• Nenhum resultado encontrado

Recomendações ao setor de Segurança do Trabalho

4 ESTUDO DE CASO

4.4 QUARTA ETAPA: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA

4.4.3 Recomendações ao setor de Segurança do Trabalho

Para os profissionais que exercem atividades nas instalações elétricas ou em suas proximidades, a exposição aos riscos elétricos é condição inerente. Conforme o item 10.11 da NR10, todo e qualquer serviço realizado nas instalações elétricas devem ser planejados e vir acompanhados da descrição detalhada de cada atividade e da análise de riscos. Vale ressaltar que estes documentos devem ser elaborados por profissionais habilitados e devem conter além das instruções de execução e procedimentos técnicos, as instruções de segurança e medidas de controle.

Além destes, todo trabalho que envolva a eletricidade deve ter a área isolada, identificada, e ainda o trabalho deve ser executado com a rede elétrica desenergizada, possuindo em seus dispositivos de seccionamento a identificação e impedimento de reenergização.

Sendo assim, a instituição deve elaborar análise preliminar de risco (APR), contendo as situações de risco nas atividades realizadas em instalações elétricas, as instruções de segurança para a realização de cada atividade e a especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

A seguir é apresentada uma proposta de modelo de ordem de serviço (OS), Quadro 4, o Quadro 5 apresenta uma proposta de modelo de análise preliminar de riscos (APR), no Quadro 6 é apresentada uma proposta de modelo de sinalização para trabalhos envolvendo a eletricidade e no Quadro 7, são apresentados modelos de EPCs, EPIs e ferramentas para serem utilizadas nas atividades em instalações elétricas.

_____________________________________________________________________________________________ Quadro 4 - Modelo de ordem de serviço

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

Ordem de Serviço – OS

OS Nº _____ Data: ___/_______/___ NOME:

SETOR: FUNÇÃO: 1. SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO

( ) Manutenção ( ) Inspeção técnica ( ) Assistência ( ) Execução de serviço

( ) Outro: _____________________________________________________________________ Descrição do serviço_____________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Hora de Início: Hora de Término:

2. RISCOS DA ATIVIDADE

( ) Ergonômico ( ) Biológico ( ) Trabalho em altura ( ) Queda de objetos ( ) Espaço confinado Outro: ________________________________________________________________________

3. EPCs e EPIs OBRIGATÓRIOS

- Utilizar luvas, máscara, óculos e demais equipamentos de proteção. - Utilizar cinto de segurança para trabalho em altura.

- Prender adequadamente materiais e ferramentas.

4. FERRAMENTAS E MATERIAIS QUANTIDADE

_______________________ _______________________

Responsável SESMT Funcionário/Equipe Responsável Fonte: Própria da Autora, 2016.

Quadro 5 – Modelo de análise preliminar de risco

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

Análise Preliminar de Risco – APR

APR Nº _____ Data: ___/_______/___ 1. SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO

( ) Instalação ( ) Manobra ( ) Assistência técnica ( ) Manutenção ( ) Medições ( ) Outro: _____________________________________________________________________ Hora de Início: Hora de Término:

2. RISCOS DA ATIVIDADE

1. ( ) Ergonômico 2. ( ) Biológico 3. ( ) Arco Elétrico 4. ( ) Choque Elétrico 5. ( ) Queda de Objetos 6. ( ) Trabalho em Altura 7. ( ) Espaço Confinado 8. ( ) Área Classificada

Outro: ________________________________________________________________________ 3. CONTROLE DOS RISCOS

1. Empregar postura correta para a execução de cada atividade

2. Utilizar luvas, máscaras e demais equipamentos de proteção adequados ao risco 3. Operar a distância os equipamentos que geram arco elétrico

Utilizar óculos, luvas isolantes e roupas adequadas 4. Seccionar circuito

Verificar ausência de tensão

Sinalizar impedimento de reenergização

5. Prender de forma correta os equipamentos, materiais e ferramentas 6. Fixar adequadamente os EPI’s e EPC’s

Utilizar cinto, linha de vida e talabarte Analisar as condições do local

7. Adquirir autorização para trabalho em espaço confinado

8. Utilizar ferramentas e equipamentos de proteção adequados para o risco do local 4. EQUIPE AUTORIZADA PARA A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

_______________________ _______________________

Responsável SESMT Funcionário/Equipe Responsável Fonte: Própria da Autora, 2016.

_____________________________________________________________________________________________ Quadro 6 - Sinalização de áreas de trabalho

MODELO FINALIDADE RECOMENDAÇÕES DE USO

Placa de sinalização de advertência para impedimento de acesso aos locais onde há risco de acidentes pelo contato com a eletricidade por pessoas não autorizadas.

Instalar em todos os acessos aos locais elétricos onde o acesso de pessoas não autorizadas não é permitido. (Ex: painéis elétricos, subestações etc.)

Placas de sinalização de advertência para identificação de perigo para circuitos elétricos de alta e de baixa tensão.

A serem instalados em todas as caixas de passagem de circuitos elétricos de alta, média e baixa tensão.

Placas de sinalização de advertência para alertar quanto à presença de máquinas ou equipamentos elétricos que estejam sob tensão. (energizados).

Indicado para instalação em máquinas ou equipamentos que estejam energizados, como carcaça de transformadores, banco de capacitores, banco de resistores etc.

Placa de sinalização de advertência para a não abertura de chaves de manobras que não possuam características de abertura com carga.

Em todas as chaves seccionadoras de circuitos de baixa, média e alta tensão, instaladas em painéis elétricos, subestações unitárias e/ou subestação principal.

(Continuação)

MODELO FINALIDADE RECOMENDAÇÕES DE USO

Serve para delimitar e isolar a área de trabalho. Além disso, pode ser combinado com a fita de sinalização.

Utilizar em volta da área de trabalho a ser isolada.

Tem a finalidade de informar qual equipamento ou área de trabalho estará energizada ou desenergizada, e também impedem a passagem de pessoas não autorizadas.

O lado pintado deve ficar posicionado para o lado de fora da área de trabalho.

_____________________________________________________________________________________________ Quadro 7 - Especificação de EPI, EPC e ferramental

MODELO FINALIDADE RECOMENDAÇÕES DE USO

Proteger contra contato direto com circuitos energizados.

Cada profissional deve ter a sua, conforme NBR10622. É necessário testes e ensaios a cada 6 meses para verificar a qualidade de isolação do material.

Proteger o trabalhador autorizado durante execução de alguma manobra nas instalações elétricas.

Recomendável como uso individual; cada profissional deve ter o seu.

Proteção dos olhos dos trabalhadores contra impactos de partículas, arco elétrico e ainda, proteção contra a radiação solar.

Devem ser utilizados por profissionais autorizados nas atividades de manutenção e operação. Recomendável como uso individual; cada profissional deve ter o seu. A NR10 recomenda que todas

as chaves, fusíveis e disjuntores que desligam as fontes de energia (bloqueio elétrico), sejam travados de forma a evitar que sejam ligados acidentalmente.

Devem ser utilizados por profissionais autorizados nas atividades de manutenção e operação, juntamente com a ficha de autorização informando o bloqueio.

(Continuação)

MODELO FINALIDADE RECOMENDAÇÕES DE USO

As botinas com solado de borracha servem para proteger o trabalhador contra choques elétricos, caso entre em contato com circuito energizado. Além disso, as botinas evitam ferimentos nos pés do usuário.

Devem ser utilizados por profissionais autorizados nas atividades de manutenção e operação. Recomendável como uso individual; cada profissional deve ter o seu.

A NR10 exige que as vestimentas de trabalho sejam adequadas as respectivas atividades, devendo proteger o trabalhador conra os efeitos da condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Devem ser utilizados por profissionais autorizados nas atividades de manutenção e operação em zonas controladas ou zonas de risco.

As ferramentas isoladas servem para garantir ao trabalhador autorizado a intervir nas instalações elétricas, condições seguras quanto ao isolamento elétrico durante atividades de manutenção.

Devem ser utilizados por profissionais autorizados nas atividades de manutenção e operação de redes de BT, quadros de distribuição, etc.

_____________________________________________________________________________________________

2) Realizar testes de rigidez dielétrica nos equipamentos de proteção coletiva e individual, conforme as recomendações da NR10.

Deverão estar anexados ao Prontuário de Instalações Elétricas, os laudos de testes de isolação elétrica, realizados em equipamentos de proteção individuais e coletivos, utilizados pelos trabalhadores. Estes equipamentos devem passar por inspeções periódicas, conforme as instruções do fabricante.

Em virtude do DCEEng não realizar os ensaios de rigidez dielétrica em seus equipamentos, os laudos não serão exibidos em anexo.

3) Desenvolver a documentação de autorização para cada funcionário que realiza serviços nas instalações elétricas.

A NR10 determina que somente profissionais autorizados com as respectivas funções de habilitação, capacitação, autorização e certificados de treinamentos realizados, possam exercer atividades nas instalações elétricas.

De acordo com Almeida (2012), para que os requisitos estabelecidos pela norma sejam eficazes, inicialmente devem ser identificados quais trabalhadores deverão ser autorizados, e ainda em quais atividades estes atuarão. Portanto, é imprescindível que o SESMT da empresa elabore a documentação que comprove a autorização do trabalhador para as respectivas funções nas instalações elétricas, como também as funções que este não está apto a realizar.

Ainda de acordo com Almeida (2012), a autorização para trabalhos em eletricidade deve evidenciar as características das instalações elétricas existentes como, por exemplo, instalações em baixa tensão, média tensão, espaço confinado, e ainda, a documentação comprobatória de cada qualificação, definindo o limite de abrangência do trabalhador.

A seguir, no Quadro 8 é apresentada uma proposta de modelo de autorização para trabalhos em eletricidade. O anexo A apresenta alguns certificados dos trabalhadores disponibilizados pelo SESMT da Unijuí.

Quadro 8 - Modelo de autorização para trabalhos em eletricidade

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS - DCEEng

Autorização para Eletricista

Nº ___ Data: ___/_______/___ 1. QUALIFICAÇÃO PARA A FUNÇÃO

Técnico em eletrotécnica Curso de NR10 Conhecimentos de segurança do trabalho Conhecimentos de informática

2. ATRIBUIÇÕES

Sistemas e Equipamentos Cenários

Manutenção de equipamentos Geração e Distribuição de energia elétrica Execução e vistoria de instalações elétricas Instalações elétricas prediais

Montagem de painéis elétricos Subestações Aterramento Áreas classificadas Sistema de climatização

Operação e Manobra de equipamentos

Operação de sistemas supervisórios (local e remota)

3. PARECER TÉCNICO DOS RECURSOS HUMANOS - RH

_______________________ _______________________

Responsável SESMT Responsável Recursos Humanos Fonte: Própria da Autora, 2016.

É importante salientar que o modo de identificação de cada profissional nas atividades que envolvam as instalações elétricas é estabelecido pela empresa, podendo ser em forma de crachás, símbolos ou cores diferenciados de acordo com a autorização, uniforme de trabalho com tarjas coloridas, entre outras (ALMEIDA, 2012). A seguir, no Quadro 9 é apresentada a documentação necessária dos profissionais da área elétrica, bem como um modelo de cores em tarjas e crachás para identificação.

_____________________________________________________________________________________________ Quadro 9 - Classificação dos profissionais - Cores das tarjas ou crachás

DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO EM ELETRICIDADE

Descrição Níveis de autorização Supervisor e Engenheiro: Serviços em eletricidade, em AT e BT. Eletricista: Serviços, em AT e BT, sob supervisão de profissional habilitado e autorizado. Instrumentista: Serviços em eletricidade, em BT, sob supervisão de profissional habilitado e autorizado. Operadores: Serviços em zona livre

Cor Vermelha Cor Verde Cor Amarela Cor Azul 1) Cópia da carteira

profissional (dados pessoais e folha de registro).

X X X X

2) Certificado de conclusão de curso específico reconhecido pelo MEC, ou comprovação de qualificação por experiência.

X X X

3) Carteira de registro no

CREA (Caso possua). X

4) Anuidade do CREA para engenheiros e técnicos (Caso possua).

X 5) Certificado de conclusão

de curso básico da NR-10. X X X

6) Certificado de conclusão de curso complementar (SEP) da NR10.

X X

7) Certificado de conclusão de curso para trabalhos em áreas classificadas, item 10.8.8.4 da NR-10. Deverá ser apresentado quando da realização de trabalho em áreas classificadas.

X X X

4) Estabelecer as etapas recomendadas pela NR10 para a desenergização dos circuitos. Seccionamento; impedimento de reenergização; constatação de ausência de tensão; instalação de aterramento temporário; proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada e a instalação de sinalização impedindo a reenergização.

5) Estabelecer as etapas recomendadas pela NR10 para a reenergização dos circuitos. Remoção das ferramentas e equipamentos de proteção; remoção de todos os trabalhadores da zona controlada que não estão envolvidos na atividade de reenergização dos circuitos; remoção do aterramento temporário, da sinalização de segurança e dos dispositivos de seccionamento.

Documentos relacionados