• Nenhum resultado encontrado

Recolhendo Pistas: instituições e o universo de pesquisa

2.2 Grupos de dança: universo da pesquisa, observação e entrevistas.

2.2.1 Recolhendo Pistas: instituições e o universo de pesquisa

Para montar um mapa da dança, em São Luís, tivemos uma dificuldade inicial, que foi encontrar instituições que pudessem informar sobre grupos de dança existentes. Num primeiro momento, recorremos ao espaço que lida com todos os tipos de cultura artística, apresentável ao público, nesta cidade: o Teatro Arthur Azevedo11,

10

Para Minayo (1994), a entrevista semi-estruturada é a articulação da entrevista aberta, na qual o informante aborda livremente o tema proposto, bem como propõe perguntas previamente formuladas.

11

Ligado ao governo do Estado do Maranhão, o teatro compõe o Patrimônio Histórico do Maranhão. Historicamente, o Teatro Arthur Azevedo, na década de 1960 passou às mãos do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura. No ano de 1968 reabriu suas portas após ser fechado para obras. Dez anos depois, a Fundação Cultural do Maranhão reinaugurado e em 1993 foi restaurado através novas tecnologias e readquiriu sua originalidade. Hoje está ligado à Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.

em razão de que se trata de uma instituição pública de referência para aqueles que lidam com a representação cênica, envolvendo teatro, dança e música.

A questão da visibilidade da obra é central no domínio da arte. A dança tem sido considerada uma arte que exige essa exposição pública como mecanismo social de apreciação e evento de mobilização da sensibilidade coletiva. Segundo Peixoto (2003), a obra de arte só pode ser considerada uma arte se for permitida ser vista pelo público. O mesmo se passa com a dança, como parte da consolidação e reconhecimento social de grupos. Por isso, procuramos o teatro, pensando que as companhias e os grupos de dança, em São Luís, têm este local como espaço de “tradição” artística.

Na primeira visita ao teatro, explicamos aos representantes da instituição o caráter da investigação. Tivemos acesso aos documentos que contêm nomes de grupos de teatro e dança, dos últimos eventos realizados na instituição, tais como: I Semana Maranhense de Teatro (2006) e a I Semana Maranhense de Dança (2006). Tal lista se demonstrou insuficiente, em razão de que não apresentava outras informações acerca dos grupos.

Retornando ao Teatro Arthur Azevedo, obtivemos informações a partir do setor denominado “Arquivo de Memórias”. Trata-se de um arquivo de dados referentes a todas as atividades artísticas que aconteceram e acontecem na instituição. Segundo informações fornecidas pela secretária, o setor foi organizado recentemente (criado em 2006 na atual gestão), de modo que ainda “não existe ficha padrão para as inscrições dos grupos em períodos de eventos”.

Os arquivos pesquisados mostraram-se limitados pela ausência de informações (ausência de nomes de diretores, número de bailarinos, data de fundação, endereço completo, ausência de nomes de grupos), não sendo possível completar as primeiras informações colhidas. Por outro lado, novos dados referentes a um número maior de grupos, escolas e companhias foram encontrados. Através destes registros, foi possível observar a existência de uma classificação sobre os grupos que se apresentaram no local, designados como: escolas, academias, grupos e companhias.

As informações recolhidas foram relevantes para entender que os dançarinos circulam por grupos diferentes, seguindo uma ordem de hierarquização profissionalizante. Portanto, o universo da pesquisa é composto de agremiações

diferenciadas, de dança, na cidade. Dentre as informações recolhidas no teatro, encontramos: listas com nomes de grupos, academias, companhias, fichas de inscrições nos eventos já ocorridos, arquivo dos projetos de atividades do teatro, registro de pauta das apresentações ocorridas e das apresentações agendadas e o calendário das programações do ano.

A sistematização dos dados colhidos permitiu, também, o mapeamento dos diferentes grupos de dança e a compreensão das divisões e modalidades de dança realizadas na cidade, o que nos levou a problematizar as classificações existentes no

campo da dança, tomadas como forma de hierarquização de estilos e grupos.

O critério de escolha do segundo grupo que compõe esta pesquisa deu-se por esse processo de seleção, levando-se em conta o tempo de existência do grupo. Partimos do princípio de que, trabalhar com um grupo não consolidado, poderia não corresponder aos objetivos da pesquisa. Por outro lado, havia grupos registrados já extintos.

Outro aspecto relevante consistiu no critério do estilo de dança adotado pelo grupo, bem como as exigências para a seleção de integrantes. Alguns grupos adotavam a prática do balé clássico como condição para aquele que se candidata a integrar o grupo. Optamos pelo grupo que demonstrou ter uma maior flexibilidade para com os agentes sociais e que desenvolvia práticas corporais variadas.

Foi através do teatro que tivemos conhecimento da existência da AMDA - Associação Maranhense de Dança, fundada em 1980 e, atualmente, desativada. Informação fornecida pelo ex-presidente da instituição, que acrescentou a existência de um arquivo contendo os registros de todos os grupos, companhias, escolas ou academias de dança de São Luís, inscritos até o ano de 2005.

Na Associação Maranhense de Dança, tivemos acesso às seguintes informações: histórico da instituição, fichas de inscrições de grupos, escolas e companhias associadas, atas de reuniões. Considerando sua desativação, os dados pouco acrescentaram às informações recolhidas no teatro e a maioria dos grupos registrados estavam extintos.

Portanto, resolvemos buscar outra instituição como fonte de informação: o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho12. Tivemos acesso a todos os grupos registrados entre os anos de 2002 e 2003. Foi possível encontrar outros tipos de classificação além das já citadas. Nesta investigação, fez-se necessário considerar as representações que os membros dos grupos pesquisados têm das danças que compõem a cultura ludovicense, a relação entre estes e as danças existentes e sua atuação frente às danças encontradas.