• Nenhum resultado encontrado

Reconstrução do Grande Teatro do Palácio das Artes

4.4 Análise de sistemas de modulação em projetos

4.4.3 Reconstrução do Grande Teatro do Palácio das Artes

Como um outro exemplo, apresenta-se o projeto de reconstrução do Grande Teatro do Palácio das Artes de Belo Horizonte dos arquitetos Hilda Cotegipe Pellico, Lizandro Melo Franco, Roberto Marçolla Lott e Rubem Sá Fortes.

Após o incêndio ocorrido em 1997, iniciaram-se as ações no sentido da reconstrução do grande teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte. O processo de reconstrução teve como características a complexidade inicial de uma sala de espetáculos deste porte, acrescida dos condicionantes que os elementos remanescentes da estrutura preexistente impuseram. Tratava-se de um trabalho de reconstrução de um espaço com volumetria previamente definida e com mínimas condições de ser alterada externamente. Por isso, a concepção desta cobertura fundamenta-se em um conceito relativamente inusitado uma vez que suas características geométricas foram definidas pelas necessidades do espaço interno como é próprio de um teatro. Em justaposição a este quadro cabe mencionar o valor simbólico que o teatro conquistou junto à população de Belo Horizonte. O objetivo foi então compatibilizar estes múltiplos condicionantes e propondo ao mesmo tempo uma feição atual mantendo certas características que não o afastassem da imagem que a população retinha da sua ambientação interna. Uma análise detalhada do espaço constituído anteriormente, levou à detecção de características deficitárias do teatro que foram encaradas como elementos que se procuraria alterar. A mais relevante destas alterações foi o volume da caixa de ressonância formada pela sala.

Todo o processo de elaboração do projeto arquitetônico iniciou-se com a definição da cobertura que reporia a estrutura metálica destruída pelo fogo. Pelo fato de se buscar o aumento do volume interno do teatro e conciliar a necessidade de passarelas para manutenção dos sistemas de iluminação e outros equipamentos do supra-teto, optou-se pela utilização de tesouras metálicas, cujas linhas sustentassem estes elementos.

Entre os aspectos considerados, o que mais introduziu alterações e definiu materiais, foi o cálculo das características acústicas que a sala deveria ter. Inicialmente, constatou-se que o teatro apresentava deficiências de audição para os espectadores que ocupassem as filas posteriores, seja da platéia como do balcão. Os espetáculos que utilizavam a fala como meio de expressão tinham a acústica prejudicada pelo pouco tempo de reverberação característico do ambiente. Para melhorar as características acústicas do ambiente foi sugerida a utilização de elementos convexos que possibilitassem melhor dispersão do som no ambiente.

O elemento fundamental, suporte de tantos sistemas vitais para o funcionamento adequado do ambiente é portanto o forro, que mantém ocultos da visão do usuário, dutos de ventilação, regulagem acústica e combate a incêndios, além de diversas passarelas. Dentro da linha estética que se objetivou imprimir ao teatro, a opção recaiu para a chapa de aço oxidado. Este forro é formado por três seções convexas paralelas à boca-de-cena, em correspondência às paredes luminosas laterais, compostas por placas translúcidas e dispostas lado a lado. Existe ainda uma quarta seção deste forro, na parte posterior e sobre o balcão, onde as placas são perfuradas em atendimento às necessidades apontadas pelo projeto acústico e de onde se originam os pontos de iluminação desta área, alem de permitir a passagem do ar refrigerado.

A parte frontal do ambiente foi a que mais teve suas características espaciais alteradas. As paredes laterais ao proscênio se configuram agora como elementos marcantes na ambientação do teatro, moldura que direciona a visão do espectador para a cena, formando um pórtico perspectivado em continuidade com o forro, ambos em curvas suaves, revestidas por folhas de cobre texturizado, definindo o foco do ambiente e lhe conferindo nobreza e destaque.

As tesouras, principais elementos estruturais, foram projetadas com todas as barras parafusadas e com peso próprio que não excederam a mil quilos. Puderam assim, ser içadas por gruas com essa capacidade e como matéria prima, foram utilizados perfis laminados. Para instalação das tesouras foi montado um cimbramento tubular com um piso em toda a área da platéia a 12 m de altura proporcionando a montagem como se estivesse sendo executadas ao nível do piso. Os forros metálicos modulados e reguláveis em aço Sac-41, foram idealizados com faces aparentes jateadas para que ao longo do tempo, adquirissem a tonalidade característica da pátina desse tipo de aço. O pórtico do palco, que serve também como torre de

sustentação de um forro móvel na boca de cena, tem 24 m de vão livre, 8 m de altura e foi construído com treliças tubulares. As tesouras vencem vãos, variáveis de até 46 m e altura até 6 m, para resistirem a cargas permanentes de 212 kgf/m2 e mais sobrecarga de 25 kgf/m2, além do peso próprio. Sustentam ainda sete passarelas transversais e longitudinais para manutenção e trabalhos durante os espetáculos, com sobrecargas de 150 kgf/m2. Os cálculos indicaram um peso total de 10.800 kgf para a tesoura de maiores dimensões. O peso total da cobertura da platéia é de 140 toneladas para uma área de 1500 m2 (Figura 4-16, Figura 4-17, Figura 4-18 e Figura 4-19).

Tratando-se de um ambiente a ser projetado mas com dimensões já definidas, o sistema modular utilizado optou pela constituição de juntas onde se poderia adaptar as dimensões dos componentes do teto, ao dimensionamento característico das chapas metálicas. Os módulos propostos foram solidarizados através de junções em perfis C calandrados onde foram propostas perfurações por onde permeia a iluminação da platéia. Estas junções entre os módulos receberam pontos de solda na parte posterior das chapas evitando assim a possibilidade de se tornarem visíveis para a platéia. Como as chapas não receberam cortes posteriores à fabricação, mantiveram arestas perfeitas. Com sua espessura de 3 mm, permitem que se caminhe sobre elas permitindo os trabalhos de manutenção dos equipamentos situados sobre o teto, incluindo a iluminação. Nas interseções com as paredes laterais foram previstas juntas para evitar problemas de adaptação devido a prováveis imperfeições nas dimensões do espaço já constituído.

CAPÍTULO V

5 MODELOS RETICULARES

Neste capítulo, estudam-se modelos reticulares de resolução geométrica, equacionados em sistemas bi e tridimensionais. Trata-se ainda dos principais tipos de ligação por serem determinantes na geometria e proporção dos sistemas construtivos. Exemplifica-se com o estudo do projeto em execução do Centro Nacional de Natação da vila olímpica das Olimpíadas de 2008, em Pequim, com final previsto para o final de 2006. Para percorrer este caminho, deve-se começar pelos reticulados bidimensionais.

Documentos relacionados