• Nenhum resultado encontrado

DOSI, G.; MALERBA, F.;

4.2 AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS

4.2.2 Questionário

A elaboração do questionário segue as orientações de Gil (2010), ao propor as questões na forma fechada, em que os respondentes selecionam uma das alternativas apresentadas. A escolha das perguntas é baseada na premissa inicial desta dissertação, focando a gestão do conhecimento como contexto de investigação.

Com a finalidade de ―prevenir deformações‖ (GIL, 2010, p.128) no questionário, são excluídas perguntas de caráter normativo relativo a questões pessoais e outras de natura religiosa e econômica.

As alternativas propostas no questionário seguem a recomendação de Gil (2010) ao recomendar duas categorias extremas e duas intermediárias. Desta forma, estabelece o seguinte padrão de pontuação:

4 - Totalmente 3 - Parcialmente 2 – Não concordo 1 – Não sei

Este padrão é considerado no instrumento, uma média que relaciona as informações obtidas na pesquisa com as respostas específicas de cada pergunta.

A base de elaboração do questionário aplicado nesta pesquisa utiliza das dimensões que orientam o método OKA – Organizational Knowledge Assesment (FONSECA; FRESNEDA, 2010), adaptando-se para o instrumento em questão.

Os elementos pessoas, processos e tecnologia são apresentados método OKA, desdobrando-se em 14 dimensões é utilizado como guia para a geração das questões de pesquisa.

Quadro 12: Definição das questões a serem aplicadas.

Dimensões OKA – Organizational

Knowledge Assessment Questões

Pessoa Cultura e incentivos

as atitudes culturais implícitas e explícitas, as crenças e incentivos que existem dentro da organização para formar, criar e apoiar o uso dos ativos intelectuais (incluindo conhecimento) para alcançar as suas metas

1 Os empreendedores da organização (sócios fundadores, colaboradores) entendem o que é gestão do conhecimento?

2 Há um entendimento que o conhecimento é um ativo chave na organização?

3 A geração de ideias e o seu desenvolvimento é uma prática cultural da organização? Identificação e criação do conhecimento a capacidade da organização e seus

stakeholders para identificar

e criar conhecimento (e outros ativos intelectuais), especialmente, aqueles que contribuem para a organização atingir suas metas

4 A experiência da organização contribui na criação de novas oportunidades de negócio? 5 As competências internas dos gestores e a sua experiência prévia estimulam os empreendedores a gerar novos conhecimentos para

atendimento dos objetivos organizacionais?

Compartilhamento do conhecimento

a capacidade da organização e seus stakeholders para compartilhar ativos intelectuais que permitam à organização alcançar suas metas

6 O desenvolvimento das ideias depende de trocas de conhecimento entre os empreendedores internos e os parceiros externos?

7 O compartilhamento e uso do conhecimento favorece a inovação nos produtos(bens ou serviços)?

Comunidades de prática e times do conhecimento

identificar a existência, a natureza e o envolvimento de pessoas na empresa que possam, efetivamente influenciar na solução de problemas e permitir que a organização alcance suas metas

8 Os empreendedores envolvidos no projeto, constroem soluções colaborativas que influenciam nos resultados?

9 Qual a facilidade de um

empreendedor modificar seu processo de negócio?

aprendizado organização para construir capital humano por meio de treinamento ou outras atividades dirigidas para o aprimoramento do conhecimento;

são estimuladas a exercitar seus conhecimentos e experiências? 11 Como o aprendizado é estimulado na organização? Processo Liderança e Estratégia a adoção e execução da gestão do conhecimento como um princípio gerencial pelos líderes da organização;

12 Como as lideranças utilizam a gestão do conhecimento nas práticas organizacionais?

13 Qual o grau de estímulo das lideranças na incorporação do processo de criação, compartilhamento e uso do conhecimento na rotina diária?

Fluxo do conhecimento

como o conhecimento e outros ativos intelectuais fluem na organização. Inclui a captura, o armazenamento e a disseminação.

14 Qual o grau de influência das políticas internas da organização, no processo de captura do conhecimento? 15 Qual a efetividade do

armazenamento do conhecimento pela organização?

16 Qual a efetividade da disseminação do conhecimento pela organização?

Operacionalização do conhecimento

a capacidade da organização para integrar e

aplicar o conhecimento nos seus negócios e processos operacionais (incluindo o desenvolvimento de novos produtos, marketing, e outros). Esse é, essencialmente, o feedback da aplicação do conhecimento nos negócios, e consequentemente, os resultados para a organização

17 A estrutura organizacional existente, permite a integração do conhecimento aos processos de negócio (desenvolvimento de produtos, novos processos, vendas, etc)?

18 As práticas organizacionais (políticas, procedimentos, práticas culturais) mesmo que informais, favorecem mudanças para incorporação de um fluxo de conhecimento?

Alinhamento o grau em que os objetivos

do Programa de Gestão do Conhecimento e seus resultados satisfazem ou realizam objetivos e metas da organização.

19 Qual o grau de alinhamento entre as estratégias e os objetivos da organização?

20 Qual o grau em que iniciativas ou programas de Gestão do

Conhecimento refletem o objetivo da organização?

21 As práticas de gestão do conhecimento permitem a organização alavancar novos recursos?

Métricas e monitoração

a capacidade da organização em medir a si mesma levando em consideração o gerenciamento dos ativos intelectuais, bem como monitorar e identificar melhores práticas, informações externas, e aprendizado que possam melhorar e gerar valor para a organização.

22 Qual a efetividade das métricas de produção intelectual (publicações e patentes) nos produtos (bens e serviços) em desenvolvimento ou já desenvolvidos?

23 O monitoramento das práticas, das informações externas e dos ambientes competitivos agregam valor para as ideias em desenvolvimento? Sistemas Infraestrutura de tecnologia de GC a existência e capacidade da infra-estrutura tecnológica que permitam a gestão do conhecimento e o compartilhamento de melhores práticas.

24 Qual a capacidade da infra- estrutura tecnológica dar suporte nos processos de gestão da organização? 25 Que tipos de sistemas de TI podem capturar o conhecimento e disseminá- lo na organização?

Infraestrutura de acesso ao conhecimento

a capacidade e infra- estrutura existente que permitam que os

stakeholders acessem e

compartilhem os ativos intelectuais da organização nos seus sistemas, ou com outras pessoas

26 Qual o potencial de uso dos

softwares de navegação para melhorar

a comunicação entre as pessoas?

Gestão de conteúdo

tipos de ferramentas a organização produz ou executa para gerenciar o conteúdo e a informação

27 Quais os sistemas de gestão do conteúdo mais utilizados pela sua organização?

28.Qual o propósito dos conteúdos mais utilizados na sua organização?

Suporte e gestão do ambiente de GC

A natureza, desenho, e capacidade do programa de GC estar dentro da empresa envolvendo pessoas, unidades, grupos etc.

29 Quais os incentivos abaixo, mais motivam as pessoas em compartilhar conhecimento e construir ideias no seu ambiente organizacional? 30 Qual a relevância de um programa de Gestão do conhecimento ser internalizado na sua organização?

Fonte: Adaptado pelo autor de Fonseca e Fresneda (2010, p. 06).

A construção do instrumento aconteceu em conjunto a equipe de especialistas do Sinapse, pré-validando as questões. Utilizou-se para a aplicação do instrumento, a forma eletrônica do google forms, apresentado no apêndice C – Formulário Delphi e também disponível no endereço eletrônico: <https://spreadsheets.google.com/viewform?Formk ey=dDlpVDVHSE5RMU8yUWR1anpTYkEzc1E6MQ>., com o objetivo de coletar e tabular os dados de forma automática.