• Nenhum resultado encontrado

A.4 Perguntas/Questionário: Informações Gerais

A.4.2 Questões da Entrevista

As questões realizadas durante a pesquisa são apresentadas a seguir. Perguntas:

1. A empresa realiza manutenção nos sistemas produzidos?

2. Usa algum tipo de métrica de software (durante o desenvolvimento do sistema ou após o seus desenvolvimento – manutenção)?

3. Algumas dessas métricas são usadas no sentido de medir ou prever esforço para se fazer alguma modificação, evolução ou correção de falhas no sistema?

PS: Caso a resposta seja sim, introduzir o conceito de métricas de manutenibilidade e ressaltar que essas métricas (quando utilizadas neste sentido) são métricas de manutenibilidade. A partir deste ponto da entrevista, todas as vezes que a palavra “métricas” aparecer na entrevista, estaremos nos referindo a esse conjunto especifico

de métricas que foi descrito nesta pergunta.

4. Qual o motivo de NÃO utilizar métricas de software? Sabe para que serve?

5. A empresa faz uso ou conhece de alguma ferramenta pra coletar as informações dessas métricas?

6. Como é feita a seleção dessas métricas de software?

7. Caso faça uso de ferramentas, Quais são elas? Há quanto tempo utilizam esta ferramenta?

8. Por que essas determinadas ferramentas foram escolhidas?

9. O uso dessas ferramentas depende dos projetos ou outras circunstâncias?

10. Quem geralmente faz uso ou é responsável pela coleta de métricas nos projetos de desenvolvimento de software? Gerente, desenvolvedores, testadores, outros? 11. Quais pontos positivos/negativos a empresa vê nas ferramentas as quais eles fazem

69 69 69

B

Termo de Confidencialidade e Sigilo

Os abaixo assinados, comprometem-se a manter sigilo em relação às informações con- sideradas confidenciais pela(o) NOME_DA_EMPRESA a que poderão ter acesso na qualidade de avaliadores (receptores da informação) na condução da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Centro de informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE).

Por este termo, comprometem-se:

1. A não utilizar as informações confidenciais a que tiverem acesso, para gera benefício próprio exclusivo e/ou unilateral, presente ou futuro, ou para uso de terceiros e a não repassar o conhecimento das Informações confidenciais, responsabilizando-se por todas as pessoas que vierem a ter acesso às informações, por seu intermédio; 2. A não efetuar nenhuma gravação ou cópia da documentação confidencial a que tiver

acesso relacionado à tecnologia apresentada na defesa acima mencionada;

3. A não apropriar-se para si ou para outrem de material confidencial ou sigiloso que venha a ser disponibilizado através da defesa acima mencionada;

A obrigação de sigilo ora assumida não prevalece sobre informações que estejam sob domínio público antes da data de assinatura deste termo ou que se tornar pública pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou por instituto competente em âmbito internacional.

O presente compromisso será válido até que os direitos dos envolvidos tenham sido devidamente protegidos sob as cautelas legais exigíveis, ou tornado público pelo inventor ou pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

70 70 70

C

Questionário

Este Apêndix apresenta as perguntas do questionário online aplicado na segunda etapa pa pesquisa. As Figuras C.1, C.2, C.3, C.4, C.5, C.6, C.7, C.8, C.9, C.10, C.11, C.12, C.13 e C.14 mostram cada uma das páginas do questionário. As Figuras C.1 e C.14 mostram a primeira e última perguntas do questionário, respectivamente.

É importante salientar que a estrutura do questionário foi dividida em três partes. São elas:

 Primeira parte: Composta por questões com o objetivo de traçar o perfil demográ- fico dos participantes. As Figuras C.2 e C.3 apresentam as perguntas para esta parte do questionário;

 Segunda parte: Apresenta perguntas com o intuito de investigar se a empresa respondente realiza manutenção em seus produtos de software e se esta manutenção é auxiliada através do uso de métricas. As Figuras C.4 e C.5 destrincham as suas perguntas;

 Terceira parte: Por fim, a terceira parte investiga o uso de ferramentas de suporte a métricas de manutenibilidade de software. Esta parte é dividida em dois cenários, pois um respondente pode ou não utilizar ferramentas de suporte a métricas em seus processos internos. O primeira cenário, cujas perguntas são apresentadas pelas Figuras C.6, C.7, C.8, C.9, C.10, C.12, e C.13 objetiva levantar dados daquelas empresas que utilizam, de fato, as ferramentas CASE no contexto desse estudo. A Figura C.11 apresenta as perguntas que possibilitaram o levantamento de informações do cenário contrário ao anterior (empresas que não utilizam ferramentas de suporte a métricas de software).

71

72

73

74

Figura C.4: Questionário — Segunda Parte (Página 01)

75

Figura C.6: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 01)

76

Figura C.7: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 02)

77

Figura C.8: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 03)

Figura C.9: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 04)

Figura C.10: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 05)

78

Figura C.11: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Não Utilização de Métricas de MS (Página 01)

79

Figura C.12: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 06)

80

Figura C.13: Questionário — Terceira Parte: Cenário de Utilização de Métricas de MS (Página 07)

81

82 82 82

D

Carta Convite para Divulgação das Entre-

vistas

Recife, 04 de Abril de 2015 Prezado (a) Senhor (a),

O grupo de pesquisa de Engenharia de Software Empírica (ESEG) do Centro de In- formática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), está realizando uma pesquisa relacionada à adoção de métricas de software. Gostaríamos de convidar sua empresa para compor o painel de participantes dessa pesquisa pelo fato da mesma ocupar uma posição de destaque em seu segmento.

A pesquisa tem por objetivo contribuir com informações que auxiliem o entendimento dos impactos, consequências e condições do uso de determinadas métricas de software e ferra- mentas, e consequentemente, ajudar também a melhorar a eficiência na adoção dessas métricas e ferramentas no cenário industrial. Ao término da pesquisa cada empresa participante receberá um resumo dos resultados obtidos, podendo assim comparar as suas práticas com relação às adotadas pelo mercado. Vale salientar que todos os dados coletados em cada empresa serão mantidos confidenciais, não sendo apresentados com qualquer identificação ou informação que possa levar a identificação da fonte.

A metodologia do nosso trabalho consiste nas seguintes ações:

1. Agendamento de data e horário para apresentação acerca do projeto de pesquisa e coleta de dados inicial “in loco” através de entrevista com algum profissional da empresa que lide com o uso/escolha de métricas de software. Gostaríamos que esta primeira etapa acontecesse a partir da primeira semana de abril de 2015, de acordo com sua disponibilidade.

2. Posteriormente, a aplicação de um questionário online para coletas mais detalhadas de dados que nos auxiliam analisar o cenário de adoção de métricas de software na indústria.

83 Será um imenso prazer contar com a participação dessa conceituada empresa, tendo a certeza de que sua colaboração é muito importante para o avanço de pesquisas na área da Engenharia de Software.

Atenciosamente,

Samuel Romeiro (Mestrando, CIn/UFPE) Micael Soares (Mestrando, CIn/UFPE) Juliana Saraiva (Profa. Adjunta, DCX/UFPB) Sergio Soares (Professor Adjunto, CIn/UFPE)

84 84 84

E

Carta Convite para Divulgação do Questionário

Recife, 31 de Agosto de 2015 Prezado (a) Senhor (a),

O grupo de pesquisa de Engenharia de Software Empírica (ESEG) do Centro de In- formática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), está realizando uma pesquisa relacionada à adoção de métricas de software. Gostaríamos de convidar sua empresa para compor o painel de participantes dessa pesquisa pelo fato da mesma ocupar uma posição de destaque em seu segmento.

A pesquisa tem por objetivo contribuir com informações que auxiliem o entendimento dos impactos, consequências e condições do uso de determinadas métricas de software e ferra- mentas, e consequentemente, ajudar também a melhorar a eficiência na adoção dessas métricas e ferramentas no cenário industrial. Ao término da pesquisa cada empresa participante receberá um resumo dos resultados obtidos, podendo assim comparar as suas práticas com relação às adotadas pelo mercado. Vale salientar que todos os dados coletados em cada empresa serão mantidos sob total sigilo, não sendo apresentados com qualquer identificação ou informação que possa levar a identificação da fonte.

Este levantamento está sendo realizado através de um questionário online que pode ser

acessado aqui: (https://docs.google.com/forms/d/1O-En2m7wR-w3hiaFl8OZDI0ieXrVk98z5nEyzAHbPpA/ viewform). O questionário é curto e não deve tomar mais do que 15 minutos do seu tempo.

Gostaríamos de contar com a sua participação e colaboração para respondê-lo.

Será um imenso prazer contar com a participação dessa conceituada empresa, tendo a certeza de que sua colaboração é muito importante para o avanço de pesquisas na área da Engenharia de Software.

Atenciosamente,

Samuel Romeiro (Mestrando, CIn/UFPE) Micael Soares (Mestrando, CIn/UFPE) Juliana Saraiva (Profa. Adjunta, DCX/UFPB) Sergio Soares (Professor Adjunto, CIn/UFPE)

Documentos relacionados