• Nenhum resultado encontrado

Para a realização do estudo foram utilizados dois tipos diferentes de dados, cada um exigindo uma forma específica de recolha.

Na definição dos contextos da Educação Física e do Desporto no Brasil e na Europa, que por sua vez foram a base para a construção dos indicadores do desenvolvimento da Educação Física e

do Desporto em Minas Gerais foram utilizados dados bibliográficos cuja recolha foi realizada a partir do acesso e consulta a bases de dados para posterior triagem e seleção das referências bibliográficas utilizadas.

A revisão de literatura foi também o supedâneo para a elaboração do instrumento utilizado no segundo processo de recolha de dados: uma entrevista semi-estruturada, realizada com protagonistas e figuras representativas da Educação Física de Minas Gerais, e cujo guião teve por base o material apurado através da revisão da literatura (Campenhoudt e Quivy, 2003).

Para a definição do guião da entrevista, partindo-se da revisão bibliográfica, buscou-se esgotar as possibilidades de construção de categorias de assunto a serem apresentados aos entrevistados. Elaborou-se, então, um primeiro roteiro que foi apreciado por um corpo de peritos no assunto.

As observações dos peritos foram incorporadas ao roteiro e foram realizadas algumas entrevistas com pessoas também representativas da Educação Física e do Desporto mineiro, que, todavia, não seriam entrevistados para o estudo.

Os resultados destas entrevistas foram submetidos a uma dupla verificação: se atenderam às expectativas do pesquisador e nova análise pelo corpo de peritos. Estando satisfeitas as expectativas do pesquisador e não havendo recomendações de alteração por parte dos peritos o guião foi considerado validado e foi utilizado na fase de aplicação da entrevista (Garcia, 2004)

O grupo de entrevistados foi constituído por alguns dos principais protagonistas, em seu tempo, da Educação Física e do Desporto mineiros, nomeadamente do campo da política e da Educação.

. Alberto Pinto Coelho Júnior

Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais por várias legislaturas, tendo sido seu Presidente de 2007 a 2010, quando apoiou a presença constante da Educação Física e do Desporto na discussão das políticas públicas mineiras. Atualmente é Vice-Governador do Estado de Minas Gerais.

. Bernard Rajzman

Atleta referência e medalhista olímpico, Presidente da Comissão Nacional de Atletas, Membro do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, Vice-Presidente da Academia Olímpica Brasileira, exerceu funções como Deputado à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Ministro dos Esportes, dentre várias. Tem sido um valoroso defensor das causas da Profissão de Educação Física.

. Carlos Arthur Nuzman

Atleta de nível internacional. Exerceu as funções de Presidente da Federação de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro, eleito para a Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, onde comandou a elevação da modalidade ao posto de destaque nacional e mundial, sendo considerada modelo de administração e uma das escolas técnicas da modalidade no mundo. Desde a sua posse na CBV em 1975 incentivou e determinou a presença de Profissionais de Educação Física nas mais diversas atividades técnicas inerentes à Profissão. Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Olímpico Local Organizador de 2016, de forma inédita na história do Olimpismo Mundial. Responsável direto pela elevação do Desporto Olímpico brasileiro a nível mundial e da vinda dos Jogos Olímpicos de 2016 para o Brasil.

. Carlos do Carmo Andrade Melles

Deputado Federal por Minas Gerais em vários mandatos, com formação superior na área agrária e agrícola, com titulação em gestão, sendo produtor de café de exportação, dirigente de cooperativa de cafeicultura, tendo ocupado o Ministério do Esporte e Turismo no governo Fernando

Henrique Cardoso, onde se destacou pela implementação de políticas públicas desportivas com objetividade e planejamento.

. Carlos Roberto Jamil Cury

Filósofo, Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, Membro da Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi Presidente da CAPES, Pesquisador renomado junto à CAPES e ao CNPq, Professor convidado de diversas Universidades estrangeiras, considerado o mais destacado Filósofo e Conhecedor da Legislação Educacional brasileira.

. Célio de Castro

Médico, Clínico renomado em Minas Gerais, exerceu funções públicas no Poder Executivo Estadual, dirigiu o Sindicato dos Médicos, a Associação Médica e o Conselho Regional de Medicina – ambos de Minas Gerais, Prefeito de Belo Horizonte, tendo ocorrido em seu Gabinete a Posse da primeira Direção do CREF6/MG.

. Eduardo Brandão de Azeredo

Engenheiro, filho de iminente político mineiro – Renato Azeredo, exerceu funções no Poder Executivo mineiro, tendo sido Prefeito Municipal de Belo Horizonte, Governador do Estado de Minas Gerais, Senador da República por Minas Gerais, e atualmente é Deputado Federal por Minas Gerais. Na sua passagem pelo Governo mineiro notabilizou-se pela recepção aos atletas e delegações mineiras, resgatando uma tradição, assim como apoiou a retomada da municipalização das Praças de Esportes de Minas Gerais, por entender que as Prefeituras teriam uma atuação mais eficaz junto àqueles equipamentos urbanos.

. Francelino Pereira dos Santos

Exerceu, dentre outras, as funções de Vereador à Câmara Municipal de Belo Horizonte, Deputado à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Federal por Minas Gerais, Senador da República por Minas Gerais, Governador do Estado de Minas Gerais, Ministro de Estado no Poder

Executivo Federal, sendo que em seu período no Governo Mineiro propiciou um avanço na demarcação das políticas públicas de Educação Física e do Desporto, implementando um planejamento que serviu de base ao revigoramento e ampliação das Praças de Esportes de Minas Gerais no governo de seus sucessor – Tancredo Neves/Hélio Garcia.

. Gilmar Alves Machado

Professor de Educação Básica na área de História, sendo destacado defensor das causas da Educação. Foi Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, onde se destacou pela sua competência, honradez e lealdade, angariando o respeito de seus pares. É Deputado Federal à Câmara dos Deputados por várias legislaturas, onde tem sido um aguerrido defensor do Desporto e da Educação Física, tendo ocupado diversas funções de destaque naquela Casa, dentre elas a Relatoria do Orçamento Geral da União, a Liderança do Governo no Congresso Nacional. Parlamentar respeitado e com presença obrigatória a todos que tem lhe procurado e que queiram debater e inserir políticas públicas desportivas e de lazer no Brasil.

. João Havelange

Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange

. Atleta laureado, Dirigente público, Dirigente Esportivo em todos os níveis, Presidente da Confederação Brasileira de Desporto, quando elevou o Brasil aos patamares de escol, tendo sido Bi-Campeão Mundial de Futebol, Presidente da FIFA, quando percorreu todos os continentes terrestres disseminando o futebol. Atualmente é Presidente de Honra da FIFA e Membro Decano do Comitê Olímpico Internacional – COI, onde se faz presente há mais de quatro décadas. A mais alta Autoridade Mundial no Desporto, tendo tido atuação destacada para que venha a ocorrer a realização da Copa Mundial de Futebol em 2014 no Brasil e, juntamente, com Carlos Arthur Nuzman,dos Jogos Olímpicos de 2016.

. João Leite da Silva Neto

Atleta do Clube Atlético Mineiro, tendo passagens pela Seleção Mineira de Futebol, Seleção Brasileira de Futebol, clubes brasileiros e portugueses de

futebol. Exerceu funções de Vereador à Câmara Municipal de Belo Horizonte, Secretário Municipal de Esportes de Belo Horizonte, Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, dentre outras. Tem atuação destacada como Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com eleições em várias legislaturas, sendo responsável direto pela criação da Frente Parlamentar Mineira de Esporte e pela criação da Comissão Temática Permanente de Esportes e lazer junto à ALMG.

. Jorge Steinhilber

Profissional de Educação Física. Com atuação destacada junto ao movimento de Associações dos Professores de Educação Física, e capitaneado a luta pela regulamentação profissional que levou à promulgação da Lei nº 9.696, de 1º de Setembro de 1998, é Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF desde a sua fundação.

. José de Alencar Gomes da Silva

Empresário de enorme sucesso e presença pujante na indústria têxtil mundial, durante o seu período como Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG e do SESIMINAS comandou a implantação de uma rede de unidades desportivas e de lazer denominada Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT, que é considerada uma avançada forma de política pública para o segmento industrial. Exerceu a função de Vice-Presidente da República durante os dois mandatos do Presidente Lula, e, de forma inédita na história republicana brasileira, recebeu os Membros do CONFEF em Audiência quando no exercício da Presidência da República.

. Manoel José Gomes Tubino

Foi incluído após sua morte como um dos principais nomes da Educação Física brasileira, e um dos mais respeitados pensadores mundiais da Educação Física. Até então era Co-Orientador deste trabalho. Exerceu funções públicas como Presidente do Conselho Nacional de Desporto na redemocratização brasileira, Presidente do INDESP, Ministro interino de Esporte, Reitor da Universidade Gama Filho/Rio de Janeiro – Brasil,

Comandante da Marinha, Treinador esportivo, Preparador Físico, Professor Universitário, Escritor, Diretor de Curso Superior de Educação Física, Delegado Geral da FIEP no Brasil, Presidente Mundial da FIEP, Membro Conselheiro do CONFEF, Membro da Academia Brasileira de Ciências, dentre outras inúmeras e vastas funções ocupadas.

. Sylvio José Raso

Profissional de Educação Física, Médico, com uma trajetória na área de Educação Física e Desporto, onde é considerado a “própria História da área”, cujos dados e ensinamentos permeiam este trabalho acadêmico, assim como de qualquer estudioso/pesquisador que atue sobre a Educação Física mineira. Foi Professor de Educação Física escolar, Treinador de equipes/atletas de alto rendimento, Recreador. Um dos quatro brasileiros que implantou a FIEP no Brasil, tendo sido Delegado em Minas Gerais e Delegado Federal no Brasil, recebeu inúmeras comendas de governos municipais, estaduais, brasileiro e estrangeiros, incluindo a Medalha recebida das mãos do Rei da Suécia. Algumas de suas obras permanecem perenes: o desenvolvimento da Medicina Esportiva, o Laboratório de Fisiologia do Esforço da UFMG, do qual foi o criado e é o único que nunca cerrou as portas desde sua inauguração no final dos anos de 1960, a profissionalização da área a partir de conhecimentos acadêmico-científicos.

As transcrições das entrevistas foram realizadas pelo próprio pesquisador e foram gravadas em equipamento digital de áudio e posteriormente transcritas, também pelo pesquisador.

Documentos relacionados