• Nenhum resultado encontrado

Questionário realizado às Educadoras de Infância

PARTE II PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

1. PERCURSO E CONTEXTO DE INTERVENÇÃO

2.2. Análise e interpretação dos dados recolhidos

2.2.1. Questionário realizado às Educadoras de Infância

A análise e a interpretação presente neste ponto tem como base a análise dos dados através de tabelas de frequência, realizadas no programa SPSS.

Esta análise foi efetuada somente às Educadoras Cooperantes da componente de Prática e Intervenção Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar, dado que a coordenação do curso sugeriu não entregar os questionários às Educadoras Cooperantes da componente de Prática e Intervenção Supervisionada em contexto de Creche. Por este motivo não foi possível recolher dados neste contexto.

Com base nas diversas categorias presentes no questionário e de modo a organizar os dados obtidos, este subcapítulo encontra-se divido em sete tópicos.

2.2.1.1. Atitude das Educadoras de Infância face ao Desenho Infantil e à sua utilização na sala de atividades

Relativamente à importância dada pelas Educadoras de Infância ao Desenho Infantil, pode-se confirmar que 75% das Educadoras de Infância o consideram muito importante e 25% apenas importante.

No que diz respeito à utilização do Desenho Infantil como forma de expressão das emoções das crianças, 50% das Educadoras referem que o utilizam sempre, enquanto 25% utilizam frequentemente e os restantes 25% às vezes.

Com base nas opiniões das Educadoras, 50% referem que o Jardim de Infância sempre dedica tempo suficiente ao Desenho Infantil, enquanto 25% refere que apenas às vezes. Os restantes 25% corresponde a ausência da resposta.

2.2.1.2. Atitude das Educadoras de Infância face à avaliação das produções das crianças

Relativamente à confiança das Educadoras em utilizar o Desenho Infantil na prática pedagógica, 75% referem que se sentem sempre confiantes e apenas 25% referem frequentemente. Já no que diz respeito à confiança das Educadoras em avaliar as produções das crianças, o número baixa para 50% nas Educadoras que referem sempre e os restantes 50% referem frequentemente.

2.2.1.3. Perceções das Educadoras de Infância acerca da valorização do Desenho Infantil

Com base na opinião das Educadoras estudadas, 25% consideram que o Desenho Infantil é sempre valorizado a nível das Orientações Curriculares, 50% consideram que é frequentemente valorizado e 25% consideram que apenas às vezes.

Relativamente à valorização do Desenho Infantil pelas Educadoras, 50% consideram que o valorizam frequentemente e as restantes 50% consideram que o valorizam às vezes. Já no que diz respeito à valorização que é dada ao Desenho Infantil pelos Encarregados de Educação, 75% das Educadoras estudadas referem que somente às vezes é que o Desenho Infantil é valorizado.

2.2.1.4. Perceção das Educadoras de Infância acerca dos benefícios inerentes ao Desenho Infantil

No que diz respeito à perceção das Educadoras acerca dos benefícios inerentes ao Desenho Infantil, verifica-se que 75% destas Educadoras consideram que de uma forma relevante o Desenho Infantil promove a realização pessoal, como também desenvolve a imaginação nas crianças, ajuda a criança a expressar as suas emoções e promove uma aprendizagem global significativa.

Relativamente à opinião de todas as Educadoras estudadas, o envolvimento com o Desenho aumenta a autoestima na criança, assim como ajuda a desenvolver e a fomentar a criatividade, a promover uma forma distinta de compreensão de si mesmo e a reforçar habilidades e conceitos adquiridos em outras Áreas do Conhecimento.

2.2.1.5. Estratégias das Educadoras de Infância utilizadas no Desenho Infantil

No que concerne à utilização de estratégias das Educadoras de Infância para a realização do Desenho Infantil, todas as Educadoras referiram que davam sempre total liberdade às crianças na criação das suas produções. Pelo menos 75% das Educadoras utilizam sempre o Desenho Infantil dentro da Sala de Atividades, assim como utilizam o Desenho como forma de avaliar o nível de desenvolvimento da criança.

No que diz respeito à utilização de ferramentas (moldes) para auxiliar as crianças, 50% das educadoras refere que nunca utiliza, 25% refere raramente e os restantes 25% às vezes. O mesmo se identifica na exemplificação antes de propor um Desenho.

Relativamente ao lançamento de desafios relacionados com o Desenho, 50% das Educadoras refere que sempre lança, 25% refere que frequentemente e os restantes 25% refere que apenas às vezes lança desafios.

2.2.1.6. Fatores que influenciam o envolvimento da criança com o Desenho

Em relação aos fatores que influenciam o envolvimento da criança com o Desenho, 75% das Educadoras consideram que desenhar num contexto favorável à expressão através do Desenho (espaço próprio para desenhar) se torna muito importante relativamente à influência que este pode ter. O estado emocional em que se encontra a criança, com base em 75% das Educadoras, também é um fator importante.

No que diz respeito ao gosto pelo Desenho, assim como à necessidade de expressar sentimentos e/ou emoções através deste, 50% das Educadoras considera que são fatores muito importantes relativamente à influência que estes podem ter no envolvimento da criança com o Desenho.

2.2.1.7. Destino/Divulgação das Produções das crianças

No que concerne ao destino das produções das crianças, 50% das Educadoras refere que o Desenho é frequentemente divulgado ao grupo, pela criança, 25% referem que o Desenho é sempre divulgado ao grupo e os restantes 25% referem às vezes. Já no que diz respeito à divulgação ao grupo, mas pela Educadora, 75% referem que frequentemente divulgam e apenas os restantes 25% refere às vezes.

Em relação à exposição do Desenho na Sala de Atividades, 75% das Educadoras referem que este é sempre exposto e 25% referem que é frequentemente. Contudo, relativamente à exposição à comunidade educativa, 75% das Educadoras referem que o Desenho é exposto frequentemente e 25% às vezes.

Com base nas Educadoras que responderam, os desenhos sempre têm como destino o Dossier das crianças.

No que diz respeito à divulgação das produções das crianças, 75% das Educadoras considera que é muito importante como fonte de interação com os Encarregados de Educação, assim como a totalidade das Educadoras considera a divulgação muito importante como fonte de valorização da criança.

Relativamente à opinião das Educadoras, 50% considera muito importante a divulgação das produções das crianças como fonte de comunicação, os restantes 50% considera importante, assim como consideram a divulgação dos Desenhos como fonte de divulgação do trabalho desenvolvido pelo profissional de educação.

Documentos relacionados