• Nenhum resultado encontrado

4.1.Metodologia

É necessário para a realização deste projeto, informação real que dê apoio aos fatos que queremos suportar. Para a otimização da responsabilidade do trabalho torna-se importante e fulcral a recolha de dados. É com base na recolha de dados primários que permite uma maior aproximação do objetivo pretendido, maior conhecimento da realidade. É de salutar o esforço que a recolha de dados trás para a resolução deste trabalho bem como a utilidade acrescida de uma recolha de informação mais consensual e dinâmica que aborda a questão sobre o compor- tamento dos consumidores na relação com produtos alimentares de marcas próprias.

4.2.Objetivos

A revisão de literatura demonstra que o comportamento do consumidor tem sido cada vez mais importante para a disputa e desenvolvimento do mercado da distribuição quer na Europa quer nos EUA. Este fato permite entender que as empresas que concorrem no mercado já demonstram que o poder de decisão das compras fica pendente na decisão de compra ou não compra dos consumidores.

Uma posição demonstra as atitudes desenvolvidas pelas marcas, uma outra atitude, sendo a necessária, se as necessidades dos consumidores estão a ser satisfeitas. O fato de exis- tir um desenvolvimento da distribuição no que concerne aos produtos vendidos, desde cedo, a evolução do conceito de supermercado permite a criação de espaços comercias mais amplos e que ofereçam uma maior variedade de produtos. Assim, a simples evolução neste tipo de con- ceito tem atingido uma revolução na forma como podemos encarar a simples tarefa de consu- mo.

A base deste inquérito permite saber e entender que motivos provocam no consumidor a forma como o consumo é hoje realizado, é bem certo que devemos incluir os fatores exógenos (desempenho da economia, orçamento das famílias) como pertinentes do momento atual. Por- tanto, o ponto necessário neste trabalho é que permite situar o momento presente, adequar os estudos realizados até ao momento e transmitir uma adequada interpretação dos resultados que

59

permitam entender o comportamento dos consumidores perante as diferentes formas do con- sumo.

Assim e de forma clara, os principais objetivos deste trabalho inserem-se: serão os con- sumidores adeptos do consumo de produtos de marca própria e ate que ponto o consumo demonstra uma necessidade ou uma escolha livre; que fatores dá o consumidor importância na escolha de um produto em detrimento de outro na mesma categoria; quais os estigmas que existem para com os produtos de marca própria, supondo que são produtos menos conhecidos; num momento de crise económica e financeira, é o fator dinheiro um motivo forte que restringe as opções de escolha; será o consumidor influenciado nas escolhas e nas ações que vai tomar na disposição dos produtos nos supermercados; será que o consumidor consegue fazer escolhas na relação preço produto entre as duas marcas, sempre com o mesmo critério de escolha; que variação no comportamento do consumidor vai existir a decisão de escolha entre produtos; a disposição ao consumo vai distanciar-se pelas diferentes circunstâncias da situação familiar; são os consumidores mais qualificados, mais conscientes e que melhor escolha fazem entre a necessidade própria e o orçamento familiar.

4.3.População alvo

A amostra deste estudo incidirá sobre um espaço geográfico muito restrito e a população alvo será específica uma vez que incidirá sobre a coleta de informação dos indivíduos que visita- rem as superfícies comerciais. A população alvo serão alunos, docentes e funcionários da comu- nidade académica da Universidade do Minho, sendo as questões centradas na avaliação de alte- rações e demais confirmação nas avaliações dos estudos revistos na revisão de literatura. As questões estão direcionadas para um público-alvo mais qualificado, sendo a maioria da comuni- dade da Universidade, o que permite estudar as questões inerentes a esse propósito.

4.4.Método da recolha de dados e tratamento da informação

Os dados a recolher serão respondidos através de um questionário com respostas fechadas e com informação relativa ao propósito do estudo. A realização do trabalho incidirá na recolha e formulação da informação dos indivíduos que sejam consumidores de produtos dispos- tos em cadeias de distribuição, geralmente conhecidas como super e hiper mercados

60

A confidencialidade dos participantes é protegida e convergida ao anonimato das respos- tas do questionário. Para a realização das questões centrais do questionário, nomeadamente a parte II, foram utilizadas situações semelhantes verificadas nos documentos dos estudos com o apoio da revisão de literatura, o principal foco, sendo necessário este termo para a representati- vidade da resolução da condução do tema.

As questões são de resposta fechada, através de: partes I são denominadas pelas carac- terísticas das compras realizadas pelos consumidores; parte II incidirá no comportamento do consumidor nas compras e; parte III permite caraterizar o consumidor através das perguntas sociodemográficas.

Foi usado para a realização do questionário questões que abordassem intimamente as principais preocupações para a realização do trabalho. O questionário elaborado e disponibiliza- do em formato direcionado para a web, sendo divulgado pelo correio eletrónico institucional da Universidade do Minho.

São visados todos os participantes que receberam através de correio eletrónico a hiperli- gação que conduz às perguntas do questionário. Aos interessados devem conhecer através das bases em questão o tema abordado, isto é, entender o objetivo em questão. São aos participa- dos realizados questões que de com conhecimento de visitarem super e híper mercado e com- prar produtos de marca própria. É desta forma que vai permitir entender os seus hábitos de compra e os comportamentos associados à tomada de decisão de que produtos pretendem adquirir numa situação de hipóteses geradas no questionário.

Documentos relacionados