respeito de lógica sentencial.

10. A proposição P pode ser expressa corretamente na forma ∧ ∧ ( → ), em que Q, R, S e T representem proposições convenientemente escolhidas.

(CESPE / Analista Judiciário - Área Administrativa – Tribunal Regional do Trabalho / 17ª Região / 2013) Considerando a proposição P: “Se estiver sob pressão dos corruptores ou diante de uma oportunidade com baixo risco de ser punido, aquele funcionário público será leniente com a fraude ou dela participará”, julgue o item seguinte relativo à lógica sentencial.

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

11. Se a proposição “Aquele funcionário público está diante de uma oportunidade com baixo risco de ser punido e participará da fraude” for verdadeira, então a proposição P também será verdadeira.

(CESPE / Escrivão de Polícia – Departamento de Polícia Federal / 2013) Nos termos do Edital n.º 9/2012 DGP/DPF, de 10/6/2012, do concurso público para provimento de vagas no cargo de escrivão de polícia federal, cada candidato será submetido, durante todo o período de realização do concurso, a uma investigação social que visa avaliar o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável dos candidatos. O item 19.1 do edital prevê que a nomeação do candidato ao cargo fica condicionada à não eliminação na investigação social e ao atendimento a outros requisitos. Com base nessas informações, e considerando que Pedro Henrique seja um dos candidatos, julgue os itens seguintes.

12. Considere que sejam verdadeiras as proposições “Pedro Henrique não foi eliminado na investigação social” e “Pedro Henrique será nomeado para o cargo”. Nesse caso, será também verdadeira a proposição “Se Pedro Henrique foi eliminado na investigação social, então ele não será nomeado para o cargo”.

(CESPE / Engenharia de Saúde Pública – Fundação Nacional de Saúde / 2013) Considere que, durante uma discussão entre dois servidores de determinado órgão acerca da regularidade da prestação de contas de um convênio, tenham surgido as seguintes colocações:

C1: Se nós aprovarmos a prestação de contas, mas o tribunal a rejeitar, nós seremos obrigados a instaurar a TCE.

C2: Se nós rejeitarmos a prestação de contas, mas o tribunal a aprovar, nós seremos obrigados a cancelar a TCE.

Considerando as sentenças acima e que “não aprovar” seja equivalente a “rejeitar”, julgue o próximo item.

13. Se as proposições “O tribunal rejeita a prestação de contas” e “Seremos obrigados a instaurar a TCE” forem verdadeiras, então a proposição C1 será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Nós aprovamos a prestação de contas”.

(CESPE / Oficial de Controle Externo – Tribunal de Contas Estadual - RS / 2013) Com base na proposição P: “Quando o cliente vai ao banco

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

solicitar um empréstimo, ou ele aceita as regras ditadas pelo banco, ou ele não obtém o dinheiro”, julgue o item que se segue.

14. Se for falsa a proposição “O cliente vai ao banco solicitar um empréstimo”, então a proposição P também será falsa, independentemente dos valores lógicos das demais proposições constituintes de P.

(CESPE / Analista – Todas as áreas – Banco Central do Brasil / 2013 - adaptada) Considere a seguinte proposição:

P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

Julgue o item seguinte.

15. Se a proposição P4 for verdadeira, então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada.

(CESPE / Auditor Fiscal do Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego / 2013) Julgue o item subsequente, relacionado à lógica proposicional.

16. A sentença “Quem é o maior defensor de um Estado não intervencionista, que permite que as leis de mercado sejam as únicas leis reguladoras da economia na sociedade: o presidente do Banco Central ou o ministro da Fazenda?” é uma proposição composta que pode ser corretamente representada na forma ( ∨ ) ∧ , em que P, Q e R são proposições simples convenientemente escolhidas.

(CESPE / Especialista em Regulação de Saúde Suplementar – Agência Nacional de Saúde Suplementar / 2013) Com relação às proposições lógicas, julgue os próximos itens.

17. A frase “O ser humano precisa se sentir apreciado, valorizado para crescer com saúde física, emocional e psíquica” é uma proposição lógica simples.

18. A expressão “Como não se indignar, assistindo todos os dias a atos de violência fortuitos estampados em todos os meios de comunicação do Brasil e

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

do mundo?” é uma proposição lógica que pode ser representada por → , em que P e Q são proposições lógicas convenientemente escolhidas.

(CESPE / Analista de Sistemas – Tribunal de Justiça - AC / 2012) Considerando que as proposições lógicas sejam representadas por letras maiúsculas, julgue os próximos itens, relativos a lógica proposicional e de argumentação.

19. A sentença “A justiça e a lei nem sempre andam pelos mesmos caminhos” pode ser representada simbolicamente por ∧ , em que as proposições P e Q são convenientemente escolhidas.

(CESPE / Técnico de Controle Externo – Tribunal de Contas da União / 2004)

Suponha que P represente a proposição Hoje choveu, Q represente a proposição José foi à praia e R represente a proposição Maria foi ao comércio. Com base nessas informações e no texto, julgue os itens seguintes.

20. A sentença Hoje não choveu então Maria não foi ao comércio e José não foi à praia pode ser corretamente representada por (¬P) → (¬R ^ ¬Q).

21. A sentença Hoje choveu e José não foi à praia pode ser corretamente representada por P ^ ¬Q.

22. Se a proposição Hoje não choveu for valorada como F e a proposição José foi à praia for valorada como V, então a sentença representada por ¬P →Q é falsa.

(CESPE / Agente – Polícia Federal / 2004) Considere as sentenças abaixo.

I Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam. II Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde. III Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido.

IV Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade que muitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido.

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

V Tanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumar deve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam.

Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadas na tabela a seguir.

P. Fumar deve ser proibido. Q. Fumar deve ser encorajado. R. Fumar não faz bem à saúde. T. Muitos europeus fumam.

Com base nas informações acima e considerando a notação introduzida no texto, julgue os itens seguintes.

23. A sentença I pode ser corretamente representada por P ^ (¬ T).

24. A sentença II pode ser corretamente representada por (¬ P) ^ (¬ R).

25. A sentença III pode ser corretamente representada por R → P.

26. A sentença IV pode ser corretamente representada por (R ^ (¬ T)) → P.

27. A sentença V pode ser corretamente representada por T → ((¬R) ^ (¬P)).

(CESPE / Agente – Polícia Federal / 2004) Considere que as letras P, Q, R e T representem proposições e que os símbolos ¬, ∧, ∨ e → sejam operadores lógicos que constroem novas proposições e significam não, e, ou e então, respectivamente. Na lógica proposicional, cada proposição assume um único valor (valor-verdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos.

Com base nas informações apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.

28. Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então a proposição (¬P) ∨ (¬Q) também é verdadeira.

29. Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é falsa, então a proposição → (¬T) é falsa.

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

30. Se as proposições P e Q são verdadeiras e a proposição R é falsa, então a proposição ( ∧ ) → (¬Q) é verdadeira.

4.2 – Múltipla escolha

31. (FCC / Auditor Fiscal da Receita Estadual – SP / 2006) Considere as seguintes frases:

I. Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005. II. (x+y)/5 é um número inteiro.

III. João da Silva foi o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo em 2000.

É verdade que APENAS

(A) I e II são sentenças abertas. (B) I e III são sentenças abertas. (C) II e III são sentenças abertas. (D) I é uma sentença aberta. (E) II é uma sentença aberta.

32. (FCC / Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT-5 / 2013) Leia a instrução fictícia reproduzida a seguir e suponha que ela seja sempre cumprida. Sempre que um Oficial de Justiça executar uma intimação, ele deverá estar acompanhado por um Policial Federal. Nessas condições, é correto concluir que, necessariamente,

A) os Oficiais de Justiça deverão estar acompanhados por um Policial Federal durante todo seu horário de trabalho.

B) um Oficial de Justiça só deverá solicitar o acompanhamento de um Policial Federal quando for executar uma intimação.

C) sempre que um Oficial de Justiça estiver acompanhado por um policial, ele deverá estar executando uma intimação.

D) se um Oficial de Justiça não estiver executando uma intimação, então ele não poderá estar acompanhado por um Policial Federal.

E) se um Oficial de Justiça não estiver acompanhado por um Policial Federal, então ele não estará executando uma intimação.

33. (FCC / Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRT-11 / 2012) Um analista esportivo afirmou:

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00

De acordo com essa afirmação, conclui-se que, necessariamente, (A) o time X marca mais gols em seu estádio do que fora dele.

(B) o time X marca menos de dois gols quando joga fora de seu estádio.

(C) se o time X marcar um único gol em um jogo, este terá ocorrido fora de seu estádio.

(D) se o time X marcar três gols em um jogo, este terá ocorrido em seu estádio.

(E) o time X nunca é derrotado quando joga em seu estádio.

34. (FCC / Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT-1 / 2013) Leia os Avisos I e II, colocados em um dos setores de uma fábrica.

Aviso I: “Prezado funcionário, se você não realizou o curso específico, então

não pode operar a máquina M.”

Aviso II: “Prezado funcionário, se você realizou o curso específico, então pode

operar a máquina M.”

Paulo, funcionário desse setor, realizou o curso específico, mas foi proibido, por seu supervisor, de operar a máquina M. A decisão do supervisor

(A) opõe-se apenas ao Aviso I.

(B) opõe-se ao Aviso I e pode ou não se opor ao Aviso II. (C) opõe-se aos dois avisos.

(D) não se opõe ao Aviso I nem ao II. (E) opõe-se apenas ao Aviso II

Prof. Custódio Nascimento e Prof. Fábio Amorim - Aula 00 01. E 11. C 21. C 31. A 02. C 12. C 22. E 32. E 03. C 13. C 23. E 33. C 04. E 14. E 24. C 34. E 05. E 15. E 25. C 06. E 16. E 26. C 07. E 17. C 27. E 08. C 18. E 28. E 09. C 19. E 29. E 10. C 20. C 30. C 5- Gabarito

Documentos relacionados