• Nenhum resultado encontrado

Durante o curso de especialização em relação com o desenvolvimento do trabalho, minhas expectativas iniciais referente ao projeto pedagógico do curso e a guia do especializando, eu penso que ficou bem estudado, coerente, organizado e estratificado, que os materiais de ensino ficaram bem elaborados. O curso ficou bem dividido em quatro eixos: Organização e gestão de serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica como explicam o material do estudo. Quanto os direitos e deveres dos especializando e os prazos estabelecidos para entrega das tarefas ficaram bem esclarecidos e explicados.

Avaliando o significado do curso para minha prática profissional, este resultou muito interessante em sentido individual como profissional e também em sentido coletivo, por ajudar na melhora do trabalho da comunidade onde interagimos. O curso serviu para realizar trabalho em equipe como nunca antes havia acontecido na UBS, com a participação ativa de todos os integrantes. Mostrou que o trabalho em equipe pode ser bem-sucedido quando esta bem coordenada e planejada. Os temas de saúde abordados durante este processo ajudaram na formação integrada dos profissionais da saúde.

Os resultados dos aprendizados mais relevantes decorrentes do curso são: em primeiro lugar o desafio de realizar um trabalho importante como este numa linguagem novo para mim como médico não brasileiro; também, alcançar a capacidade do trabalho integrado de toda a equipe para a realização de uma intervenção em saúde na área de abrangência para bem da comunidade. O fato de poder interagir com colegas médicos e outros profissionais da saúde para benefício profissional e da população.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo da Prevenção do câncer de

colo de útero e câncer de mama. Secretaria da Atenção à Saúde,

Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e

de mama (Cadernos de Atenção Básica, n. 13) / Ministério da Saúde,

Secretaria da Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à

Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes. Secretaria de Atenção à

Saúde, Departamento de ações programáticas estratégicas. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2004 (Série Projetos, programas e relatórios).

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informações de Saúde. Portaria n°3 de 04.01.1996.Informe Epidemiológico SUS, Fundação Nacional de Saúde,p.85-92,1995/96.

Apêndice A- Formulário sobre câncer de colo de útero e de mama nas

mulheres das comunidades da ESF Interior, Vacaria-RS.

1- Idade:

2-Você tem feito exame citopatológico (preventivo)? S ( ) Nb ( ). Quanto tempo faz que você realizou o último exame_______

3- Você tem feito mamografia? S ( ) N ( ). Quanto tempo faz que você realizou a última mamografia________

4- Você conhece o resultado do último exame citopatológico feito? S ( ) N ( ).

5- Você conhece o resultado da última mamografia feita? S ( ) N( ). 6- No caso de apresentar resultados alterados da mamografia ou citopatológico você recebeu visita domiciliar por parte do agente de saúde o outro profissional da equipe de saúde para informar ou agendar atendimento médico e acompanhamento? S ( ) N( ).

7- Você participou de alguma atividade de saúde feita pela equipe da UBS sobre prevenção do câncer de colo de útero e controle de câncer de mama? S ( ) N( ).

8- Você foi orientada pela equipe da UBS sobre as sinais de alerta para câncer de colo de útero e de mama e sobre DST? S( ) N( ).

9- Você foi orientada pela equipe de saúde sobre a periodicidade de fazer as mamografias, o exame citopatológico e como fazer o auto-exame de mama? S( ) N ( ).

10- Na consulta foi falado alguma vez se você apresenta algum risco para algumas destas doenças e foi orientado como controlar o eliminar esse risco. S( ) N( )

Anexo D Termo de responsabilidade livre e esclarecida para uso de

fotografias

Eu, ---, (coloque sua profissão e número do conselho função aqui) e/ou membros da Equipe sob minha responsabilidade, vamos fotografar e/ou filmar você individualmente ou em atividades coletivas de responsabilidade da equipe de saúde. As fotos e/ou vídeos são para registrar nosso trabalho e poderão ser usadas agora ou no futuro em estudos, exposição de trabalhos, atividades educativas e divulgação em internet, jornais, revistas, rádio e outros. As fotos e vídeo ficarão a disposição dos usuários.

Assumo os seguintes compromissos com a pessoa que autorizar a utilização de sua imagem:

1. Não obter vantagem financeira com as fotos e vídeo;

2. Não divulgar imagem em que apareça em situação constrangedora;

3. Não prejudicar e/ou perseguir nenhuma das pessoas que não autorizar o uso das fotos;

4. Destruir as fotos e/ou vídeo no momento que a pessoa desejar não fazer mais parte do banco de dados;

5. Em caso de fotos e/ou vídeo constrangedor, mas fundamental em estudos, preservar a identidade das pessoas envolvidas;

6. Esclarecer toda e qualquer dúvida relacionada ao arquivo de fotos e/ou opiniões.

__________________________________________________ Nome

Contato: Telefone: ( )

Endereço Eletrônico: Endereço físico da UBS:

Endereço de e-mail do orientador:

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Eu,___________________________________________________________________________, Documento_________________________ declaro que fui devidamente esclarecido sobre o banco de dados (arquivo de fotos e/ou declarações) e autorizo o uso de imagem e/ou declarações minhas e/ou de pessoa sob minha responsabilidade, para fim de pesquisa e/ou divulgação que vise melhorar a qualidade de assistência de saúde à comunidade.

__________________________________ Assinatura do declarante

Documentos relacionados