• Nenhum resultado encontrado

Reajustamento dos Benefícios

8.47 Ressalvado o disposto no subitem 8.47.1 e no item 8.48, os Benefícios mensais previstos neste Regulamento, concedidos ou devidos após 01/06/2010, serão reajustados anualmente, no mês de abril, de acordo com a variação do IPCA.

8.47.1 Para efeito do disposto no item 8.47 serão utilizados os índices divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relativos ao período decorrido desde o último mês de reajustamento, inclusive, ou do mês da Data de Início do Benefício, se posterior, até o mês que antecede o reajustamento.

8.47.2 Considerar-se-á somente no primeiro reajuste como mês do início do Benefício de Pensão por Morte decorrente do falecimento de Participante em gozo de Benefício pelo Plano I o mês do início do respectivo Benefício ou, obrigatoriamente, o mês do último reajuste do Benefício previsto no item 8.47, se posterior.

8.47.3 A Entidade, a seu critério, poderá conceder reajustes maiores ou com outra frequência, sujeitos à aprovação do órgão público competente e do Conselho Deliberativo, e desde que a frequência do reajuste não seja superior à frequência de reajuste da política salarial das Patrocinadoras.

8.47.4 Os Benefícios adicionais serão revistos, mensalmente, de acordo com o Retorno de Investimentos obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência.

34

8.48 Ressalvado o disposto no subitem 8.48.1, os Benefícios mensais concedidos ou devidos até o dia 31/05/2010, serão reajustados anualmente, no mês de abril, de acordo com a variação do IGP-DI.

8.48.1 Para efeito do disposto no item 8.48 serão utilizados os índices divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) relativos ao período decorrido desde o último mês de reajustamento, inclusive, ou do mês da Data de Início do Benefício, se posterior, até o mês que antecede o reajustamento.

8.48.2 Aplica-se aos Benefícios que trata o item 8.48 o disposto nos subitens 8.47.2 a 8.47.4 deste Regulamento.

8.49 O disposto no item 8.48 e respectivos subitens também se aplica aos Benefícios dos Participantes que na data da aprovação das alterações promovidas neste Regulamento, pelo órgão público competente, sejam elegíveis a qualquer Benefício pelo Plano I, independentemente de quando ocorrer o Término do Vínculo Empregatício, e dos respectivos Beneficiários, assim como aos dos Beneficiários dos Participantes abrangidos pelo disposto neste item e no item 8.48 deste Regulamento.

CAPÍTULO IX – DA PORTABILIDADE

9.1 O Participante que se desligar da Patrocinadora, por iniciativa própria ou de Patrocinadora, poderá optar pelo instituto da portabilidade, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condições:

I. tenha, no mínimo, 3 (três) anos de Tempo de Vinculação ao Plano I na data do

Término do Vínculo Empregatício ou, no caso do Participante que optou pelo instituto do autopatrocínio na data da opção pelo instituto da portabilidade; II. não esteja recebendo Benefício pelo Plano I.

9.1.1 Não será exigido o cumprimento do disposto no inciso I do item 9.1 quando a opção pelo instituto da portabilidade referir-se a recursos oriundos de outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, registrados e alocados na Conta Portabilidade prevista no inciso III do subitem 7.1.1 deste Regulamento.

9.1.2 A opção de que trata o item 9.1 deverá ser efetuada pelo Participante através do termo de opção fornecido pela Entidade, no prazo máximo de até 60 (sessenta) dias a contar da data da entrega do extrato de que trata o item 13.1 deste Regulamento. 9.1.3 No prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data da entrega pelo Participante do termo

de opção, a Entidade deverá encaminhar à entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora escolhida pelo Participante, receptora dos recursos, o termo de portabilidade devidamente preenchido.

9.2 O Participante que por ocasião do Término do Vínculo Empregatício tenha optado pelos institutos do autopatrocínio ou do benefício proporcional diferido ou que tenha a opção por este último presumida pela Entidade, poderá, se desejar, optar pelo instituto da portabilidade desde que, na ocasião de sua opção, preencha os requisitos previstos nos incisos do item 9.1 deste Regulamento.

35

9.3 O Participante terá direito a portar para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora:

I. o saldo da Conta de Participante prevista no subitem 7.1.1, para o Participante não

elegível a um Benefício de Aposentadoria pelo Plano I;

II. o Saldo de Conta Aplicável, para o Participante elegível a um Benefício de

Aposentadoria pelo Plano I.

9.3.1 Os saldos de que tratam os incisos I e II do item 9.3 serão aqueles registrados na

Entidade no 1º (primeiro) dia do mês da entrega do termo de opção, acrescidos das

Contribuições efetuadas posteriormente.

9.3.2 O Participante que não preencher os requisitos necessários para optar pela Portabilidade dos recursos acumulados no Plano I e que possuir recursos financeiros de outros planos de entidades previdência complementar ou de companhia seguradora, terá direito a portar somente os recursos inclusos na Conta Portabilidade prevista no inciso III do subitem 7.1.1 deste Regulamento.

9.3.3 O valor a ser portado nos termos deste Capítulo será atualizado desde o mês da entrega do termo de opção até o mês anterior ao da transferência dos recursos com base no Retorno de Investimentos.

9.3.4 Na hipótese de o Participante optar por uma entidade aberta de previdência complementar, a integralidade dos recursos a serem portados deverá ser utilizada para a contratação de um Benefício pago na forma de renda mensal vitalícia ou por um prazo determinado de, no mínimo, igual ao período em que a reserva foi constituída no Plano I não podendo ser inferior a 15 (quinze) anos.

9.3.5 Na hipótese de a transferência dos recursos não ocorrer até o último dia útil do mês subseqüente ao da data da entrega do termo de opção, sem prejuízo do prazo estabelecido no item 9.4, os valores serão atualizados pelo Retorno de Investimentos no mês da entrega do termo de opção.

9.4 A transferência dos recursos financeiros de que trata o item 9.3 ocorrerá até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao da entrega do termo de portabilidade devidamente preenchido e assinado na entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora receptora.

9.5 A opção do Participante pela Portabilidade tem caráter irrevogável e irretratável, extinguindo-se, com a transferência dos recursos financeiros, toda e qualquer obrigação do Plano I perante o Participante, seus Beneficiários, Beneficiários Indicados e herdeiros legais.

9.5.1 O instituto da portabilidade não implicará, em nenhuma hipótese, em qualquer pagamento pela Entidade diretamente ao Participante ou aos Beneficiários, Beneficiários Indicados e herdeiros legais.

9.6 O Plano I não poderá receber recursos portados de outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora, eis que está em extinção desde 31/1/2009.

36 CAPÍTULO X – DO RESGATE DE CONTRIBUIÇÕES

10.1 O Participante que se desligar da Patrocinadora, por iniciativa própria ou de Patrocinadora, e do Plano I terá direito ao Resgate de Contribuições, mediante a entrega do termo de opção, desde que não receba Benefício pelo Plano I.

10.1.1 Na hipótese de o desligamento do Participante da Patrocinadora e do Plano I não ocorrerem de forma simultânea, o Participante somente terá direito ao recebimento do Resgate de Contribuições na data em que ocorrer o último desligamento.

10.1.2 No caso de o Participante não ter direito a receber Benefício de Aposentadoria do Plano I, não efetuar a opção pelos institutos nos prazos estipulados neste Regulamento e não sendo possível presumir a opção pelo instituto do benefício proporcional diferido, será presumida pela Entidade a sua opção pelo instituto do resgate de contribuições.

10.2 O valor do Resgate de Contribuições corresponderá:

I. ao saldo da Conta de Participante prevista no subitem 7.1.1, para o Participante

não elegível a um Benefício de Aposentadoria pelo Plano I;

II. ao Saldo de Conta Aplicável, para o Participante elegível a um Benefício de

Aposentadoria ou Benefício Proporcional pelo Plano I.

10.2.1 O Participante poderá optar por resgatar os valores alocados na Conta Portabilidade referentes exclusivamente a recursos constituídos em planos de entidades abertas de previdência complementar ou companhias seguradoras.

10.2.2 No caso de o Participante não optar pelo disposto no subitem 10.2.1 os recursos constituídos em plano de entidade aberta de previdência complementar ou companhia seguradora, constantes da Conta Portabilidade, serão excluídos dos valores de que tratam os incisos do item 10.2 deste Regulamento.

10.2.3 Em nenhuma hipótese serão resgatadas as Contribuições efetuadas pelo Participante destinadas ao custeio das despesas administrativas.

10.3 O pagamento do Resgate de Contribuições será efetuado em uma única vez, ou, a critério do Participante, em até 60 (sessenta) parcelas mensais e consecutivas.

10.3.1 O pagamento do Resgate de Contribuições ocorrerá até o último dia útil do mês subseqüente ao da entrega do termo de opção e, no caso de o Participante optar pelo pagamento parcelado, as parcelas serão pagas até o último dia útil dos meses imediatamente subseqüentes, devidamente atualizadas com base no Retorno de Investimentos.

10.3.2 A opção pelo parcelamento do pagamento do Resgate de Contribuições não assegura a qualidade de Participante do Plano I.

10.3.3 Se o pagamento do Resgate de Contribuições não ocorrer até o último dia útil do mês subseqüente ao da data da entrega do termo de opção, os valores serão atualizados pelo Retorno de Investimentos obtido pela Entidade no mês da entrega do termo de opção.

37

10.4 A percepção de qualquer parcela a título de Aposentadoria, Benefício Proporcional, Pensão por Morte ou a opção pelo instituto da portabilidade extingue o direito ao Resgate de Contribuições previsto neste Capítulo.

10.5 A opção do Participante pelo instituto do resgate de contribuições tem caráter irrevogável e irretratável e o pagamento do Resgate de Contribuições extingue toda e qualquer obrigação do Plano I perante o Participante, seus Beneficiários, Beneficiários Indicados e herdeiros, exceto as obrigações decorrentes do parcelamento do Resgate de Contribuições.

10.6 Do valor do Resgate de Contribuições serão descontados eventuais débitos do Participante para com a Entidade referentes às Contribuições destinadas à cobertura das despesas administrativas devidas pelo Participante ao Plano I.

10.7 É vedado o resgate de recursos portados constituídos em plano de entidade fechada de previdência complementar devendo os referidos recursos serem excluídos dos valores de que trata o item 10.2 e obrigatoriamente objeto de nova Portabilidade, na forma prevista neste Regulamento.

10.8 Na hipótese de o Participante não requerer o Resgate de Contribuições no prazo prescricional previsto na legislação aplicável, os respectivos valores serão incorporados ao patrimônio do Plano I.

CAPÍTULO XI – DA DIVULGAÇÃO

11.1 Aos Participantes do Plano I serão entregues, sempre que solicitadas, cópias atualizadas do Estatuto, deste Regulamento do Plano I, do certificado de participante, além do material explicativo que descreva as características do Plano I em linguagem simples e precisa.

11.2 Todas as interpretações das disposições do Plano I deverão ser baseadas no Estatuto da Entidade, neste Regulamento do Plano I e na legislação aplicável.

Documentos relacionados