• Nenhum resultado encontrado

4.7 Análise Comparativa dos Trabalhos Relacionados

5.1.2 Questões Pertinentes e Resultados

Posteriormente, os sujeitos foram questionados na terceira etapa sobre seu uso de RSMs e suas preocupações em relação a privacidade, a qual possuía três questões. Primeiramente os sujeitos respondiam qual a frequência que eles usavam o Facebook através de dispositivos móveis, seja para acessar, postar ou compartilhar conteúdo. A Figura 5.1 mostra as respostas obtidas. Observa-se que muitos dos usuários usam RSMs várias vezes por dia. Mais especificamente, 116 sujeitos (78 + 38, ≈71%) usam duas ou mais vezes ao dia.

Em seguida, ainda na terceira etapa, foi questionado se eles se julgavam preocupados sobre sua privacidade quando usavam redes sociais, e 146 responderam que sim (≈89%). Adicionalmente, eles responderam a seguinte questão: “Você acha que o fato de acessar mídias sociais através de dispositivos móveis faz com que você

Figura 5.1:Frequência de Acesso dos Sujeitos.

esteja sujeito a uma quantidade maior de problemas relacionados a sua privacidade?” e 112 responderam que sim (≈68%). Este número mostra que uma grande porção de usuários estão preocupados com sua privacidade quando o acesso a redes sociais é realizado através de dispositivos móveis.

Na parte inicial da quarta etapa, composta de 10 questões, optou-se por analisar apenas as respostas dos 146 sujeitos que se julgavam preocupados com sua privacidade. Esta etapa colocou os sujeitos em dez possíveis cenários reais onde eles estavam em situações realísticas de postagem de conteúdo em RSMs, por exemplo: “Você está em uma festa pela madrugada com um grupo de amigos e publica uma foto sua com eles.”, “Você está trabalhando em seu expediente e publica um vídeo curto que representa um pouco de sua rotina de trabalho.”, “Você está em uma comemoração com seus amigos em uma choperia (bar ou pub) e publica sua localização (check-in) fazendo marcação de seus amigos mostrando que eles estão co-localizados.”. Os participantes eram então questionados sobre quem poderia acessar suas postagens de conteúdo, podendo ser: 1. Contato ou grupo, 2. Todos contatos, 3. Público, 4. Exceção de contato ou grupo. Essa última opção é utilizada para permitir o usuário esconder (ou seja, negar acesso) a sua postagem para um contato ou grupo de contatos. Esse esquema de controle de acesso já é provido pelo Facebook. As respostas eram colocadas aleatoriamente para prevenir que os participantes respondessem sem lê-las, forçando-os a analisar qual a resposta mais adequada.

A partir da segunda situação realística adicionou-se uma quinta possibilidade de resposta: 5. Igual à questão anterior. Decidiu-se adicionar esta resposta por duas razões: (i) para forçar os participantes a refletirem sobre suas respostas para as questões anteriores (a cada questão ele precisaria verificar o que

respondeu anteriormente), e (ii) seria possível verificar se os usuários tinham a mesma resposta para todas as questões. Caso um participante respondesse a opção 5 em todas as situações, com exceção da primeira, isso indicaria que seu desejo em relação a privacidade era estático. Dos 146 participantes, apenas 6 se enquadraram neste caso, e todos os outros usuários mudaram suas respostas. Este número indica que os requisitos de privacidade dos usuários em RSMs são dinâmicos.

A Figura 5.2 mostra as resposta dos 140 sujeitos que tinham desejos dinâmicos de privacidade (≈85% do total). Os participantes tinham a opção de não responder as questões, elas eram opcionais por considerar-se que algum usuário poderia nunca ter postado conteúdo na situação ilustrada na questão, ou não conseguir ou poder se imaginar naquela situação. Neste caso as respostas foram computadas como “Não respondida”. Um resultado é particularmente interessante e pode ser visto na figura: considerando 9 situações, com exceção da primeira, existem 1260 respostas e, dentre elas, 1039 não são: “Igual à questão anterior” ou “Não respondida”. Este resultado mostra que os sujeitos mudaram suas respostas a cada questão e, por isso, indica novamente que requisitos de privacidade dos usuários em RSMs são dinâmicos.

Figura 5.2:Respostas dos Sujeitos para Quem Pode Acessar Conteúdos Postados.

Por fim, nas duas últimas questões da etapa quatro e do questionário, os sujeitos foram questionados para indicar quais fatores influenciaram suas respostas. Na questão 19, a qual foi formulada levando em consideração os resultados obtidos de outros estudos [137] [18] [23] e também de nossa experiência, os sujeitos tinham a opção de determinar se os seguintes quatro fatores tinham influenciado suas respostas: localização (por exemplo, em casa, no trabalho, em um bar, em uma outra cidade), tempo (ou seja, período do dia ou dia da semana), pessoas co-localizadas (ou seja, contatos próximos), e o tipo de conteúdo a ser publicado (ou seja, mensagem, foto,

vídeo ou check-in). Essa questão é aparentemente tendenciosa, entretanto, deixou-se explícito para os sujeitos que outros fatores poderiam provavelmente influenciar suas respostas e que eles deveriam listá-los na questão seguinte. O resultado é mostrado na Figura 5.3 e, novamente, ele considera os 140 sujeitos que tem desejos de privacidade dinâmicos dentre os 146 que se julgavam preocupados com sua privacidade. Como pode ser visto, os quatro fatores significantemente influenciaram a tomada de decisão dos sujeitos para controlar acesso a conteúdos postados em RSMs.

Figura 5.3:Resposta dos Sujeitos para os Fatores que Influenciaram Decisões para Controlar

Acesso a Conteúdos.

Para se obter um resultado qualitativo, na questão 20 os sujeitos poderiam descrever livremente quais seriam outros possíveis fatores que influenciaram suas decisões em relação à escolha da configuração de privacidade aos conteúdos postados, além dos quatro listados na questão anterior. Como resultado, os sujeitos confirmaram os quatro fatores previamente listados na questão 19 usando diferentes palavras, além de tentarem justificar a motivação para suas respostas. Em relação ao fator tempo, três sujeitos reportaram espontaneamente na questão 20 que este fator não influenciou suas decisões devido eles realizarem suas postagens depois de obter o conteúdo a ser publicada, ou seja, em um tempo futuro.