• Nenhum resultado encontrado

Parte A - Projetos

1. Caraterize o tipo de projetos nos quais mais frequentemente trabalha, quanto: 1.1 À área de aplicação (assinale a sua opção com um “x”)

Mudanças organizacionais (Ex: aquisições, fusões, melhoria dos processos de gestão, novo empreendimento, reestruturação organizacional, procedimento legal)

Informação, Comunicação & Tecnologia (Ex: rede de sistemas de comunicação, mudança de sistemas de comunicação, desenvolvimento de sistemas de informação)

Engenharia & Construção (Ex: Projeto e construção de novos ativos físicos tais como estradas e edifícios)

1.2 À inovação (assinale a sua opção com um “x”)

Projetos rutura (Resulta em algo inédito para o consumidor. Projetos onde o tempo é mais importante do que o custo e com alto nível de incerteza. Alta dificuldade em definir os requisitos e necessidades dos clientes, o que leva a variações de âmbito)

Projetos próxima geração (Nível médio de familiaridade do consumidor com o resultado do projeto. Médio nível de incerteza e de dificuldade de definição de objetivos. Algumas variações de âmbito. Ex: nova geração de uma linha de produtos atual)

Projetos derivativos (Consumidores familiarizados com o resultado do projeto. Incerteza baixa mas existente. Pequenas variações de âmbito ao longo do projeto. Ex: introdução de melhorias ou versões de produtos já existentes)

1.3 À complexidade (assinale a sua opção com um “x”)

Baixa (coleção de componentes e módulos combinados numa unidade que desempenha uma única função. Ex: aparelhos domésticos, uma fonte de energia, etc.)

Média (conjunto de subsistemas em interação que desempenham múltiplas funções e atividades. Ex: computadores, radares, aviões, construções de edifícios, etc.)

Alta (conjunto de sistemas dispersos que funcionam juntos para atingir um propósito

No âmbito da Gestão de Projetos, este inquérito destina-se a um estudo académico de mestrado. Procura-se encontrar alguma correlação entre os diferentes tipos de projetos e as competências dos gestores de projetos mais importantes para o sucesso dos projetos. Tem duração máxima de 10 minutos e assegura-se o anonimato de todos os participantes.

60 Parte B- Competências

2. Da seguinte lista de competências assinale com um “x” aquelas que mais utiliza na realização das suas tarefas como gestor(a) de projetos.

2.1 Competências técnicas

Planeia a gestão do projeto com base nos requisitos do projeto e decide que métodos e ferramentas utilizar.

Identifica todos os stakeholders e prioriza os seus interesses. Define os objetivos finais.

Avalia os riscos e as oportunidades e traça planos de resposta. Leva a cabo os procedimentos de garantia e controlo de qualidade. Define os papéis, responsabilidades e níveis de autoridade a adotar.

Desenvolve, na equipa de projeto, uma perspetiva comum de propósito e compromisso.

Deteta problemas, identifica a sua causa e aplica métodos de resolução. Elabora e mantém as estruturas apropriadas ao projeto.

Define o âmbito e controla-o em todas as fases do projeto. Define e sequencia as atividades do projeto, e estima as durações. Identifica os recursos necessários e associa-os às atividades.

Estima custos no início do projeto e controla o plano de custos durante o projeto.

Define as necessidades de aprovisionamento e estabelece a administração dos contratos. Controla o processo de gestão de alterações.

Identifica desvios e tendências a controlar e aplica ações corretivas. Regista as lições aprendidas. Controla e audita o sistema de informação da gestão do projeto.

Determina o que deve ser comunicado, em que contexto, onde, quando e através de que meios de comunicação. Obtém feedback.

Prepara o documento de definição do projeto “project charter” aquando o arranque do projeto, revê e modifica-o se necessário.

Encerra o projeto produzindo a respetiva documentação, considerando aspetos como a transferência de responsabilidades do contratante para o dono do projeto, o início do período de garantia, e as faturações.

2.2 Competências comportamentais

É um líder que delega tarefas, dá o exemplo, assume responsabilidade total e assegura o cumprimento dos objetivos.

Sabe como e quando envolver os outros, estimula o empenho da equipa e gere ativamente os níveis de motivação.

Tem autocontrolo: controla as emoções e procura consensos.

É assertivo: transmite segurança e influência, e considera os pontos de vista da minoria. É descontraído, atento às situações de stress e alivia a tensão sempre que possível.

É criativo: age de forma original, tem mente aberta a novas ideias e encontra soluções em novas áreas.

Foca-se nos principais objetivos, procura melhorias, e tem atenção aos detalhes sem perder a visão de conjunto.

Deteta e corrige a utilização não otimizada dos recursos. Tem autocontrolo: controla as emoções e procura consensos. Apresenta argumentos sólidos baseados em lógica e factos.

Resolve discordâncias chegando a uma solução mutuamente satisfatória, e ajuda a criar relações de trabalho ou de negócio duradouras.

É transparente, íntegro e mediador. Com respeito pelo individuo e pelas suas funções. Trata com discrição as questões confidenciais.

Dá liberdade aos subordinados para realizarem o seu trabalho da forma que acharem mais adequada, pois percebe as qualidades intrínsecas das pessoas.

Tem conduta moralmente aceitável, é consciente e respeitoso, e não abusa do seu poder.

2.3 Competências contextuais

Valida as necessidades da organização para gerir projetos e muda a cultura e os processos em conformidade.

Alinha os programas com os objetivos estratégicos da organização. Lista e define prioridades de programas e projetos e atribui recursos.

Desenvolve o conceito de PPP (projetos, programas e portefólios) na organização, faz um teste piloto e implementa.

Combina a estrutura, objetivos e formas de trabalhar da organização com a estrutura, objetivos e formas de trabalhar das partes interessadas.

Enquadra os PPP (projetos, programas e portefólios) no ambiente do negócio. Define o desenvolvimento do sistema, produto ou tecnologia como um novo projeto.

Identifica as necessidades de recursos humanos, seleciona as pessoas certas e gere o seu desempenho.

Identifica riscos de saúde, segurança e ambientais e desenvolve planos de proteção.

Garante a disponibilidade dos fundos necessários para o projeto de forma responsável e atempada. Limita a exposição legal e tem uma reputação de condução do negócio dentro da lei e de forma ética.

3. Considere que o sucesso de um projeto pode ser definido como o cumprimento das metas planeadas de prazo, de orçamento e dos requisitos dos clientes ou utilizadores finais.

62 Parte C – Caraterização do respondente

4. Identifique:

4.1 O sector de atividade onde trabalha (assinale a sua opção com um “x”) Ambiente/Resíduos/Esgotos

Artes/Entretenimento Automóvel

Comércio e retalho

Construção e obras públicas Consultoria Defesa e aeroespacial Desenvolvimento internacional Desenvolvimento urbano E-commerce Educação/Formação Eletrónica Farmacêutica Indústria transformadora Indústria energética Indústria extrativa Informação tecnológica Petroquímica

Produção e distribuição de eletricidade, gás e água Restauração, hotelaria e similares

Saúde/Serviços sociais Seguros

Serviços de informação e comunicação/telecomunicação Serviços financeiros (Banca)

Serviços públicos Sistemas de informação Transportes e armazenagem Outro, especifique

4.2 A dimensão da sua empresa quanto ao número de trabalhadores: < que 10 trabalhadores

entre 10 e 49 trabalhadores entre 50 e 250 trabalhadores + que 250 trabalhadores

4.3 A sua experiência em Gestão de Projetos (em anos):

4.4 O seu género (assinale a sua opção com um “x”) Masculino

Feminino

4.5 A sua idade:

5. Tem algum tipo de certificação em Gestão de Projetos? Sim, especifique

Não

6. Está interessado (a) em receber os resultados deste estudo? Sim

Não

7. Indique, por favor, o seu endereço eletrónico:

ANEXO III – DISTRIBUIÇÕES DAS TRÊS VARIÁVEIS CRIADAS PELAS CATEGORIAS DE CADA UMA DAS

Documentos relacionados