• Nenhum resultado encontrado

2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA – BREVE HISTÓRICO DOS ARQUIVOS

3.3 Recursos eletrônicos aplicados ao marketing

O sucesso das empresas em longo prazo pressupõe a compreensão das necessidades e desejos dos clientes e, com base nestes indicativos, deve oferecer produtos, serviços e idéias que satisfaçam aos consumidores de uma maneira superior ao que da concorrência, criando a fidelidade destes à empresa. Atualmente, as inovações da tecnologia têm contribuído consideravelmente para a velocidade e confiabilidade dos serviços prestados, usando a Internet para se comunicar diretamente com os clientes.

Conforme a citação de Sheth et al (2002, p. 13):

Nenhuma outra atividade comercial esta se transformando tão radicalmente quanto a função do marketing como conseqüência da aceitação rápida e universal da Internet enquanto veiculo da informação e comunicação. Como veículo integrado para informações sobre produtos/ serviços (páginas da web), comunicação interativa (e -mail) e transações de mercado (comércio eletrônico), a Internet está tendo mais impacto na prática de marketing do que a invenção da máquina impressora durante a revolução industrial.

O marketing digital estreita os relacionamentos entre os usuários e as instituições, e permite o estabelecimento de trocas, utilizando a tecnologia, para interligar funções e divulgar os serviços e produtos disponíveis, o usuário passa a ter acesso quase que instantâneo a qualquer tipo de informação, no momento em que considera mais oportuno.

Os microcomputadores trouxeram assim uma grande mudança no que diz respeito aos usuários do serviço on-line, que não são mais apenas os profissionais da informação, mas aqueles que, anteriormente, se valiam de um intermediário e agora fazem a sua busca independentemente. [...] os serviços on-line são idealmente adequados em termos de serviços oferecidos, tornando os seus usuários mais exigentes em questão de qualidade e mais cientes do valor do serviço. (FIGUEIREDO, 1996, p. 91 apud MELGAREJO, 2007, p. 4).

O uso dos recursos digitais disponíveis pode:

Tornar a unidade de informação, seus produtos e serviços conhecidos dos seus usuários potenciais; tornar os produtos e serviços da unidade atraentes; fazer os usuários potenciais compreenderem como podem utilizar os diferentes produtos e serviços e quais são as vantagens que eles têm em utilizar estes instrumentos; manter contato com os usuários para informá-los continuamente sobre a unidade e para conhecer suas reações. (GUINCHAT; MENOU, 1994, p. 458 apud OLIVEIRA, 2003, p.22).

O web marketing deve selecionar as ações que melhor atendam às necessidades dos usuários, utilizando as tecnologias como ferramentas básicas para melhorar a prestação de serviços, o profissional da informação necessita estar ciente do seu papel como disseminador da informação, utilizando suas estratégias de forma coerente, adequando-se às mudanças e implementando modelos eficazes centrados no planejamento de produtos e serviços voltados aos usuários.

Como canal de marketing a Internet tem para Sheth et al. (2002) características únicas que são compartilhadas com outros canais de marketing, essas características incluem:

- Capacidade de armazenar enormes quantidades de informações em localizações virtuais diferentes de maneira barata;

- Disponibilidade de meios poderosos e econômicos de buscar, organizar e disseminar essas informações;

- Interatividade e capacidade de fornecer informações mediante pedido;

- Capacidade de fornecer experiências perceptuais que são muito superiores a um catálogo impresso, embora não tão completas quanto à inspeção pessoal;

- Capacidade de funcionar como veículo de transações;

- Capacidade de funcionar como meio de distribuição física para alguns bens (ex: software);

No meio arquivístico, a disponibilização dos acervos via Internet, facilita o acesso, atinge um público maior, amplia o atendimento aos pesquisadores, permite pesquisas e aumenta a divulgação, é uma ferramenta facilitadora da difusão. É mister saber que o acervo deve receber todas as fases de tratamento antes que seja disponibilizado na web, permitindo assim o máximo de proveito deste meio.

As vantagens obtidas com a utilização do marketing digital como mecanismo de divulgação é apresentado basicamente por Fugueras (2003 apud SILVA e CARDONA, 2005, p.85) como:

A disponibilização de informações arquivísticas a diferentes usuários, ao mesmo tempo a qualquer hora ou lugar; redução de custos de publicação, uma vez que a edição de páginas, em nível básico, não é difícil nem cara e; a preservação dos documentos sem impedir a consulta, pois além de informações sobre o acervo pode disponibilizar inclusive peças ou conjuntos documentais digitalizados.

O desejo é que os arquivistas através do marketing da era da Internet satisfaçam as necessidades presentes e futuras dos usuários de maneira eficiente, facilitando trocas benéficas mútuas. As trocas de marketing já não acontecem em função de uma única transação em um determinado momento. Instituições com visão de futuro estão mudando cada vez mais seu foco de categorias de mercado-produto, com definição, estreita para a totalidade das experiências dos clientes em espaço de mercado. Um espaço de mercado é o contexto no qual os clientes são ligados não só a produtos, mas ao sistema por inteiro e no qual as empresas podem fornecer um conjunto completo de serviços com valor agregado como mecanismo para obter vantagem competitiva sustentável sobre seus concorrentes.

No capítulo três, foi apresentada a fundamentação teórica que tratou da difusão, do marketing e a presença destes nos arquivos.

O capítulo quatro compreende as questões pertinentes aos procedimentos metodológicos da pesquisa.

4 METODOLOGIA

O desenvolvimento deste projeto exigiu a leitura de artigos, livros e periódicos que apresentassem como tema o marketing e a difusão, o que possibilitou a elaboração da justificativa e referencial teórico do trabalho. Como forma de facilitar a utilização do material que norteia a pesquisa optou-se pela elaboração de fichas de leitura, onde foi feita a referência bibliográfica de cada obra, seguido de resumo do conteúdo classificado como relevante para este projeto.

Diante do objeto de estudo escolhido foi necessário realizar pesquisas nos sites dos Arquivos Públicos Estaduais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para aprofundar o conhecimento sobre as instituições a serem trabalhadas.

Seguindo o objetivo de investigar quais as atividades de difusão vem sendo aplicadas nos Arquivos Públicos Estaduais da Região Sul do Brasil foi elaborado um questionário elaborado com questões abertas e fechadas (Apêndice A) que foi enviado às diretoras dos Arquivos, no mês de Abril de 2009, via correio, contendo envelope endereçado e selado para as respostas. Anteriormente, havia sido realizado um primeiro contato via e-mail com as entrevistadas, expondo os objetivos e a finalidade da pesquisa. Para que fosse possível a publicação das informações prestadas pelas participantes, foi enviado também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice B).

Dos três questionários que foram enviados, obteve-se 100% de respostas. Os dados então foram tabulados e analisados, sendo escolhida a abordagem qualitativa, tendo em vista que esta

“trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que

corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis” (MINAYO, 2002, p. 21 apud RASCHE, 2005, p. 98).

A partir da conclusão desta fase, deu-se início a redação final da monografia e a sua apresentação. Esta pesquisa classifica-se como descritiva com características de estudo de caso e abordagem qualitativa.

O quarto capítulo fez referência aos procedimentos metodológicos da pesquisa, e os resultados e interpretações da pesquisa são descritos no quinto capítulo.

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

A análise dos resultados será apresentada através de categorias, desejando uma melhor compreensão do leitor optou-se pela descrição textual, destacando as palavras-chaves que dizem respeito às perguntas realizadas. As categorias definidas foram:

Documentos relacionados