• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 A INCLUSÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE JAPERI/RJ

4.1 A Rede Municipal de Ensino de japeri/RJ

Nosso trabalho de pesquisa iniciou no final do primeiro semestre letivo de 2012 contactando a Secretária de Educação para apresentar o projeto de pesquisa e expor a escolha do município e sua rede educacional como o campo. A opção pela realização da pesquisa em Japeri se deu em função do acesso, por ser o local de nossa residência, mas, sobretudo pela ausência de estudos dessa natureza nessa rede. E foi o ponto de partida para a investigação que perdurou até dezembro de 2012. Antes de entrarmos na análise dos dados propriamente ditos, é interessante contextualizarmos a Rede Municipal de Ensino de Japeri/RJ.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a sigla SEMEC é responsável pelo Ensino Básico (Educação Infantil e Ensino Fundamental) do município de Japeri/RJ. Compreende 32 escolas, sendo um CIEP municipalizado: quatro escolas de Educação Infantil e 28 de Ensino Fundamental (nove dos Anos Iniciais – primeiro segmento e 19 dos Anos Finais – segundo segmento). Do total de escolas, sete se localizam na zona rural e 25 na zona urbana com cinco em funcionamento da Educação de Jovens e Adultos – EJA (SEMEC, 2012).

Em sua estrutura, a SEMEC se organiza em diversos setores como ilustra a figura a seguir:

50

Figura I – Organograma da Secretaria Municipal de Educação de Japeri/RJ.

Fonte: SEMEC (2012)

No que se refere à Educação Especial e as propostas de inclusão escolar, a SEMEC, em seu site, divulga que: “(...) Como resultado de uma política de inclusão social, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Semec busca garantir melhores condições de acesso à educação aos portadores de necessidades especiais” (SEMEC, 2012).

Este setor é composto por seis classes especiais distribuídas em quatro escolas. Dessas, uma atende a surdos e cinco são destinadas para alunos com deficiências intelectual e física. A rede ainda possui sete salas de recursos multifuncionais – AEE27, sendo uma, exclusivamente, para atender aos alunos surdos. No entanto, cinco dessas têm dificuldades de funcionamento devido à carência de espaço físico conforme evidenciado em uma das entrevistas.

A rede atende em 2012, a 15.848 alunos, sendo 1.699 da Educação Infantil, 11.362 do Ensino Fundamental e 1.794 da EJA28. O gráfico I sintetiza essas informações.

Gráfico I - Quantitativo de alunos atendidos da Rede de Ensino de Japeri/RJ.

27

Sigla de Atendimento Educacional Especializado.

28

Em 2011, do total de alunos da Rede, 15.379 foram beneficiados com transporte escolar (SEMEC, 2012)

Secretária

Diretora de Ensino

Coordenadora Pedagógica

Coordenadora do

1º Segmento Coordenadora do 2º Segmento

Coordenadora da

EJA Coordenadora da Educação Inantil

Coordenadora do NERG Coorcenadora da Educação do Campo Coordenadora de Educação Física Coordenadora Educacional Diretora de Cultura Coordenadora da Educação Especial

Supervisão Escolar Setor Tecnológico Subsecretária

51 Fonte: SEMEC (2012)

Em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais, há uma média de 200 alunos entre os incluídos em sala comum e os matriculados em classe especial. Conforme mostra o gráfico II, Japeri/RJ tem 26 alunos surdos, que se encontram distribuídos da seguinte maneira: cinco na classe especial e 21 incluídos no primeiro e segundo segmentos, com17 frequentando a sala de recursos. Os demais estão divididos em deficiência intelectual, física, transtornos globais do desenvolvimento, baixa visão e múltiplas deficiências.

Gráfico II – Alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na Rede de

Ensino de Japeri/RJ.

Fonte: INEP (2012)

É importante mencionar ainda que, no que se refere ao alunado em geral, no ano de 2011 esta Rede Municipal de Educação registrou índice de aprovação geral de 88,25%,

0 2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000

Educação Infantil Ens. Fundamental EJA

0 20 40 60 80 100

52 evasão de apenas 0,99% e distorção idade série de 7,41% no geral de alunos (SEMEC, 2012). A esse respeito, esta Secretaria de Educação expõe com satisfação a sua condução no processo de ensino e aprendizagem de seu alunado:

(...) podemos assegurar, com satisfação, que o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas municipais de Japeri, crescem, renovam-se e amplia-se. A prova está nos elevados índices de aprovação; no baixo percentual de reprovação; na redução da distorção idade-série e no vigoroso crescimento das vagas (SEMEC, 2012).

Os gráficos acima foram elaborados de acordo com os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 do INEP, o qual revela os números de atendimentos na rede educacional referente à Educação Básica e Educação Especial nos diferentes níveis e modalidades escolares (Quadro nº03).

Quadro nº 04 – Quantitativo de alunos com NEEs e os alunos sem necessidades

educacionais especiais da rede de ensino de Japeri/RJ Ed.Inf. Creche parcial Ed.Inf. Creche integral Ed.Inf. Pré- escola parcial Ed.Inf. Pré- escola integral E. Fund. Iniciais parcial E. Fund. Iniciais integral Ensino Fund. Finais parcial Ensino Fund. Finais integral EJA Fund. parcial EJA Fund. integral 128 184 1.512 0 6.080 1.976 2.671 1.315 1.707 0 *3 *87 *11 *20 *11 *4 Fonte: INEP (2012)

Cabe informar que os números com asteriscos do quadro nº 03, se referem aos alunos com necessidades educacionais especiais. Referente a esse quantitativo, é importante registrar que, durante a pesquisa, observamos a divergência de informações estatísticas entre os dados do INEP e as informações dadas pelo setor de Educação Especial da Secretaria de Educação de Japeri/RJ. De acordo com a Coordenadora do setor, o levantamento estatístico depende das U.Es. enviarem os dados de seus alunos com NEEs à Secretaria de Educação e, muitas vezes, ocorrem demoras ou ausências de envios, bem como equívocos de incluir na lista alunos que não apresentam deficiências.

Destacamos que o quadro de docentes é formado por 782 professores efetivos: 616 para o primeiro segmento e 166 para o segundo segmento do Ensino Fundamental, conforme representa o gráfico III. Destes, atualmente, 14 atuam exclusivamente na Educação Especial.

53

Gráfico III – Quantitativo de professores do primeiro e segundo Segmentos do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Japeri/RJ.

Sobre a estrutura de atendimento oferecido para os alunos surdos temos: um professor na Coordenação de Educação Especial e um na Orientação Pedagógica que visitam as escolas, recebem responsáveis, planejam e realizam reuniões e encontros pedagógicos com o grupo de salas de recursos e classe especial, fazem matrículas de alunos com NEEs e orientam equipe pedagógica e professores quando solicitadas; duas professoras em sala de recursos para surdos; uma professora de classe especial de surdos e dois intérpretes de Língua de Sinais Brasileira – Libras, atuando numa única Unidade Escolar.

Cabe ressaltar que a rede não dispõe de professores itinerantes da Educação Especial muito menos de intérpretes de língua de sinais em seu quadro de pessoal efetivo. Observa-se que a própria Coordenadora do setor necessita acumular funções para manter a possibilidade de atendimento às demandas. No mesmo passo, os intérpretes são profissionais com proficiência em Libras desviados para esta função ou contratados temporariamente. O quadro nº 04 apresenta o atual quantitativo encontrado na Rede Municipal de Ensino, tendo em consideração a dupla regência ou regime de lotação prioritária (GLP) - horas extras, que podem alterar seus números.

Quadro nº 05 – Distribuição de profissionais no setor de Educação Especial SEMEC

Japeri/RJ

EQUIPE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JAPERI/RJ

Função Quantidade Situação Funcional Total

Coordenador do setor SEMEC/Ed. Especial

01 Efetivo para as séries iniciais com função

gratificada 01

Orientador pedagógico do setor SEMEC/Ed. Especial

01 Efetivo para as séries iniciais com função

gratificada 01 0 500 1000 Professores do 1º segmento Professores do 2º segmento

54 Professor de sala de recursos 02 para alunos surdos 05 para outras deficiências mescladas.

01 efetivo concursado para a Educação Especial 06 efetivos desviados para atuar em Educação Especial 07 Professor de classe especial 01 exclusiva de surdos; 05 compostas de deficiência intelectual, física e condutas típicas

06 efetivos para as séries iniciais, desviados para Educação Especial.

06

Intérprete de língua de sinais

02 01 efetivo para ASG desviado de função; 01 com contrato temporário para a função

02

Vale esclarecer que Japeri/RJ participa de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, saúde bucal do escolar e Informática na Escola. Esta última funciona em cinco escolas da rede.

4.2. A estrutura e o funcionamento da escolarização de surdos na Rede Municipal de

Documentos relacionados