• Nenhum resultado encontrado

1. (FUNIVERSA - PCDF - 2009)

Acerca dos aspectos físicos do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.

a) Situando-se em uma posição de equidistância entre o Equador e o Polo Sul, e a uma distância significativa em relação ao Oceano Atlântico, o que reduz a atuação das massas de ar oceânicas, o Distrito Federal costuma apresentar grandes variações entre a duração dos dias e das noites, o que justifica plenamente a adoção do horário de verão no DF.

b) Pelo fato de o DF possuir altitudes médias superiores a 2 mil metros acima do nível do mar, o clima no DF apresenta temperaturas mais amenas que outras cidades do Centro-Oeste, recebendo o nome de Tropical de Altitude.

c) O relevo do Distrito Federal apresenta-se mais elevado em sua parte norte, nas porções que compreendem, genericamente, às regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia. As maiores cotas altimétricas situam-se nesta última região administrativa.

d) Entre os rios mais importantes que cortam o Distrito Federal, merece menção o Descoberto, que apresenta elevado potencial turístico, servindo como ponto de lazer para moradores de Brasília e do Entorno, embora seja desprovido de grande significância econômica ou social, além da já mencionada.

e) O cerrado, em sentido amplo, é a formação vegetal típica do Distrito Federal. Caracteriza-se pelo predomínio de árvores de grande porte, com troncos retorcidos recobertos por casca espessa. Perfeitamente adaptado aos solos da região, onde predominam os latossolos, fortemente intemperizados e ricos em matéria orgânica, é reconhecido, entre as savanas do mundo, como aquela que apresenta a maior biodiversidade.

RESOLUÇÃO:

a) Não há a equidistância citada no item. ITEM INCORRETO.

b) O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros – e não acima de 2 mil, como informado.

Além disso, o seu terreno está situado no Planalto Central Brasileiro e é marcado por um planalto de topografias suaves. O seu ponto mais elevado é o pico do Roncador (ou Pico do Rodeador), localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar. ITEM INCORRETO.

c) ITEM CORRETO

d) Uma parte do rio Descoberto é represado e forma o lago Descoberto, que é responsável por aproximadamente 66% da água utilizada para abastecimento do Distrito Federal. Ou seja, tem importância tanto econômica quanto social. ITEM INCORRETO.

e) Este bioma, que é o principal do Distrito Federal, tem uma vegetação constituída por pequenos arbustos e árvores de porte médio com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem – apesar disso, há também regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão). O revestimento do solo é feito, em sua quase totalidade, por gramíneas que podem ultrapassar a altura de um metro (em Campo sujo) e os campos limpos usualmente se situam sobre solos arenosos, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos. ITEM INCORRETO.

Resposta: C

2. (FCC - Câmara Legislativa do Distrito Federal - 2018)

O Distrito Federal encontra-se no Planalto Central. A esta localização somam-se outras características naturais, tais como:

a) A existência de diferentes biomas que se adaptam aos solos, muitos dos quais lateríticos; clima tropical semiúmido com pluviosidade média anual entre 700 e 900 mm, fortemente influenciado pelas massas de arTropical Atlântica e Continental; presença de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Paraná e Tocantins-

Araguaia (como o rio Preto).

b) A presença de campos limpos e cerrados com forte degradação; clima tropical úmido sem estação seca e forte influência de massas de ar tropicais continentais responsáveis pelas fracas amplitudes térmicas anuais;

presença de rios pertencentes às bacias do Tocantins e São Francisco (como o rio Maranhão).

c) O predomínio da vegetação de cerrado; presença de rios pertencentes a importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio Descoberto (bacia do Paraná); clima tropical com chuvas concentradas no verão e forte atuação de anticiclones responsáveis por baixa umidade do ar nos meses de inverno.

d) A ocorrência de altitudes variando entre 800 e 1500 metros; existência de afluentes de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Tocantins e do São Francisco (como o rio Maranhão); clima temperado chuvoso de inverno seco que sofre periodicamente a influência da Frente Polar Atlântica nos meses de junho a setembro;

a vegetação de cerrado encontra-se devastada.

e) A presença de rochas cristalinas resistentes aos processos erosivos; rios que fazem parte de importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio São Bartolomeu (bacia do São Francisco); vegetação de cerrado entremeado de matas galerias e ciliares em forte processo de desmatamento; clima tropical úmido com 2 a 4 meses de seca provocada pelo predomínio da massa de ar Tropical Continental.

RESOLUÇÃO:

a) O bioma do Distrito Federal é o Cerrado e a pluviosidade média anual é de 1.480 milímetros (mm). Ademais, o Rio Preto faz parte da Região Hidrográfica do São Francisco. O clima do DF é fortemente influenciado pela Massa de ar Tropical Atlântica e Massa Equatorial Continental. ITEM INCORRETO.

b) O Distrito Federal apresenta dois tipos climáticos: o Tropical de Savana (Tropical de estações úmida e seca);

médias superiores a 18º C nos dias mais frios; e o Tropical de Altitude, com médias inferiores a 18º C nos dias mais frios. ITEM INCORRETO.

c) Observe que o avaliador falou genericamente em clima tropical, sem especificar de qual tipo seria. Como os climas da RIDE são o tropical de altitude e o tropical de savana, a informação não está errada. ITEM CORRETO.

d) O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros – e não acima de 2 mil, como informado.

Além disso, o seu terreno está situado no Planalto Central Brasileiro e é marcado por um planalto de topografias suaves. O seu ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar. ITEM INCORRETO.

e) O Rio São Bartolomeu pertence à Região Hidrográfica do Rio Paraná. O período de seca no Distrito Federal vai de maio a setembro. Nos meses de seca, há predomínio da Massa de ar Tropical Atlântica. ITEM INCORRETO

Resposta: C

3. (EXATUS/PR - CODAR - 2016)

O Brasil é dividido em 5 Regiões Geográficas, estas abrigam 26 Estados e 1 Distrito Federal. Dadas estas informações, assinale a alternativa que apresenta as Regiões Geográficas Brasileiras que são formadas por apenas 3 Estados?

a) Apenas, Centro-Oeste.

b) Centro-Oeste e Sul.

c) Sul, apenas.

d) Nenhuma alternativa responde corretamente ao enunciado da questão.

RESOLUÇÃO:

Outra questão simples pro candidato ganhar confiança na prova.

O avaliador está falando sobre as Regiões Centro-Oeste e Sul, conforme podemos ver a seguir.

Região Sul: 3 estados (PR, RS, SC)

Centro-Oeste: 3 estados (MT, MS, GO) e o *DF (que não é Estado) Sudeste: 4 estados (SP, RJ, MG, ES) Nordeste: 9 estados (BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA) Norte: 7 estados (TO, PA, AP, RR, AM, AC, RO) Resposta: B

4. (FCC - Câmara Legislativa do Distrito Federal - 2018)

No Mapa das unidades hidrográficas do Distrito Federal, elaborado em 1994 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, estão definidas três grandes bacias hidrográficas de referência − Paraná, São Francisco e Tocantins/Araguaia −, subdivididas em outras sete, considerando os seus principais rios.

Pertencem à do Paraná, pelo mapa, as bacias a) dos rios São Bartolomeu, Descoberto e Corumbá.

b) do Lago Paranoá e dos rios Preto e São Marcos.

c) dos rios São Bartolomeu, São Marcos e Maranhão.

d) dos rios Corumbá, Preto e Descoberto.

e) dos rios Descoberto, Maranhão e São Bartolomeu.

RESOLUÇÃO:

Mais uma vez, basta uma pequena olhada na nossa tabelinha sobre as Regiões Hidrográficas para acertar a questão.

Região Hidrográfica do Rio Paraná:

Rios São Bartolomeu, Paranoá, Descoberto, Corumbá e São Marcos;

Região Hidrográfica do Rio São Francisco:

Rio Preto; e

Região Hidrográfica dos Rios Tocantins e Araguaia:

Rio Maranhão.

Resposta: A

5. (IADES - PGDF - 2011)

Assinale a alternativa correta quanto ao clima no Distrito Federal.

a) É caracterizado por verão úmido e inverno seco.

b) Temperatura média anual inferior a 15°, com frio úmido nos meses de maio a julho.

c) Fortes ventos provocados por massas de ar quente trazem redemoinhos de poeira nos meses de janeiro e fevereiro.

d) Tradicionalmente, a época de seca ocorre entre os meses de maio a setembro e a baixa umidade incentiva às atividades físicas ao ar livre.

e) Clima tropical serrano, com temperaturas amenas durante todo o ano e umidade relativa do ar elevada.

RESOLUÇÃO:

a) ITEM CORRETO.

b) A temperatura média anual do DF é de 23° C. ITEM INCORRETO.

c) Incorreto. Não há nada nesse sentido. ITEM INCORRETO.

d) A baixa umidade DIFICULTA a prática de atividade física ao ar livre, já que afeta diretamente o sistema respiratório. ITEM INCORRETO.

e) O certo é CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE e ele também tem período de seca, quando há baixa umidade relativa do ar. ITEM INCORRETO.

Resposta: A

6. (SEGPLAN/GO - SEAP/GO - 2015)

Oficialmente o Brasil é dividido em 05 grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada uma dessas regiões é formada por vários estados, sendo que o estado de Goiás faz parte da região Centro- Oeste,

juntamente com:

a) Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso.

b) Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

c) Mato Grosso, Bahia e Tocantins.

d) Distrito Federal, Mato Grosso e Bahia.

e) Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

RESOLUÇÃO:

A Região Centro-Oeste é formada por apenas três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Distrito Federal também faz parte da Região, mas não é um estado.

Resposta: E

7. (IADES - CRF/DF - 2017)

Reservatórios do DF registram os níveis mais baixos da história

(21/09/2016) Os reservatórios de água que abastecem o Distrito Federal atingiram os níveis mais baixos na história neste período de seca.

A barragem de Santo Antônio do Descoberto, por exemplo, registrou, nesta quarta-feira (21), 38,6% do seu volume. O reservatório abastece dois terços da população do Distrito Federal.

Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-09/reservatorios-do-df-registram-niveis-mais-baixos-da-historia>.Acesso em: 5 fev. 2017, com adaptações.

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que o percentual da população do Distrito Federal que é abastecida pelo reservatório da barragem de Santo Antônio do Descoberto é, aproximadamente, igual a

a) 23%.

b) 26%.

c) 39%.

d) 67%.

e) 75%.

RESOLUÇÃO:

De maneira elementar, podemos dizer que 2/3 de 100% seja 66,66%, o que corresponde a aproximadamente 67%.

Resposta: D

8. (IADES - SES/DF - 2018)

A hidrografia do Distrito Federal (DF) é importante na organização das cidades, e vários aspectos são levados em consideração para a respectiva utilização. Com relação aos aspectos hidrográficos do DF, assinale a alternativa correta.

a) Algumas das principais bacias hidrográficas que cortam o DF são vitais para abastecer importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a do São Francisco, a do Paraná e a do Tocantins-Araguaia.

b) O DF é rico em rios caudalosos e com grande potencial hidroelétrico.

c) A área do DF possui a lagoa Joaquim Medeiros, rica em volume d’água e que ocupa a área de Brazlândia.

d) O lago Paranoá foi construído originalmente com o objetivo de atender ao abastecimento de água para a população, sendo responsável pelo atendimento de Brasília integralmente.

e) O fenômeno hidrográfico de Águas Emendadas localiza-se na Região Administrativa do Gama, área com maior extensão em preservação do DF.

RESOLUÇÃO:

a) Item correto.

b) Os rios do Distrito Federal não são destaque pelo seu grande potencial hidroelétrico. Item incorreto.

c) Em Planaltina, nas imediações da DF-230, próximo ao Morro da Capelinha, havia uma grande lagoa, chamada Joaquim Medeiros, que atualmente é apenas uma extensão de mato seco e algumas poças d´água localizadas ao fundo da área. Item incorreto.

d) O lago Paranoá não foi construído originalmente com o objetivo de atender ao abastecimento de água para a população. Item incorreto.

e) O fenômeno hidrográfico de Águas Emendadas localiza-se na Região Administrativa de Planaltina. Item incorreto.

Resposta: A

9. (IADES - SES/DF - 2014)

Nos últimos anos, as doenças respiratórias têm ocupado posição de destaque no ranking das enfermidades mais comuns no Distrito Federal (DF), juntamente com os problemas cardiovasculares e o câncer. Além dos maus hábitos e do envelhecimento da população, essas enfermidades estão relacionadas à poluição do ar. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

hábitos e do envelhecimento da população, essas enfermidades estão relacionadas à poluição do ar. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) A implantação do sistema de rodízios de veículos no DF, que começou no início deste ano, tem propiciado uma melhoria da qualidade do ar nas regiões do Plano Piloto e no centro de Taguatinga.

b) A ocorrência de doenças respiratórias tem sido rara no DF, uma consequência direta da Lei Antifumo, sancionada em 2012, que proíbe o uso de cigarros em locais públicos.

c) A pneumonia, a asma e a bronquite estão entre as doenças respiratórias mais comuns no DF, influenciadas pelo clima seco do meio do ano, pelo tabagismo e pela baixa qualidade do ar em algumas regiões.

d) A utilização intensiva de transporte individual, em detrimento do transporte coletivo, melhora sensivelmente a qualidade do ar nas cidades. Os ônibus são mais poluentes que os carros, portanto, devem ser evitados.

e) O excesso de árvores no ambiente urbano central de Brasília reduz a oferta de oxigênio no ar, especialmente nos períodos de seca, e agrava.

RESOLUÇÃO:

a) Em Brasília não tem rodízio de veículos. ITEM INCORRETO.

b) Por conta do clima seco, é comum a ocorrência de doenças respiratórias no Distrito Federal. ITEM INCORRETO.

c) ITEM CORRETO.

d) É o contrário. A utilização intensiva de transporte coletivo, em detrimento do transporte coletivo, melhoraria sensivelmente a qualidade do ar nas cidades. ITEM INCORRETO.

e) Meio sem pé nem cabeça este item. Para o bem-estar e uma boa qualidade de vida, é difícil falar em excesso de árvores. Na verdade, muitas árvores em ambientes urbanos aumenta a oferta de oxigênio. ITEM INCORRETO.

Resposta: C

10. (CESPE - SEDF - 2014)

A respeito do Plano Piloto de Brasília, julgue o item a seguir.

A proposta de construção de um grande lago que contribuísse para amenizar o clima seco da região é um dos aspectos originais do projeto urbanístico de Lúcio Costa.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista frances Augues François Marie Glaziou, que era membro

da Comissão Exploradora do Planalto Central, a “Missão Cruls”.

Resposta: Errado

11. (CONSESP - Prefeitura de Monte Mor/SP - 2012) Como é conhecido o planalto que abrange a área de Brasília?

a) Planalto Meridional b) Planalto Nordestino c) Planalto Central d) Planalto das Guianas RESOLUÇÃO:

O planalto que abrange a área de Brasília é o Planalto Central.

Resposta: C

12. (IADES – SES/DF - 2014)

Com relação às Regiões Administrativas com maior contingente populacional no Distrito Federal, é correto citar:

a) Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

b) Brazlândia e Itapoã.

c) Gama e Cruzeiro.

d) Lago Sul e Lago Norte.

e) Ceilândia e Taguatinga.

RESOLUÇÃO:

Segundo o Censo de 2010, do IBGE, as Regiões Administrativas mais populosas são: Ceilândia, Brasília, Taguatinga, Samambaia e Planaltina.

Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio, a PDAD 2015, as Regiões Administrativas mais populosas são, nesta ordem: Ceilândia, Samambaia, Brasília, Taguatinga e planaltina.

Observe que tanto numa pesquisa quanto na outra Ceilândia e Taguatinga aparecem entre as Regiões Administrativas mais populosas.

Resposta: E

13. (IADES - BRB - 2019)

No que se refere aos aspectos físicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

a) No Distrito Federal, localiza-se o ponto de união entre duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a Bacia Amazônica e a Bacia do Atlântico Leste.

b) As precipitações pluviométricas no Distrito Federal, em geral, são bem distribuídas ao longo do ano, alcançando o maior índice no mês de julho.

c) A dispersão de águas no Distrito Federal é muito acentuada, dada a composição dos solos, a formação de cangas e o relevo planáltico.

d) Quanto ao clima do Distrito Federal, a latitude elevada compensa a baixa altitude, contribuindo para que predominem temperaturas sempre baixas, mesmo no verão.

e) Durante o período de inverno, no Distrito Federal, verifica-se maior concentração de chuvas, o que garante o suprimento de água no período de estiagem.

RESOLUÇÃO:

a) Localizado no Planalto Central, no Centro-Oeste brasileiro, o território do Distrito Federal é banhado por cursos de água que fazem parte de três grandes Regiões Hidrográficas brasileiras:

TOCANTINS/ARAGUAIA (Rio Maranhão); SÃO FRANCISCO (Rio Preto); e PARANÁ (rios São Bartolomeu,

Paranoá, Descoberto, Corumbá e São Marcos). Ou seja, as bacias Amazônica e do Atlântico Leste não fazem parte do conjunto hidrográfico da região. ITEM INCORRETO

b) A distribuição de chuvas no Distrito Federal não é regular. Os índices pluviométricos na região são maiores de outubro a abril. ITEM INCORRETO

c) Como afirma o item, a dispersão de águas é muito acentuada por conta dos três fatores apontados:

composição do solo, formação de cangas e o tipo de relevo, que é o planalto. ITEM CORRETO. d) O Distrito Federal não tem latitudes elevadas. Para o aluno que não lembra, a latitude é zero na Linha do

Equador e vai aumentando conforme se aproxima dos polos. Como o Distrito Federal está muito mais próximo da Linha do Equador que do Polo Norte, não podemos afirmar que a sua latitude é elevada. O DF, portanto, possui latitudes relativamente altas, o que explica as suas altas temperaturas na maior parte do tempo. ITEM INCORRETO

e) O Distrito Federal possui verão chuvoso e inverno seco. ITEM INCORRETO Resposta: C

14. (CESPE - Brasília sem fronteiras/GDF - 2014)

A proposta de construção de um grande lago que contribuísse para amenizar o clima seco da região é um dosaspectos originais do projeto urbanístico de Lúcio Costa.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

Este não era um aspecto original do projeto de Lúcio Costa. O projeto do lago já estava presente em estudos anteriores, como o da Comissão Exploradora do Planalto Central.

Resposta: Errado

15. (IADES - PMDF - 2018)

Do ponto de vista físico, o Distrito Federal (DF) apresenta características peculiares, mas que estão dentro do gigantismo do Brasil. A análise desses aspectos possibilitou a localização da nova capital e, ainda hoje, é motivo de preocupação para quem comanda a unidade federativa. Acerca desse tema, no que se refere às características gerais do DF, assinale a alternativa correta.

a) O cerrado é a vegetação predominante e apresenta-se preservado quase na totalidade, em razão dos parques nacionais existentes.

b) A hidrografia é rica em nascentes, mas pobre em rios que possibilitem a produção de energia suficiente para a população atual.

c) O ponto mais elevado é o Pico do Rodeador, localizado em Brazlândia, com cerca de 1.500 m de altitude.

d) Localizado no Planalto Central, o DF apresenta, na média, as menores altitudes do Brasil, topografia que ajudou a localização da capital.

e) O clima subtropical mantém as chuvas concentradas nos meses de setembro a dezembro, quando a seca começa a ganhar forma.

RESOLUÇÃO:

a) O item está correto quando fala que o cerrado é a vegetação predominante do Distrito Federal, porém erra ao dizer que esta vegetação está preservada em sua quase totalidade. Não se esqueça que Brasília é considerada a terceira cidade mais populosa do país. Além disso, o Distrito Federal é a segunda unidade da federação mais urbanizada do país, o que indica que a conservação ambiental não é o forte da região. ITEM INCORRETO.

b) ITEM CORRETO.

c) O ponto mais alto do Distrito Federal, é o Pico do Roncador (ou Pico do Rodeador), na Serra do Sobradinho, em Brazlândia, que atinge 1.341 metros. ITEM INCORRETO.

d) Enquanto o ponto mais alto do Distrito Federal alcança 1.341 metros, o ponto mais alto do Maranhão, por exemplo, alcança apenas 800 metros. ITEM INCORRETO.

e) O clima do Distrito Federal é o Tropical de Savana e o Tropical de Altitude. ITEM INCORRETO.

Resposta: B

16. (IADES - PMDF - 2018)

O Distrito Federal (DF) é composto por Regiões Administrativas (RA) oficialmente constituídas como dependentes do governo central. Cada RA reproduz a diversidade do espaço geográfico em construção. Com relação a esse tema, é correto afirmar que a RA do DF identificada como cidade serrana denomina-se

a) Planaltina.

b) Gama.

c) Taguatinga.

d) Brazlândia.

e) Sobradinho.

RESOLUÇÃO:

A região administrativa que é conhecida como uma cidade serrana é Sobradinho.

Resposta: E

17. (CESPE / CEBRASPE - PG-DF – 2021)

Julgue o item que se segue, acerca da realidade contemporânea do Distrito Federal (DF).

No DF, a água subterrânea é considerada um recurso hídrico para uso regular durante todas as estações do ano, sendo aproveitada para incrementar o abastecimento urbano e rural e o da área de serviços e da indústria.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

A água subterrânea no DF deve ser vista como um recurso estratégico para:

• Complementar o abastecimento nos períodos de estiagem, ou

• Como opção ao sistema de abastecimento por mananciais superficiais Resposta: Errado

18. (CESPE / CEBRASPE - PC-DF – 2021)

A qualidade e a quantidade das águas foram fatores importantes para a determinação do local onde seria construída a capital do Brasil. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

No Distrito Federal ocorre um fenômeno hidrográfico de dispersão de águas atípico, pois nele encontram-se nascentes de rios que pertencem a três bacias hidrográficas distintas.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

Águas Emendadas é um singular e importante fenômeno natural em que, de uma mesma vereda, vertem águas para lados opostos.

O nome águas emendadas foi atribuído devido ao fato de haver, em seu interior, uma nascente que origina dois córregos que vão a direções opostas, contribuindo para a formação de duas grandes bacias hidrográficas:

• O Vereda Grande, do Rio Maranhão, que flui para o Rio Tocantins; e

• O Brejinho, do rio São Bartolomeu, que flui para a Bacia do Rio Paraná.

Resposta: Errado.

19. (CESPE / CEBRASPE - PC-DF - 2021)

No que se refere a aspectos geográficos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar n.º 94/1998 e suas alterações, julgue o item que se segue.

No município de Águas Lindas de Goiás, a prestação de serviços públicos de água potável é feita por meio do consórcio de empresas públicas do Distrito Federal e do Goiás, em razão de a referida lei complementar prever como sendo de interesse comum da RIDE serviços relacionados à área de infraestrutura.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

Em Águas Lindas de Goiás, e em alguns outros municípios, a prestação de serviços públicos de água potável é feita por meio do consórcio de empresas públicas do Distrito Federal e de Goiás, de acordo com as diretrizes da Lei Complementar n.º 94/1998 que instituiu Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e previu como sendo de interesse comum da RIDE serviços relacionados à área de infraestrutura.

A fim de revisar, é bom lembrarmos o que diz o art. 3.º desta lei:

“Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infraestrutura e de geração de empregos”.

Atualmente, o município de Águas Lindas de Goiás é abastecido por uma grande quantidade de poços e o seu sistema público é operado por um consórcio entre a empresa de Saneamento de Goiás (SANEAGO) e CAESB.

Resposta: Certo

20. (CESPE / CEBRASPE - PC-DF - 2021)

Considerando queo território do Distrito Federal, exceto as áreas urbanas, constitui, desde janeiro de 2002, a grande Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, julgue o item a seguir.

O Parque Nacional de Brasília é uma unidade de conservação que abriga o lago artificial de Santa Maria, o qual abastece parte do Distrito Federal, juntamente com outros sistemas de abastecimento, tais como o reservatório do Descoberto.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

Uma parte do rio Descoberto é represada e forma o lago Descoberto, que é responsável por aproximadamente 66% da água utilizada para abastecimento do Distrito Federal, sendo um rio com importância tanto econômica quanto social para a região.

Hoje, o DF é abastecido principalmente por duas barragens: Santa Maria e Descoberto que, juntas, atendem próximo de 90% da população. Os outros 10% são atendidos por outras captações menores ao longo da bacia do Lago Paranoá que atuam de forma complementar nesse abastecimento.

Documentos relacionados