• Nenhum resultado encontrado

a) a Previdência Social é vista como um direito social independente e não relacionado à Assistência Social.

b) a Previdência Social é vista como um subsistema da Saúde.

c) a Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.

d) Assistência Social e Previdência Social são conceitos jurídicos idênticos. e) Saúde e Assistência Social são direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade.

Comentários:

Alternativa C. A saúde, previdência e assistência social fazem parte da seguridade social, não sendo, portanto, ramos independentes. Para fins de demonstrar o alegado, apenas a título de exemplo da integração, o orçamento da seguridade social é único, cabendo a cada área, após a sua aprovação, a gestão de seus recursos.

3- (Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda – 2009 – ESAF) À luz dos dispositivos constitucionais referentes à Seguridade Social,

julgue os itens abaixo:

I. A Seguridade Social pode compreender ações de iniciativa da sociedade. II. Saúde, Previdência e Trabalho compõem a Seguridade Social.

III. Compete ao Poder Público organizar a Seguridade Social nos termos da lei. IV. A Seguridade Social não foi definida na Constituição Federal de 1988. a) Todos estão corretos.

b) I e III estão corretos. c) I e IV estão incorretos. d) Somente I está incorreto. e) III e IV estão incorretos.

Comentários:

Alternativa B. A afirmativa II está incorreta, tendo em vista que o trabalho não é ramo da seguridade social. A afirmativa IV está incorreta, uma vez que o conceito de seguridade social está previsto no art. 194, caput da CF/88. As demais afirmativas são perfeitas.

4- (Auditor Fiscal da Previdência Social – 2002 – ESAF) À luz da

I. Previdência Social, Saúde e Assistência Social são partes da Seguridade Social.

II. A saúde exige contribuição prévia.

III. A Previdência Social exige contribuição prévia.

IV. A assistência social possui abrangência universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada.

a) Todos estão corretos. b) Somente I está incorreto. c) II e IV estão incorretos. d) I e II estão incorretos. e) III e IV estão incorretos.

Comentários:

Alternativa C. A afirmativa II está incorreta, tendo em vista a saúde é um direito de todos, portanto, independe de contribuição. A afirmativa IV está incorreta, uma vez que a assistência social será prestada a quem dela necessitar. As demais afirmativas são perfeitas.

5- (Auditor Fiscal da Previdência Social – 2002 – ESAF) A Saúde é direito

de todos e dever do Estado; analise as assertivas abaixo, buscando a correta, nos termos da definição constitucional da Saúde.

a) A manutenção dos índices do risco de doença e de outros agravos constituem garantia constitucional.

b) O acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação constitui garantia constitucional.

c) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema múltiplo.

d) Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, é característica da saúde.

e) O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da União, dos Estados e dos Municípios.

Comentários:

Alternativa A - ERRADA. A política social e econômica da saúde visa reduzir os índices do risco de doenças e outros agravos.

Alternativa B - CERTA. É uma garantia constitucional, o acesso universal e igualitário a todos.

Alternativa C - ERRADA. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único.

Alternativa D - ERRADA. Uma das diretrizes da saúde é o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas e não repressivas.

Alternativa E - ERRADA. A afirmativa está incompleta, tendo em vista que o financiamento da saúde é tripartite, ou seja, orçamento da seguridade social, dos Entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), além de outras fontes.

6- (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2005 – ESAF) De

acordo com a Constituição Federal/88, as instituições poderão participar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos, podendo elas participar de forma

a) alternativa. b) supletiva. c) complementar. d) contributiva. e) suspensiva. Comentários:

Alternativa C. As instituições privadas poderão participar da saúde no país de forma complementar, conforme preceitua o art. 199, §1º da CF/88.

7- (Auditor Fiscal do Trabalho – 2009 – ESAF) A saúde integra o tópico da

Constituição Federal que trata da Ordem Social. A saúde é um direito de todos e dever do Estado. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. Sobre a saúde, é correto afirmar que

a) lei federal disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, vedada a previsão de piso salarial nacional.

b) o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias são previstos na Constituição. Tais regimes e regulamentações são suficientes para garantir as prerrogativas das duas classes, por tratar-se de um comando normativo constitucional auto- aplicável.

c) lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos

Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

d) lei complementar disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, vedada a previsão de piso salarial nacional.

e) os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sem processo seletivo público, nas condições previstas na Constituição Federal, avaliando-se as circunstâncias, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

Comentários:

Alternativa C. Literalidade do art. 198, da CF/88, que determina que lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.

8- (Auditor Fiscal da Previdência Social – 2002 – ESAF) À luz da

competência constitucional da Previdência Social, julgue os itens abaixo que são de competência da Previdência Social:

I. cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada.

II. salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.

III. pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

IV. a promoção da integração ao mercado de trabalho. a) Todos estão corretos.

b) Somente IV está incorreto. c) I e II estão incorretos. d) I e III estão incorretos. e) III e IV estão incorretos.

Comentários:

Alternativa B. A afirmativa IV está incorreta, tendo em vista que a promoção da integração ao mercado de trabalho é objetivo assistencial e não previdenciário. Todas as demais afirmativas elencam objetivos previdenciários.

9- (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2012 – ESAF) É

vedada a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários para a realização de despesas distintas das enumeradas na Constituição. Entre essas, veda-se a aplicação de recursos dessa origem

a) na cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada. b) na proteção à maternidade, especialmente à gestante, nos termos da legislação pertinente.

c) no aporte de recursos à entidade de previdência, tendo em vista as prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias.

d) na proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário, como previsto na legislação respectiva.

e) no pagamento de salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.

Comentários:

Alternativa C. Conforme visto na parte teórica (será mais bem estudado nas próximas aulas), as contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários somente podem ser utilizadas para pagamento de benefícios do RGPS, nos termos do art. 167, XI da CF/88. Assim, só podem ser utilizadas para a realização de despesas relacionadas aos objetivos da previdência social enumerados no art. 201 da CF/88. Assim, todas as afirmativas são corretas, tendo em vista serem objetivos da previdência social, salvo a afirmativa “c”. A banca examinadora, portanto, gostaria que o candidato tivesse o conhecimento dos objetivos da previdência social elencados no art. 201 da CF/88.

10- (Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – 2005 – ESAF) Indique

qual das opções está correta com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social:

a) Irredutibilidade do valor dos serviços. b) Eqüidade na cobertura.

c) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

d) Seletividade na prestação dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

e) Diversidade de atendimento.

Comentários:

Alternativa A - ERRADA. Irredutibilidade do valor dos benefícios.

Alternativa C - CERTA. Perfeita a afirmativa.

Alternativa D - ERRADA. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

Alternativa E - ERRADA. Diversidade da base de financiamento.

11- (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2005 – ESAF) A

Constituição Federal, no seu art. 194, parágrafo único, elenca os objetivos da Seguridade Social. Entre os quais, está correto:

a) a diversidade de atendimento.

b) a eqüidade na forma de participação no custeio. c) a redutibilidade do valor dos benefícios.

d) a universalidade e a equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

e) a unicidade da base de financiamento.

Comentários:

Alternativa A - ERRADA. Diversidade da base de financiamento. Alternativa B - CERTA. Perfeita a afirmativa.

Alternativa C - ERRADA. Irredutibilidade do valor dos benefícios.

Alternativa D - ERRADA. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Alternativa E - ERRADA. Diversidade da base de financiamento.

12- (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2009 – ESAF)

Tendo em vista os princípios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção incorreta.

a) Diversidade da base de financiamento.

b) Universalidade da cobertura e do atendimento. c) Equidade na forma de participação no custeio. d) Irredutibilidade do valor dos benefícios e serviços.

e) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Comentários:

Alternativa D. A afirmativa “d” está incorreta, tendo em vista que o serviço é prestado e não concedido em pecúnia (dinheiro). Portanto, o princípio é o da irredutibilidade do valor dos benefícios. As demais afirmativas são perfeitas.

13- (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2005 – ESAF) Nos

termos da CF/88, no seu art. 194, parágrafo único, inciso VII, a gestão da Seguridade Social ocorre de forma

a) descentralizada, monocrática e quadripartite. b) centralizada, monocrática e quadripartite. c) centralizada, colegiada e quadripartite. d) descentralizada, colegiada e tripartite.

e) descentralizada, democrática e quadripartite.

Comentários:

Alternativa E. Conforme determina o art. 194, § único, VII, a gestão da seguridade social ocorre de forma descentralizada, democrática e quadripartite.

14- (Procurador da Fazenda Nacional – 2004 – ESAF) Considerando os

princípios constitucionais que informam a Seguridade Social, assinale a opção incorreta.

a) Como expressão do princípio da universalidade da cobertura, a Seguridade Social deve ser organizada para garantir seus benefícios a todos os residentes no país, sem distinções de quaisquer naturezas, desde que atendidos os requisitos previstos em lei.

b) Por força do princípio da universalidade do atendimento, a prestação dos serviços de saúde a cargo da Seguridade Social é garantida a todos, independentemente do pagamento de contribuições.

c) O princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios às populações urbanas e rurais, em face de seu conteúdo genérico, não veda a concessão de benefícios diferenciados para cada qual das populações citadas, desde que justificados por circunstâncias particulares e objetivas.

d) O princípio da seletividade na prestação de serviços e benefícios corresponde à noção de que compete ao legislador considerar critérios eqüitativos de solidariedade e justiça social e as possibilidades econômico-financeiras do sistema para definir quais benefícios serão concedidos a determinados grupos de pessoas, em razão de suas especificidades.

e) À luz dos princípios da isonomia e da eqüidade na forma de participação do custeio das atividades da Seguridade Social, ao legislador é possível fixar, para as empresas ou entidades a ela equiparadas, alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica desenvolvida.

Alternativa A. A afirmativa “a” está explicando o aspecto subjetivo do princípio, ou seja, o princípio da universalidade do atendimento e não o princípio da universalidade da cobertura. Apenas lembrando, o princípio da universalidade da cobertura visa cobrir os riscos sociais que possam levar a pessoa à condição de necessitada. As demais afirmativas são perfeitas.

15- (Procurador da Fazenda Nacional – 2005/2006 – ESAF) Quanto aos

princípios constitucionais da Seguridade Social, é correto afirmar:

a) a universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros – devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.

b) a seletividade refere-se à escolha dos beneficiários que serão atendidos pelo Sistema da Seguridade Social, enquanto que a distributividade define o papel de distribuição efetiva de renda reconhecido à Seguridade Social.

c) o princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenômeno inflacionário.

d) o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais não abrange o valor econômico dos benefícios do trabalhador rural, que podem ser menores em razão das características do trabalho desenvolvido, conforme legislação própria.

e) a garantia do caráter democrático e descentralizado da administração é o princípio materializado na gestão tripartite - empregadores, aposentados e Governo - nos órgãos colegiados.

Comentários:

Alternativa A - CERTA. Perfeita a afirmativa.

Alternativa B - ERRADA. A seletividade visa determinar quais serão os riscos sociais que serão amparados pela seguridade social. Já a distributividade na prestação dos benefícios e serviços visa determinar quais pessoas terão acesso a essas prestações.

Alternativa C - ERRADA. Conforme entendimento do STF, o princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios visa proteger o valor nominal, tendo em vista que o valor real é protegido pelo art. 195, §4º da CF/88.

Alternativa D - ERRADA. O princípio da equivalência refere-se ao valor econômico do benefício, ou seja, não pode haver diferenciação, caso as pessoas estejam nas mesmas condições.

Alternativa E - ERRADA. A gestão da seguridade social ocorre de forma quadripartite, com a participação do governo, empregadores, trabalhadores e aposentados nos órgãos colegiados.

16- (Auditor Fiscal do Trabalho – 2009 – ESAF) A Seguridade Social, nos

termos da Constituição, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. A Constituição Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de José Afonso da Silva tem preferido chamar de princípios. Sobre tais objetivos, é correto afirmar que

a) a doutrina subdivide a universalidade em objetiva, significando que o atendimento deve abranger pessoas de todo o país, no âmbito urbano ou rural, e subjetiva, significando que a abrangência deve abarcar os riscos sociais e a prevenção do surgimento da necessidade protetora em qualquer circunstância. b) a distributividade não é uma consequência da seletividade, na medida em que não se dá mais a quem mais necessite. A distributividade deve ocorrer de maneira uniforme.

c) a equidade, na forma de participação, significa que cada fonte de financiamento há de contribuir com valores iguais.

d) segundo a doutrina, a descentralização da Administração é concebida pelo ordenamento jurídico federal como um princípio fundamental da atividade da Administração e deve efetivar-se em três planos: a) dentro da própria Administração, distinguindo-se os níveis de direção e os de execução; b) da Administração Central, para as unidades federadas, mediante agências, delegacias e repartições distribuídas no território nacional, tanto quanto possível perto dos usuários da Seguridade Social; c) da Administração Federal, para a órbita privada, mediante contrato ou concessão.

e) o financiamento vem de diversas fontes. Ao contrário do que muitos pensam, tal financiamento pode ser concebido no sentido próprio da palavra, na medida que o retorno ocorre com juros, não se constituindo, portanto, como uma subvenção.

Comentários:

Alternativa A - ERRADA. É justamente o contrário!!! A universalidade da cobertura seria o aspecto objetivo do princípio, ou seja, a seguridade social visa alcançar todos os riscos sociais que possam levar uma pessoa a uma condição de necessidade. Já a universalidade do atendimento atingiria o aspecto subjetivo do princípio, ou seja, todos têm que ter acesso a seguridade social, seja nacional ou estrangeiro.

Alternativa B - ERRADA. A distributividade é uma consequência da seletividade, devendo ser concedida ou prestada a prestação do sistema securitário a quem mais necessitar.

Alternativa C - ERRADA. O princípio da equidade na forma de participação no custeio estabelece que a contribuição para o sistema será determinada de acordo com a capacidade econômica de cada contribuinte, ou seja, recebendo mais pagará mais.

Alternativa D - CERTA. Perfeita a afirmativa.

Alternativa E - ERRADA. O financiamento da seguridade social ocorre de diversas fontes. Entretanto, o financiamento não pode ser concebido no sentido próprio da palavra, conforme menciona a questão. A título de exemplo, a contribuição versada pela empresa não tem o retorno para ela, sendo paga no intuito de custear os benefícios e serviços como um todo, tendo em vista o caráter solidário do sistema.

17- (Analista Técnico de Políticas Sociais do MPOG – Área Previdência – 2012 – ESAF) De acordo com a legislação previdenciária infraconstitucional,

a Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos: I. universalidade de participação nos planos previdenciários;

II. seletividade e distributividade na prestação dos benefícios;

III. cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição corrigidos monetariamente;

IV. valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário de contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do salário mínimo. Analisando as assertivas, é correto afirmar que:

a) Todas as assertivas estão corretas. b) Somente a assertiva I está incorreta.

c) Somente as assertivas II e IV estão corretas. d) Somente a assertiva IV está incorreta.

e) Todas as assertivas estão incorretas.

Comentários:

Alternativa A. Todos os princípios elencados pela banca examinadora são princípios da previdência social previstos no art. 2º da Lei nº 8.213/91.

18- (Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – 2005 – ESAF) Com

relação às contribuições sociais, no âmbito da seguridade social, é correto afirmar:

a) As contribuições sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

b) As contribuições sociais de que trata o art. 195, da CF/88, só poderão ser exigidas após decorridos cento e oitenta dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

c) São isentas de contribuição para a seguridade social todas as entidades de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei complementar.

d) As contribuições sociais de que trata o art. 195, da CF/88, só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

e) As contribuições sociais de que trata o art. 195, da CF/88, só poderão ser criadas e exigidas após decorridos noventa dias da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

Comentários:

Alternativa A. Conforme determina o art. 195, §6º da CF/88, as contribuições para o sistema securitário só poderão ser exigidas após decorridos 90 dias da publicação da lei que as houver instituído ou modificado (leia-se majorado), não se lhes aplicando o princípio da anterioridade. Cabe ressaltar que o erro da afirmativa “c” reside no fato de que a isenção (imunidade) ocorre em relação às entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei. Portanto, não basta ser uma entidade de assistência social que atenda às exigências estabelecidas em lei, mas sim uma entidade beneficente de assistência social que atenda às exigências estabelecidas em lei.

19- (Auditor Fiscal da Previdência Social – 2002 – ESAF) A respeito do

financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção correta.

a) A pessoa jurídica em débito com o sistema de seguridade social não pode contratar com o poder público.

b) A lei não pode instituir outras fontes de custeio além das previstas na Constituição Federal.

c) Pode-se criar benefício previdenciário sem prévio custeio.

d) As contribuições sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte à

Documentos relacionados