• Nenhum resultado encontrado

Questões de investigação decorrem da revisão da literatura. Na qual são desenvolvidos um conjunto de etapas do processo de investigação contendo dois momentos distintos e complementares que são a elaboração do estudo e apresentação dos resultados. Primeiro inclui a formulação e a resolução de um problema; O segundo consiste na redação da exploração do trabalho realizado e das conclusões obtidas como refere Pereira, Alexandre; Poupa, Carlos (2012).

Objectivo central deste estudo consiste na análise dos factores ligado ao processo de inovação que contribuem para o sucesso da competitividade e clarificar um modelo, e respetivo impacto nomeadamente, nas ONG a partir de um estudo de caso.

Assim, o universo a ser estudado abrangerá uma Organização não- governamental (ONG) ADRA - Portugal. No entanto que consistirá, descrevendo primeiro, as perguntas de investigação, os objectivos e as finalidades orientadoras deste trabalho de investigação. Posteriormente, proceder‐se‐á à descrição das questões de investigação.

A importância do processo de inovação enquanto factor impulsionador da competitividade é um dado adquirido das organizações. No sentido de proporcionar uma visão científica desta temática e cientes da importância da identificar mecanismos efectivos que promovam o crescimento sustentado e a capacidade competitiva das organizações portuguesas. Para este efeito, recorreu‐se, à realização de um estudo de caso, que foi orientado por um protocolo de investigação apresentado na íntegra no Anexo (A) que foi desenvolvido antes da recolha dos dados.

No seguimento deste enquadramento considerou-se pertinente colocar como o objectivo para o presente estudo:

 Identificar as inovações necessárias para ONGs ;  Analisar como ocorre a inovação em ONGs ;

116  Avaliação a percepção dos colaboradores da ONG quanto as possibilidades de implementação de (outros) programas de incentivos para fomentar o processo de inovação, e por sua vez manter, implementar essa cultura na organização.

Deforma a operacionalizar este estudo, considerou-se que se deveriam definir os objectivos específicos, perceber como é que, o empreendedorismo com base em processo de inovação, potência a competitividade em ONGs em Portugal, deu origem a um conjunto de perguntas de investigação às quais se pretendia dar resposta: Foram então enunciadas as seguintes questões:

1. Como ser empreendedor com base em processo de inovação e competitiva na ADRA?

2. Qual a importância do processo da inovação na ADRA?

3. Qual a estratégia de inovação adoptada pela gerência da ADRA? 4. Será que o modelo adoptado faz sentido para todas as ONGs?

5. Quais as ferramentas de apoio que suportam a estratégia do processo da inovação?

O projecto de investigação tem por base a análise de uma ONGs portuguesa nomeadamente ADRA -Portugal com recurso a métodos qualitativos Yin (2010), que incidem sobre fontes de informação obtidas por meio de entrevistas realizadas a alguns elementos da ONG em questão e através da pesquisa de informação pública ou de arquivo sobre a instituição.

A investigação implicou uma calendarização adequada e uma definição precisa de todos os elementos fundamentais, com vista a dar resposta aos objectivos previamente traçados. Neste sentido, o plano de acção foi seleccionado em várias fases, como se pode verificar pela Figura (25)

117

Figura 25 ‐ Plano de acção do estudo empírico

Fonte: Robert K Yin (2010)

Plano:

A primeira fase do plano de acção está, inevitavelmente, relacionada com as finalidades e objectivos do estudo em questão.

Antes de se desenvolver uma componente mais prática foi necessário levar a cabo uma intensa revisão bibliográfica, com o intuito de enquadrar teoricamente o estudo. Assim, foi efectuada uma revisão da literatura acerca do empreendedorismo através da análise da literatura em artigos científicos publicados na última década.

Projecto:

Robert K. Yin (2010), o projecto de pesquisa é a lógica que vincula os dados a

serem colectados (e as conclusões a serem tiradas) às questões iniciais do estudo. Todo estudo empírico tem um projecto de pesquisa implícito se não explicito. A articulação da “ teoria” sobre o que esta sendo estudado e o que deve ser aprendido ajudar a operacionalizar os projectos de estudos de casos e torná-los mais explícitos.

Projecto Coleta

Plano

Preparação

Compartilhamento

118 Os projectos de estudos de casos precisam maximizar sua qualidade por meio de quatro condições críticas relacionadas com a qualidade do projecto: validade do contacto,validade interna, validade externa e confiabilidade.

Preparação:

A preparação para a realização de um estudo de caso inicia com as habilidades anteriores do pesquisador e cobre os preparativos e o treino para os estudos de caso específico incluindo os procedimentos para a protecção das pessoas. O desenvolvimento do protocolo do estudo de caso, a triagem dos casos candidatos que farão parte do estudo de caso e a condução do estudo de caso.

Coleta:

A evidencia do estudo de caso pode vir de seis fontes: Documentos, registos em arquivos, entrevistas, observação direita, observação participante e artefactos físicos. O uso dessas seis fontes exige o domínio de diferentes procedimentos de colheita de dados sobre os eventos e os comportamentos humanos verdadeiros. Esse objectivo difere (porém complemento) do objectivo típico do levantamento captar percepções, atitudes e relatórios verbais sobre os eventos e os comportamentos (não a evidencia directa sobre os eventos e os comportamentos).

Análise:

A análise dos dados consiste no exame, na categorização, na tabulação, no texto ou nas evidências recombinadas de outras formas, para tirar conclusões baseadas empiricamente. A análise da evidência de estudo de caso é especialmente difícil, porque as técnicas ainda não foram bem definidas.

Compartilhamento:

Relatar um estudo de caso significa seus resultados e constatações ao encerramento. Independentes da forma do relatório, passos similares são subjacentes a composição do estudo de caso. Identificação do público para o relatório. O desenvolvimento de sua estrutura composicional e a revisão dos rascunhos por outros.

119

Documentos relacionados