• Nenhum resultado encontrado

A RÁDIO COMUNITÁRIA NORDESTE FM EM AÇÃO AS LUTAS E CONQUISTAS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 A RÁDIO COMUNITÁRIA NORDESTE FM EM AÇÃO AS LUTAS E CONQUISTAS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA

A rádio comunitária Nordeste FM, logo em sua criação, despertou a comunidade para o pensamento de que a comunicação era possível para todos, mesmo para as pessoas mais simples, pois oportunizou o acesso ao um meio de comunicação popular. Pessoas comuns se dispunham a veicular sua voz nas ondas sonoras por Guarabira, atividade antes de privilégio apenas à elite da cidade. A menos que tivesse um documento da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) provando a profissão de radialismo ou por algum acesso empregatício, se podia estar nas rádios comerciais de Guarabira.

A chegada do serviço de radiodifusão comunitária em Guarabira ofereceu uma proposta diferente ao acesso das diversas personalidades, pois nela estudantes, filhos de agricultores, artistas populares, donas de casa, trabalhadores da construção civil, prestadores de serviços diversos, professores, moto taxistas, comerciantes ambulantes, ex-apenados, aposentados, jovens em área de risco, entre outros, obtinham a oportunidade de expor sua voz. Muitos tinham até dificuldades de expressar bem o que pretendiam comunicar, mas estavam ali, felizes em fazer isto e as mensagens na comunidade eram entendidas, com sentimento de pertencimento e identificação, pois aquela era a linguagem facilmente absorvida pela mesma.

Figura 20 – Estúdio da emissora recebendo a comunidade no dia do evento de aniversário – 08 de junho de 2014, Guarabira/PB.

Figura 21 – Equipe jovem da Rádio Comunitária Nordeste FM participando do estande no evento regional Expor brejo 2014. Guarabira/PB.

É uma conquista da emissora também, ter jovens que hoje estão profissionalizados tanto na área de radialismo como também noutras áreas profissionais. Jovens esses exatamente vindos dessas famílias simples que, sem acesso para inserção de atividades dignificantes, ficavam na ociosidade. A emissora recebe muitos jovens nestas situações, motivados por seus pais que procuram esse serviço para acolhê-los.

No quadro de voluntários da Rádio Comunitária Nordeste FM, esses jovens prestam serviços voluntários na área de comunicação radiofônica, operação de áudio, gravação e edição de áudios, edição de matérias noticiosas, escritório e recepção de pessoas. Os conhecimentos são passados em capacitações específicas e cotidianamente por educadores que também prestam serviço voluntário na emissora, ou ainda, por jovens que já se encontram capacitados o suficiente para auxiliar outros. Dentro desta didática, também se trabalham as questões educacionais, a sociabilidade e o desenvolvimento interpessoal. Incentiva também a permanência produtiva na escola e a profissionalização formal e científica. A Rádio Comunitária Nordeste FM já possui muitos casos gratificantes de exemplos para outros jovens da comunidade.

É desta forma que se constrói a luta e as conquistas da Rádio Comunitária Nordeste FM, com uma visão fiel de rádio eminentemente comunitária, onde sua Lei 9.612/98, nos incisos de I a V do Art. 3º, resguarda bem esses princípios de atender e promover os cidadãos, assim como divulgar as manifestações culturais locais da comunidade:

Art. 3º O Serviço de Radiodifusão Comunitária tem por finalidade o atendimento à comunidade beneficiada, com vistas a:

I - dar oportunidade à difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade;

II - oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social;

III - prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário;

IV - contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente;

V - permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão da forma mais acessível possível. (BRASIL, 1998).

Observando bem esses princípios expressos na Lei que regulamenta o serviço de rádio comunitária no país e acreditando no melhor das pessoas, se luta e acolhe a comunidade,

oportunizando a liberdade de expressão de cada um e aprendendo, ao mesmo tempo, a comunicar melhor para seus cidadãos, promovendo também o protagonismo social.

A nova e comunitária emissora também despertou o interesse de outras entidades em obter uma Rádio Comunitária para divulgar suas atuações. A AMARBN recebeu muitas perguntas de como se poderia adquirir uma emissora para associações. Afinal, era uma experiência nova e possível. Não é à toa que dois anos após a concessão ter chegado para Guarabira-PB, foram chegando também as emissoras comunitárias nos municípios de Araçagi-PB (Rádio Comunitária Marmaraú FM) e Pilõezinhos-PB (Rádio Comunitária Pilõezinhos FM, futura MegaFM). E ainda no decorrer dos 06 anos da Rádio Comunitária Nordeste FM, estão na espera de concessões entidades dos municípios vizinhos de Cuitegi-PB e Pirpirituba-PB.

Esse despertar nas demais entidades da própria cidade e circunvizinhas, parte da própria luta e interesse que a emissora tem de estar envolvida em cada comunidade civil organizada, aprendendo e dividindo aprendizados com as mesmas em prol dos objetivos comunitários. A emissora busca então estar junto aos movimentos sociais, das ações e projetos de outras entidades e comunidades que lutam pelo acesso democrático e políticas públicas para todos, pois entende que esse é um de seu papeis fundamentais na sociedade.

Outra luta de destaque da Rádio Comunitária Nordeste FM é a de fazer um trabalho educativo no tocante ao senso crítico do público ouvinte, relativo a selecionar as músicas que ouve. No decorrer de sua existência pode-se perceber que o público não ouve mais as músicas com letras depreciativas, sem uma observação a evitá-las. Hoje se comenta mais sobre o tema, atitude que antes pouco se falava, pois, para as outras emissoras, é pouco significativa.

No tocante ainda às lutas e conquistas desta emissora, não se pode deixar de comentar a influência que a mesma provocou nas emissoras comerciais da cidade de Guarabira, despertando a preocupação com a programação e com a questão financeira, onde os valores para divulgações nestas emissoras eram irredutíveis, no período anterior às atividades da Rádio Comunitária Nordeste FM. Hoje estas emissoras viabilizam valores mais acessíveis oportunizando aos pequenos comerciantes divulgarem seus serviços e produtos, antes limitadas apenas à elite empresarial da região.

Nas Rádios Comerciais, por exemplo, se cobra até por divulgação de notas sociais e notas de falecimentos. Na emissora comunitária, essas divulgações apenas fazem parte da prestação de serviço à comunidade. Na fala do então Diretor Geral José Maurício, no caso de notas de falecimento, o mesmo entende como injusto cobrar a divulgação dessas notas, pois a família já está passando por um momento doloroso e ainda ser obrigada a ter que desembolsar quantias significativas para poder divulgar um dever a parentes e à comunidade em geral, lhe parece uma atitude de certa frieza e desumanidade.

A rádio estudada também dispõe de um site muito visitado na internet, através do endereço online: www.radionordestefm.com. Nele é divulgada sua programação, informações levadas ao ar no “Jornal da Comunidade” e demais programas, imagens, comunicados e o som ao vivo da mesma para todo Brasil. Essa é mais uma evolução da informação e necessidade de expandir ainda mais sua atuação, fazendo parte de suas conquistas.

Entre outras grandes lutas e conquistas da Rádio Comunitária Nordeste FM, existe também a luta pela própria existência, visto o quanto é difícil manter suas atividades com as limitações que a mesma enfrenta e comum a todas as emissoras verdadeiramente comunitárias. No entanto a AMARBN luta continuamente para manter seu grande sonho vivo e atuante, promovendo, da melhor forma possível, seu objetivo de disponibilizar vez e voz para a comunidade, democratizando a comunicação na cidade de Guarabira-PB.

4.3 UM PERFIL DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO COMUNITÁRIA NORDESTE FM E

Documentos relacionados