• Nenhum resultado encontrado

Relação comercial

4.4. Questionário online

Segundo Freixo (2009), o questionário, contrariamente à entrevista, é por regra preenchido pelos próprios inquiridos e sem a assistência do investigador; ajuda a organizar e a controlar os dados, de tal forma que as informações procuradas podem ser recolhidas de uma maneira rigorosa. Contudo, o questionário não permite recolher tão profundamente a totalidade das opiniões dos inquiridos como, por exemplo, na entrevista.

Algumas das vantagens e desvantagens dos questionários face a outros métodos são apontadas por Lakatos e Marconi (2003), como podemos observar no Quadro 7.

Vantagens Desvantagens

 Economia de tempo, viagens e obtenção de um grande número de dados;

 Alcance de um número elevado de pessoas simultaneamente;

 Abrange uma área geográfica mais ampla;

 Economia pessoal, tanto em treino quanto em trabalho de campo;

 Obtenção de respostas mais rápidas e mais precisas;

 Maior liberdade nas respostas, em razão do anonimato;

 Maior segurança, pelo facto de as respostas não serem identificadas;

 Menor risco de distorção, pela não influência direta do investigador;

 Maior flexibilidade de tempo para responder numa hora mais favorável;

 Maior uniformidade na avaliação, em virtude da natureza impessoal do instrumento;

 Obtenção de respostas que materialmente seriam inacessíveis.

 Existe uma percentagem pequena dos questionários que voltam;

 Grande número de perguntas sem respostas;

 Não pode ser aplicado a pessoas analfabetas;

 Impossibilidade de ajudar o informante em questões mal compreendidas;

 A dificuldade de compreensão, por parte dos informantes, leva a uma uniformidade aparente;

 Na leitura de todas as perguntas, antes de respondê-las, pode uma questão

influenciar a outra;

 A devolução tardia prejudica o calendário ou sua utilização;

 O desconhecimento das circunstâncias em que foram preenchidos torna difícil o controlo e a verificação;

 Nem sempre é o escolhido quem responde ao questionário, invalidando, portanto, as questões;

 Exige um universo mais homogéneo.

Quadro 7 – Vantagens e desvantagens na utilização dos questionários Fonte: Adaptado de Lakatos e Marconi (2003)

Os mesmos autores realizam uma comparação entre os métodos de recolha de dados via correio postal e por e-mail (formato eletrónico), onde a utilização do e-mail pode-se tornar um método mais eficaz face ao método tradicional do correio postal. De salientar também que o e-mail apresenta um custo menor, um tempo menor para a preparação do envio, permite também um tamanho maior da amostra (independentemente do local do destino e do orçamento do requerido) e outro ponto saliente é a permissão da interação rápida com os inquiridos. Por último, também é frisado que a adoção do formato eletrónico (e-mail) exige uma atenção especial ao público-alvo, já que as TI ainda não estão ao acesso de todos, nem são utilizadas por todas as faixas etárias.

Uma das regras básicas na elaboração de um questionário é a de que nunca se deve perder o sentido do objetivos da investigação, e também ter em consideração que este deve ser atrativo [Bravo (2003)].

As questões foram respondidas por escrito, através de um questionário online, e sem a presença do investigador. Por este motivo, foi também tida em conta a proposta de Vicente et al. (1996, p.152), de que “as questões devem ser facilmente entendíveis pelo inquirido já que é mais complicado prestar esclarecimentos.” e de Bravo (2003), em que as perguntas foram elaboradas tendo em conta que o questionário apenas deve conter as perguntas estritamente necessárias, evitando assim a monotonia e cansaço aquando do preenchimento.

O questionário, que apresentamos no anexo I, apresenta dez grupos de questões, iniciando com uma questão de filtro, ter ou não os SI/TI em outsourcing, seguindo-se a descrição e satisfação dos serviços contratados, as motivações, os tipos, e entrando mais em pormenor, foi solicitada também a caracterização dos contratos e por fim a caracterização da empresa e do respondente.

O questionário contém em proporção variável, dois tipos de questões: as questões do tipo abertas e fechadas. As questões do tipo fechadas são apresentadas com um conjunto preestabelecido de respostas possíveis, e de entre as opções é pedido para indicar a que melhor corresponder à resposta que deseja dar. Ao contrário, as questões do tipo abertas possibilitam ao inquirido utilizar o seu próprio vocabulário, o que torna mais enriquecedor a absorção dos conteúdos expostos, contudo a análise e a interpretação dos dados torna-se mais complexa, cansativa e demorada por parte do investigador [Freixo (2009)].

Metodologia

Para a elaboração do questionário online foi utilizada a ferramenta LimeSurvey, disponibilizada pela Universidade de Évora. É uma ferramenta livre (open source) que se encontra desenvolvida na linguagem hipertext preprocessor (PHP). Permite a criação/desenvolvimento de inquéritos, a publicação e posterior recolha de dados registados. Inclui um vasto leque do tipo de perguntas (escolha múltipla; resposta simples; resposta do tipo aberta ou fechada; etc.), fornece também uma análise estatística imediata e abreviada dos resultados extraídos dos inquéritos. Possibilita ainda a criação de percursos condicionais (inquéritos dinâmicos), exportação das tabelas de resultados para diversos programas de análise estatística como Microsoft Excel ou SPSS, permitindo ainda a exportação das estruturas dos inquéritos para ficheiros Comma- separated Values (CSV) ou Extensible Markup Language (XML).

Segundo Lakatos e Marconi (2003), o questionário necessita de ser testado numa pequena população escolhida, antes de enviado para utilização definitiva. Este procedimento tem a designação de pré-teste, que consiste em verificar possíveis falhas existentes, a complexidade das questões, a ambiguidade ou linguagem acessível, a quantidade e a importância das questões elaboradas, etc. Após o envio e deteção das falhas, deve-se reformular o questionário de modo a suprimir essas mesmas falhas, caso existam.

O questionário do presente trabalho foi alvo de um pré-teste, tendo sido enviado a um grupo restrito de participantes com características idênticas às da amostra, pois algumas perguntas que compõem o questionário careciam de conhecimentos técnicos mais aprofundados dos SI/TI.

Após a receção dos resultados foram efetuadas algumas alterações no questionário inicial, tais como a ordem de alguns grupos, ficando as perguntas de carácter mais pessoal para o final e a supressão/alteração de algumas perguntas.

Documentos relacionados