• Nenhum resultado encontrado

A seguir serão expostos os dados referentes às questões norteadoras relacionadas ao tema central de satisfação dos alunos avaliados a partir de 5 itens (1=discordo plenamente, 2= discordo parcialmente, 3= não concordo nem discordo, 4= concordo parcialmente e 5= concordo totalmente), os quais foram analisados e serão apresentados na sequência, conforme as categorias desenvolvidas pelo modelo estudado.

No gráfico 01, descrito abaixo, pode-se observar a Categoria 1 – Envolvimento do professor.

Gráfico 01: Categoria 1 – Envolvimento do professor

Essa categoria tinha como objetivo, saber dos alunos se os professores apresentam o conteúdo de forma entusiasmada; se ao ensinar, os professores parecem interessados; se os exemplos utilizados pelos professores ajudavam na compreensão do conteúdo; se os professores procuram saber se o estudante aprendeu o conteúdo ou procuravam relacionar a teoria com a prática profissional; bem como, saber se os professores são qualificados profissionalmente e se de uma maneira geral, os discentes avaliam de forma positiva o desempenho dos professores.

Com base nas respostas obtidas, nota-se que 39% dos estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor; 20,8% nem concordam nem discordam a esse respeito; 19,1% discordam parcialmente, 11,1% concordam totalmente e 10% dos entrevistados discordam totalmente acerca do envolvimento do professor. Desse modo, percebe-se que os alunos têm um bom envolvimento com os professores, visto que, 50,1% deles concordam parcialmente ou totalmente com a metodologia utilizada pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG campus Sousa-PB.

Faria et al. (2006), abordam a importância da avaliação do conhecimento técnico e a didática dos professores,como um fator relevante na questão da qualidade do ensino-aprendizagem, uma vez que, o conhecimento técnico dos professores parece atender, de forma satisfatória,às expectativas dos alunos, já que a média das notas para os professores que ministram disciplinas técnicas foi de 8,45 e para os que ministram disciplinas complementares foi de 8,57, corroborando assim com a presente pesquisa.

O gráfico 02 trará a Categoria 2 – Interesse do aluno, que irá abordar o interesse do discente em aprender o conteúdo do curso e se ele fica atento em sala de aula ou se o curso lhe desafia intelectualmente; se ele acredita estar se tornando mais competente na sua área de estudo e se ele geralmente participa de discussões em sala de aula, avaliando de forma positiva o seu desempenho ao longo do curso.

Nessa categoria as respostas foram positivas, em geral, visto que, 38,5% dos estudantes concordam plenamente que há interesse do aluno; 26% concordam totalmente; 19% nem concordam nem discordam, 11% discordam parcialmente e 5,5% discordam totalmente. As porcentagens podem ser observadas no gráfico 02 descrito abaixo.

Gráfico 02: Categoria 2 – Interesse do aluno

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

O estudo de Gomes; Dagostini; Cunha (2013) foi similar a presente pesquisa. De maneira geral os alunos pesquisados estão interessados em aprender, visto que na análise descritiva estão questões que apresentaram alto índice. Os autores concordam que o envolvimento do estudante está vinculado ao seu interesse em aprender, pois, o envolvimento do professor influencia diretamente no interesse do aluno e vice-versa. O professor pode estimular o aluno ou de certa forma diminuir o nível de interesse deste em relação ao curso.

Com relação à interação entre professor-aluno, a próxima categoria a ser discutida irá abordar justamente essa relação, destacando, as seguintes questões: o professor encoraja o estudante a expressar sua opinião; é receptivo a novas ideias e diferentes pontos de vista; os estudantes têm oportunidade para fazerem perguntas; os professores geralmente estimulam a discussão em sala de aula; os professores disponibilizam a seus alunos materiais de estudo sobre as aulas dadas; os professores avaliam seus alunos com precisão e justiça, e por fim, se é permitido aos alunos contatar os professores fora do ambiente da Universidade.

As respostas foram as mais variadas possíveis, no entanto, observou-se um percentual positivo com relação a interação entre professor-aluno, uma vez que,

34,5% concordam parcialmente que há essa interação; 25% nem concordo nem discordam; 21% concordam totalmente, 13,5% discordam parcialmente e somente 6% discordam totalmente.

Gráfico 03: Categoria 3 – Interação professor-aluno

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

Ao reportarmo-nos a interação entre professor e aluno como um fator motivador preponderante. A atuação do professor foi considerada importante principalmente no esclarecimento de dúvidas, o que caracteriza a procura da aprendizagem por parte do aluno, tendo o professor como mediador dessa relação, em que o aluno visa se envolver a fundo no assunto, questionando e suscitando a dúvida para melhor entendimento de uma explicação oferecida pelo professor, como expõe Lacerda; Reis; Santos (2008).

Silva et al. (2014) apoia que a chave para o sucesso na relação professor e aluno é o “diálogo” e, a partir deste, o professor pode identificar as necessidades individuais dos alunos, conhecendo-os, possibilitando entender o seu ritmo de desenvolvimento e provocar estímulos para que o aluno desenvolva seu senso crítico. Contudo, quando se observam as práticas em sala, percebe-se uma realidade diferente da discussão teórica. Seria de grande importância investigar as motivações para a insistência nesse modelo passivo de ensino.

A Categoria 4 - Exigência do curso - está representada no gráfico 04 e destaca os seguintes pontos: os professores abordam muitos conteúdos (além do necessário), os professores apresentam o conteúdo muito rapidamente, os trabalhos realizados consomem muito tempo em relação ao conhecimento que agregam as leituras indicadas muito difíceis, os materiais utilizados pelos professores são de boa qualidade, os professores trabalham todos os conteúdos previstos na ementa das disciplinas e os professores relacionam os conteúdos de forma sistemática.

Gráfico 04: A Categoria 4 - Exigência do curso

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

No que diz respeito a Exigência do curso, 38% dos alunos responderam que concordam parcialmente; 29% não concordam nem discordam, 15% concordam totalmente, 13% concordam parcialmente e 5% discordam totalmente com as exigências inerentes ao curso de Ciências Contábeis da UFCG campus Sousa-PB.

Leal; Miranda; Carmo (2013), explicam em seu estudo que para os estudantes de Ciências Contábeis, a preocupação se direciona para a obtenção do diploma e das possibilidades por ele proporcionadas, quais sejam, emprego, melhor remuneração, qualidade de vida, prestígio, etc. Com isso, observa-se uma expansão universitária com a chegada de estudantes cada vez mais heterogêneos, tanto nos

estilos cognitivos como na escolarização prévia, nas motivações e nas expectativas, além da diversificação das idades e, ainda, na presença crescente de estudantes trabalhadores que estão na universidade em tempo parcial, em geral, no período noturno.

O gráfico 05 apresenta a Categoria 5 – Organização do Curso, que por sua vez, dispõe acerca da organização das disciplinas; da facilidade para fazer anotações das apresentações realizadas pelo professor; da sequência da grade curricular; se os funcionários asseguram o bom andamento operacional do curso e de uma maneira geral se o curso atende as expectativas dos estudantes. Com isso, Fischborn; Jung (2010) discutem que os Cursos de Ciências Contábeis devem contribuir para a construção de um perfil profissional que integre responsabilidade social e formação técnico-científica, favorecendo a interrelação com outras áreas da ciência, com a finalidade de proporcionar a aplicação das competências nas mais diversas atividades contábeis.

Gráfico 05: A Categoria 5 – Organização do Curso

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

Ao abordarmos os alunos e indagá-los a respeito da organização do curso, 33% concordam parcialmente com essa organização; 25% nem concordam nem

discordam, 20% concordam totalmente; 13% discordam parcialmente e 9% discordam totalmente.

Na Categoria 6 será possível compreender a satisfação geral do aluno, tendo por base os seguintes critérios: satisfação com o curso e se essa satisfação em relação ao curso é melhor do que esperava quando ingressou; é fácil solucionar um problema no curso; o curso oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho; os profissionais formados no curso são preferidos pelas empresas; satisfação com o ensino que recebe; o nível de formação atingido pelos alunos que concluem o curso de Ciências Contábeis é satisfatório; as medidas adotadas pelo curso para a melhoria da qualidade do ensino são positivas; há um comprometimento efetivo dos professores com a qualidade do curso; e por fim, o curso é ideal.

Gráfico 06: A Categoria 6 – Satisfação geral do aluno

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

Tendo por base o exposto a respeito da satisfação do corpo discente, as respostas dos alunos foram: 33% concordam parcialmente; 25% nem concordam nem discordam; 19% concordam totalmente; 15% discordam parcialmente e 8% discordam totalmente.

A respeito do nível de satisfação dos alunos, a presente pesquisa corrobora com o estudo realizado por Viali (2014), onde foi identificado que 69,57% dos alunos estão satisfeitos com o curso, o que é bom por se partir da premissa de que apenas 2,17% estão muito insatisfeitos, 13,04% estão neutros e 15,22% estão muito satisfeitos, ou seja, o curso está sendo satisfatório para grande maioria.

Cunha; Gomes; Beck (2016) destacam que o grau de satisfação dos estudantes está intimamente relacionado ao nível de qualidade dos serviços prestados pelas universidades, ressaltando a necessidade de transmitir uma boa imagem a sociedade de uma forma geral. A inserção dos conceitos da gestão de qualidade total para as Instituições de Ensino Superior (IES) movido pela pressão de uma série de partes interessadas como os alunos, o governo, a comunidade empresarial e a comunidade local. Segundo o autor, esta inserção pauta-se no esforço das IES para melhorar a sua eficiência e eficácia, objetivando satisfazer esse conjunto de clientes cada vez mais exigentes.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo do trabalho foi possível investigar o grau de satisfação dos docentes com relação ao seu curso e como isso influência na forma como eles interagem no processo de ensino aprendizagem, além de identificar o grau de satisfação predominante entre os discentes pesquisados.

Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em todas as categorias analisadas, os estudantes optaram pela variável “concordo parcialmente”, obtendo sempre o maior percentual dentre as demais. É perceptível ainda que os discentes sentiram-se intimidados em opinar sobre as categorias, visto que a segunda variável com maior índice de percentual foi a “nem concordo, nem discordo”.

A categoria Interesse do Aluno obteve o maior percentual de satisfação dos discentes, somando os que concordaram parcialmente ou totalmente, que totalizou 64,5%.

Com base nos resultados obtidos, podem-se traçar alternativas para melhorar o envolvimento dos professores, visto que foi a variável que mais apresentou “discordo totalmente”, totalizando 19,1%, e ainda que apresentou menor índice de satisfação, onde 50,1% concordaram parcialmente ou totalmente com a categoria. Assim, é importante que os professores possam trabalhar melhor os conteúdos em sala ou até mesmo propor mais dinamismo nas aulas, novas formas de avaliação, enxergando as necessidades do seu alunado e as perspectivas que o mercado exija de cada um deles.

A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores.

Dessa forma, pensar estratégias de ensino variadas pode tornar mais interessante o curso para o aluno no desenvolvimento da aprendizagem, contribuindo assim para melhorar o rendimento acadêmico.

Há a necessidade, portanto, do Professor rever as ações pedagógicas para que estas sejam centradas nos alunos, de modo a motivá-los nas aulas, uma vez que o item envolvimento do Professor no Curso foi um dos mais altos. Entende-se que o envolvimento do aluno está ligado diretamente ao desenvolvimento do professor em sala de aula, ou seja, o envolvimento do professor tem ampla influência no interesse do aluno, incentivando o aluno a diminuir e/ou aumentar o nível de interesse deste em relação ao curso.

Acredita-se que os resultados apresentados nesta pesquisa possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, uma vez que a obtenção de informações possibilita a melhoria continuada em todos os aspectos dos cursos, além do aperfeiçoamento do próprio processo de avaliação institucional, e de ajudar a entender melhor o aluno diante suas necessidades atuais e futuras.

O grau de satisfação dos alunos do curso interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem, além de contribuir para um melhor conhecimento do desenvolvimento de professores e alunos do Curso de Ciências Contábeis da cidade de Sousa-PB.

Como recomendações para trabalhos futuro, dar continuidade à avaliação da satisfação dos alunos do Curso de Ciências Contábeis, como forma de observar a evolução no nível de satisfação dos alunos, não descurando a manutenção dos aspetos que deixam os alunos satisfeitos, nem a melhoria dos que são avaliados de forma menos positiva. A divulgação dos resultados de satisfação dos alunos do Curso poderia ser um fator importante e atrativo, quando da escolha do curso por parte dos alunos que estejam a candidatar-se ao ensino superior.

Assim sugere-se que futuras pesquisas busquem respostas para as seguintes questões: O Grau de satisfação dos alunos influencia no desempenho acadêmico de outros cursos da UACC? É possível relacionar outras variáveis para verificar o Grau de satisfação dos alunos do CCJS/UFCG?

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, S. S. A importância do FIES na garantia do direito ao ensino

superior. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Mar del Plata, dez., 2015. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/136212/102_00204.pdf ?sequence=1&isAllowed=y>.

ANDRADE, J. A. B.; MUYLDER, C. F. O grau de satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: um estudo de caso Unimontes Salinas.Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 8, n. 15, p. 4, 2009.

ANDRADE, M. A.; ARAUJO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 19, n. 48, p. 91-102, 2008. BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e

possibilidades.Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 361-390, abr.-jun., 2015. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131- 00361.pdf>.

BITTAR, M.; BITTAR, M. História da Educação no Brasil: a escola pública no

processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education,Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul-dez., 2012.

BRASIL. Lei ordinária n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. CUNHA, P. R.; GOMES, G.; BECK, F. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Estudo em Universidades Públicas de Santa

Catarina.Contabilidade Vista & Revista, v. 27, n. 1, p. 42-62, 2013. Disponível em: <http://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2162/1 708>.

ECHTERNACHT, T. H. S.; NIYAMA, J. K.; Almeida, C. O ensino da Contabilidade Internacional em cursos degraduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dosdocentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. UnB Contábil, Brasília, v. 10, n 2, Jul/ Dez., 2007. Disponível em: <https://cgg-

amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/241/pdf_111>.

FARIA, A. C. et al.Enfoque, v. 25, n. 1, p. 25-36, jan/apr., 2006.

FISCHBORN, N. H.; JUNG, C. F. Perfil e expectativas de alunos de ciências contábeis e a relação com as demandas do mercado. 2010. Disponível em: <https://contabeis.faccat.br/revista/edicao01/0003.pdf>.

GOMES, A. M.; MORAES, K. N. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa.Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 171- 190, jan.-mar. 2012. Disponível em:

GOMES, G.; DAGOSTINI, L.; CUNHA, P. R. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná.Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/adm/pdf/2012_EMA60.pdf>.

KOTLER, P. Administração de marketing. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LACERDA, J. R.; REIS, S. M.; SANTOS, N. A. Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências

contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa Universidade

Pública.Enfoque: Reflexão Contábil, v. 27, n. 1, p. 67-81, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/3071/307124257005/>.

LAGIOIA, U. C. T. et al. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis.Revista

Contemporânea de Contabilidade, v. 4, n. 8, p. 121-138, 2008.

LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CARMO, C. R. S.Teoria da Autodeterminação: uma Análise da Motivação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis. R. Cont. Fin. – USP, São Paulo, v. 24, n. 62, p. 162-173, maio/jun./jul./ago., 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2571/257127947007/>.

LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis: um estudo em uma instituição de ensino superior comunitária. 2012. MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, jan.- mar., 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478- rbedu-20-60-0031.pdf>.

MEZOMO, J. C. Educação e qualidade total: a escola volta às aulas. Petrópolis: Vozes, 1997.

NASCIMENTO, P. E. A. et al. História da educação no Brasil e a prática docente diante das novas tecnologias. IX Seminário nacional de estudos e pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2012. Disponível em:

<http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/8.19.p df>.

OLIVEIRA, D. A imagem do contador no Brasil:um estudo sobre sua evolução histórica. RCA - Revista de Controle e Administração, v. 3, n.1, jan./jun., 2007. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/2910964/DLFE-

244443.pdf/2.0.0.7._0.3._0.1..pdf#page=108>.

PELEIAS, I. R. et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, v. 18, n. spe, p. 19-32, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18nspe/a03v18sp.pdf>.

PIMENTEL, L. M.; SOUZA, M. A. O ensino da contabilidade e as perspectivas da profissão na atualidade: ênfase no profissional contábil que leciona em curso universitário. E-civitas Revista Científica do Departamento de Ciências

Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI-BH Belo Horizonte, v. 5, n. 1, jul., 2012. QUEIROZ, F. C. B. P. Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de

Estado.Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, Abr./Jun., 2013. REIS, A. J.; SILVA, S. L. A história da contabilidade no Brasil.Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, v. 11, n. 1, 2007. Disponível em:

<http://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/299>.

SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX Colóquio Internacional sobre gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, nov., 2009. Disponível em:

<http://www.ceap.br/material/MAT14092013162802.pdf>.

SANTOS, S. C. O Processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos ”sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), v. 08, p. 69-82, 2001.

STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil características, tendências e perspectivas. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2006.

SEVERINO, A. J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 73–89, 2008. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a06>.

SILVA, U. B. et al. Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a

formação crítico-reflexiva do contador.Revista de Contabilidade e Controladoria, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, v. 6, n.2, p. 54-66, maio/ago., 2014. SOARES, M. S. A. A educação superior no Brasil. Instituto Internacional para a Educação. Porto Alegre, nov., 2002. Disponível em:

<http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1109.pdf>.

SOUSA, Francisco José da Silva Freitas. Satisfação de Clientes: O Caso de Uma Empresa Industrial. 2011. 125p. Dissertação [Mestrado]. Universidade de Coimbra, jul, 2011. Disponível em:

<https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/16192/2/Satisfa%C3%A7%C3%A3o% 20de%20Clientes_O%20Caso%20de%20Uma%20Empresa%20Industrial.pdf>. SOUZA, A. A. et al.Ensino da Contabilidade Gerencial: Estudo dos Cursos de Ciências Contábeis das Melhores Universidades Brasileiras. Revista

Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, ano 05, v. 1, n.10, p. 69-90, Jul./Dez., 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/762/76212303004/>.

VIALI, A. S. Análise das intenções dos formandos no curso de ciências contábeis na escolha da área de atuação no mercado de trabalho. 2014. 31p. Monografia [Graduação]. Centro Universitário de Brasília. Brasília, 2014. Disponível

Documentos relacionados