• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA E RESULTADOS

4.1 Questionário Diagnóstico

Utilizando como referência trabalhos da literatura especializada, elaboramos um questionário (ver ANEXO 1), objetivando diagnosticar as concepções alternativas apresentadas pelos alunos em relação aos conceitos de calor e de temperatura. Esse

instrumento de diagnóstico foi aplicado, inicialmente, a 50 alunos de uma turma da segunda

série do ensino médio (2ª “E”) de uma escola pública da cidade de Mossoró (RN).

Apresentaremos a seguir os dados coletados com a aplicação do questionário, reproduzindo abaixo todas as questões nele contidas (assinalamos com * a resposta correta para cada questão):

1 – Associamos a existência de calor:

a) A qualquer corpo, pois todo corpo possui calor. b) Apenas àqueles corpos que se encontram “quentes”.

c) A situações nas quais há, necessariamente, transferência de calor. * Alternativas % de respostas

A 54,0

B 20,0

C 26,0

Com esse questionamento, observamos que a maioria dos alunos (74%) apresentou uma concepção errada a respeito do que seria o calor, com ênfase principalmente na idéia de que “qualquer corpo possui calor”.

2 – Para se admitir a existência de calor: a) Basta um único corpo.

b) São necessários, pelo menos, dois corpos. *

c) Basta um único corpo, mas ele deve estar “quente”.

Alternativas % de respostas

A 42,0

B 10,0

C 48,0

Essa questão vem confirmar os dados obtidos no primeiro questionamento. Poucos alunos da turma pesquisada atentaram para a questão do calor como uma forma de energia que se transmite de um corpo para outro, ou seja, da necessidade de existir mais de um corpo para que ocorra a transferência de calor. Fica clara, também, a associação do calor a corpos “quentes”, em boa parcela das respostas.

3 – Dois objetos de mesmo material, porém de massas diferentes, ficam durante muito tempo em um forno. Ao serem retirados do forno são imediatamente colocados em contato. Nessa situação:

a) Passa calor do objeto de maior massa para o de menor massa. b) Nenhum dos objetos passa calor ao outro. *

c) Passa calor do objeto de menor massa para o de maior massa.

Nesse terceiro item, embora muitos alunos tenham conseguido acertar a resposta, dando a entender que têm conhecimento sobre equilíbrio térmico, a maioria dos alunos continuou a apresentar uma concepção errada sobre o calor, e parece não compreender a noção de equilíbrio.

4 – Os mesmos objetos da questão anterior são agora deixados muito tempo em uma geladeira. Nessa situação, ao serem retirados e imediatamente colocados em contato:

a) Nenhum dos objetos possui calor.

Alternativas % de respostas

A 54,0

B 38,0

b) Passa calor do objeto de maior para o de menor massa. c) Nenhum dos objetos passa calor ao outro. *

Alternativas % de respostas

A 54,0

B 16,0

C 30,0

Nessa questão parece que a noção de equilíbrio térmico persiste em um grupo considerável de alunos, mas a idéia de que apenas corpos quentes possuem calor foi evidenciada mais uma vez, pois a grande maioria dos alunos assinalaram que os objetos não possuíam calor por estarem na geladeira, isto é, “frios”.

5 – Uma pessoa afirma que seu cobertor é bom, “porque impede que o frio passe através dele”. Esta afirmativa é:

a) Correta b) Errada *

c) Depende do material de que é feito o cobertor

Alternativas % de respostas

A 14,0

B 18,0

C 68,0

Nessa questão, os alunos parecem conceber o frio como uma substância, cuja passagem seria evitada por um “bom cobertor”.

6 – Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e com a mesma temperatura, ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que:

a) o corpo maior é o mais quente

b) o corpo maior cede calor para o corpo menor c) não há troca de calor entre os corpos *

Alternativas % de respostas

A 62,0

B 22,0

C 16,0

Com os dados coletados nessa questão fica evidente que a maioria dos alunos desconhecem a idéia de equilíbrio térmico, que tem uma importância fundamental para a compreensão correta dos conceitos de calor e de temperatura.

7 – Um estudante descalço, em uma sala de piso cerâmico, coloca seu pé esquerdo diretamente sobre a cerâmica e seu pé direito sobre um tapete aí existente. É correto afirmar que:

a) A temperatura do tapete é menor do que a da cerâmica. b) O tapete e a cerâmica estão a uma mesma temperatura. * c) A temperatura da cerâmica é menor do que a do tapete.

Alternativas % de respostas

A 30,0

B 14,0

C 56,0

Essa questão confirma o resultado do item anterior, ou seja, os alunos desconhecem a noção de equilíbrio térmico. Evidencia, ainda, o peso da “sensação térmica” do contato com os objetos na avaliação – errada – da temperatura dos mesmos.

8 – Observe os desenhos e responda qual a temperatura do corpo C, em cada situação: 1) tA = 40ºC tB = 40ºC 2) tA = 40ºC tB = 60ºC

9 – Observe o desenho e responda qual a temperatura dos corpos B e C. TB = ? TC = ? Temperaturas do Corpo B (TB) % de respostas 40ºC * 52,0 20ºC 28,0 Outros valores 20,0

Embora nas questões anteriores os alunos não tenham demonstrado conhecer noções sobre equilíbrio térmico, em se tratando dos questionamentos de número 08 e 09, os resultados foram bem satisfatórios. Ainda assim, menos da metade dos questionados acertou o item 2 da questão 8, certamente mais difícil que o item 1. Há um número significativo de alunos que somam as temperaturas ou as dividem entre os corpos, não compreendendo o caráter

intensivo dessa grandeza.

Após análise dos dados coletados, através da aplicação dos questionários, constatamos que a maioria dos alunos pesquisados possui a concepção de calor como sendo

Temperaturas (situação 2) % de respostas 50ºC * 42,0 100ºC 24,0 Outros valores 34,0 Temperaturas (situação 1) % de respostas 40ºC * 70,0 80ºC 20,0 Outros valores 10,0 Temperaturas do Corpo C (TC) % de respostas 40ºC * 52,0 20ºC 28,0 Outros valores 20,0

uma substância, algo contido em cada corpo e, especialmente, naqueles corpos que se encontram “quentes”. Isso ficou evidente ao analisarmos as respostas à segunda questão, em que um número grande de alunos admite que, para existir calor, basta um único corpo.

Outro aspecto observado é que os alunos compreendem o calor como sendo diretamente proporcional à temperatura; os corpos quentes possuem calor, os que estão submetidos a uma baixa temperatura, por exemplo, abaixo de zero grau, para a maioria dos alunos não possuem calor. Os estudantes também não atentam para a questão do equilíbrio térmico. Essa constatação ficou clara ao analisarmos a questão de número sete (07) do questionário.

Portanto, após análise dos dados coletados, identificamos algumas concepções alternativas apresentadas pelos alunos pesquisados em relação aos conceitos de calor e de temperatura, listadas a seguir:

- calor como sendo uma substância;

- o calor como algo dependente da temperatura; - o calor existe apenas nos corpos quentes; - temperatura como característica do material. - ausência da noção de equilíbrio térmico.

Essas concepções constatadas nos alunos pesquisados estão de acordo com a literatura, que descreve três características principais das concepções de calor e temperatura apresentadas por estudantes, que estão intimamente relacionadas à forma como nos expressamos sobre esses fenômenos na vida cotidiana: calor é uma substância; existem dois tipos de calor (o quente e o frio) e que o calor é diretamente proporcional à temperatura (ZYLBERSZTAJN, 1983; SILVA, 1995; MORTIMER, 1998).

Documentos relacionados