• Nenhum resultado encontrado

- Rede de Voz, Dados e Internet

No documento Procedimento n.º 09/2017/DGF-A (páginas 14-22)

Capítulo VII - Cláusulas Técnicas

Cláusula 26.ª - Rede de Voz, Dados e Internet

1. O presente requisito funcional tem como objeto a contratação de serviços globais de voz, dados e internet assegurando a interligação com a CIMLT.

2. A proposta terá de incluir todos os componentes de hardware, software, Licenciamento e serviços necessários para cumprir os requisitos técnicos e operacionais constantes da descrição técnica.

3. Descrição geral da atual rede de voz, dados e internet

3.1 A entidade adjudicante dispõe de um servidor de comunicações Alcatel OmniPCX Enterprise aos quais se ligam um conjunto de telefones IP suportados pela infraestrutura IP (fibra óptica, links wireless, etc.).

3.2 O servidor de comunicações está ligado um/meio acesso primário RDIS ou um conjunto de acessos básicos RDIS que asseguram as comunicações do e para o exterior.

3.3 A versão de software instalada atualmente nas centrais é a 8.0..

3.4 A gestão da plataforma de taxação é assegurada, pela plataforma Alcatel OmniVista 4760.

3.5 A entidade adjudicante nomeará um responsável pela sua infraestrutura de voz e dados.

4. Características do 1.º anel

4.1 O 1.º anel compreende a interligação do Município à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e respetiva conetividade voz, dados e internet.

Procedimento n.º 09/2017/DGF-A – Aquisição de serviços de comunicações de voz, dados e internet e de plataforma de serviços diversos

Caderno de Encargos Página 15 de 34

4.2 O prestador de serviços terá de ceder um acesso em fibra ótica dedicado desde o POP do operador até às instalações da entidade adjudicante, com um débito simétrico mínimo de 100/100 Mbps.

4.3 A solução a instalar na entidade adjudicante terá de garantir a escalabilidade até ao mínimo de 1 Gbps simétrico, sendo que desde a assinatura do contrato tal terá de ser possível, sendo que o prestador de serviços, após a solicitação por escrito por parte das entidades, terá 10 dias úteis para proceder à alteração.

4.4 A conetividade VPN a implementar na entidade adjudicante deverá suportar no mínimo 6 classes de serviço.

 Uma classe específica para voz;

 Uma classe específica para vídeo, com prioridade inferior à de voz;

 Mais outras 4 classes de serviço com priorização;

4.5 As classes de voz e vídeo deverão ter prioridade superior às de dados, e deverão apresentar características específicas para suporte deste tipo de tráfego.

4.6 A entidade adjudicante terá uma ligação direta à Internet suportada sobre o seu acesso de fibra ótica que também suportará a conetividade VPN para a CIMLT com definição dos Mbps por conetividade.

4.7 A largura de banda para o serviço de internet é de 20/20 Mbps e a VPN será de 80/80 Mbps.

4.8 Estas configurações são passíveis de ser alteradas pela entidade adjudicante sempre que solicitadas por escrito num prazo máximo de 5 dias úteis, após envio de solicitação. Os custos associados a esta solicitação por parte da entidade adjudicante serão sempre suportados pelo prestador de serviços.

4.9 Terá de ser indicado na proposta o ou os um equipamentos necessários para a conectividade VPN e internet dedicada.

4.10 A solução tecnológica, terá ainda que obedecer aos seguintes pressupostos:

 VPN sobre a tecnologia VPN.IP/MPLS.

 Manutenção de ativos e passivos existentes descritos no anexo II.

5. Características do 2.º anel

5.1 O 2.º anel compreende a interligação do Município aos restantes edifícios municipais e respetiva conetividade de voz, dados e Internet.

5.2 Terá de existir a possibilidade de um acesso VPN.IP/MPLS sobre banda larga para interligação dos vários edifícios dos Municípios.

5.3 A conetividade VPN a implementar no Município deverá suportar no mínimo 6 classes de serviço:

 Uma classe específica para voz;

 Uma classe específica para vídeo, com prioridade inferior à de voz;

Procedimento n.º 09/2017/DGF-A – Aquisição de serviços de comunicações de voz, dados e internet e de plataforma de serviços diversos

Caderno de Encargos Página 16 de 34

 Mais outras 4 casses de serviço com priorização.

5.4 As classes de voz e vídeo deverão ter prioridade superior às de dados, e deverão apresentar características específicas para suporte deste tipo de tráfego.

5.5 Terá de ser indicado na proposta, um equipamento responsável pela terminação da conetividade VPN por local.

5.6 A solução tecnológica a implementar terá de cumprir com os seguintes os requisitos:

 VPN sobre a tecnologia VPN.IP/MPLS, doravante designada de “VPN-IP Intramunicipal”;

 A ligação de voz será centralizada no Município em IP;

 Equipamentos de comunicações terminadores das ligações propostas, com os respetivos serviços de instalação, operação, manutenção e gestão.

5.7 A solução de comunicações a implementar deverá ser baseada numa arquitetura VPN.IP/MPLS para ligação dos edifícios dos Municípios, designado de 2.º anel.

6. Gestão e manutenção

6.1 A gestão e manutenção de toda a solução (1.º e 2.º anel) ficarão a cargo do prestador de serviços.

6.2 A gestão dos ativos de rede, conforme anexo II, será da responsabilidade do prestador de serviços, respeitando os níveis de serviço para os ativos de rede, identificado no ponto 14 e seguintes.

7. Serviço de acesso VoIP para o 2.º Anel

7.1 Pretende-se em cada interligação dos edifícios Municipais, um único acesso VPN.

7.2 Cada interligação dos edifícios dos Municípios com a rede pública de voz, será assegurada por esse acesso, que terá de ser ligado ao servidor de comunicações Alcatel OmniPCX Enterprise do Município.

8. Equipamentos

8.1 O prestador de serviços terá de assegurar durante a vigência do contrato a manutenção dos terminais telefónicos, bem como dos restantes ativos de rede identificados no anexo II.

8.2 Os terminais adquiridos ao abrigo deste acordo quadro beneficiarão das condições identificadas no ponto 6 e 14.

8.3 As quantidades necessárias de equipamentos, a colocar em cada entidade adjudicante consta no anexo V.

8.4 Todos os equipamentos de voz (terminais de voz), switch e respetivo licenciamento necessários, serão cedidos ao abrigo deste contrato, passando no final do mesmo para a posse da entidade adjudicante integrando o seu património.

9. Serviço de fax eletrónico

9.1 O envio e receção de faxes serão feitos através da utilização de um cliente de Email ou WebMail.

Procedimento n.º 09/2017/DGF-A – Aquisição de serviços de comunicações de voz, dados e internet e de plataforma de serviços diversos

Caderno de Encargos Página 17 de 34

9.2 Deverão ser garantidas as seguintes características e funcionalidades:

 Fax para e-mail - Possibilidade de receber faxes por e-mail, enviados de equipamentos tradicionais de fax, por intermédio da atribuição de um numero telefónico associado a uma ou mais contas de e-mail de cada entidade adjudicante;

 E-mail para fax - Possibilidade de envio de faxes, para equipamentos tradicionais, através do envio de um e-mail para um endereço fornecido pelo operador, através de um cliente de email ou de Web-mail;

 O recebimento e envio de faxes não terão custos adicionais ao contrato.

9.3 Considerar o anexo VI, no que diz respeito á quantidade de fax por entidade adjudicante.

10. Assistência técnica ao sistema e equipamentos

O prestador de serviços terá de proceder à manutenção dos equipamentos existentes, cuja relação se indica no anexo II.

11. Nível de serviço para equipamentos de comunicações

 Help Desk - Suporte Telefónico 24hx7 dias por semana, sem custos e com n.º dedicado;

 Prazo para reposição de serviço – 4 horas lineares e 24x7 dias por semana, desde a comunicação da avaria, por telefone, mail e para o serviço de Help Desk;

 Neste nível de serviço encontram-se os routers e linhas de comunicações (Fibra, ADSL e outras).

12. Nível de serviço para ativos de rede

 A comunicação da avaria será realizada por telefone, correio eletrónico, ou plataforma disponibilizada pelo prestador de serviço, 24hx7 dias por semana, sem custos para a entidade adjudicante;

 A reposição dos serviços, remotamente e/ou presencialmente, ocorrerá dentro do período de funcionamento compreendido entra as 08h00 e as 18h00, sem interrupção, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os feriados oficiais.

12.1 Níveis de serviço por prioridade.

Prioridade 1 - Equipamentos com avaria, provocando falha grave nas aplicações, ou serviço em baixo, não estando disponíveis backups ou redundâncias e causando um impacto crítico na atividade da entidade adjudicante, se o serviço não for rapidamente reposto, como por exemplo: sem comunicações.

Prioridade 2 - Equipamentos com avaria, as aplicações estão seriamente degradadas, causando um impacto significativo na atividade da entidade adjudicante, como por exemplo: a diminuição de performance da rede;

velocidade da rede; QoS; acesso exterior condicionado; parte das comunicações a funcionar.

Procedimento n.º 09/2017/DGF-A – Aquisição de serviços de comunicações de voz, dados e internet e de plataforma de serviços diversos

Caderno de Encargos Página 18 de 34

Prioridade 3 - A performance da rede ou aplicações estão degradadas, a sua funcionalidade encontra-se afetada, embora sem impacto significativo na atividade da entidade adjudicante, necessitando atualizações, correções e/ou reparação/substituição.

12.2 Temos de resposta em função do nível de prioridade após solicitação por parte da entidade adjudicante, por qualquer forma escrita, através de plataforma disponibilizada pelo prestador de serviços, em dia útil no período de funcionamento das entidades adjudicantes.

Tempo de resposta Remoto Local

Prioridade 1 1H 4H

Prioridade 2 2H 8H

Prioridade 3 4H DUS – dia útil seguinte

Procedimento 01/2015/DGF-A – Aquisição de Serviços de Comunicações de Voz, Dados e Internet e Criação de Plataforma de Serviços Diversos

Caderno de Encargos Página 19 de 34

12.3 Tabela das atividades incluídas

Atividades incluídas Terminais

IP Nível

Prioridade Antenas

WiFi Nível Prioridade

Servidores de Comunicações e

Switchs core

Nível

Prioridade Switch Nível

Prioridade Routers Nível Prioridade Manutenção

Substituição / Reparação do

HW/SW defeituoso Sim 3 Sim 2 Sim 1 Sim 2 Sim 1

Versões de sistema operativo IOS/ONS, para resolução de

avarias Sim 3 Sim 2 Sim 1 Sim 2 Sim 1

Resolução de Problemas de

HW/SW Sim 3 Sim 2 Sim 1 Sim 2 Sim 1

Deslocação ao local em caso

de necessidade Sim 3 Sim 2 Sim 1 Sim 2 Sim 1

Registo das Configurações

utilizadas no projeto inicial Sim Sim Sim Sim Sim

Operação

Alterações de Configuração

(Telegestão) Sim 3

Procedimento 01/2015/DGF-A – Aquisição de Serviços de Comunicações de Voz, Dados e Internet e Criação de Plataforma de Serviços Diversos

Caderno de Encargos Página 20 de 34

Atividades incluídas Terminais

IP Nível

Prioridade Antenas

WiFi Nível Prioridade

Servidores de Comunicações e

Switchs core

Nível

Prioridade Switch Nível

Prioridade Routers Nível Prioridade

Resolução de problemas de

configuração no CPE Sim 2

Gestão

Registo sistemático e atualizado das

reconfigurações do CPE Sim 2

Configurações em Parâmetros

de Segurança Sim 2

Sem prejuízo de outros níveis de serviço fixados no presente procedimento o prestador de serviços deve garantir um CAT (centro de atendimento telefónico) com atendimento geral disponível 24 horas, 7 dias por semana. Durante a vigência do contrato.

Procedimento 01/2015/DGF-A – Aquisição de Serviços de Comunicações de Voz, Dados e Internet e Criação de Plataforma de Serviços Diversos

Caderno de Encargos Página 21 de 34

13. Especificações de routers e switchs 13.1 Router para 2.º anel:

Os routers para o 2.º anel terão de ter obrigatoriamente 4 portas Ethernet no mínimo a 100Mbps, possibilidade de criação de Vlans e cumprir com os requisitos da Cláusula 26.ª - Rede de Voz, Dados e Internet, ponto 5.

Características do 2.º anel.

Requisitos:

 10Gbps Stacking Agregado

 POE – Norma 802.3at

 48 Portas

 Rotas Estáticas, RIP V1, V2

 VRRP

 Suporte para Funcionalidades Metro:

o Ethernet services support per IEEE 802.1ad

o IEEE 802.3ah Ethernet in the First Mile (EFM) for link monitoring , remote fault detection, and loopback control (layer-1 ping)

o UDLD: detects and disables unidirectional links on fiber optic interfaces

o ITU-T G.8032 Ethernet Ring Protection designed for loop protection and fast convergence times (sub 50 ms) in ring topologies

o Private VLAN feature for user traffic segregation o DHCP Option 82 – configurable relay agente information

o Three-color marker – Single/Dual Rate – policing with Commit BW, Excess BW, Burst Size o Layer 2 Protocol Tunneling (L2PT) support with ability to define tunnel destination MAC address

for maximum vendor compatibility 14. Especificações de tráfego

14.1 Requisitos gerais

O prestador de serviços deverá cumprir os requisitos funcionais e técnicos mínimos definidos na Lei das Comunicações eletrónicas (Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro) e demais legislação aplicável.

14.2 Requisitos comunicações fixas

 A tarifação no tráfego de voz com origem nos acessos do Cliente e destino em redes fixas nacionais é de 0,00€, admitindo-se uma flat-rate por canal de voz.

Procedimento 01/2015/DGF-A – Aquisição de Serviços de Comunicações de Voz, Dados e Internet e Criação de Plataforma de Serviços Diversos

Caderno de Encargos Página 22 de 34

 Identificam-se linhas de rede com pouco tráfego (linha Pro) para as quais se prevê um consumo máximo de 600 minutos para redes fixas nacionais. Consultar anexo VII.

 Os serviços de comunicações fixas de voz, devem cumprir os seguintes requisitos funcionais mínimos:

a) Garantir a faturação ao segundo a partir do primeiro minuto;

b) Disponibilizar a informação de faturação e consumo cumprindo, no mínimo, os níveis obrigatórios estabelecidos pelo ICP-ANACOM;

c) Garantir a possibilidade de barramento de chamadas de voz para os diversos tipos de acessos disponibilizados, incluindo a possibilidade de barramento apenas para destinos móveis e ou chamadas de valor acrescentado.

 O prestador de serviços de comunicações de voz, obriga-se a cumprir os seguintes requisitos técnicos mínimos:

a) Garantir a portabilidade da numeração existente no universo da entidade adjudicante, sem custos associados;

b) Assegurar a capacidade de efetuar e receber chamadas de voz de e para qualquer número pertencente ao Plano Nacional de Numeração (PNN) em vigor;

c) Assegurar a capacidade de efetuar e receber chamadas de voz de e para qualquer rede de telecomunicações internacional que utilize numeração válida e reconhecida internacionalmente pelas entidades competentes;

d) Garantir que o tempo médio anual de reposição do serviço de voz afetado após participação da anomalia por parte da entidade adjudicante não exceda o máximo de 4 (quatro) horas seguidas nos acessos de voz.

15. Caracterização dos serviços de voz

A caracterização dos serviços de Voz está identificada no anexo VII.

O prestador de serviços terá de apresentar fora do pacote base, preços por minuto, com tarifário ao segundo após o 1.º minuto, para as redes nacionais e internacionais para as redes fixas e móveis.

Cláusula 27.ª - Serviço de Números Inteligentes

No documento Procedimento n.º 09/2017/DGF-A (páginas 14-22)

Documentos relacionados