• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES SOBRE PROCESSO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÂO EM GERAL

1. (CESPE/TCU/Técnico Federal de Controle Externo/2015) Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente, dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação.

Comentário:

Questão escorregadia. O planejamento de fato define os objetivos e decide sobre o futuro, inclusive sobre recursos e tarefas a serem realizadas. Apesar disso, a alocação de recursos feita no dia a dia (divisão do trabalho, atribuição de responsabilidades) é feita pela função organização. O estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação, por sua vez, são tratados pela função de direção.

GABARITO: Errado

2. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Para assegurar a realização de objetivos organizacionais, o processo de controle deve comparar resultados alcançados com resultados esperados.

Comentário:

O processo de controle é aquele que propicia a verificação dos resultados em relação ao planejado, assim como a tomada de ações corretivas. A questão trata da essência do controle, por isso está correta.

GABARITO: Certo.

3. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Estabelecer

atribuições e responsabilidades entre unidades organizacionais e definir a estrutura com base no tipo de departamentalização e no tipo de organograma mais adequados para enfrentar os desafios já identificados são atividades que ocorrem no processo de direção.

Comentário:

Definição de estrutura organizacional é, na verdade, estabelecimento da distribuição dos recursos humanos na organização, portanto uma tarefa da função organização, e não direção.

GABARITO: Errado.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 40 de 72

4. (CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) Realiza a

função de planejamento do trabalho um gerente que divida o trabalho de sua equipe e designe os objetivos a serem alcançados pela unidade para cada um de seus membros com apoio da análise SWOT.

Comentário:

O gerente, ao dividir o trabalho da equipe, está tratando da melhor alocação dos recursos, portanto trata-se da função de organização.

GABARITO: Errado.

5. (CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) Um gerente realiza as funções de organização e direciona sua equipe de trabalho ao coordenar os esforços de sua equipe, integrar sua equipe às demais da organização e monitorar o desempenho de sua unidade.

Comentário:

O direcionamento da equipe no dia a dia é função de direção.

GABARITO: Errado.

6. (CESPE/SUFRAMA/Agente Administrativo/2014) Definir a missão da organização, designar as pessoas, dividir o trabalho e definir e controlar o desempenho são funções da administração relacionadas, respectivamente, ao planejamento, à organização, à direção e ao controle. Comentário:

Definir a missão = planejamento Designar pessoas = direção Dividir o trabalho = organização Controlar o desempenho = controle

GABARITO: Errado.

7. (CESPE/SUFRAMA/Agente Administrativo/2014) A

abrangência operacional, tática e estratégica das ferramentas de controle e gestão organizacional permite que, após as ações corretivas, os ajustes no desempenho e nos padrões esperados sejam realizados para se assegurar o alcance dos objetivos organizacionais.

Comentário:

Questão esquisita. Está dizendo, em outras palavras, que os diferentes níveis de abrangência da gestão (estratégico, tático e operacional), são os responsáveis pelos ajustes no desempenho. Muito mal redigida, e um tanto sem sentido.

GABARITO considerado: Certo.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 41 de 72

8. (CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) Em uma

organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo restritivo-coercitivo de gestão com padrões pré-definidos.

Comentário:

A questão descreve a função administrativa do controle, e não o controle como restrição e coerção.

GABARITO: Errado.

9. (CESPE/ICMBIO/Técnico Administrativo/2014) O

planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.

Comentário:

O planejamento é a primeira função do processo administrativo, sendo a base para as outras funções!

GABARITO: Certo.

10. (CESPE/ANTAQ/Técnico Administrativo/2014) Atribuir e alocar tarefas em departamentos são ações relacionadas à função administrativa de planejamento. Comentário:

A atribuição de tarefas e sua alocação na estrutura (alocação de recursos) são ações da função de organização, e não da função de planejamento.

GABARITO: Errado.

11. (CESPE/TJ-CE/Técnico Judiciário Área

Administrativa/2014) Acerca do planejamento em organizações, assinale a opção correta.

a) Nas organizações, não se estabelecem planos permanentes, dado os planos terem sempre natureza transitória.

b) As metas correspondem aos objetivos quantificados de uma organização.

c) Planejamentos operacionais são desenvolvidos pela cúpula administrativa e são realizados, conjecturalmente, a longo prazo.

d) Os planos são estruturas que envolvem macroaspectos das organizações e que originam os planejamentos.

e) Não se devem adotar objetivos quantitativos no planejamento, dado serem difíceis de mensurar na realidade organizacional.

Comentário:

Vejamos cada alternativa sobre o planejamento:

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 42 de 72 A) Errado. Alternativa escorregadia, pois os planos realmente são transitórios (mesmo que de longo prazo), mas isso implica uma prática de planejamento constante, ou seja, permanente, segundo o princípio do planejamento permanente.

B) Certo. As metas realmente são os objetivos organizacionais traduzidos em quantificação e prazo específico. De outra forma, são verdadeiros desdobramentos dos objetivos.

C) Errado. O planejamento operacional é feito pelo nível mais baixo da estrutura organizacional de chefias, o operacional, composto por supervisores.

D) Errado. Planos não são estruturas!

E) Errado. Os objetivos devem ser, de preferência, quantificáveis, pois isso os torna mais fáceis de serem medidos.

GABARITO: B.

12. (CESPE/CADE/Agente Administrativo/2014) A missão da organização deverá ser definida no planejamento estratégico.

Comentário:

A missão é um dos pontos definidos no planejamento estratégico da organização, por envolver a organização como um todo e sua relação com o ambiente externo. Ela representa a razão de existir da organização.

GABARITO: Certo.

13. (CESPE/ANP/Analista Administrativo – Área 4/2013) Pensar antecipadamente em objetivos e ações, e embasar as ações em algum método são exemplos de atividades de organização.

Comentário:

Pensar antecipadamente sobre os objetivos e ações a serem tomadas de forma embasada poderiam ser considerados exemplos de atividades do processo de planejamento, e não do processo de organização.

GABARITO: Errado.

14. (CESPE/MPU/Técnico Administrativo/2013) O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.

Comentário:

Como você pode ver, é importante conhecer o controle, dentro do processo administrativo. Como já vimos, ele realiza o monitoramento e a verificação de que tudo aquilo que foi planejado está sendo executado conforme o esperado. Além disso, é nos processos de controle que são preparadas e executadas as ações corretivas para que os objetivos possam ser alcançado.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 43 de 72 Essa questão não traz nenhuma referência ao processo de controle.

Ela está falando claramente sobre outro processo, o de “organização”. É nele

que os recursos são coordenados e efetivamente distribuídos pela organização pública ou privada. Esses recursos podem incluir, como mencionado pela questão, recursos humanos, financeiros, físicos e de informação.

Atenção: apesar disso, o planejamento dos recursos se dá no

processo de “planejamento” e não no de “organização”!!!

GABARITO: Errado.

15. (CESPE/INPI/Analista de Planejamento -

Arquivologia/2013) Tanto o levantamento quanto a análise de informações constituem etapas do processo de planejamento.

Comentário:

Questão bastante “genérica”. Há dezenas de roteiros diferentes para o

planejamento, mas o Cespe não tem costume de cobrar isso - e não o fez nessa questão.

Aqui, você tinha apenas que refletir sobre o planejamento, a função que busca estabelecer qual o futuro desejado pela organização e qual o caminho a ser seguido para atingi-lo.

Nesta linha, é importante saber que o planejamento começa com um diagnóstico da situação atual por meio de levantamento de informações e sua análise, passando ainda pela escolha dos objetivos e caminhos a serem seguidos e seguindo ainda pelo estabelecimento de como serão obtidos os recursos e como serão medidos os resultados. O planejamento é a primeira das funções do processo administrativo, sendo a mais ampla e global de todas!

GABARITO: Certo.

16. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 1/2013) O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas.

Comentário:

Questão interessante!

O planejamento busca tomar decisões para fazer com que o futuro seja conforme desejado. Apesar disso, ele não pode ser confundido com mera previsão sobre o futuro. O futuro não tem como ser previsto, a não ser com uma bola de cristal ou outro método do tipo...

Por isso, questão errada!

GABARITO: Errado.

17. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 1/2013) Controlar implica reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros e de informação para que os objetivos organizacionais sejam cumpridos.

Comentário:

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 44 de 72 Errada. A questão traz uma descrição correta para a função de organização, e não de controle.

GABARITO: Errado.

18. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 1/2013) O planejamento orienta gestores e funcionários quanto às atividades que devem ser desenvolvidas para que as metas da empresa sejam cumpridas

Comentário:

Como um processo de tomada de decisão e orientação para o futuro, não deve haver dúvidas que o planejamento de fato orienta gestores e funcionários sobre o que deve ser feito pela organização para que suas metas e objetivos sejam atingidos.

GABARITO: Certo.

19. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 4/2013) Um gestor que trabalha no desenvolvimento do plano de recursos humanos de uma organização, descrevendo as políticas e as diretrizes do referido setor, que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático dessa organização.

Comentário:

O planejamento ocorre em três níveis distintos:

 Planejamento estratégico: é aquele que engloba a organização como um todo, tomando em conta seus planos de longo prazo.

 Planejamento tático: é o que toma por base uma área/setor específico da organização, sendo desdobramento do planejamento estratégico.

 Planejamento operacional: é o planejamento de cada tarefa específica, sendo um desdobramento do planejamento tático. O caso mencionado pela questão é claramente referente ao planejamento de uma área da organização (a área de recursos humanos), por isso trata-se do planejamento tático.

GABARITO: Certo.

20. (CESPE/ANATEL/Técnico Administrativo/2012)

Comparar o desempenho alcançado com o previsto e adotar medidas corretivas são características do processo de controle.

Comentário:

É isso mesmo, pessoal! O processo de controle, último ponto do processo administrativo, realiza a comparação do previsto com o realizado incluindo a realização de ações corretivas.

Vamos lembrar rapidamente as funções do processo administrativo:

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 45 de 72 a) Planejamento: estabelecimento do futuro desejado e escolha do

caminho para chegar lá;

b) Organização: obtenção e distribuição dos recursos de forma que a organização (empresa/órgão/etc.) possa atingir seus objetivos; c) Direção: função relacionada à condução do dia-a-dia para que os

trabalhos sejam executados. Está ligada diretamente à liderança e à comunicação dentro da organização.

d) Controle: é a função que tem como objetivo monitorar e acompanhar os trabalhos para que eles possam ser realizados com sucesso. Inclui ainda a tomada de ações corretivas.

GABARITO: Certo.

21. (CESPE/ANATEL/Técnico Administrativo/2012) A análise do ambiente interno, o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.

Comentário:

O planejamento realiza, entre outras coisas, diagnóstico da situação atual através da análise do ambiente interno e externo, estabelecimento de objetivos, metas, estratégias, etc.

GABARITO: Certo.

22. (CESPE/ANATEL/Técnico Administrativo/2012) O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento tático

Comentário:

Por ser planejamento de uma área específica da organização (recursos humanos), é correto afirmar que trata-se de planejamento tático!

GABARITO: Certo.

23. (CESPE/TC-DF/Auditor/2012) A definição dos

procedimentos internos a serem seguidos de forma padronizada pelos auditores é um exemplo de planejamento operacional.

Comentário:

Os procedimentos são típicos do nível operacional. Item certo!

GABARITO: Certo.

24. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário/2012) Os tipos de controle são o preliminar, que ocorre antes das operações iniciarem; o simultâneo, que ocorre enquanto

os planos estão sendo implementados; e o

de feedback, que enfoca o uso da informação sobre os

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 46 de 72

resultados, no intuito de corrigir desvios em relação aos parâmetros aceitáveis.

Comentário:

Trata-se do controle anterior, o durante e o posterior à ação. Está certa a questão!

GABARITO: Certo.

25. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário/2012) De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são: contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização; precedência do planejamento, em relação às demais funções; penetração e abrangência em relação às características e atividades da empresa; e maior eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.

Comentário:

Questão com pegadinha para quem não decorou o assunto perfeitamente. Fico triste quando vejo uma questão assim, pois a banca costuma ser mais inteligente e interpretativa nas suas questões.

Vejamos um pouco mais sobre os princípios do planejamento: Princípios gerais:

a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve ser visar ao objetivo máximo da organização;

b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;

c) Princípio da maior influência e abrangência: ele pode provocar uma série de modificações na organização;

d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: ele procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades. Princípios específicos:

e) Planejamento participativo: o seu principal resultado não é o plano final, mas o processo desenvolvido;

f) Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem atuar de maneira interdependente;

g) Planejamento integrado: os planejamentos dos vários escalões das organizações devem ser integrados;

h) Planejamento permanente: como o ambiente é mutável, é necessário que o planejamento também seja permanentemente realizado.

Note que, na verdade, a questão trouxe os princípios gerais e disse que eram os específicos! O erro está nesse simples detalhe!

GABARITO: Errado.

26. (CESPE/EBC/Técnico/2011) O processo

administrativo, que consiste em planejamento,

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 47 de 72

organização, direção e controle, está em constante evolução, é contínuo, e não tem começo e fim definidos. Comentário:

É isso o que vimos durante a aula. O processo é contínuo, não tendo um começo e um fim claramente definidos. Apesar disso, há autores que

consideram que o processo “se inicia” pelo planejamento. O controle não é o

fim, pois gera insumos para um novo planejamento!

Considerando essas referências, seria possível solicitar a anulação dessa questão. De qualquer forma fica o recado: para o CESPE, o processo administrativo é contínuo, não tendo começo nem fim definidos!

GABARITO: Certo.

27. (CESPE/TJ-ES/Analista Judiciário - Área

Administrativa/2011) Planejar significa estabelecer padrões de conduta e alocar recursos para a realização dos processos de trabalho orientados aos objetivos de uma organização.

Comentário:

“Estabelecer padrões” é uma tarefa que pode ser associada tanto ao

planejamento quanto ao controle. Já a tarefa de “alocar recursos” é uma

associada diretamente com a função “organização”.

Assim, a questão está errada!

GABARITO: Errado.

28. (CESPE/MPS/Administrador/2010) Em função das constantes mudanças nos ambientes de negócios, o planejamento estratégico possui caráter de curto prazo. Um claro exemplo disso é a constante revisão que a alta gerência executa semestralmente em algumas empresas. Comentário:

Errado! O planejamento estratégico é, por definição, voltado para o longo prazo!!!

GABARITO: Errado.

29. (CESPE/INCA/Assistente/2010) A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.

Comentário:

O controle consiste em buscar naquilo que foi executado o que está em desacordo com o planejamento. Assim, trata-se de buscar a exceção, com base na regra. Item certo!

GABARITO: Certo.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 48 de 72

30. (CESPE/INCA/Assistente/2010) A organização

centralizada é a melhor forma de evitar o descontrole na distribuição de medicamentos.

Comentário:

A centralização permite um maior controle administrativo, pois possibilita um acompanhamento mais próximo do que está acontecendo por toda a organização.

Apesar disso, a Banca exagerou ao considerar que esta seria “a melhor forma” de evitar o descontrole. Fica o recado, é assim que o Cespe

pensa!

GABARITO: Certo.

31. (CESPE/INCA/Assistente/2010) Para reduzir custos de maneira geral, o Ministério da Saúde deve adotar como forma de organização a descentralização.

Comentário:

A descentralização gera um aumento de custos, pois gera a necessidade de novas entidades para executar as atividades descentralizadas. Assim, gabarito errado.

GABARITO: Errado.

32. (CESPE/INCA/Assistente/2010) Para O

desenvolvimento de um plano de metas genéricas para os próximos 20 anos, com aspectos de prevenção de doenças e construção de novos hospitais em todo o Brasil, é um exemplo de planejamento operacional.

Comentário:

Veja o que a questão disse:

 Plano de 20 anos;

 Todo o Brasil;

 Metas genéricas.

Ou seja, é um plano de longo prazo, com grande amplitude e visão genérica. Trata-se de um planejamento estratégico, e não operacional!

GABARITO: Errado.

33. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) O

processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados. Comentário:

Interessante questão. O que faz o planejamento? Estrutura o plano para que o futuro desejado seja alcançado. E para o atingimento do futuro é importante que se controle as atividades? Sim!

Agora eu pergunto: o planejamento faz o controle? Não!! O planejamento é uma função diferente da do controle.

Mas o planejamento “planeja” o que pode: inclusive os métodos que

serão utilizados pelo controle, que vai acompanhar e avaliar os resultados.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 49 de 72 Assim, a questão está corretíssima!

GABARITO: CERTO.

34. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) A

distribuição do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle.

Comentário:

A distribuição do trabalho, ou organização dos recursos, faz parte do processo de organização, e não de controle!

GABARITO: Errado.

35. (CESPE/ANATEL/Analista/2009) O planejamento

organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.

Comentário:

É a aplicação do principio do planejamento permanente. Ele deve ser realizado de forma permanente para se ajustar às mudanças ambientais em curso!

GABARITO: Certo.

36. (CESPE/MPS/Administrador/2009) O processo de planejamento propicia o amadurecimento organizacional.

Nesse sentido, as variáveis autoridade e

responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.

Comentário:

A autoridade e responsabilidade das pessoas e dos planos resultado do planejamento são diretamente relacionadas ao nível do planejamento:

 No planejamento estratégico a responsabilidade e autoridade são maiores;

 No planejamento tático a responsabilidade e autoridade são médias;

 No planejamento operacional a responsabilidade e autoridade são mais baixas.

GABARITO: Certo.

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 50 de 72

QUESTÕES SOBRE COMUNICAÇÃO

37. (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo -

Administração/2014) O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.

Comentário:

Pessoal, o silêncio também é forma de comunicar-se. A questão ainda traz claramente um exemplo de como o silêncio pode significar uma transferência de significado.

GABARITO: Certo.

38. (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo -

Administração/2014) No sistema formal da comunicação

organizacional do tipo “todos os canais”, os membros se

comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo

Comentário:

No sistema todos os canais não há um líder forte centralizando a comunicação. Ao contrário, as pessoas têm total liberdade de comunicação entre si, sem interferência de um líder.

GABARITO: Errado.

39. (CESPE/TJ-CE/Analista Judiciário - Área

Administrativa/2014) A resolução de problemas intradepartamentais, a coordenação interdepartamental e as iniciativas de melhoria e mudança ensejam comunicação organizacional do tipo

a) vertical de cima para baixo.

b) horizontal e vertical de baixo para cima. c) vertical de baixo para cima.

d) vertical de cima para baixo e horizontal. e) horizontal ou lateral.

Comentário:

Todas as ações de melhoria apresentadas pela questão ensejam uma comunicação mais aberta em todos os canais, saindo de uma visão de comunicação vertical para uma de comunicação horizontal.

Como não há uma alternativa "todos os canais", nos contentemos com a alternativa E: horizontal.

GABARITO: E.

40. (CESPE/ICMBIO/Analista Administrativo/2014) As mensagens verbais são os elementos mais complexos da

Prof. Carlos Xavier

www.estrategiaconcursos.com.br

Página 51 de 72

comunicação nas organizações visto que os vários significados dos gestos e dos comportamentos

contribuem para a geração de conflitos e

desentendimentos no trabalho. Comentário:

As mensagens verbais são mais fáceis de serem compreendidas do que as não verbais (gestos e comportamentos). A questão busca confundir o candidato, mas termina dizendo exatamente o contrário disso.

GABARITO: Errado.

41. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário

Administração/2012) Existem duas formas de

comunicação organizacional: a oral e a escrita, que podem ser auxiliadas por recursos visuais, e podem ocorrer de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente.

Comentário:

Nesta questão a banca considerou que, por definição, haveria apenas a comunicação oral e escrita, que seriam apenas os tipos de comunicação verbal.

A Banca esqueceu da existência da famosa comunicação não verbal, aquela que se faz através de recursos visuais, como gestos, aparência, etc.

Por conta da possibilidade de dupla interpretação, a banca deveria ter anulado esta questão, o que não foi feito.

GABARITO Considerado: Certo.

42. (CESPE/Telebrás/Especialista em Gestão de

Telecomunicações – Área Administrativa/2013) A rede, uma estrutura de comunicação e de gestão aberta e dispersiva, pode ser expandida de forma ilimitada, haja vista o contexto vivenciado pelas organizações que a

Documentos relacionados