• Nenhum resultado encontrado

Resolvidas e comentadas por: Prof.ª Carol Negrin/Prof. Daniel Reis

121.

Enzima bioluminescente produzida por vagalume poderá ser usada para detectar o novo coronavírus “A enzima usada na pesquisa pertence à classe das luciferases, cujo papel é catalisar reações que transformam energia química em energia luminosa – fenômeno que genericamente recebe o nome de bioluminescência. ‘Pegamos nossa luciferase mais brilhante e a acoplamos, por engenharia genética, a uma proteína capaz de se ligar aos anticorpos. Se os anticorpos contra SARS-CoV-2 estiverem presentes na amostra, a ligação ocorrerá e isso poderá ser detectado por meio da emissão de luz’, diz Viviani à Agência FAPESP.”

Disponível em: https://agencia.fapesp.br/enzima-bioluminescente-produzida-por-vagalume-podera-ser-usada-para-detectar-o-novo-coronavirus/36330/. Acesso em 14 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Considerando seus conhecimentos sobre sistema

imune e presença de anticorpos, é correto afirmar que

(A) anticorpos são produzidos por linfócitos T, células da imunidade adaptativa.

(B) anticorpos são partículas ou moléculas reconhecidas pelo organismo e que são estranhas a ele. (C) anticorpos são produzidos em resposta ao contato com um antígeno específico.

(D) anticorpos são reconhecidos por antígenos, estes produzidos por células da imunidade adaptativa.

(E) anticorpos são detectados somente na fase aguda de uma doença, quando os sintomas clínicos são nítidos.

Comentários:

A alternativa correta é a letra C.

A alternativa A está incorreta, pois anticorpos são produzidos por linfócitos B diferenciados em plasmócitos.

A alternativa B está incorreta, pois antígenos são reconhecidos pelo organismo. Anticorpos são produzidos contra antígenos.

A alternativa D está incorreta, pois antígenos é que são reconhecidos por anticorpos, além de que são os anticorpos que são produzidos pelas células da imunidade adaptativa.

A alternativa E está incorreta, pois anticorpos são detectados também após a fase aguda. Anticorpos IgM são aqueles detectados na fase aguda, enquanto anticorpos IgG são encontrados no corpo dias após a infecção.

122.

Observe a figura abaixo, que mostra um ciclo menstrual de 28 dias.

Fonte: Shutterstock.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) O ciclo menstrual é marcado por alterações cíclicas

no endométrio, nos ovários e nos níveis dos hormônios ovarianos e hipofisários. Com base na figura, é correto dizer que (A) os níveis de progesterona estão elevados por volta do dia 27.

(B) os níveis mais elevados de LH ocorrem por volta do dia 23. (C) o endométrio encontra-se secretor nos primeiros dias do ciclo.

(D) o início do ciclo é marcado por baixos níveis de estrógeno e progesterona. (E) o desenvolvimento dos folículos tem início com a liberação de estrógenos.

Comentários:

A alternativa correta é a letra D. Os níveis de estrógeno começam a aumentar com o desenvolvimento dos folículos e os níveis de progesterona, após a ovulação e formação do corpo lúteo.

A alternativa A está incorreta, pois os níveis de progesterona são mais elevados quando o corpo lúteo está secretor, por volta do dia 23. No dia 27, o que vemos é a degradação do corpo lúteo.

A alternativa B está incorreta, pois os níveis mais elevados de LH ocorrem na metade do ciclo e promovem a ovulação. A alternativa C está incorreta, pois o endométrio encontra-se secretor quando os níveis de progesterona são mais elevados.

A alternativa E está incorreta, pois o desenvolvimento dos folículos tem início com a liberação de FSH pela hipófise. Gabarito: D.

123.

“Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa ‘vinho azedo’ e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.”

Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/introducao.htm. Acesso em 14 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Em relação ao processo de obtenção do vinagre,

pode-se afirmar que

(A) se ele é obtido a partir da fermentação do vinho, então a fermentação láctica corresponde à etapa inicial. (B) ele é obtido a partir da transformação de uma molécula de três carbonos.

(C) ele é obtido a partir de um processo inicial que teve, além do etanol, gás carbônico como produto. (D) ele é obtido através de um processo que se iniciou utilizando gás oxigênio.

(E) se ele é obtido a partir da fermentação do vinho, então houve a participação de leveduras, bactérias anaeróbias facultativas.

Comentários:

A alternativa correta é a letra C.

A alternativa A está incorreta, pois o vinho é obtido por fermentação alcoólica.

A alternativa B está incorreta, pois, sendo ele obtido a partir da transformação do etanol, então se trata de uma molécula de dois carbonos.

A alternativa D está incorreta, pois a fermentação é um processo anaeróbico.

A alternativa E está incorreta, pois leveduras são fungos unicelulares anaeróbios facultativos. Gabarito: C.

124. (Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Desertos são caracterizados por baixíssimos

índices pluviométricos. Assim, os seres vivos presentes nesse bioma apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver em condições de extrema escassez de água. Por exemplo, pequenos roedores apresentam

(A) hábitos diurnos. (B) excreção de amônia. (C) urina diluída.

(D) grande quantidade de glândulas sudoríparas. (E) eliminação de fezes altamente desidratadas.

Comentários:

A alternativa correta é a letra E.

A alternativa A está incorreta, pois esses animais possuem hábitos noturnos, o que reduz a exposição ao calor e a perda de água.

A alternativa B está incorreta, pois a amônia é eliminada juntamente com grandes quantidades de água. A alternativa C está incorreta, pois a urina é concentrada.

A alternativa D está incorreta, pois apresentam poucas ou nenhuma glândula sudorípara, para não perderem água por transpiração.

125.

“Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que, quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia, surgem hemorragias por causa de sangramentos de vasos da pele, do nariz, da boca, das gengivas e de órgãos internos. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória.”

Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/dengue. Acesso em 14 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) O diagnóstico da dengue hemorrágica pode ser

dificultado quando não houver hemorragia aparente, tornando maiores as chances de óbito. Assim, exames de sangue que analisem alterações na coagulação sanguínea são primordiais para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível.

Uma vitamina que pode ser utilizada no tratamento dos doentes é a (A) vitamina A. (B) vitamina C. (C) vitamina D. (D) vitamina E. (E) vitamina K. Comentários:

A vitamina que atua na promoção da coagulação sanguínea é a vitamina K. A alternativa correta é a letra E.

Gabarito: E.

126. (Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) A transgenia é uma das técnicas de engenharia

genética que permitem a formação de organismos geneticamente modificados. Nela, um ou mais genes de interesse provenientes de outra espécie são inseridos no material genético do organismo que se deseja modificar. O organismo geneticamente modificado passa, então, a exibir características que antes não apresentava, o que ocorre devido

(A) à alteração no seu código genético.

(B) à síntese de proteínas que antes não produzia. (C) à expressão de genes antes silenciados. (D) ao silenciamento de seus genes originais.

(E) à transcrição de novas moléculas de DNA a partir do RNA.

Comentários:

A alternativa correta é a letra B. O gene inserido será expresso, ou seja, transcrito em RNAm para ser traduzido em proteína, o que resultada na determinação de uma característica antes inexistente.

A alternativa A está incorreta, pois o código genético é tabela que mostra a correspondência entre o códon e o aminoácido determinado por ele. Assim, é imutável, sendo universal.

A alternativa C está incorreta, pois um ou mais genes foram inseridos no material genético do organismo, não houve a ativação de genes antes silenciados.

A alternativa D está incorreta, pois seus genes originais não foram silenciados.

A alternativa E está incorreta, pois a transcrição corresponde à síntese de RNA a partir do gene da molécula de DNA. Gabarito: B.

127. (Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Mendel iniciou seus estudos sobre a transmissão

de caracteres, analisando um gene por vez. Após formular sua primeira lei, passou a estudar como se dava a transmissão de dois caracteres independentes, o que lhe permitiu elaborar sua segunda lei. Acontece que nem sempre o padrão de herança obedece às leis de Mendel. Por exemplo, quando uma característica é determinada por dois ou mais genes que interagem entre si e um gene inibe a ação do outro, trata-se de uma herança do tipo

(A) quantitativa. (B) epistasia. (C) pleiotropia. (D) genes ligados. (E) polialelia. Comentários:

A alternativa correta é a letra B.

A alternativa A está incorreta, pois a herança quantitativa é aquela em que os alelos possuem efeito aditivo.

A alternativa C está incorreta, pois pleiotropia ocorre quando um gene influencia a manifestação de mais de uma característica.

A alternativa D está incorreta, pois genes ligados são aqueles presentes no mesmo par de cromossomos homólogos, mas que determinam características diferentes (só transmitidas em conjunto).

A alternativa E está incorreta, pois a polialelia ocorre quando mais de dois alelos ocupam o mesmo loco gênico e a relação de dominância entre eles é que determina a manifestação da característica.

Gabarito: B.

128.

A esclerose múltipla é “uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central”.

Fonte: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/esclerose-multipla. Acesso em: 07 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) A condição citada no texto gera efeitos na

(A) quantidade de sinapses realizadas por cada neurônio.

(B) direção da transmissão dos impulsos nervosos ao longo dos neurônios. (C) permeabilidade da membrana plasmática dos neurônios aos íons sódio. (D) quantidade de neurotransmissores liberados nas fendas sinápticas. (E) velocidade de transmissão dos impulsos nervosos ao longo dos axônios.

Comentários:

A letra A está errada, pois a bainha de mielina não interfere na quantidade de sinapses realizadas por cada neurônio. A letra B está errada, pois os impulsos nervosos sempre correm no sentido corpo celular -> axônio.

A letra C está errada, pois a bainha de mielina não altera a permeabilidade da membrana. A letra D está errada, pois a bainha de mielina não interfere na liberação de neurotransmissores.

A letra E está correta, pois a bainha de mielina isola eletricamente partes do axônio, fazendo com que o impulso nervoso seja saltatório, o que aumenta a sua velocidade.

129.

Observe a figura abaixo.

Fonte: www.canal.cecierj.edu.br Acesso em: 07 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Considerando que, inicialmente, o tubo de ensaio estava

completamente cheio de água, é correto afirmar que o gás oxigênio liberado no seu interior teve origem diretamente a partir da

(A) oxidação da glicose durante a respiração celular da planta. (B) redução do gás carbônico durante a fase química da fotossíntese. (C) oxidação do gás carbônico durante a fase química da fotossíntese. (D) fotólise da água ocorrida na fase fotoquímica da fotossíntese. (E) fotólise da água ocorrida na fase química da fotossíntese.

Comentários:

A letra A está errada, pois a respiração celular não libera gás oxigênio.

A letra B está errada, pois a redução do gás carbônico leva à produção de glicose. A letra C está errada, pois o gás carbônico não é oxidado na fotossíntese.

A letra D está correta.

A letra E está errada, pois a fotólise da água ocorre na fase fotoquímica. Gabarito: D.

130. (Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) No dia 2 de julho de 2021, um vazamento de gás

em um oleoduto no Golfo do México levou a uma explosão que fez, literalmente, o mar pegar fogo. Os impactos ambientais causados por esse acidente foram mais expressivos no(a)

(A) limnociclo, devido às altas temperaturas causadas pelo fogo em ambiente aquático. (B) atmosfera, devido à grande liberação de gases de efeito estufa produzidos na combustão. (C) talassociclo, devido à magnificação trófica dos poluentes liberados em ambiente aquático.

(D) epinociclo, devido à eutrofização desencadeada pelo acúmulo de nutrientes produzidos na combustão. (E) atmosfera, devido à grande liberação de clorofluorcarbonos produzidos na combustão.

Comentários:

A letra A está errada, pois o limnociclo corresponde ao conjunto de ecossistemas de água doce. A letra B está correta.

A letra C está errada, pois os poluentes liberados na combustão não estão sujeitos à magnificação trófica.

A letra D está errada, pois o epinociclo corresponde aos ecossistemas terrestres e a combustão não leva à eutrofização. A letra E está errada, pois a combustão não libera CFC.

Gabarito: B.

131. (Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) A manutenção preventiva de aquecedores a gás é

fundamental para detectar possíveis vazamentos de monóxido de carbono. Esse gás é tóxico e pode levar à morte em pouco tempo.

Qual é o mecanismo pelo qual o gás citado no texto pode causar a morte de seres humanos?

(A) O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina e impede que ela libere o gás carbônico durante a hematose. (B) O monóxido de carbono cria uma barreira nos alvéolos pulmonares que impede a difusão dos gases respiratórios. (C) O monóxido de carbono estimula a cascata de coagulação, levando à agregação plaquetária e interrupção do fluxo

sanguíneo.

(D) O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina e impede que ela capte o gás oxigênio durante a hematose.

(E) O monóxido de carbono altera a permeabilidade da membrana plasmática aos íons de sódio e potássio, afetando seu equilíbrio osmótico.

Comentários:

A alternativa A está errada, pois a hemoglobina pode liberar gás carbônico e captar monóxido de carbono na hematose. A alternativa B está errada, pois o monóxido de carbono não cria uma barreira nos alvéolos.

A alternativa C está errada, pois o monóxido de carbono não interfere na coagulação sanguínea. A alternativa D está correta.

A alternativa E está errada, pois o monóxido de carbono não interfere na permeabilidade da membrana. Gabarito: D.

132.

Observe o cariótipo abaixo, pertencente a um indivíduo com síndrome de Turner.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) A respeito da configuração cromossômica desse

indivíduo, conclui-se que

(A) se trata de um indivíduo de sexo genético masculino. (B) o seu pai também tinha a mesma síndrome.

(C) durante a cariogamia, um dos seus cromossomos foi perdido.

(D) um dos gametas que deram origem ao indivíduo não possuía nenhum cromossomo sexual. (E) houve um erro durante o processo de permuta genética na espermatogênese.

Comentários:

A alternativa A está errada, pois a ausência de um cromossomo Y faz com que o indivíduo seja de sexo genético feminino. A letra B está errada, pois não existem homens com síndrome de Turner.

A letra C está errada, pois a cariogamia é união dos núcleos dos gametas na fecundação, contendo os cromossomos do espermatozoide e do óvulo, respectivamente.

A letra D está correta.

A letra E está errada, pois a permuta genética não seria capaz de suprimir um cromossomo. Gabarito: D.

133.

Em disputa por território, cervos do Pantanal travam as galhas e morrem afogados

“Um dos locais mais preservados de Mato Grosso do Sul, o Rio Salobra é refúgio de espécies de diferentes biomas. É também por onde atravessam rios cristalinos. E foi neste local que há 3 dias cervos do Pantanal foram encontrados mortos, boiando e com as galhas entrelaçadas.”

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/07/06/em-disputa-por-territorio-cervos-do-pantanal-travam-as-galhas-e-morrem-afogados-imagem-muito-significativa.ghtml. Acesso em: 08 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) A relação ecológica exemplificada no texto é o(a)

(A) competição, que é uma relação na qual todos os envolvidos são prejudicados.

(B) parasitismo, que é uma relação na qual o parasita se beneficia e o hospedeiro se prejudica. (C) comensalismo, que é uma relação na qual o comensal se beneficia e o hospedeiro se prejudica. (D) competição, que é uma relação na qual um dos envolvidos se beneficia e o outro se prejudica. (E) predação, que é uma relação na qual o predador se beneficia e a presa se prejudica.

Comentários:

A alternativa A está correta.

A alternativa B está errada, pois a relação representada é a competição. A alternativa C está errada, pois a relação representada é a competição A alternativa D está errada, pois na competição, todos se prejudicam. A alternativa E está errada, pois os cervos estavam competindo. Gabarito: A.

134.

Leia o texto abaixo.

“Há mais de 50.000 anos, uma mulher neandertal e um homem denisovano fizeram sexo e alguns meses depois ela deu à luz uma menina. Muitos séculos mais tarde, numa gruta siberiana junto à cordilheira de Altai, foram encontrados os ossos que deixou aquela menina híbrida, que teria 13 anos ao morrer. Há quase uma década se sabe que os neandertais (Homo neanderthalensis), denisovanos e humanos modernos (Homo sapiens) tiveram descendência em algumas circunstâncias, mas nunca havia sido encontrado um filho de um casal misto.”

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/22/ciencia/1534955666_091393.html. Acesso em: 08 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) O fato tratado no texto coloca em discussão o conceito

de

(A) seleção natural. (B) adaptação. (C) espécie. (D) mutação. (E) deriva gênica.

Comentários:

A alternativa A está errada, pois a seleção natural é o mecanismo responsável por favorecer as melhores características nos organismos.

A alternativa B está errada, pois a adaptação é o resultado da seleção natural sobre as melhores características nos organismos.

A alternativa C está correta, já que o texto cita a reprodução de indivíduos de espécies diferentes. A alternativa D está errada, pois mutações são mudanças aleatórias no material genético.

A alternativa E está errada, pois deriva gênica é a ação do acaso sobre a evolução dos organismos. Gabarito: C.

135.

“As cinesinas são motores proteicos que têm a capacidade de se locomover usando microtúbulos como trilhos. Elas foram identificadas pela primeira vez nos axônios gigantes de lulas, transportando organelas membranosas. As proteínas dessa superfamília têm como único elemento unificador o domínio motor, que tem a capacidade de atrelar a hidrólise de ATP a modificações espaciais em sua estrutura. (...) Foi determinado que a hidrólise de uma molécula de ATP acarreta num passo de 8 nm da cinesina.”

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinesina. Acesso em: 08 jul. 2021.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) O desacoplamento da cadeia transportadora de elétrons

nas mitocôndrias pode interferir em que processo mediado pelas cinesinas? (A) No funcionamento da bomba de sódio-potássio.

(B) No transporte de vesículas contendo neurotransmissores. (C) No transporte de íons através da membrana plasmática. (D) No encurtamento dos sarcômeros para a contração muscular. (E) No movimento do flagelo de espermatozoides.

Comentários:

A alternativa A está errada, pois a bomba de sódio-potássio não depende de cinesinas. A alternativa B está correta.

A alternativa C está errada, pois os íons podem ser transportados por difusão ou por bombas que não dependem de cinesinas.

A alternativa D está errada, pois o encurtamento dos sarcômeros envolve actina e miosina. A alternativa E está errada, pois flagelos são formados por microtúbulos.

Documentos relacionados