• Nenhum resultado encontrado

HORA DE PRATICAR!

3. QUESTÕES GABARITADAS

1. (IADES-2014) Acerca da avaliação psicológica no contexto hospitalar e

ambulatorial, assinale a alternativa correta.

a) A avaliação psicológica de um paciente deve ter um enfoque biomédico, que envolve os domínios biológico-fisiológico, psicológico-comportamental e social- ambiental.

b) Para avaliação psicológica no contexto médico- hospitalar, é necessário que o psicólogo conheça o curso da doença, suas peculiaridades, tratamentos disponíveis e procedimentos e ônus posteriores ao tratamento.

c) A avaliação psicológica no hospital deve ser realizada nos moldes do psicodiagnóstico tradicional.

d) Para ter validade, a avaliação psicológica deve utilizar-se sempre de testes psicométricos, como, por exemplo, o inventário de Beck, com fins de avaliação de quadros de depressão e ansiedade.

e) Na avaliação psicológica, o uso de testes psicológicos foi delimitado no contexto hospitalar como o de maior coerência e eficácia.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 33

2. (IADES-2013) Levando em consideração que os testes psicológicos,

comumente, constituem-se como instrumentos de avaliação do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

a) O CAT é um teste projetivo, aperceptivo, atemático e verbal.

b) O WISC-III é um instrumento clínico, internacionalmente conhecido, de aplicação individual, para avaliação da capacidade intelectual de crianças e adolescentes.

c) O HTP é um teste gráfico não-verbal, que utiliza lápis e papel, podendo incluir uma fase acromática e uma cromática.

d) O D2 é um teste de atenção concentrada visual, de aplicação coletiva, cuja avaliação é “simples e objetiva”.

e) O Rorschach é um teste geralmente utilizado no diagnóstico da personalidade e, por sua simplicidade, não exige especialização, estudo ou atualização constante.

3. (IADES-2014) Considerando aspectos relacionados à prática clínica do

psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.

a) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.

b) A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.

c) O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.

d) Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica. e) Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 34

4. (IADES-2014) A entrevista psicológica é um recurso técnico utilizado nas

diversas áreas do campo profissional e que ganha destaque no contexto hospitalar. É uma das principais técnicas utilizadas pela sua importância investigativa e recebe novas configurações e adaptações, considerando as contingências do ambiente institucional e as particularidades da população usuária. Quanto à entrevista psicológica utilizada no espaço hospitalar, assinale a alternativa correta.

a) Na maioria das vezes, a entrevista psicológica é realizada ao lado do leito do paciente, em um ambiente pouco privativo e compartilhado por demais integrantes da equipe de saúde e (ou) por familiar e acompanhante do paciente. b) Permite a aproximação, a investigação e a intervenção para com o paciente de forma imprecisa, o que dificulta compreender e auxiliar na minimização do sofrimento e no enfrentamento da situação em que se encontra.

c) Os dados colhidos na entrevista psicológica não ajudam a complementar o diagnóstico médico, pois permitem apenas a exploração do contexto vivencial do sujeito, de cunho muito subjetivo, que não contribui para o esclarecimento da doença.

d) Os dados colhidos na entrevista, a partir dos relatos dos pacientes, não ajudam a revelar informações sobre o estilo de vida e os comportamentos que comprometeram ou colaboraram com o desencadeamento, o desenvolvimento ou a evolução da doença.

5. (IDECAN-2010) Sobre a entrevista psicológica como campo, um dos

aspectos a se considerar é:

a) A relação interpessoal, na qual se inclui a interação entre os participantes. b) A suposição de que o paciente conhece sua vida e está capacitado para fornecer dados sobre a mesma.

c) A simulação como fator de grande valor informativo. d) Os dados, que devem ser avaliados como certo e errado.

e) A ausência total de objetividade, devido a ausência do sujeito observador como variável.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 35

6. (AOCP-2015) O parecer psicológico é um dos documentos elaborados por

psicólogos. Sobre esse documento, é correto afirmar que:

(A) ele informa o comparecimento do paciente atendido ou de seu acompanhante quando necessário.

(B) fundamenta-se em uma questão focal, indicando ou concluindo sobre uma “questão problema”.

(C) ele justifica faltas ou impedimentos, solicita afastamento ou dispensa do solicitante.

(D) ele corresponde ao laudo psicológico.

(E) ele não tem tempo de validade, podendo ser utilizado quando o solicitante desejar.

7. (AOCP-2012) De acordo com os princípios norteadores na elaboração de

laudos e pareceres psicológicos, assinale a alternativa correta.

(A) O psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos da Norma Operacional do Sistema Único de Saúde.

(B) O processo de avaliação psicológica exclui que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas.

(C) O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições estritamente psicológicas.

(D) É desnecessária a recusa, sob toda e qualquer condição, do uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e da experiência profissional da psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação.

(E) Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 36

8. (AOCP -2014) Maria é uma mulher de meia idade que descobriu na

hospitalização que tem Diabetes tipo 2. Durante sua estadia no hospital, teve suporte da equipe de psicologia e agora está de alta hospitalar e continuará o tratamento e acompanhamento com endocrinologista fora do hospital”. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à melhor conduta a ser adotada pelo psicólogo hospitalar.

(A) Avaliação Psicológica. (B) Orientação Psicológica. (C) Orientação para alta. (D) Suporte Psicológico. (E) Observação Psicológica.

9. (AOCP -2014) O psicólogo, no seu exercício profissional, tem sido solicitado

a apresentar informações documentais com objetivos diversos. Para a elaboração desses documentos, o Conselho Federal de Psicologia apresentou uma resolução em 2003, CFP 007/2003. Sendo assim, sobre a guarda dos documentos e a condição de guarda, assinale a alternativa correta.

(A) Somente os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica deverão ser guardados pelo prazo de 5 anos.

(B) Todo documento relacionado ao paciente deverá ser entregue a ele não ficando com o psicólogo a responsabilidade da guarda.

(C) Somente o laudo psicológico deverá ser guardado pelo prazo mínimo de 5 anos, esse prazo poderá ser ampliado nos casos previstos em lei.

(D) Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos e esse prazo poderá ser ampliado nos casos previstos em lei.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 37

10. (AOCP-2014) A Avaliação Psicológica é um instrumento muito rico da nossa

profissão. Muitas vezes na instituição ela é solicitada por diferentes profissionais, sendo muito importante o feedback. Assinale a alternativa que justifica essa importância.

(A) O feedback dado ao solicitante, após a avaliação, responde as perguntas do mesmo, pois se solicitou tinha algum motivo, bem como contribui para planejar e avaliar os procedimentos a serem executados de acordo com os resultados apresentados.

(B) O feedback é importante pois promove a comunicação entre os membros da equipe.

(C) O feedback só é importante para o paciente pois cabe a ele saber sobre si. (D) O feedback pode ser dado a qualquer membro da equipe independente do solicitante.

(E) O feedback é importante pois transmite à equipe a vida e os conflitos presentes no avaliado.

11. (AOCP -2014) “Documento que visa informar ocorrência de fatos ou

situações objetivas relacionada ao atendimento psicológico”, segundo CFP (doc. 007/2003), diz respeito: (A) à declaração. (B) ao relatório. (C) ao laudo. (D) ao atestado. (E) ao parecer.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 38

12. (FADESP-2010) Com relação à avaliação psicológica, é correto afirmar que:

a) através da regulamentação da Psicologia na década de 40, houve um aumento

significativo de profissionais e de empresas interessadas em investir na área de recrutamento e seleção

b) é nos setores de Recursos Humanos que se pode fazer uso da avaliação

psicológica, e não contar com os resultados obtidos a partir de testes

c) trata-se de um procedimento que visa avaliar - no sentido de analisar,

compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo

d) trata-se de uma promoção externa de funcionários e indefinição de plano de

carreira

13. (CESPE-2010) No que concerne à avaliação psicológica, o conceito de

validade.

a) refere-se somente ao contexto clínico.

b) refere-se ao alcance com que o teste mensura aquilo que se propõe a medir. c) não se aplica aos testes projetivos, já que não são padronizados.

d) não se refere aos testes.

e) não se refere necessariamente aos testes válidos, pois estão relacionados a

alguma teoria da psicologia.

14. (FCC-2015) Dentre as principais características de uma Avaliação

Psicológica está que ela é

a) um processo simples, rápido e fácil. b) um processo de autoconhecimento.

c) um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado. d) sinônimo de aplicação de testes.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 39 15. (CESPE-2013)

No que concerne a fenômenos psicológicos, o processo técnico- científico que se utiliza de métodos, técnicas e instrumentos para coleta, estudo e interpretação de dados e informações é denominado

a) testagem psicológica. b) processo psicoterápico c) avaliação psicológica. d) investigação psíquica. e) parecer psicológico.

16. (CESPE-2016) Assinale a opção que não constitui um teste projetivo para

avaliação psicológica.

a) Machover b) Wartegg c) Zulliger d) Wechsler

17. (CESGRANRIO-2012) Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que

o psicólogo considere que:

a) a escolha de um teste psicológico se justifica quando esse teste capta,

exaustivamente, o construto/fenômeno psicológico a ser avaliado, não sendo adequado o uso de testes diferentes para avaliar um mesmo construto/fenômeno.

b) a utilização de testes psicológicos caracteriza uma abordagem da psicologia

que é epistemologicamente incompatível com a utilização de outras formas de avaliação, como entrevistas, devendo o psicólogo evitar tal ecletismo ingênuo

c) os instrumentos psicológicos têm limitações e vantagens que não são

absolutas; são relativas à população a que se destinam, às condições em que serão utilizados e aos objetivos da avaliação, tornando obrigatória uma análise crítica

d) o contratante da avaliação tem direito, assegurado por lei, à totalidade das

informações produzidas no processo de avaliação, cabendo ao psicólogo garantir este direito.

e) se seu trabalho está sendo contratado/remunerado por uma pessoa distinta

do avaliado, ele está desobrigado a apresentar os objetivos da avaliação, bem como os resultados desta ao avaliado.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 40

18. (FUNIVERSA-2012) Acerca da avaliação psicológica, assinale a alternativa

correta.

a) A aplicação de testes psicológicos pode ser feita por profissionais de outras

áreas, desde que autorizada por um psicólogo responsável.

b) O teste psicológico é uma técnica de intervenção importante para alunos com

dificuldade de aprendizagem.

c) A avaliação psicológica vale-se exclusivamente dos testes psicológicos para

coleta de dados que visam descrever e classificar comportamentos dos indivíduos.

d) Por permitir uma atuação mais neutra do psicólogo, o teste psicológico sempre

resulta em dados mais fidedignos quando da avaliação psicológica.

e) O processo de avaliação psicológica envolve, para além dos resultados, a

análise de seus objetivos, sua finalidade e as consequências para os envolvidos na avaliação.

19. (FUNIVERSA-2015) A avaliação psicológica é entendida como o processo

técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica. Resolução CFP n.º 007/2003 que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos.

Com relação à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, o psicólogo pode

a) ser avaliador em qualquer situação para a qual esteja capacitado

tecnicamente.

b) fornecer, a quem lhe solicitar, na prestação de serviços psicológicos,

informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.

c) zelar para que a comercialização, a aquisição, a doação, o empréstimo, a

guarda e a forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitos conforme os princípios éticos da profissão.

d) interferir na validade e fidedignidade de instrumentos psicológicos.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 41

20. (FADESP-2010) É uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos;

portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais:

a) relatório b) parecer c) atestado

d) psicodiagnóstico

21. (BIO-RIO- 2015) Na etapa de levantamento dos objetivos da avaliação

psicológica, o psicólogo deve ter atenção e cuidado com:

a) a escolha das estratégias mais adequadas para a realização da devolução. b) as particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado.

c) a integração das informações de forma suficiente e ampla.

d) a utilização de técnica ou instrumento exclusivos para avaliação. e) o modo de refinar ou elaborar novas hipóteses.

22. (CESPE- 2013) Assinale a opção correta no que se refere à avaliação

psicológica de acordo com a ética profissional.

a) Do ponto de vista ético, a avaliação psicológica deve ser desenvolvida à parte

de qualquer pesquisa, ou seja, os processos são excludentes.

b) A avaliação psicológica deve ater-se ao diagnóstico do avaliado, pois a

produção de resultados em relação ao avaliado, ainda que em seu benefício, fere a ética profissional.

c) Por estar amparado em instrumentos e técnicas psicológicos apropriados, tais

como testes e entrevistas, o resultado da avaliação psicológica está isento do risco de maleficência.

d) Na avaliação psicológica, prioriza-se a aplicação de instrumentos e técnicas

específicos, portanto o fato de o psicólogo não ser especialista na área em que a avaliação deve ser feita não o torna inapto a efetuar a avaliação psicológica.

e) A avaliação psicológica, conjunto de procedimentos realizados para a produção

de um diagnóstico, não deve envolver predição sobre comportamentos, prática que, por denotar julgamento do avaliador, fere a ética profissional.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 42

23. (CESPE 2011) Considerando que o psicólogo, na elaboração de seus

documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão, julgue os itens a seguir, acerca dos documentos utilizados pelo psicólogo.

O relatório ou laudo psicológico baseia-se em uma interpretação inferencial acerca de situações e (ou) condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

a) Certo b) Errado

24. (CESPE-2016) Acerca dos fundamentos de medida psicológica e

instrumentos de avaliação, julgue o item subsecutivo.

Há consenso de que a avaliação psicológica, considerada atividade técnica central da psicologia por fundamentá-la enquanto ciência, envolve-se pouco com questões sociais.

a) Certo b) Errado

25. (ACAFE-2010) Considerando os princípios norteadores da entrevista

psicológica é correto afirmar, exceto:

a) A entrevista psicológica é parte de um processo de avaliação, embora possa

ocorrer em apenas uma sessão e ser dirigida a fazer um encaminhamento.

b) São tipos de entrevistas psicológicas quanto à sua finalidade: de triagem, de

anamnese, diagnósticas, sistêmicas e de devolução.

c) As entrevistas psicológicas podem ser: estruturadas, semi-estruturadas e de

livre estruturação, segundo seu aspecto formal.

d) A entrevista psicológica em que é feita a anamnese tem por objetivo o

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 43

26. (FCC-2012) Utilizados em estudos de caso e privativo do psicólogo.

Correspondem a procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. Trata-se de

a) Anamnese ou História Pessoal. b) Dinâmicas de Grupo.

c) Entrevistas de Avaliação. d) Procedimentos Diagnósticos. e) Testes Psicológicos.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 44 4. GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

B B A A A B E C D A A

12 13

14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

C B B C D C E C D B E B B D E

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 45

5. REFERÊNCIAS

http://www.crp13.org.br/regulacao-da-profissao/avaliacao-psicologica/ MENDES, Lorena Samara et al . Conceitos de avaliação psicológica:

conhecimento de estudantes e profissionais. Psicol. cienc. prof., Brasília ,

v. 33, n. 2, p. 428-445, 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-

98932013000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000200013.

http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n3/a13v26n3.pdf Psicodiagnóstico Tradicional e Interventivo: Confronto de Paradigmas? Valéria Barbieri.

acesso em 07 de abril de 2016

http://www.institutohumanista.com.br/artigo_anamaria.pdf Retomando o conceito de psicodiagnóstico: Uma proposta de definição a partir da relação psicólogo-cliente acesso em 07 de abril de 2016.

SILVA, Marlene Alves da. OS MÉTODOS PROJETIVOS NA AVALIAÇÃO

PSICOLÓGICA. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 9, n. 2, p. 341-344, ago. 2010

. Disponível em

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 04712010000200019&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 abr. 2016.

http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/o_estudo_de_caso_como_modalidad e_de_pesquisa.pdfO Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa acesso em 08 de abril de 2016. http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf

Documentos relacionados