• Nenhum resultado encontrado

R ELATÓRIO E P ARECER DO C ONSELHO F ISCAL

EXTRACTO DA ACTA NÚMERO QUARENTA E DOIS

Aos trinta e um de Março de dois mil e seis, pelas doze horas, nas instalações do Finibanco, SA, sitas à Rua Júlio Dinis, número cento e cinquenta e oito, traço, cento e sessenta, quinto andar, nesta cidade do Porto, reuniu a Assembleia Geral Anual dos Accionistas desta sociedade, que gira sob a firma FINIBANCO-HOLDING, SGPS S.A., pessoa colectiva número 502090243 (quinhentos e dois milhões, noventa mil e duzentos e quarenta e três), com o capital social, integralmente realizado, de cem milhões de euros e matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto, sob o número quarenta e cinco mil seiscentos e trinta e cinco.

Constituída a Mesa da Assembleia Geral pelo Presidente, Senhor Professor Doutor António Moreira Barbosa de Melo, pelo Vice-Presidente, Senhor Doutor Vitorino Pereira d’Almeida Borges Allen Brandão e pelo Secretário do Finibanco-Holding, SGPS S.A., Senhor Doutor António Alfredo Martins Manso Gigante, verificou-se estarem presentes ou representados Accionistas titulares de 87.584.135 (oitenta e sete milhões, quinhentas e oitenta e quatro mil, cento e trinta e cinco) acções correspondentes a 87.577 (oitenta e sete mil, quinhentos e setenta e sete) votos, relativos a cerca de 87,58% (oitenta e sete vírgula cinquenta e oito por cento) do Capital Social, com direito a voto, tudo conforme Lista de Presenças e documentos a ela anexos que, depois de rubricados pelo Presidente da Mesa, ficam arquivados no dossier de documentos respeitante a esta Assembleia Geral.

Encontravam-se também presentes todos os membros do Conselho de Administração, o Presidente Senhor Álvaro Pinho da Costa Leite, o Vice-Presidente Senhor Engenheiro Humberto da Costa Leite, e os Vogais, Senhores Doutor Armando Esteves, Professor Doutor Daniel Bessa Fernandes Coelho e Doutor Jorge Manuel de Matos Tavares de Almeida; o Vogal Efectivo do Conselho Fiscal Senhor Doutor Luís Fernando de Almeida Freitas; e o Senhor Doutor José Luís Alves, em representação do Revisor Oficial de Contas, Efectivo, Ernst & Young Audit & Associados – SROC, SA, conforme carta de representação, de vinte e oito de Março, que foi mandada arquivar no processo da Assembleia pelo Senhor Presidente da Mesa.

O Presidente, Senhor Professor Doutor António Moreira Barbosa de Melo, verificou que a Assembleia havia sido convocada pelos Avisos Convocatórios publicados no Diário da República, terceira série, número quarenta, folhas quatro mil duzentas e oitenta e oito, traço noventa, de vinte e quatro de Fevereiro de dois mil e seis; no Jornal Público, de vinte e quatro de Fevereiro de dois mil e seis, página sessenta e seis; e no Sistema de Difusão de Informação da CMVM-Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, de vinte e dois de Fevereiro de dois mil e seis. Igualmente foi publicada a Lista de Accionistas, cujas participações excedem dois por cento do capital social do Finibanco-Holding, SGPS S.A., nos jornais, O Primeiro de Janeiro, de vinte e quatro de Março de dois mil e seis, página trinta e dois, e Jornal de Notícias, da mesma data, página catorze.

Encontrando-se verificados todos os pressupostos para a regular constituição e funcionamento da Assembleia Geral, o Presidente da Mesa cumprimentou todos os presentes, membros da Mesa da Assembleia, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e Accionistas, e declarou a Assembleia regularmente constituída e em condições de funcionar de modo a ser discutida, analisada e votada a Ordem de Trabalhos, constante do Aviso Convocatório, que a seguir se transcreve: 1. Discutir e deliberar sobre o relatório de gestão, balanço e contas relativos ao exercício de dois mil e cinco;

2. Discutir e deliberar sobre o relatório de gestão, balanço e contas consolidadas relativas ao exercício de dois mil e cinco; 3. Discutir e deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados;

…………

Entrando na Ordem de Trabalhos, o Senhor Presidente da Mesa propôs que a Administração do Finibanco-Holding, SGPS S.A. se pronunciasse sobre os dois primeiros pontos, em conjunto, embora com votação em separado, dado que as matérias deles constantes se interligam, tendo a Assembleia, por unanimidade, aceite a referida proposta.

Tomou então a palavra o Presidente do Conselho de Administração, Senhor Álvaro Pinho da Costa Leite e, no uso dela, abordou genericamente os factos mais relevantes que caracterizaram o exercício de dois mil e cinco e fez referência à evolução que se espera dos negócios do Finibanco-Holding e das Empresas suas Participadas, no exercício em curso. A solicitação do Senhor Presidente do Conselho de Administração, o Administrador Senhor Doutor Armando Esteves tomou seguidamente a palavra para pôr em confronto os objectivos definidos e as realizações verificadas que nortearam a actividade da Instituição no decurso do exercício, para analisar, em termos quantificados, a evolução dos negócios e do património, salientando por fim que os resultados se apresentam muito positivos. Concluiu referindo que o dividendo que vai ser proposto para distribuição, em termos de percentagem do valor nominal das acções, é superior em cinquenta por cento ao dos anos anteriores, graças ao excepcional resultado obtido no exercício a que se reporta.

Como ninguém mais quis usar da palavra, o Senhor Presidente pôs à votação, em separado, o primeiro ponto e o segundo ponto da Ordem de Trabalhos, tendo ambos sido aprovados por unanimidade.

Entrando no terceiro ponto da Ordem de Trabalhos, foi apresentada pelo Conselho de Administração e lida pelo Secretário do Finibanco-Holding, SGPS S.A., a secretariar a Mesa da Assembleia, a seguinte:

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE RESULTADOS

No exercício de dois mil e cinco o Finibanco-Holding, SGPS S.A. obteve um Lucro consolidado de 16.115.431,50 euros (dezasseis milhões, cento e quinze mil, quatrocentos e trinta e um euros e cinquenta cêntimos) e um Lucro individual de 7.008.076,30 euros (sete milhões, oito mil, setenta e seis euros e trinta cêntimos).

Assim, o Conselho de Administração propõe a seguinte aplicação do Lucro individual reportado ao exercício de dois mil e cinco:

Para Reserva Legal 10% (dez por cento), 700.807,63 euros (setecentos mil, oitocentos e sete euros e sessenta e três cêntimos);

Para Dividendo 6.000.000,00 (seis milhões) de euros;

Para Reservas Livres 307.268,67 euros (trezentos e sete mil, duzentos e sessenta e oito euros e sessenta e sete cêntimos);

Total 7.008.076,30 euros (sete milhões, oito mil, setenta e seis euros e trinta cêntimos).

O dividendo a distribuir, no montante de 0,06 euros (seis cêntimos) por acção, corresponde à distribuição de 37,2% (trinta e sete, vírgula dois por cento) do Lucro consolidado.

Como ninguém pediu a palavra para a discussão da Proposta de Aplicação de Resultados, o Senhor Presidente pô-la à votação, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.

…………

Esgotada a Ordem de Trabalhos, o Senhor Presidente agradeceu a presença dos Senhores Accionistas, congratulou-se pela forma como decorreu a Assembleia e pelo contributo que todos deram para o seu bom funcionamento, formulando votos de felicidades pessoais e profissionais aos elementos que integram os órgãos sociais e aos Senhores Accionistas presentes.

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente da Mesa deu a sessão por encerrada, pelas treze horas, elaborando-se a presente Acta que vai ser assinada pelo Presidente da Mesa da Assembleia, pelo Vice-Presidente da Mesa e pelo Secretário do Finibanco-Holding, SGPS S.A., que a redigiu.

António Alfredo Martins Manso Gigante, Secretário do Finibanco-Holding, SGPS S.A., certifica, nos termos da alínea f) do nº 1 do artº 446-B do Código das Sociedades Comerciais, que a transcrição extraída da Acta nº 42 supra, exarada a folhas 26 a 30 do Livro de Actas da Assembleia Geral do Finibanco-Holding, SGPS S.A., é verdadeira, completa e actual e que, da parte restante da referida Acta, nada consta que amplie, restrinja, modifique ou condicione a fracção aqui certificada.

O Secretário do Finibanco-Holding, SGPS S.A.

Documentos relacionados