• Nenhum resultado encontrado

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.4 W EBSITES DE REDES SOCIAIS , OS CONSUMIDORES E AS ORGANIZAÇÕES

3.3.1 Recolha dos dados

O método de pesquisa utilizado para este estudo baseou-se na recolha de dados de modo a dar resposta ao objetivo desta investigação, recorrendo para o efeito a pesquisa bibliográfica e a inquérito por entrevista.

No que respeita à revisão bibliográfica, esta foi realizada com recurso a artigos científicos, monografias e alguns websites. No que respeita à investigação empírica, foi usada diversa informação gentilmente fornecida pela agência de publicidade (F/Nazca) que geriu o concurso publicitário “O Eskolhido”, informação disponível nos websites da SKOL e da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) e um guião (ver Tabela 2) elaborado para o efeito e apresentado aos entrevistados via email.

Guião

Questões Objetivos

Os websites de redes sociais e as suas fan pages

1. Há quanto tempo possui perfil num website de rede social? Qual website?

2. O que o motivou a criar um perfil nesse website? 3. O que o faz “gostar” de uma fan page de uma marca ou empresa no Facebook? Que tipo de conteúdo o atrai para “gostar” de determinada fan page?

No que diz respeito às redes sociais, e mais especificamente aos websites de redes sociais, procura- se verificar o grau de envolvimento dos entrevistados com este tipo de plataformas. E assim, compreender melhor como as redes sociais estão a influenciar os hábitos e comportamentos das pessoas, especialmente em relação à forma como estas comunicam entre si e estabelecem os seus relacionamentos, seja a nível pessoal ou profissional.

4. No que diz respeito às marcas de cerveja brasileira, qual a sua preferida? Porquê?

5. Qual(is) fan pages das marcas de cerveja brasileira que acompanha no Facebook? Porquê? 6. O que acha da fan page da cerveja SKOL? Considera o seu conteúdo atrativo? Explane os motivos.

7. Qual a sua opinião sobre as campanhas publicitárias da SKOL antes e depois do aparecimento dos websites de redes sociais?

Verificar como a marca SKOL, no que diz respeito à comunicação de marketing com suporte nos websites de redes sociais é percebida, não somente através da sua fan page no Facebook, mas também englobando as suas campanhas publicitárias de maneira geral, incluindo tanto as que foram produzidas e divulgadas antes das redes sociais, como também as que vieram depois do aparecimento destas. E assim, obter maior entendimento com base nos relatos dos inquiridos sobre o conteúdo oferecido pela SKOL neste ambiente online, nomeadamente perceber se as campanhas publicitárias tornaram-se mais interativas e/ou mais próximas do seu público-alvo.

O concurso publicitário “O Eskolhido”

8. No caso do concurso “O Eskolhido”, o que mais chamou a sua atenção? Gostaria de participar num anúncio publicitário da SKOL na televisão? Porquê? 9. Considera que o facto de poder participar num anúncio publicitário da SKOL na televisão, por ser uma marca bastante conhecida, pode fazer com que se crie um relacionamento com esta marca? De que forma?

10. Caso não seja consumidor da SKOL, considera que este tipo de campanha publicitária poderia fazer com que se tornasse consumidor da marca? Exponha os motivos.

11. Acha que o concurso “O Eskolhido” passa uma ideia de “glamour”, devido à oportunidade de participar num anúncio publicitário da SKOL na televisão? Considera que essa ideia deve-se ao facto de associar a sua participação à possibilidade de se “tornar famoso” ou bastante conhecido, pois trata-se de uma das melhores, mais conhecidas e mais consumidas marcas de cerveja no Brasil?

Através do concurso “O Eskolhido”, promovido pela SKOL, obter maior entendimento sobre como este tipo de ferramenta de comunicação pode gerar entusiasmo e influenciar os utilizadores de uma rede social a “gostar” de uma página de uma marca. E assim, perceber até que ponto este tipo de iniciativa pode proporcionar o aparecimento de um relacionamento com a marca, potenciando ou não a retenção dos consumidores atuais e/ou até mesmo a captação de novos consumidores, devido ao encanto e ideia de “glamour” que possam ter sido gerados pela proposta do concurso.

Tabela 2 – Estrutura do guião das entrevistas.

O guião foi aplicado através de entrevistas realizadas com uma amostra de 8 pessoas, quantidade esta determinada com base no facto de ser uma pesquisa de natureza empírica e, portanto, normalmente realizada com uma amostra reduzida de pessoas. Na amostra incluem-se pessoas de ambos os sexos, dividindo-se em quatro homens e quatro mulheres, numa faixa etária a partir dos 25 anos, de classes sociais diversas e residentes em Fortaleza – Ceará. Dentre os entrevistados, estão três pessoas que são naturais de outros estados: 1 homem de São Paulo – SP, 1 mulher do Rio de Janeiro – RJ e outra de Salvador – BA, sendo os demais naturais de Fortaleza – CE. As pessoas naturais de outros estados são todas funcionárias da empresa Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) – unidade presente em Fortaleza. A Ambev é a empresa responsável pela distribuição da cerveja SKOL no Brasil. As demais pessoas trabalham em outras empresas também presentes na cidade de Fortaleza e, dentre todos os inquiridos incluem-se consumidores e não consumidores da marca.

Os entrevistados naturais de outros estados foram selecionadas com base na sua proximidade com a marca, já que todos trabalham na Ambev, sendo dois deles, especialmente, no setor de marketing, o que enriqueceu ainda mais a recolha dos dados. Os restantes entrevistados foram selecionados por serem das relações pessoais da autora desta investigação e com base nos seus

hábitos de consumo, ou seja, todos apreciam diversão, interação, participação e/ou também possuem alguma “identidade” com a marca, até mesmo os de idade mais avançada.

A recolha foi realizada durante o mês de junho de 2013, tendo sido iniciada na 1ª semana e concluída na 3ª semana do respetivo mês. Este período deveu-se ao facto de a recolha não ter ocorrido presencialmente, com todos os inquiridos, mas sim através do envio do guião para cada um, por email, onde cada guião respondido foi sendo devolvido também por meio de correio eletrónico.

Como é natural, este trabalho confrontou-se com algumas limitações, nomeadamente, com o facto de não terem sido entrevistados todos os funcionários da Ambev e especialmente todos os do setor de marketing, já que estes, sem dúvida, estão mais próximos em relação a tudo o que acontece com a marca, seja o lançamento de um novo produto, seja o desenvolvimento de novas campanhas, ações e/ou artigos publicitários. Também de salientar o facto de as entrevistas não terem ocorrido presencialmente, pois assim poderiam surgir mais temas e/ou questões para a discussão, o que proporcionaria uma recolha mais diversificada acerca das impressões e/ou opiniões dos inquiridos. A recolha não pôde ser realizada presencialmente pois, devido às atividades de cada um dos inquiridos, não foi possível reuní-los num mesmo momento temporal e físico.

Como limitação a esta pesquisa, podemos citar também o facto de não ter sido possível a realização da entrevista, através da aplicação do guião, com um dos diretores de marketing da Ambev, que foi o responsável pela idealização do concurso “O Eskolhido”, assim como também com a equipa da agência de publicidade F/Nazca, responsável por todo o desenvolvimento do mesmo, o que poderia gerar perceções mais aprofundadas acerca das questões abordadas, especialmente em relação às que tratam mais especificamente sobre o concurso. Também seria de grande relevância a realização da entrevista com a pessoa que venceu o concurso, para obter as suas impressões acerca da experiência vivenciada, mas não foi possivel devido, como se compreende, à agência estar obrigada a acordos de sigilo profissional. Ainda outra limitação encontrada foi o facto de não ter havido possibilidade de aplicar as entrevistas com alguns participantes do concurso “O Eskolhido”, o que traria um conteúdo ainda mais rico, já que seriam perceções de pessoas que de facto se envolveram com o concurso.

Tendo embora as limitações apresentadas, pretende-se realizar uma transcrição rica em detalhes, através de uma recolha de dados aprofundada, e com foco nos objetivos propostos.

Documentos relacionados