• Nenhum resultado encontrado

Questionário aplicado a consultoras da VSM Comunicações

Questionário aplicado a consultoras da VSM Comunicações, Ana Luiza Brito e Manuella Nobrega

Este questionário dará apoio à produção do terceiro capítulo e à finalização do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará - UFC, com o tema: O papel das assessorias de imprensa na construção das notícias do caderno de

cotidiano do jornal O Povo

Objetivo:

- Pontuar quais critérios determinam a publicação de uma notícia no caderno de cotidiano do jornal O Povo;

- Destacar o que faz um fato se tornar uma notícia (proximidade, interesse público, tempo, disponibilidade, relevância, curiosidade, interesse econômico);

- Como as assessorias contribuem na construção da agenda do caderno de cotidiano do jornal O Povo

1. As assessorias tiveram um boom, no Brasil, durante a ditadura militar. Elas surgiram como um mecanismo de manipulação das informações e de proteção da imagem das empresas privadas e instituições públicas, perante a imprensa e o público. Na maioria das vezes, as informações eram distorcidas, manipuladas, etc. Qual a avaliação que você faz da relação entre jornalistas e editores do caderno de cotidiano do O Povo e as assessores de imprensa? E com o jornal?

A relação entre o caderno de Cotidiano e as assessorias tem sido bastante interativa e produtiva para ambos os lados. Além disso, o caderno é um ótimo facilitador para as pautas factuais, de grande relevância para a sociedade. Os profissionais estão cada vez mais capacitados com os assuntos do dia-a-dia e com isso o caderno torna-se mais abrangente na variedade de pautas. O papel da assessoria de imprensa hoje é profissionalizar a relação entre as instituições e a imprensa. Não tem esse caráter de manipulação de quando surgiu. Pelo contrário, trabalho com transparência e informações com credibilidade. O núcleo de cotidiano é o maior do jornal O Povo abrange temas do próprio cotidiano, além de esporte,

ciências e interior. Para nós, a relação entre o caderno cotidiano e as assessorias de imprensa é cordial e profissional. É uma via de dialogo de mão-dupla. Da mesma forma que a assessorias de imprensa enviam sugestões para editoria, recebe demandas dos jornalistas também.

2. Qual papel as assessorias de imprensa desempenham dentro das redações?

De dar suporte na elaboração das pautas; as assessorias têm o papel de levar as melhores pautas de seus clientes para que as mesmas possam ter uma grande repercussão, isso implica em quase todas as editorias, dependendo do assunto e sua dimensão. Parte das matérias publicadas nos jornais é de sugestões e envio de release por parte das assessorias, mas valeu lembrar que um bom release feito pelas assessorias resulta em uma boa matéria divulgada pelos jornais.

3. Quais princípios norteiam o trabalho de “construção” da agenda da editoria de cotidiano do jornal O Povo pelas assessorias de imprensa? (NÃO É NECESSÁRIO QUE JORNALISTAS E EDITORES RESPONDAM ESTA PERGUNTA)

A criteriosa análise dos assuntos relativos as causas sociais, direitos do cidadão, agenda, saúde, educação, trânsito e segurança entre outras temáticas que pontuam os principais acontecimentos sociais e que influenciem diretamente no dia-a-dia da população.

4. Qual a constância com que editores da editoria de cotidiano do jornal O Povo recebem material das assessorias de imprensa? Quanto por cento do material enviado é aproveitado? Quais os assuntos mais enviados e os mais publicados. De que forma: sendo reescrito, sendo pautado, ou publicando do jeito que chegam às redações?

Todos os dias as assessorias levam novos assuntos a editoria de Cotidiano. Dos assuntos mais enviados e divulgados são: emprego, saúde, direitos do cidadão, trânsito, segurança e educação, além de agenda. Em geral, O Povo pauta os assuntos. Em alguns casos, como as notas 2 MIN, reescreve o material enviado pela assessoria.

5. Quais características devem conter um release para que sirva como “pauta” para a editoria de cotidiano do jornal O Povo?

Programação completa do evento, linguagem acessível, personagens, presenças relevantes como de autoridades, depoimento dos responsáveis, estatísticas, cases.

6. Quais dificuldades enfrentam as assessorias de imprensa para incorporar à agenda da editoria de cotidiano do jornal O Povo notícias?

Uma das maiores dificuldades está relacionada aos eventos de última hora, principalmente no turno da noite e aos sábados, por vezes a editoria tem dificuldades com disponibilidade de equipe. Além disso, a própria questão do espaço. Existem muitos fatos interessantes que o jornal não cobre por não ter equipe ou por já estar cobrindo outros temas.

7. Quais os critérios de escolha das notícias são utilizados pela editoria de cotidiano do jornal O Povo? (NÃO É NECESSÁRIO QUE AS ASSESSORIAS RESPONDAM ESTA PERGUNTA)

8. Qual o nível de liberdade dos editores e jornalistas do núcleo de cotidiano do jornal O Povo na construção e seleção das notícias enviadas pelas assessorias?

Acreditamos que todos tenham autonomia para a escolha de pautas enviadas pelas assessorias, porém, a mesma tendo que ser aprovada em reunião dos editores.

9. A que tipo de pressões estão submetidos os editores durante a escolha do que será publicado no caderno de cotidiano do jornal O Povo? (NÃO É NECESSÁRIO QUE AS ASSESSORIAS RESPONDAM ESTA PERGUNTA)

10. Existe alguma pressão das assessorias para que as notícias (releases) enviadas sejam publicadas. Quais?

Toda assessoria que trabalha com assuntos factuais tem como obrigação agendar-se com as editorias de cotidiano, isso implica seguir um planejamento estratégico para que o resultado tenha êxito e seja satisfatório. A assessoria divulga informações que acham relevantes do ponto de vista do interesse público. Se as informações não fossem interessantes para a sociedade não seriam trabalhadas. Nessa perspectiva, a assessoria tentar mostrar porque determinada pauta é interessante para os leitores e, por isso, merece a cobertura do veículo. A decisão final fica, claro, com os editores. O material enviado pela

assessoria de imprensa é uma sugestão. Não há expectativa que sejam publicados na íntegra. São informações para subsidiar a apuração do próprio veículo.

Documentos relacionados