• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Enquadramento Institucional e Caracterização da Instituição de Acolhimento

3.3 Centro Social e Paroquial São Mamede de Agrochão

3.3.5 Recursos Humanos e sua Gestão

No que diz respeito aos Recursos Humanos, a Instituição é constituída, atualmente, por dezoito colaboradores e dois órgão sociais, a Direção e o Conselho Fiscal ambos compostos por 3 (três) membros.

Assim, sendo a Direção o órgão com poder máximo a quem todos os colaboradores prestam contas, esta é eleita pelo Conselho Fiscal da mesma Instituição. De acordo com os estatutos da Instituição, a Direção é constituída pelo presidente (pároco da freguesia), por um secretário e por um tesoureiro.

De acordo com os estatutos do CSPSMA, cabe à direção, o seguinte:

 Superintender na administração do centro, orientando e fiscalizando os respetivos serviços;  Convocar reuniões;

 Representar o centro em tudo e fora dele;

 Assinar e rubricar os termos de abertura e encerramento, e rubricar as atas da direção;  Despachar os assuntos normais de expediente e outros que careçam de solução urgente;  Assinar autorizações de pagamento e de todos os demais documentos necessários para dos

trabalhos da Instituição;

 Deliberar sobre contratação e despedimento de colaboradores;

 Avaliar e determinar, de acordo com a lista de espera e as normas da Segurança Social, sobre o acolhimento de novos utentes;

 Zelar pelo cumprimento da lei, dos estatutos e das deliberações dos corpos gerentes. A seleção e recrutamento dos colaboradores é também efetuada pela Direção, assim com, a não renovação de contratos. A caducidade do contrato ou a iniciativa do colaborador são, outros motivos para a saída de pessoal. Sempre que se verifica aumento no número de utentes ou de utentes dependentes em algum dos serviços prestados pela Instituição, aplica-se o princípio da polivalência e, caso se verifique necessidade, é aumentado o número de colaboradores.

Conforme descrito no ponto 4.3.4, o Conselho Fiscal (atualmente) apenas opina sobre assuntos de índole contabilístico e relativamente a eleições da Direção.

Descrevendo os recursos humanos, a Instituição, no seu quadro de pessoal, apresenta 18 colaboradores em regime interno não sindicalizado sendo 2 (dois) do sexo masculino e 16 (dezasseis) do sexo feminino. Quanto à idade, na Tabela 2 apresenta-se a distribuição por grupos etários dos colaboradores da Instituição.

Tabela 2 - Número de colaboradores por grupo etário.

INTERVALO DE IDADES NÚMERO DE COLABORADORES

Entre 28 e 30 anos 3 Entre 32 e 34 anos 3 Entre 36 e 38 anos 3 Entre 40 e 42 anos 1 Entre 44 e 46 anos 4 Entre 52 e 54 anos 2 Entre 58 e 60 anos 1 Entre 60 e 62 anos 1

Fonte: Elaboração própria de acordo com o Quadro de Pessoal da Instituição.

Relativamente à antiguidade dos colaboradores (Tabela 3), tendo em conta que 13 colaboradores são efetivos e 5 contratados, nota-se o seguinte:

Tabela 3 – Distribuição dos colaboradores por antiguidade.

NÚMERO DE ANOS DE SERVIÇO NÚMERO DE COLABORADORES

4 anos 2 5 anos 4 8 anos 3 10 anos 1 11 anos 1 12 anos 3 14 anos 3 22 anos 1

Fonte: Elaboração própria de acordo com o Quadro de Pessoal da Instituição.

Analisando o nível de escolaridade, 5 dos colaboradores concluíram o 6º ano; com o 8º ano existe apenas 1 colaborador, 4 têm o 9º ano; 2 terminaram o ensino secundário (12º ano) e 6 colaboradores são licenciados. Neste ponto deve salientar-se que a Instituição faculta aos colaboradores formação interna, cumprindo anualmente 35 horas. A todos os colaboradores é dada autonomia para realizar formação externa sempre que estes o pretendam e que esta vá de encontro às funções realizadas.

Segue-se uma breve descrição das categorias existentes na Instituição, e o número de colaboradores em cada uma.

A Instituição conta com seis técnicos licenciados em áreas distintas. Um Diretor de Serviços/Técnico, sendo ele o responsável pelo funcionamento dos serviços e pelo cumprimento das normas dos regulamentos e das diretivas e instruções da Direção do CSPSMA. Compete-lhe dirigir, coordenar e orientar os serviços e zelar pelo seu bom e eficiente funcionamento. A categoria de Chefe de escritório é preenchida também apenas por uma pessoa, sendo que esta faz a gestão administrativa e financeira da Instituição, controle de entradas e saídas do caixa, apoio administrativo e logístico a todas as valências. Para prestar cuidados de saúde aos utentes, a Instituição dispõe de um Enfermeiro que acompanha os utentes às consultas e deslocações médicas, prepara e gere a medicação, mantem os processos de saúde atualizados e colabora no preenchimento dos restantes processos dos utentes. Ainda no que diz respeito à área da saúde, há dois Fisioterapeutas que colaboram na recuperação, aumento ou manutenção das capacidades físicas dos utentes, bem como na prevenção da incapacidade, cooperam no diagnóstico de saúde mediante a avaliação das deficiências, identificando as áreas lesadas. Falta apenas referir que a animação sociocultural é executada apenas por um técnico que realiza atividades diversificadas com todos os utentes, participa e apoia os utentes na integração, promove a motivação e bem-estar e promove passeios com outras instituições e com a comunidade geral.

Dos restantes colaboradores, cinco preenchem a categoria de Ajudante de ação direta, responsáveis por cuidar diretamente e diariamente dos utentes, tendo em atenção a higiene e conforto, a alimentação, saúde dos mesmos, prestar todo o apoio necessário à realização das atividades de vida diária e zelar pelo bom estado de higiene das instalações da Instituição; quatro são Trabalhadores auxiliares, garantem o estado de salubridade e arrumação das instalações, bem como da roupa de serviço e dos utentes, transportam a alimentação, roupa e outros bens e colaboram com os restantes colaboradores nos serviços prestados aos utentes. Na área da alimentação existem dois colaboradores com a categoria de Cozinheiro que preparam e confecionam os alimentos, orientam o ajudante de cozinha nas suas tarefas, cumprem e fazem cumprir as regras de HACCP zelam pela limpeza e organização da cozinha; por último, há um Ajudante de cozinha ao qual cabe concretizar trabalhos de cozinha sob orientação da cozinheira, preparar os alimentos, executar a limpeza da cozinha e utensílios, cumprindo sempre as regras de HACCP.

A distribuição da carga horária está de acordo com o constante no Contrato Coletivo de Trabalho, sendo:

 Diretor de serviços/técnico, Fisioterapeutas, Animador sociocultural, Enfermeiro: 35 horas semanais

 Chefe de escritório: 38 horas semanais

 Ajudantes de ação direta: 37 horas semanais (turnos)