• Nenhum resultado encontrado

2.9 Capacidade de carga e recalque

2.9.4 Recalques

Recalque é definido como a deformação vertical de uma superfície do terreno, em que os recalques de fundações são resultado da aplicação de carregamentos ou ocorrem devido ao peso próprio do terreno (VARGAS, 1977). Segundo Velloso e Lopes (2010) ao se carregar uma fundação há a ocorrência de recalques, sendo que parte acontece imediatamente depois do carregamento e o restante ocorre com o passar tempo.

A NBR 6122 (ABNT, 2010) indica que a medição de recalques é indispensável no acompanhamento de obras que possuem principalmente carregamentos verticais, salientando que essa análise visa comparar valores medidos com os esperados, a fim de aperfeiçoar os métodos de estimativa de recalques disponíveis.

A previsão de recalques pode ser realizada a partir da utilização de diferentes métodos, os quais são agrupados em três categorias (VELLOSO; LOPES, 2010):

 métodos racionais: os parâmetros de deformabilidade são obtidos em laboratório ou por meio de ensaios de campo (ensaio pressiométrico e de placas) combinando os resultados com modelos teoricamente exatos.

 métodos semi-empíricos: os parâmetros de deformabilidade são obtidos através de correções entre ensaios de campo de penetração (por exemplo, SPT) e modelos teoricamente exatos ou adaptações deles.

 métodos empíricos: os parâmetros são obtidos por meio de tabelas relacionadas com tensão admissível e recalques usualmente aceitos em estruturas convencionais. De acordo com Cintra, Aoki e Albiero (2003) o ensaio de placas possibilita uma relação entre os recalques obtidos com a placa e os possíveis recalques que ocorrerão na futura sapata. Os autores acrescentam que para as argilas, a capacidade de carga independe da diferença de tamanho entre a placa e a fundação, porém os recalques apresentam proporcionalidade com as dimensões, conforme demonstrado na Figura 31.

Figura 31: Prova de cargas em placa e sapata (argila)

Fonte: Cintra, Aoki e Albiero (2003, p.57)

Sendo assim, o recalque que irá ocorrer no solo após instalação da sapata pode ser obtido através da Equação 11 a partir dos valores resultantes do ensaio de placas; sendo que para sapatas retangulares ou de formas irregulares é necessário considerar a área equivalente de uma sapata circular para realização do cálculo (CINTRA; AOKI; ALBIERO, 2003).

𝜌𝑠 = 𝜌𝑝∙ 𝐵𝑠 𝐵𝑝 (11) Onde: 𝜌𝑠 : recalque da sapata; 𝜌𝑝 : recalque da placa;

𝐵𝑠 : diâmetro proporcional da fundação;

______________________________________________________________________________

3 MÉTODO DE PESQUISA

Este capítulo trata da metodologia utilizada para desenvolvimento do presente trabalho, abordando as técnicas e materiais empregados para execução da pesquisa, além dos procedimentos e

ensaios adotados. O capítulo divide-se em: estratégia de pesquisa; delineamento; local de estudo;

materiais e caracterização; ensaio SPT; locação do sítio; execução das colunas de compactação; ensaios de placa e metodologias de cálculo.

3.1 Estratégia de pesquisa

A pesquisa realizada é classificada como: “aplicada”, em relação à sua natureza; “quantitativa”, em relação à forma de abordagem do problema; “explicativa”, quanto aos seus objetivos. Quanto aos procedimentos, a pesquisa caracteriza-se como “bibliográfica”, tendo como instrumento fontes bibliográficas, e ao mesmo tempo “experimental”, pela verificação de relação entre variáveis, manipulando condições e analisando efeitos produzidos.

3.2 Delineamento

A pesquisa foi dividida conforme a Figura 32 em dez etapas fundamentais. Iniciou-se com a revisão bibliográfica, que tem por objetivo a compreensão do tema e de conceitos relacionados ao trabalho por meio de leituras de diferentes autores; além de estudos sobre o que já estava sendo desenvolvido na área, bem como de procedimentos e técnicas normalmente utilizados. Ainda, nessa

etapa foi necessário analisar as normas, regras e recomendações existentes, referente aos ensaios

que seriam realizados, para que suas execuções fossem em conformidade com o exigido pelas regulamentações.

Em seguida, partiu-se para a escolha do local de execução das colunas de compactação e dos ensaios de campo, considerando que o solo possuía características que permitissem a execução do método de melhoramento selecionado e que o local apresentasse viabilidade técnica e econômica para mobilização de equipamentos e materiais necessários. Com o local definido foi necessário selecionar os materiais a serem utilizados na pesquisa. Nessa fase foi feita a análise do solo do local em que seria executado o melhoramento através de ensaios existentes e também foi necessário obter os materiais granulares a serem aplicados no preenchimento das colunas, sendo

nesse caso brita e RCC. Então, foram realizados os ensaios laboratoriais necessários a caracterização geotécnica de todos os materiais.

Finalizados os ensaios laboratoriais, iniciaram-se os trabalhos em campo. O primeiro ensaio realizado foi o SPT a fim de conhecer o perfil geológico do terreno em que foram executadas as colunas, a fim de comprovar a sua viabilidade de execução. Então, definiu-se o sítio necessário ao desenvolvimento da pesquisa e realizou-se a distribuição e locação das colunas no local.

Figura 32: Delineamento da pesquisa

Fonte: Autoria Própria (2018)

No próximo passo executou-se as colunas nos locais definidos. Inicialmente escavou-se o solo até 1,20 m de profundidade com diâmetro final de 25cm, em seguida colocou-se o material granular (brita ou RCC), devidamente compactado em diferentes camadas seguindo a energia normal. O procedimento foi realizado até atingir a superfície.

Com as colunas executadas, verificou-se o melhoramento do terreno a partir de ensaios de prova de carga em placa circular de diâmetro de 30 cm, no solo natural e no solo com o melhoramento. Finalmente, os resultados obtidos permitiram a obtenção de valores efetivos de tensão admissível e recalque, possibilitando comparar os resultados do solo natural com o terreno após a execução das colunas. Dessa maneira, analisou-se a efetividade do método de

______________________________________________________________________________ melhoramento, permitindo-se saber qual material de enchimento apresentou melhores resultados, indicando ou não sua aplicabilidade como sistema de melhoramento para o solo estudado.

Documentos relacionados