• Nenhum resultado encontrado

A aplicação do questionário, conforme Apêndice A, visa avaliar o nível de importância e entendimento atual que os servidores têm em relação às ações sustentáveis e sua implantação no Colégio Pedro II – Campus Realengo II.

A escolha das ações teve como base o Modelo do Plano de Gestão Socioambiental da A3P, conforme Anexo 4, onde foram abordados os seis eixos temáticos propostos pelo programa, a fim de buscar uma readequação da instituição com as iniciativas sustentáveis.

Para chegar o mais próximo possível da realidade e necessidade da instituição, as ações sustentáveis do questionário foram elaboradas pela autora, com o auxílio dos diretores administrativo e pedagógico do campus.

Buscando atender as necessidades principais do campus Realengo II e tendo como base os eixos temáticos da A3P, foram elaboradas 20 ações sustentáveis. Essas ações visam atender as lacunas sustentáveis existentes na área pedagógica e administrativa.

Para a medição do nível de importância dessas ações no questionário, foi utilizada a escala de Likert.

Escala de importância:

 Extremamente importante  Muito importante

 Um pouco importante  Não muito importante  Sem importância

O questionário foi elaborado com perguntas fechadas e curtas, objetivando a redução do tempo de resposta para o alcance de um maior número de respondentes. Não foi solicitada a identificação dos servidores para que esses não se sentissem inibidos nas suas respostas.

A Tabela 3 apresenta a relação das 20 ações sustentáveis com os eixos temáticos da A3P.

Tabela 3: Relacionamento das ações sustentáveis e os eixos temáticos da A3P

Ação Descrição Eixo temático da A3P

1 Configurar a impressora para imprimir padrão frente e verso.

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 2 Fazer uso do seu próprio copo ou caneca, evitando os descartáveis. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 3 Desligar computadores e impressoras quando não for usar por períodos longos. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 4 Pensar se realmente é necessário imprimir o

documento.

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 5 Substituição das lâmpadas atuais por fluorescentes. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 6 Fazer blocos de anotações com papéis A4 inutilizados. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 7 Realizar limpeza regular dos aparelhos de ar condicionado. Qualidade de vida no ambiente de trabalho 8 Palestras de como fazer uso correto dos coletores para coleta seletiva existente no Campus. Sensibilização e capacitação dos servidores 9

No momento da contratação de serviços terceirizados de limpeza e conservação, incluir

cláusula de capacitação na área sustentável.

Contratações públicas sustentáveis 10 Armazenamento e utilização de água das chuvas para

limpeza externa. Construções sustentáveis 11 Desligar monitores e luz local quando não for usar por períodos curtos. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 12

Na aquisição de equipamentos de ar condicionado preferir modelos com selo PROCEL (gastam menos

energia).

Contratações públicas sustentáveis 13 Instalação de sensores de presença, economizando

energia elétrica. Construções sustentáveis 14 Promover o uso da digitalização e correio eletrônico, evitando a impressão. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 15 Instalação de torneiras com temporizadores nos banheiros. Construções sustentáveis 16 Manter portas e janelas da sala fechadas, caso o ar condicionado esteja ligado. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 17 Realização de cursos de capacitação para servidores voltados à sustentabilidade. Sensibilização e capacitação dos servidores 18 acionamento) nas descargas dos vasos sanitários. Instalações de válvulas mais econômicas (duplo Construções sustentáveis 19 Instalação de pontos de coleta para descarte de pilhas e baterias inutilizadas. Gerenciamento de resíduos sólidos 20 Descarte adequado do lixo hospitalar produzido pelo Gabinete médico. Gerenciamento de resíduos sólidos

A amostra escolhida dentre os servidores pertencentes ao quadro efetivo do Campus Realengo II, foram os Técnicos Administrativos em Educação (TAE), pois além de a autora pertencer ao mesmo quadro, os TAEs operam em toda a máquina administrativa da instituição, resultando em um melhor conhecimento sobre as ações sustentáveis propostas que integram a maioria das atividades administrativas.

Atualmente estão lotados 87 TAEs no Campus Realengo II. Através do sistema SUAP, sistema interno que consta o cadastro dos servidores, foram obtidos os e-mails dos TAEs e posterior envio do questionário.

De um total de 87 e-mails enviados, somente foram obtidas 34 respostas ao questionário. E-mails que retornaram foram na quantidade de 7, e 46 mensagens não foram respondidas.

O questionário foi elaborado e adaptado no mês de março de 2016, enviado e respondido no mês de abril do mesmo ano.

De posse dos dados obtidos com as 20 questões do questionário, foram realizadas análises dos resultados, fazendo um comparativo das percentagens de cada ação sustentável, ou um grupo delas, e o nível de importância atribuído.

As ações sustentáveis foram aplicadas à ferramenta Matriz GUT, para saber a classificação de prioridade dessas ações. A pontuação na Matriz GUT foi atribuída pela própria autora com o auxílio do Diretor Administrativo e Pedagógico que integram a gestão do Colégio Pedro II – Campus Realengo II, determinando a importância da Gravidade, da Urgência e da Tendência na implantação das ações para a estrutura funcional da instituição.

Em seguida as ações sustentáveis foram alocadas no Diagrama de Pareto, a fim de se conhecer as ações emergenciais a serem implantadas na instituição.

Por fim as ações sustentáveis obtidas como emergenciais foram aplicadas no plano de ação 5W1H, que auxiliará a instituição na introdução das ações sustentáveis às atividades da instituição de ensino.