• Nenhum resultado encontrado

4.4 Resultado

4.4.1 Questionário

Diante da implementação do software e com o objetivo de obter um comparativo entre a metodologia de ensino que utiliza a pedagogia surda e a metodologia proposta por esse trabalho, foram realizados testes com cinco pessoas de fora da comunidade dos surdos-mudos. Todos as pessoas realizaram os testes com as três tarefas propostas pelo software, sendo sua utilização totalmente manuseada pelo usuário, sem influência ou auxílio do desenvolvedor.

Assim sendo, para obter um resultado qualitativo do trabalho proposto, foi elaborado um questionário para concluir o nível de satisfação e facilidade que o usuário teve em relação à ferramenta. Esse questionário foi aplicado a todos os voluntários após a finalização de todas as tarefas. Com o fundamento que o questionário elaborado é para cunho de amostra de percepção do software

desenvolvido, o mesmo não foi relatado à comissão de ética, sendo seus resultados apenas demonstrativos de um ponto de vista de fora do âmbito de desenvolvimento, não obtendo nenhuma validade estatística. Ele é baseado em responder as questões de sexo, sendo caracterizado a letra M para masculino e F para feminino, idade e questões de avaliação com notas de zero a cinco, considerando zero como ruim, insatisfeito ou discorda totalmente e cinco como ótimo, muito satisfeito ou concorda plenamente. A fim de não identificar os voluntários, os nomes foram alternados por VX, sendo X o número do voluntário. A seguir segue o resultado conforme tabela 1:

Tabela 1: Questionário após teste com ferramenta de ensino de LIBRAS

Questões realizadas V1 V2 V3 V4 V5

Sexo M M F M F

Idade 23 27 54 50 33

Tempo de execução das três atividades, em

minutos

5,10 5,00 12,45 13,75 8,86

O sistema foi intuitivo? 5 5 4 4 4

A ferramenta apresentou as atividades e funções

de modo amigável?

5 5 4 4 5

O sistema respondeu de maneira adequada aos

gestos realizados?

5 5 5 5 5

Você consideraria utilizar a metodologia proposta

para aprendizagem ao invés da metodologia

atual de ensino?

5 5 4 5 5

Você obteve interesse em aprender LIBRAS de

um modo geral após a interação com a ferramenta alternativa?

5 4 5 3 4

Fonte: Elaborado pelo autor

Com base no questionário realizado, pode-se concluir um ótimo retorno das pessoas que utilizaram o sistema, tendo uma pequena dificuldade no uso para

pessoas com mais idade. Contudo, o software mantém-se em desenvolvimento e disponível para realizações de branchs e aceite de voluntários dispostos a prosseguir com o desenvolvimento da ferramenta. Para acesso a todo código fonte, o sistema foi versionado pela ferramenta de versionamento git e adicionado no reposítório do BitBucket no domínio <https://bitbucket.org/LoriMachadoFilho/kili.git>.

5 CONCLUSÃO E TRABALHOS FUTUROS

Efetuou-se a análise da viabilidade do desenvolvimento de uma ferramenta com a capacidade de integrar sua aplicação com um dispositivo de hardware responsável pela leitura gestual de uma pessoa, fazendo dessa união um software de ensino da língua brasileira de sinais. Essa análise obteve um resultado positivo, com base no sucesso do desenvolvimento da ferramenta proposta.

A ferramenta desenvolvida para o ensino de LIBRAS foi baseada em um dicionário limitado de letras ou números obtidos através do próprio software. Ademais, o tempo de resposta do software é fundamentado nesse mesmo dicionário. A partir dessa ideia, é possível concluir que o tempo de resposta do algoritmo utilizado aumenta linearmente conforme o tamanho do dicionário.

Dessa forma, o software realizou a ideia proposta utilizando-se de um algoritmo de colisão de partículas com ótima satisfação do usuário. Levando em consideração as limitações dos gestos com base no banco de imagens e na premissa de que os gestos são interpretados separadamente, sem a possibilidade de reconhecer movimentos.

Contudo, limitando-se as disponibilidades de processamento do hardware utilizado, o tempo de resposta foi considerado hábil para uma boa interação entre o usuário e o software, evitando o desinteresse do usuário pela ferramenta.

A partir dessa observação, é possível obter a ideia de um trabalho futuro com a utilização de um hardware superior para a interpretação dos gestos, sendo inclusive, uma possível implementação para a interpretação de movimentos como um gesto. Além disso, seria de implementação em trabalhos futuros a utilização da coordenada de profundidade para o reconhecimento de gestos semelhantes.

REFERÊNCIAS

BOUCHARD, Samuel; Using The Kinect For Robotic Manipulation. Disponível em: < http://blog.robotiq.com/bid/40428/Using-The-Kinect-For-Robotic-Manipulation />. Acesso em: 01 nov. 2015.

BONINO, R. . Os sotaques dos sinais. Revista Língua Portuguesa, 28-33, 2007. BUXTON B., 2010. Entrevista CES 2010: NUI with Bill Buxton. Disponível em: <http://channel9.msdn.com/posts/LarryLarsen/CES-2010-NUI-with-Bill-Buxton>. Acesso em 15 Abril 2016.

CARNEIRO, A.; CORTEZ, P.; COSTA, R. Reconhecimento de Gestos da LIBRAS com Classificadores Neurais a partir dos Momentos Invariantes de Hu. Interaction, p. 190-195, 2009.

CORREIA, Miguel. Reconhecimento de elementos da língua gestual portuguesa com Kinect. 2013. 90 f. Tese (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal. 2013

DA SILVA, Renato Kimura. Interfaces Naturais e o Reconhecimento das Línguas de Sinais. 2013. 130 f. Tese (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2013

DE MENDONÇA, Vinícius Godoy. Método para Classificação de um Conjunto de Gestos usando Kinect. 2013. 86 f. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2013.

DE PAULA, Bruno Campagnolo. Adaptando e desenvolvendo jogos para uso com o Microsoft Kinect. Proceedings of SBGames, 2011.

DE SALES ALVES, Rodrigo; DE ARAUJO, Jefferson Oliveira Alves; MADEIRO, Francisco. AlfabetoKinect: Um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com o uso do Kinect. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. v. 23, n. 1, p. 1-5, 2012.

DIAS, Diego et al. Desenvolvimento de Aplicações com Interface Natural de Usuário e Dispositivos PrimeSense como Meio de Interação para Ambientes Virtuais. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 15., 2013, Cuiabá. Desenvolvimento de Aplicações com Interface Natural de Usuário e Dispositivos PrimeSense como Meio de Interação para Ambientes Virtuais. [s.l.]:

[s.n.], 2013. Disponível em:

<http://www.researchgate.net/publication/264734007_Desenvolvimento_de_Aplicaes _com_Interface_Natural_de_Usurio_e_Dispositivos_PrimeSense_como_Meio_de_In terao_para_Ambientes_Virtuais>. Acesso em: 13 ago. 2016.

GESSER, Audrei. Metodologia de ensino em Libras como L2. PEREIRA, AT C.; STUMPF, MR; QUADROS, RM Coleção Letras/Libras, 2010.

KATALAI, Patricia; STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO. As principais metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil. Anais do Seminário de Pedagogia. v. 5, n. 120, p. 1-15, 2014.

NAKAMURA, R., TORI, R., 2009. Processing como Ferramenta para Game Design. In: Proc. VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, cap. 08-10, p. 01-22, 2009.

NETBEANS; NetBeans IDE. Disponível em: < https://netbeans.org/ >. Acesso em: 26 mar. 2016.

ORACLE; Obtenha Informações sobre a Tecnologia Java. Disponível em: < https://www.java.com/pt_BR/ >. Acesso em: 26 mar. 2016.

PROCESSING; Processing. Disponível em: < https://processing.org/ >. Acesso em: 07 mar. 2016.

REIMER,J., 2005. A History of the GUI. Ars Technica. Disponível em: <http://arstechnica.com/old/content/2005/05/gui.ars>. Acesso em 15 Abril 2016. SAUSSURE, F. d .Curso de Linguistica Geral. 1916.

SHIFFMAN, Daniel; Getting Started with Kinect and Processing. Disponível em: < http://shiffman.net/p5/kinect/ >. Acesso em: 07 mar. 2016.

TAVARES, Orivaldo de L.; CORADINE, Luis C.; BREDA, Wesley Lucas. Falibras- MT–Autoria de tradutores automáticos de textos do português para LIBRAS, na forma gestual animada: Uma abordagem com memória de tradução. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p. 2099-2107, 2005.

ZHANG, Z. Microsoft kinect sensor and its effect. MultiMedia, IEEE, v. 19, n. 2, p. 4-10, 2012.

Documentos relacionados