• Nenhum resultado encontrado

4. IMPLEMENTAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1. Recursos formativos e informativos

Os recursos formativos e informativos serviram de suporte às ações de formação e por isso, na execução do projeto foram a primeira atividade a ser desenvolvida e a partir da qual foram construídos os programas de formação, nomeadamente, o manual de apoio à literacia financeira que pela sua abrangência e sistematização de conteúdos permitiu a construção dos respetivos programas de formação.

A equipa de coordenação do projeto de intervenção definiu os recursos formativos e informativos necessários ao desenvolvimento das ações de formação de modo a permitir uma melhor consolidação dos conteúdos ministrados. A equipa de conteúdos constituída pelos técnicos da DECO e pelos professores do ISCAP desenvolveu os conteúdos de cada um dos materiais previstos pelo projeto.

Quadro n.º 4.1- Recursos formativos e informativos desenvolvidos

Saber Viver em tempos de crise: recursos Técnicos

Ação de formação Formadores

Programa de formação

Manual de Apoio à Literacia Financeira

Equipa de conteúdos DECO:

Fernanda Santos (coord.) Natália Nunes ISCAP: Luciana Oliveira Ana Mesquita Ação de formação Técnicos de ação social Programa de formação

Manual de Apoio à Literacia Financeira; Apresentação audiovisual dos conteúdos Ação de formação

Utentes

Programa de formação

Apresentação dos conteúdos formativos com apoio audiovisual

Informação Consumidores

Folhetos informativos

Conteúdos digitais na plataforma GASDECO Outros

recursos formativos

Manual do formando; Plano de sessão do formador;

Dossier técnico pedagógico: identificação dos participantes, identificação dos formandos, plano de sessão, folha de presenças, fichas de avaliação da sessão;

4.1.1. Recursos formativos

O “Manual de Apoio à Literacia Financeira” é o recurso formativo de base de trabalho para as ações de formação sobre literacia financeira na medida em que reúne todos os conteúdos alusivos ao tema. Para a sua construção são observados os resultados do inquérito à literacia financeira da população portuguesa realizado pelo Banco de Portugal, as orientações do Plano Nacional de Formação Financeira e ainda os manuais desenvolvidos no âmbito do projeto Financial Literacy Competences for Adult Learners 22pelo ISCAP.

Na ação de formação de formadores, as equipas regionais exploraram a aplicação do manual para as ações de formação a desenvolver. O manual constitui o recurso formativo central para as ações de formação para os técnicos de apoio social e colaboradores da Cáritas e outras IPSS com o objetivo de capacitar estes profissionais com conhecimentos e competências que lhes permita agir junto das famílias com vista à promoção das suas competências de literacia financeira; O manual constitui ainda a matriz dos conteúdos a ser desenvolvido nas ações de formação para os utentes, embora, pela complexidade e aprofundamento dos temas, o mesmo tenha sido adaptado a este público-alvo e explorado em apresentação multimédia com o recurso às atividades e exercícios pedagógicos. Os temas definidos e desenvolvidos no manual correspondem às áreas de intervenção prioritária definidas pelo Plano Nacional de Formação Financeira para as ações dirigidas aos segmentos de população vulnerável. Os conteúdos programáticos das ações de formação para os técnicos de ação

social e para os utentes são decalcados a partir do manual que desenvolve os temas chave para contribuir para a melhoria das competências de literacia financeira dos grupos vulneráveis.

O manual é composto por 7 módulos correspondentes a cada um dos seguintes temas: (I) a importância do dinheiro, (II) a gestão do orçamento familiar; (III) reduzir e planear as despesas; (IV) a importância da poupança e o investimento, (V) os serviços e produtos financeiros; (VI) o endividamento e sobre endividamento, (VII) elaboração de um plano financeiro individual. Cada módulo desenvolve atividades práticas e exercícios práticos para a consolidação destes conhecimentos, possibilitando uma metodologia de formação mais ativa e participativa. O último módulo é dedicado à elaboração de um plano financeiro pelo formando permitindo-lhe a verificação e a consolidação dos conhecimentos adquiridos (ver anexo B – a) Estrutura de conteúdos do Manual de Apoio à Literacia Financeira). O manual é composto por 96 páginas e foi distribuído em formato digital para possibilitar a sua disseminação pelas equipas e por outros profissionais interessados no tema da literacia financeira. No total foram distribuídos 506 exemplares em formato digital do “Manual de apoio à literacia financeira“ e que corresponde ao número de participantes na ação de formação de técnicos.

Para apoio à formação em sala e para facilitar a ministração dos conteúdos foi preparada uma apresentação multimédia (Ver anexo B – Figura 1. Exemplo de slides da apresentação) para apoio às equipas de formação com o desenvolvimento dos conteúdos correspondentes ao Manual de Apoio à Literacia Financeira.

Para além da apresentação e como elementos facilitadores de aprendizagem e de motivação para os formandos reuniram-se um conjunto de recursos educativos, nomeadamente vídeos informativos sobre para o uso eficiente de energia, combate ao desperdício alimentar; como poupar na fatura dos serviços públicos essenciais.

4.1.2. Recursos informativos

Com o objetivo de informar e aumentar os conhecimentos financeiros do público-alvo do projeto e também da população em geral foram construídos conteúdos informativos distribuídos em folheto “Quando as contas se complicam: O que fazer?” (ver Anexo B – Figura 2. Folheto) e foram igualmente elaborados conteúdos informativos em formato digital, inseridos no Portal de Apoio ao Sobre endividado (www.gasdeco.net).

O folheto informativo - Quando as contas se complicam: O que fazer?- desenvolveu conteúdos sobre a boa gestão das finanças pessoais, a prevenção e atuação em caso de sobre-endividamento. Este folheto tem como principal objetivo, para além de sensibilizar o consumidor para a importância das

finanças pessoais, prestar informação útil à população que se encontra em situação de endividamento excessivo e sobre-endividamento.

Com o objetivo de divulgar as ações de formação dirigidas aos utentes foram elaborados cartazes informativos (ver Anexo B – Figura 3. Exemplo do cartaz de divulgação) sobre a realização das ações em formato digital e editável de forma a facilitar a sua multiplicação pelas equipas regionais.

Com o objetivo de aumentar a abrangência dos resultados do projeto, os conteúdos formativos e informativos foram adaptados e inseridos online no Portal de Apoio ao Sobre endividado - PAS (www.gasdeco.net) que tem como objetivo principal apoiar os consumidores sobre endividados que procuram os serviços da associação, mas também os consumidores que procuram informação financeira. Com a disseminação dos conteúdos online, (ver anexo B – Figura 4. Conteúdos no PAS) o projeto aumenta a sua dimensão facultando conteúdos de finanças pessoais a todos os consumidores, para além do grupo-alvo do projeto.

No âmbito deste projeto foi igualmente distribuída a brochura informativa “ O dinheiro não cai do céu mas parece que voa”, editado pela DECO no âmbito da campanha informativa Gerir &Poupar abordando todos os temas principais de finanças pessoais com conselhos úteis ao consumidor. Todos os formandos das ações tiveram conhecimento e acesso estes conteúdos apresentados e distribuídos nas ações de formação.