• Nenhum resultado encontrado

6 AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO MAMÍFEROS

6.3 Questionário de avaliação

Neste trabalho foi utilizado um questionário (Apêndice II) contendo seis questões usando como base a escala likert (Likert, R., 1932), que possibilita respostas objetivas, através de alternativas que vão de um extremo ao outro. Por exemplo, em uma alternativa encontra-se a opção “Concordo fortemente” e em outra a opção “Discordo fortemente”, em muitos casos existem uma alternativa que demonstra neutralidade. As questões foram formuladas a fim de avaliar se o uso da aplicação web aliada aos princípios do Linked Data melhoram o registro e acesso

dos dados das espécies da coleção de mamíferos do NUPEM. O formulário de avaliação contém as seguintes questões:

1. Em relação ao cadastro de uma coleta de espécie na coleção de mamíferos, como você classificaria a forma como esse cadastro é feito?

( ) Péssima ( ) Ruim ( ) Boa ( ) Muito boa ( ) Ótima

2. Qual é a sua opinião sobre a seguinte afirmação? As informações oferecidas durante o cadastro de uma coleta de espécie facilitam a inserção dos dados. ( ) Concordo Fortemente ( ) Concordo ( ) Neutro ( ) Discordo ( ) Discordo Fortemente

3. Qual é a sua opinião sobre a seguinte afirmação? As opções de consulta disponíveis na aplicação permitem encontrar uma determinada coleta de espécie cadastrada na coleção. ( ) Concordo Fortemente ( ) Concordo ( ) Neutro ( ) Discordo ( ) Discordo Fortemente

4. Em relação à forma de acesso aos dados de uma coleta de espécie na coleção de mamíferos, como você a classificaria?

( ) Péssima ( ) Ruim ( ) Boa ( ) Muito boa

( ) Ótima

5. Qual é a sua opinião sobre a seguinte afirmação? As informações apresentadas, referentes às espécies e ao local da coleta, contribuem para a compreensão das coletas de espécies presentes na coleção de mamíferos do NUPEM. ( ) Concordo Fortemente ( ) Concordo ( ) Neutro ( ) Discordo ( ) Discordo Fortemente

6. Em relação à navegação pelas informações cadastradas na coleção de mamíferos, como você a classificaria?

( ) Péssima ( ) Ruim ( ) Boa ( ) Muito boa ( ) Ótima

6.4 Limitações

O pequeno número de participantes, apenas sete, pode afetar a generalização dos resultados. A avaliação contou com esse número reduzido pois existem poucos pesquisadores no grupo de pesquisa de mamíferos do NUPEM, que em sua maioria contam com alunos de graduação e pós-graduação em ciências ambientais. Foram selecionados os alunos que mais tem contato com os dados da coleção e o responsável por ela, que possui uma vasta experiência na área, com o objetivo de obter uma avaliação crítica da aplicação.

6.5 Resultados

A Tabela 10 mostra os resultados das questões um, quatro e seis (APÊNDICE II). Na primeira questão, 57,14% dos participantes, mais que a metade, classificou a forma como o cadastro de uma coleta de espécie é feita como muito boa, 28,57% classificou como ótima e 14,28% como boa. Já na quarta questão, a

maioria dos participantes, mais de 42%, classificou a forma de acesso aos dados de uma coleta de espécie como boa, 28,57% como muito boa e 28,57% como ótima. Na sexta questão, onde era avaliada a navegação pelas informações cadastradas na coleção de mamíferos, 42,85% participantes avaliaram como boa, 28,57% como muito boa e 28,57% como ótima. Nenhum participante classificou as funcionalidades como ruim ou péssima. Esses resultados indicam que a forma como o cadastro, acesso e navegação são feitos satisfaz a necessidade de pessoas envolvidas com a coleção de mamíferos. Nessas questões foram usados princípios Linked Data para obter informações para auxiliar no cadastro de espécie e foram usadas as técnicas do método SHDM para auxiliar na navegação dos dados, disponibilizando links que auxiliam na navegação pelas informações das espécies.

Tabela 10 - Resultado das questões um, quatro e seis.

Questão Péssima Ruim Boa Muito boa Ótima 1 (Cadastro) 0 (0%) 0 (0%) 1(14,28%) 4 (57,14%) 2 (28,57%) 4 (Acesso aos dados) 0 (0%) 0 (0%) 3 (42,85%) 2 (28,57%) 2 (28,57%) 6 (Navegação) 0 (0%) 0 (0%) 3 (42,85%) 2 (28,57%) 2 (28,57%)

Fonte: Elaboração própria

A Tabela 11 mostra os resultados das questões dois, três e cinco respectivamente (APÊNDICE II), onde na questão dois, os participantes foram convidados a manifestar sua opinião sobre a seguinte afirmação: as informações oferecidas durante o cadastro de uma coleta de espécie facilitam a inserção dos dados. A maioria dos participantes, mais de 57%, disse que concorda fortemente com essa afirmação, quase 43% disse que concordam. Já na questão três os participantes opinaram sobre a seguinte afirmação: As opções de consulta disponíveis na aplicação permitem encontrar uma determinada coleta de espécie cadastrada na coleção. Neste caso mais de 70% dos participantes concordaram com a informação e quase 29% concordaram fortemente. Na questão seis, os participantes opinaram sobre a seguinte afirmação: As opções de consulta disponíveis na aplicação permitem encontrar uma determinada coleta de espécie cadastrada na coleção. A maioria dos participantes, mais de 70%, concordaram com a afirmação e cerca de 30% concordaram fortemente. Nenhum participante ficou neutro ou discordou com as afirmações. O resultado da questão 1 indica que o uso

de Linked Data auxilia no preenchimento dos dados referentes a coleta, pois foram usados dados da base do DBPedia, para auxiliar no preenchimento dos dados de identificação da espécie, e dados do Geonames para auxiliar no preenchimento dos dados geográficos referentes a coleta. Os resultados das questões três e seis também indicam que o uso de Linked Data auxilia na consulta e no entendimento dos dados de coleta respectivamente, pois ele foi usado na consulta das espécies para auxiliar no preenchimento de dados sobre a identificação da espécie e dados geográficos da coleta. Já na questão seis, por meio dos links semânticos vinculados a cada espécie coletada, foi possível obter informações que viessem a enriquecer os dados referentes à coleção,de modo que a coleta fosse melhor compreendida por quem acessa esses dados. Foram obtidos dados sobre a espécie do DBPedia, dados geográficos do Geonames e foi disponibilizado um link “Saiba mais sobre essa espécie” que aponta para o GBIF, para quem quisesse explorar mais informações sobre a espécie.

Tabela 11 - Resultado das questões dois, três e cinco.

Questão Concordo

fortemente

Concordo Neutro Discordo Discordo fortemente 2 (Cadastro) 4 (57,14%) 3 (42,85%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) 3 (Consulta) 2 (28,57%) 5 (71,42%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) 3 (Visualização de informações) 2 (28,57%) 5 (71,42%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%)

Fonte: Elaboração própria

Os resultados apresentados indicam que a aplicação Mamíferos pode contribuir para melhoria na gestão dos dados da coleção de mamíferos do NUPEM, uma vez que ela facilita o preenchimento dos dados, relativos ao cadastro de uma coleta de espécie e suas amostras. O uso de dados de outros repositórios facilita o preenchimento de dados relativos à identificação de uma amostra e do local onde essa espécie foi coletada. Também podemos concluir que a aplicação contribui para a consulta, navegação e visualização de uma amostra de espécie presente na coleção, além de contribuir para uma melhor compreensão da espécie e local da

coleta. Os links RDF para bases do DBPedia, Geonames e GBIF utilizados proporcionaram um enriquecimento das informações relacionadas a cada coleta de espécie.

7 CONCLUSÕES

Este trabalho apresenta uma solução para apoiar os pesquisadores que trabalham junto à coleção de mamíferos do NUPEM, a gerir os dados dessa coleção e a publicá-los na web. A solução proposta visa também facilitar o acesso aos dados da coleção não só a pesquisadores do NUPEM, mas também a outros pesquisadores de outras instituições e ao público em geral.

A principal contribuição deste trabalho é a estruturação dos dados das espécies, presentes na coleção, seguindo o modelo RDF do padrão Darwin Core, a criação de um repositório RDF com os dados reais dessa coleção e a publicação desses dados na web utilizando os princípios de Linked Data. Para facilitar o acesso e navegação pelos dados das espécies foi criada a aplicação Linked Data Mamíferos. A aplicação proporciona acesso aos dados de amostras de espécies presentes na coleção, bem como consultas a espécies por data, identificação e localização da coleta. Utilizando-se dos princípios de Linked Data, foram feitos links RDF para cada espécie, com o objetivo de oferecer mais informações a respeito de uma determinada coleta de espécie. Como dados relativos à identificação da espécie, localização da coleta e um detalhamento maior da espécie através do link feito ao portal GBIF.

A aplicação Mamíferos foi submetida a uma avaliação com o objetivo de validá-la junto aos pesquisadores do NUPEM. Essa avaliação foi realizada em duas etapas: uma atividade de inserção de dados de uma coleta de espécie e uma atividade de consulta às coletas cadastradas e suas amostras. Já a segunda etapa foi o preenchimento de um questionário de avaliação. O resultado da avaliação foi importante, pois mostrou que a utilização de Linked Data e do método SHDM ajudam na gestão, publicação e navegação dos dados da coleção de mamíferos do NUPEM.

Com a estruturação dos dados da coleção seguindo o modelo RDF do padrão

Darwin Core e a aplicação Mamíferos, os dados foram organizados de forma

padrão, ficaram acessíveis aos pesquisadores do NUPEM e ao público em geral de maneira adequada, rápida e confiável. Além disso, a estruturação desses dados em RDF, proporcionou a disponibilização dos mesmos, para a leitura por máquinas, através de um SPARQL EndPoint, o que proporciona um acesso facilitado por soluções computacionais.

Documentos relacionados