• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS

No documento LÍNGUA PORTUGUESA PÓS EDITAL (páginas 44-47)

comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar a forma de tratamento Vossa Excelência. Caso possua o título de doutor, o ministro destinatário pode, ainda, ser designado como doutor.

2) CESPE - 2014 – TJ-SE - Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

3) CESPE - 2014 - TJ-SE - No envelope de uma comunicação destinada a um juiz de direito, deve-se adotar o seguinte modelo de endereçamento: Ao Senhor [nome do juiz] Juiz de Direito Rua Tal, n.º 456 49000-000 — Aracaju – SE 4) CESPE - 2014 – TJ-SE - A mensagem que tenha por finalidade recomendar autoridades para a ocupação de cargos deve ser acompanhada do curriculum vitae do indicado, devidamente assinado.

5) CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Judiciária - Na indicação de nome ao cargo de ministro do STF, o presidente da República deverá fazer uso de uma

mensagem, à qual deverá anexar curriculum vitae, devidamente assinado, do indicado.

6) CESPE - 2014 – TJ-SE - Embora aviso e ofício sigam o mesmo padrão formal — o padrão ofício —, as funções desses documentos são distintas. 7) CESPE - 2014 – TJ-SE - O trecho seguinte é adequado para constar de um memorando: Solicita-se a esse respeitável departamento, o envio, ao Setor de Limpeza e Conservação, dos materiais arrolados abaixo.

8) CESPE - 2014 – TJ-SE - A redação oficial consiste na comunicação tanto do poder público quanto do particular, com o objetivo de transmitir mensagem de interesse público relevante.

9) CESPE - 2014 – TJ-SE - O uso de uma forma específica de linguagem administrativa contraria as normas de redação das correspondências oficiais. 10) CESPE - 2014 – TJ-SE - Todo expediente oficial deve ser claro, qualidade para a qual concorrem a impessoalidade, a concisão e o uso do padrão culto da língua.

11) CESPE - 2014 – TJ-SE - O uso do vocativo Excelentíssimo Senhor atende ao requisito da formalidade de tratamento nas comunicações oficiais dirigidas a reitores de universidades. 12) CESPE - 2014 – TJ-SE - Os adjetivos empregados em referência aos pronomes de tratamento em uma comunicação oficial devem sempre estar flexionados no masculino, de

maneira a resguardar o requisito da uniformidade na redação oficial.

13) CESPE - 2014 – TC-DF - Para encaminhar documentos ao Supremo Tribunal Federal, o TCDF deve utilizar a modalidade de comunicação oficial denominada memorando.

14) CESPE - 2014 – TC-DF - A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: “Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento”. 15) CESPE - 2014 – MEC - Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.

16) CESPE - 2014 – MEC - O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.

17) CESPE - 2014 – MEC - Em

comunicações de mero

encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.

18) CESPE - 2014 – MEC - Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá

impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade. 19) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Nos avisos, o fecho adequado é Atenciosamente, visto que tal documento é emitido por ministros para autoridade de mesma hierarquia. 20) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

21) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Em ofícios ou memorandos, o local e a data do documento devem ser informados logo abaixo da indicação do nome e do endereço do destinatário.

22) CESPE - 2014 – MTE - No âmbito da administração pública, arquiva-se, se necessário, a cópia xérox do fax, meio de comunicação utilizado para transmissão de mensagens urgentes e para o envio de documentos que não possam ser encaminhados por meio eletrônico.

23) CESPE - 2014 – MTE - A mensagem e o ofício possuem praticamente a mesma estrutura, mas suas finalidades são diferentes: a mensagem é usada para comunicação entre autoridades de mesma hierarquia, sendo dispensada a assinatura do seu signatário; o ofício é utilizado para comunicação com o público, sendo obrigatória a assinatura do seu signatário.

empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.

25) CESPE - 2014 – Caixa - Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República 26) CESPE - 2014 – Caixa - Uma das formas de se garantir a impessoalidade dos textos oficiais consiste na supressão do nome próprio do signatário de uma comunicação, que deve ser identificado apenas por meio da menção ao cargo que ele ocupa.

27) CESPE - 2014 – FUB - Em correspondências internas assinadas pelo reitor e destinadas às autoridades universitárias da UnB, devem-se empregar o fecho Atenciosamente e o

pronome de tratamento Vossa(s) Senhoria(s).

28) CESPE - 2014 – SUFRAMA - Caso quisesse conferir mais formalidade e polidez ao documento, o técnico deveria ter utilizado os tratamentos Doutor, Ilustríssimo ou Digníssimo, para se dirigir ao coordenador-geral.

29) CESPE - 2014 – SUFRAMA - Quando enviar documento de mesma natureza ao técnico, o coordenador- geral deverá empregar o fecho Atenciosamente

30) CESPE - 2014 – SUFRAMA - O servidor utilizou o memorando de maneira inadequada, uma vez que esse expediente, cujo caráter é meramente administrativo, não poderia ter sido empregado para a exposição de sugestão.

GABARITO 1) C 2) C 3) E 4) C 5) C 6) C 7) E 8) E 9) C 10) C 11) E 12) E 13) E 14) C 15) E 16) C 17) C 18) C 19) C 20) C 21) E 22) C 23) E 24) E 25) C 26) E 27) C 28) E 29) C 30) E

No documento LÍNGUA PORTUGUESA PÓS EDITAL (páginas 44-47)

Documentos relacionados