• Nenhum resultado encontrado

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA Para o enfermeiro, gerenciar está ficando

5 CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA Para o enfermeiro, gerenciar está ficando

difícil, pois estamos tendo falta de tudo; antes era mais fácil gerenciar aqui, agora faltam trabalhadores e materiais, e o enfermeiro tem que tapar buracos. (XIII,1).

Para o enfermeiro, gerenciar envolve prestar assistência dentro do processo de enfermagem; porém, algumas vezes, o enfermeiro substitui outros profissionais da enfermagem, prestando assistência direta ao paciente (XIII,2).

O enfermeiro refere que precisa realizar papel burocrático, administrativo e assistencial (XIII,3).

Anexos 155

4- além disso, programar, prever material, fazer tudo, então a gente fica sobrecarregado, porque aqui tá difícil, isso não sou só eu que estou falando, todo mundo tá falando por ai, nas unidades, acaba sendo isso, evoluir paciente todo dia, né? Exame físico, na,na,nã, além de tudo a previsão e provisão dos materiais.

TOMADA DE DECISÃO

5- Eu acho que bastante discernimento, bastante conhecimento técnico e muita paciência, porque é difícil, e principalmente porque a gente não toma decisões só com coisas materiais, a gente lida com pessoas e a gente precisa ter cuidado (...)

6- tomada de decisões tem várias decisões, bem, na verdade, tem decisões que são difíceis falar, porque lá na unidade de terapia intensiva, por exemplo, é diferente as coisas são mais imediatas, mais urgentes, na verdade, diferente de uma unidade X, por exemplo, que é uma coisa são mais programada, precisamos ter bastante conhecimento.

O enfermeiro, expressa que gerenciar é programar, prever material, fazer tudo, ficando sobrecarregado, também evoluir o paciente todo dia e realizar exame físico (XIII,4).

Para o enfermeiro, o fundamental na tomada de decisão é ter discernimento, conhecimento e paciência. (XIII,5)

Para o enfermeiro, é fundamental na tomada de decisão é saber priorizar as imediatas como numa Unidade de Terapia Intensiva, diferentemente daquelas que podem ser programadas. (XIII,6)

COMPREENSÃO DOS RESULTADOS ATOR XIII

REDUÇÃO

Para o enfermeiro, gerenciar está ficando difícil, pois estamos tendo falta de tudo; antes, era mais fácil gerenciar aqui, agora faltam trabalhadores e materiais, e o enfermeiro tem que tapar buracos. (XIII,1).

O enfermeiro refere que precisa realizar papel burocrático, administrativo e assistencial (XIII,3).

Para o enfermeiro, gerenciar envolve

TEMAS

Processo Gerenciar e a Dimensão Ético-Política

O gerenciamento na instituição compreende lidar com situações de escassez de recursos humanos e materiais, ampliando o papel do enfermeiro que precisa englobar as atividades burocráticas, administrativas e assistenciais. (XIII- 1, 3)

Anexos 156 prestar assistência dentro do processo

de enfermagem; porém, algumas vezes o enfermeiro substitui outros profissionais da enfermagem, prestando assistência direta ao paciente (XIII,2). O enfermeiro expressa que gerenciar é programar, prever material, fazer tudo, ficando sobrecarregado, também evoluir o paciente todo dia e realizar exame físico (XIII,4).

Para o enfermeiro o fundamental na tomada de decisão é ter discernimento, conhecimento e paciência. (XIII,5). Para o enfermeiro, é fundamental na tomada de decisão é saber priorizar as imediatas como numa Unidade de Terapia Intensiva, diferentemente daquelas que podem ser programadas. (XIII,6)

processo assistir/cuidar

O processo gerencial proporciona a previsão de recursos materiais e a assistência por meio do processo de enfermagem, sobrecarregando, assim, o enfermeiro. (XIII- 2,4)

Processo Gerenciar e a Tomada de Decisão

A tomada de decisão considera o conhecimento, discernimento, paciência e o estabelecimento de prioridades. (XIII- 5)

ATOR XIV

Fale sobre o processo gerenciar em enfermagem.

Gerenciar, pra mim, é gerenciar o serviço e a equipe de enfermagem, tanto o serviço prestado quanto a equipe que vai prestá-lo, isso é gerenciar!

O que é fundamental para tomada de decisão?

Fundamental é estabelecer prioridades, porque existe muita coisa para fazer, mas tem que estabelecer o que é prioridade naquele momento, para você poder tomar decisão; então, parar e pensar no seguinte, o que tenho que fazer primeiro? Senão são tantas coisas para fazer que a gente não dá conta; então, naquele momento, o que é mais importante, depois a gente vai atrás do restante, mas para tomada de decisão você não pode tentar fazer tudo de uma vez, tem que estabelecer a prioridade e fazer por etapas.

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA ATOR XIV

UNIDADES DE SIGNIFICADO

1- Gerenciar, pra mim, é gerenciar o serviço e a equipe de enfermagem, tanto o serviço prestado quanto a equipe que vai prestá-lo, isso é gerenciar.

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA

Para o enfermeiro, gerenciar é administrar o serviço e a equipe de enfermagem, tanto o serviço prestado, quanto a equipe que vai prestá-lo. (XIV,1)

Anexos 157

TOMADA DE DECISÃO

2- Fundamental é estabelecer prioridades, porque existe muita coisa para fazer, mas tem que estabelecer o que é prioridade naquele momento, para você poder tomar decisão; então, parar e pensar no seguinte, o que tenho que fazer primeiro? Senão, são tantas coisas para fazer que a gente não dá conta; então, naquele momento, o que é mais importante, depois a gente vai atrás do restante, mas para tomada de decisão, você não pode tentar fazer tudo de uma vez, tem que estabelecer a prioridade e fazer por etapas.

Para o enfermeiro, o fundamental na tomada de decisão é estabelecer prioridades requeridas para o momento, por exemplo, o que vou fazer primeiro? É definir o que é mais importante e depois ir atrás do restante, tem que estabelecer a prioridade e fazer por etapas. (XIV,2)

COMPREENSÃO DOS RESULTADOS ATOR 14

REDUÇÃO

Para o enfermeiro, gerenciar é administrar o serviço e a equipe de enfermagem, tanto o serviço prestado, quanto a equipe que vai prestá-lo. (XIV,1)

Para o enfermeiro o fundamental na tomada de decisão é estabelecer prioridades requeridas para o momento, por exemplo, o que vou fazer primeiro. É definir o que é mais importante e depois ir atrás do restante, tem que estabelecer a prioridade e fazer por etapas. (XIV,2)

TEMAS

Processo Gerenciar e os Recursos Humanos

O processo gerencial compreende o gerenciamento do serviço e da equipe de enfermagem. (XIV- 1)

Processo Gerenciar e a Tomada de Decisão

No processo de tomada de decisão, o estabelecimento de prioridades é fundamental. (XIV- 2)

ATOR XV

Fale sobre o processo gerenciar em enfermagem.

Gerenciar em enfermagem é você focar, é, vamos dizer assim, todo o processo de enfermagem, você trabalhar em cima disso, ver as necessidades como um todo, no caso aqui, nosso no hospital, você vê a necessidade do hospital, você focar o que precisa o que tem que ser feito, é assim, é, ou, na verdade, o que é feito, como está sendo trabalhado, como as pessoas estão trabalhando, como está sendo o trabalho do enfermeiro; gerenciar é ver se está obtendo resultados, o que você aplicou conforme o protocolo e se está obtendo resultados, é vamos supor eu

Anexos 158

estipulo uma meta e vejo se estou conseguindo obter resultados sobre aquela meta, sobre aquilo que eu preciso, é no caso o gerente de enfermagem ela tem os enfermeiro, trabalhando no caso aqui no hospital e precisa ver se está atingindo as necessidades hospitalares, as necessidades que eles procuram para desenvolver um bom trabalho. É o que mais, estar atento, é buscar mesmo resultados, é ser líder mesmo, né? Saber ter um foco.

O que é fundamental para tomada de decisão?

Eu acho que é importante assim, você focar mesmo, ter certeza do que tem que ser feito, tem que é trabalhar em equipe, ver a necessidade como um todo, no geral, ver as opiniões também, a gente não pode tomar decisões sozinhos; então, assim, preciso estipular um novo protocolo, mas diante disso, preciso ter opiniões de outras pessoas também para poder decidir algo e ver, assim, estudar mesmo, trabalhar em cima para ver se vai dar algum resultado positivo, é o que mais.. hum, hum...deixa eu ver o que é fundamental para tomada de decisã; agora, deu um branco, é isso.

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA ATOR XV

UNIDADES DE SIGNIFICADO

1- Gerenciar em enfermagem é você focar, é, vamos dizer assim, todo o processo de enfermagem, você trabalhar em cima disso, ver as necessidades como um todo, no caso aqui, nosso no hospital, você vê a necessidade do hospital, você focar o que precisa o que tem que ser feito, é assim, é, ou, na verdade, o que é feito. 2- Como está sendo trabalhado, como as pessoas estão trabalhando como está sendo o trabalho do enfermeiro, gerenciar é ver se está obtendo resultados, o que você aplicou conforme o protocolo e se está obtendo resultados.

3- É vamos supor, eu estipulo uma meta e vejo se estou conseguindo obter resultados sobre aquela meta, sobre aquilo que eu preciso (...)

4- É, no caso, o gerente de enfermagem ela tem os enfermeiros, trabalhando no caso aqui no hospital e precisa ver se está atingindo as necessidades hospitalares, as necessidades que eles procuram para desenvolver um bom

REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA