• Nenhum resultado encontrado

4 REFERENCIAISPROJETUAIS LuizCarvalho

4.1CentrodeTreinamento(CT) SportClubInternacional 4.2CentrodeTreinamento(CT) 4.3EtihadCampus 4.4ProjetodeRecuperação doEstádioRobertF.Kennedy 4.5SínteseReferenciais

43

4.1CENTRODETREINAMENTO(CT)LUIZCARVALHO

ÁREA:3.190,00m² LOCAL:PortoAlegre-RS. PROJETO:ÍntegraStudioArquitetura+Plarq ANO:2014

Conhecido popularmente como CT do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, o espaço é destinado ao treinamentodotimeprofissionaldoclube.

O local estabelecido para sua implantação encontra-sepertodoEstádio(Arena),àsmargensdo rioGuaíbaededuasimportantesviasdacidadede Porto Alegre - a BR 290 e a Rodovia do Parque, facilitandoodeslocamentodosjogadores.Todavia,a proximidade com as vias, se tornou um desafio projetual,devidoàquantidadederuídoseafaltade privacidadeemrelaçãoamalhaurbana.

A s s i m ,  p a r t i n d o  d a  c o n c e p ç ã o  i n i c i a l  d e proporcionar conforto e privacidade aos usuários, foi pensadoemumaedificaçãocomvolumetriasimplese horizontalqueservissedeʻʼfiltroʼʼentreoscamposde treinamentoeosistemaviário.

Questões como sustentabilidade, utilizando sistemasenergéticosracionaisatravésdaenergiasolar por meio de placas fotovoltaicas na cobertura, aproveitamentodaáguadachuva,aberturasgenerosas paraventilaçãoeiluminaçãonaturalganhamdestaque noprojeto.

44 Figura42:RelaçãodoCentrodeTreinamentoLuizCarvalho,sistemaviárioeArenadoGrêmio. ArenadoGrêmio CamposdeTreinamento EdificaçãoLinear SistemaViário

SegundooArchdaily(2014),aedificaçãopossui estrutura pré-moldada de concreto com malha modular(6,25x10,30metros)euma varandacom balançode2,5metrosqueseestendeportodoseu comprimento. É considerado um dos centros de treinamento mais estruturados da América Latina, ondeforautilizadocomoapoioduranteaCopado

Mundo de 2014 , no Brasil. Quanto o programa de necessidades,possuidoiscamposcomtamanhooficial, um menor para treinamentos específicos e caixa de areia. Além disso, comporta as áreas administrativas, salas de conferência, departamento de preparação física,espaçosdestinadosaotreinamento,entreoutros, conformePlantaBaixa(Figura44):

Dessaforma,suaimportânciacomoreferencialse estabelece,principalmente,atravésdarelaçãoCentro deTreinamento-Estádio-sistemaviárioesuas

influências, como ruídos e privacidade. Ainda, evidencia-se a implantação linear e os ambientes conectadosporumaáreacomum,avaranda. 45 5 10(m) 1 Figura43:ImplantaçãoCentrodeTreinamentoLuizCarvalho. Figura44:PlantaBaixadaedificação. 50(m) 25 10 ACESSOESTACIONAMENTO ACESSOEDIFICAÇÃO CAMPOOFICIAL CAMPOOFICIAL ESPECÍFICO TREINAMENTO CAIXASDEAREIA ACESSOQUADRAS ARENADOGRÊMIO

46

4.2CENTRODETREINAMENTO(CT)SPORTCLUBINTERNACIONAL

ÁREADOTERRENO:880.000m² ANO:2015(projeto) ÁREACONSTRUÍDA:25.000m² LOCAL:Guaíba-RS. PROJETO:HypeStudio

Localizado ás margens opostas do rio Guaíba, praticamenteemlinharetacomoEstádioBeira-Rioe o Parque Gigante, o projeto do CT do Internacional SportClubédenominadocomoʻʼCidadedoInterʼʼ.O mesmovislumbranãoapenasacriaçãodeumnovo centrodetreinamentoeformaçãodeatletas,massim um complexo formador da sociedade, trazendo quatronovosequipamentosparaolocal: Hotel-hospedagememGuaíba; Escola-paraatletasdabaseecomunidade; PíerdeCatamarã- conexãoaquáticaentreoCT eoEstádioBeira-Rio;  ComércioeRestaurantes.

Diferente de alguns clubes brasileiros e até mesmo mundiais, o projeto abriga em seu espaço, tantoosatletasjáprofissionais,comoosatletasque estão em formação, fazendo com que haja uma intensa troca de aprendizados e crescimento profissional. Ainda, os diversos espaços públicos criamumadinâmicaparticularaoCT.

Figura45:Edificaçãocomacessolivrederecepçãoaopúblico (MaqueteEletrônica).

Figura46:Relaçãoexterior-interiornaacademia(MaqueteEletrônica).

47 Figura48:CentrodeTreinamentodoSportClubInternacional(MaqueteEletrônica). CamposparaTreinamento PequenoEstádio Alojamentos,ÁreaMédicae CampoCoberto Estacionamento EdificaçãoparaAcessoPúblico/Imprensa

48

Além dos espaços destinados à sociedade, próximo a esses, foi posicionado o edifício inicial, destinado a recepção de visitantes e imprensa, permitindooacessolivreàtodos,conformeFigura45, anteriormente. Logo após, se têm implantado um mini estádio, Figura 47, com capacidade para 2.500 torcedores, onde ocorre competições de base e/ou treinosabertos,comacessocontrolado,permitindoa entradasomentequandoautorizadopeloclube.Por fim,foialocadooprincipalconjuntodaʻʼCidadedo

do Interʼʼ, no qual é atribuído todas as funções relacionadas ao treinamento e formação dos jogadores,incluindoseusalojamentos.Compostopor uma edificação em planta U, é constituído por três barrasindependentes(umadestinadaasinstalaçõesda base;outraasinstalaçõesdogrupoprofissionalepor fim, uma intermediária, que serve à todos os atletas quanto a questões técnicas e treinamentos, espaços médicos, refeitório e cozinha, área em comum e descanso,entreoutros,conformeHypeStudio(2019).

Figura49:EdificaçãocomtipologiaU,abrigandocampocentral (MaqueteEletrônica).

Figura50:Visãoobservadornocampocoberto(MaqueteEletrônica).

No  centro da edificação em U, foi inserido um campodegramasintética,comcoberturatranslúcida, quepermiteiluminaçãonatural.Essecampoconecta as barras visualmente, trazendo a sensação de unidade a edificação. Além disso, a estrutura é protegida pela utilização de brises móveis, fornecendoconfortotérmicoegerandoprivacidade aosatletas.Questõesrelacionadasàsustentabilidade epreservaçãodoambientesãoatendidasapartirda utilização de energia solar por placas fotovoltaicas, criaçãodeumaestaçãodetratamentodeefluentes, bemcomoamanutençãodasÁreasdePreservação Permanentenoentorno.

O projeto se sobressai por inserir o Centro no contexto social, com espaços para toda população e uma ampla área de treinamento, comportando jogadoresdabaseaoprofissional.Ainda,enfatiza-sea complexidade do programa de necessidades, as soluções abordadas na implantação - através da distribuição dos usos/setorização e a criação de um centrovisualapartirdocampocoberto.

Além disso, o CT conta com 14 campos de dimensões oficiais, dois campos de treinamentos específicos e o campo coberto. Áreas técnicas, auditório, espaço administrativo e locais de apoio, academias,entreoutros,completamoprograma.

49

4.3ETIHADCAMPUS

ÁREA:320.000m² LOCAL:Manchester,ReinoUnido ANO:2014 PROJETO:ArupAssociates Figura51:CentrodeTreinamentodoManchesterCity. Figura52:EstádiolocadonoCT,capacidadede7.500torcedores.

Durante o período de verão, o clube oferece as instalações para uma espécie de ʻʼacampamentoʼʼ, atraindo jovens do mundo inteiro. Essa atividade permite que se tenha a experiência e contato com o futebol aplicado em um centro de alto padrão, o f e r e c e n d o  t r e i n a m e n t o s  e  a u l a s  d e  e n s i n o complementar,comoalínguainglesa.



SegundoositePesperctivaOnline(2018),oEtihad Campus,CentrodeTreinamentoeFormaçãodeAtletas do clube Manchester City é considerado um dos CentrosmaistecnológicosdaEuropaeatémesmodo mundo. Para concepção do projeto, foi estudado 30 instalaçõesdeCentrosdeTreinamentosdealtopadrão, baseadoemclubesdegrandesêxitos.

Dessamaneira,ocomplexoéreconhecidoporter infraestrutura necessária para abrigar atletas da base, profissionaiseotimefeminino,obtendoumespaçode treinamentoparacercade450pessoas.Ainda,chama atençãoapolíticadeinclusãosocialdoclube,quevisa trabalharcomacomunidadeepessoasportadorasde deficiências,atravésdeáreaescolar/faculdadeinclusa noprogramaeespaçosdestinadosaolazer. Figura53:Academiacomaltatecnologia.

50 Figura54:ConexãoEtihadCampuscomoEtihadStadium. CentrodeTreinamento deAltaPerformance MiniEstádio EtihadStadium Faculdade InstitutodeSaúde

51

Um dos itens mais marcantes no complexo é a passarela destinada aos pedestres. Essa serve de ligaçãoentreoEtihadCampuseoEtihadStadium- onde é realizado as competições oficiais do time profissional de futebol do Manchester City. Possui dimensão de 190 metros, encobrindo uma das vias principais que delimitam os dois equipamentos, facilitandoodeslocamentodosatletaseautilização do Campus pela população local, já que o mesmo abrigadiversasatividadescomunitárias.

Aimplantaçãofoipensadaapartirdaedificação central, que pode ser considerada o ʻʼcoraçãoʼʼ do projeto,ondeabrigaasatividadesdetreinamentoe altaperformance.Apartirdessa,comodemonstrado noPerspectivaOnline(2018),foramseramificandoos usos, distribuindo os 17 campos com dimensões oficiais, sendo 12 deles destinados às categorias de base; um estádio com capacidade de 7.000 mil espectadores; edificações de porte menor para atividadesvoltadasàcomunidade;institutodesaúde; trilhafitness;entreoutroselementosquecompõemo programadenecessidades,conformeFigura54. Figura55:PassarelaentreEtihadStadiumeoEtihadCampus.

 Em relação a estrutura utilizada, é observado a predominância do sistema construtivo de aço, com grandes vãos sustentados por treliças, destacando-se como solução. Ainda, considera-se a criação da passarelaeaconcepçãodeumacentralidadeapartirdo ʻʼcoraçãoʼʼpontos-chavesdoCampus.

Quantoaedificaçãoprincipal,asetorizaçãosedáa partir dos pavimentos. No primeiro pavimento é encontrado a parte técnica, como academias e hidromassagens. No segundo pavimento, há um domínio da área de vivência, refeitório, auditório e assistência psicológica. No último pavimento, mais reservado, os alojamentos. Há 80 dormitórios com espaçoparaabrigarvisitantesefamiliares(Perspectiva Online,2018).

Figura56:Refeitóriopresentenosegundopavimento.

52

4.4PROJETODERECUPERAÇÃODOESTÁDIOROBERTF.KENNEDY

ÁREA:768.000m² LOCAL:Washington,DC. ANO:2016 PROJETO:OMA

Dessa forma, entende-se que restaurar um equipamento desse porte retoma a identidade do local,alémdemodificaraáreaqueerapassiva,emum espaçoativo,alterandoacaracterísticadavidaurbana dolocaldepavimentadaaparque.Assim,sereforçaa importância da conexão de áreas verdes com o entretenimento.

Assim, foi idealizado a criação de ambientes destinadosavivênciaeapráticadoesporte,apartirde programasrecreativos;áreascomunsdeintegração, como praças; passeios generosos, interativos, acessíveis e confortáveis; espaços destinados ao comércio-alimentação e outros usos que servem comoatrativosaosusuários.

Essereferencialsedestacapelaaplicaçãodeusos einserçãodolazer/áreasverdesemumaregiãoque estava esquecida pela população, impulsionando a urbanidadeeumnovodinamismoparaolocal.

OprojetoderestauraçãodocampusdoEstádio RobertKennedy,possuiduaspropostas:aEixoNorte- SuleaStitch.Essasapresentamabordagensdiferentes quantoinfraestrutura,acesso,estacionamento,entre outros. Entretanto, em comum, há o propósito reinserireconectaroequipamentonocenárioatual da cidade, transformando o local em um espaço convidativo, através da atribuição de usos em seu entorno(Archdaily,2016).



Figura58:PropostaEixoNorte-Sul(MaqueteEletrônica).

Figura59:PropostaStitch(MaqueteEletrônica).

53 Figura61:PropostaStitchparaoCampusdoEstádioRobertF.Kennedy RobertF.Kennedy Memorial PavilhãodeArtes GinásioCoberto Arena ÁreadeVivência

54

Documentos relacionados