• Nenhum resultado encontrado

5 REGISTRO E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS NA PESQUISA DE CAMPO

A presente pesquisa teve como objetivo geral conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Cajazeiras (PB), e ainda refletir acerca dos espaços de atuação do pedagogo. Com isto, realizamos a pesquisa de campo na referida instituição, nos dias 7 e 12 de julho de 2017. Foi feita a entrevista e, posteriormente, observarmos o desenvolvimento das funções das pedagogas no âmbito da qualificação de profissionais para o mercado de trabalho.

Assim, realizamos a entrevista estruturada com duas pedagogas que exercem a função de supervisora pedagógica de cursos no Centro de Educação Profissional do SENAC. Para preservar a identidade dos sujeitos da pesquisa foram denominadas aqui de Pedagoga A e Pedagoga B.

Inicialmente indagamos: Como você percebe a atuação do pedagogo numa instituição especializada em Educação profissional? Obtivemos a seguinte resposta:

[...] o pedagogo vai atuar mediando esse processo de ensino aprendizagem e sempre focando a formação do profissional enquanto profissional para o mercado. Então assim, o pedagogo vai atuar mediando o ensino aprendizagem com os orientadores que são os professores sempre buscando uma melhor metodologia, uma melhor estratégia para que o aluno venha alcançar o desenvolvimento da competência, ou seja, aprender o “fazer profissional” que ele precisa para atuar no mercado de trabalho. (Pedagoga A, 2017).

A partir dessa informação fica evidente que o trabalho desenvolvido pelo pedagogo no SENAC, é relevante à qualificação e formação de profissionais para trabalhar nas empresas, pois o mercado de trabalho está cada vez competitivo. Ribeiro (2010, p. 33) assegura que “[...] O “aprender” transforma-se em uma parte integrante do desenvolvimento da empresa, que passa a ter nos processos de aprendizagem uma forma de vínculo com o seu redor”. Isto é, atualmente é necessário o ato de aprender na empresa para o funcionário está sempre atualizado, com as novas mudanças que venha a ocorrer no mercado, e desse modo, a empresa oferecer melhores serviços à população.

Entretanto, na atualidade o pedagogo possui diversos campos de atuação. Devido às novas demandas sociais. Este por sua vez, é quem faz o diferencial nas áreas onde vai trabalhar, pois na formação acadêmica, adquire conhecimentos necessários para desenvolver práticas educativas nesses diferentes espaços. Cabe destacar que o pedagogo é o profissional habilitado para atuar promovendo processos de aprendizagens em qualquer contexto.

Vale ressaltar que, o SENAC é uma instituição que oferece cursos profissionalizantes, formando mão de obra para o mercado, e nesse contexto o trabalho das pedagogas é desenvolver estratégias e metodologias com os orientadores dos cursos e também com os participantes para que juntos possam atingir os objetivos proposto pela instituição, ou seja, o desenvolvimento de competências e o “fazer profissional”.

Na sequência da entrevista perguntamos: Qual o tipo de serviço que o SENAC oferece a sociedade? As respostas foram as seguintes:

O SENAC trabalha com educação profissional a partir da educação inicial e continuada, trabalhamos com cursos de qualificação profissional, cursos de aperfeiçoamento, cursos sócios profissionais, sócios culturais, sempre visando a qualificação do profissional para o mercado, ou seja, para o comércio. Também trabalhamos com ações extensivas que são ações voltadas para a sociedade palestras, minicursos, oficinas, que são oferecidas sempre buscando o aperfeiçoamento e o melhoramento deste profissional para o mercado (Pedagoga A, 2017).

[...] Oferta cursos na área profissionalizante para os jovens que querem inserir no mercado de trabalho. Então nós temos duas modalidades aqui, os cursos gratuitamente e, temos os cursos que são chamados de cursos de recursos próprios, são cursos que ofertamos que é ele cobrado uma taxa de manutenção dos cursos [...] (Pedagoga B, 2017).

Desse modo, a referida instituição desenvolve um trabalho que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de nº 9394/96, no Art. 40, estabelece que “[...] a educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho”. Cabe destacar que no âmbito Nacional o SENAC é a maior referência em qualificação profissional.

Logo é pertinente destacar o papel do pedagogo no SENAC. Uma vez que, suas contribuições são essenciais para a qualidade dos serviços que a instituição oferece. As pedagogas trabalham junto aos orientadores promovendo práticas educativas, com o padrão de qualidade que é próprio do SENAC, para contribuir com a qualificação dos Jovens Aprendizes para o mercado de trabalho.

O SENAC é uma instituição educativa que oferece educação não formal. Libâneo (2007, p. 31) enfatiza que “[...] a educação não formal seria a realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação”. Isto é, possuí uma proposta educacional mais aberta e flexível, que considera as demandas do mercado, objetivando a qualificação de profissionais para trabalhar no comércio.

Na terceira questão perguntamos: Como se deu sua contratação para trabalhar no SENAC de Cajazeiras? Obtivemos as seguintes respostas: Pedagoga A “Como profissional efetiva se deu através de seleção pública”. E Pedagoga B “O SENAC trabalha com a seleção pública, existe um concurso. E o SENAC é uma empresa privada e trabalha com seleção pública”.

Na questão seguinte perguntamos: Quais as especificidades do seu trabalho como pedagogo no SENAC? As respostas foram as seguintes:

[...] Fazer o acompanhamento pedagógico do orientador que é o professor junto ao aluno em todo esse processo que se refere a formação profissional do aluno. Ele inicia desde de seleção de material didático, organização de materiais para o desenvolvimento dos cursos das atividades em salas, e ai vem o acompanhamento com o professor através de planejamento pedagógico, reuniões com os professores, mediação nas atividades dos alunos, principalmente quando eles necessitam, de um reforço e de um acompanhamento maior [...]. (Pedagoga A, 2017).

[...] Meu trabalho é esse, dar suporte técnico e pedagógico a professores e alunos, então o trabalho é em conjunto, a gente tem também a parte burocrática que é pertinente a instituição, e nos temos o modelo pedagógico que temos que está documentados, de tudo mais o trabalho do supervisor é esse, está ligado diretamente ao professor e ao aluno, dando suporte e apoio”. (Pedagoga B, 2017).

A pedagoga A esclarece as ações didático-pedagógicas inerentes ao trabalho do pedagogo no SENAC. O pedagogo é o profissional que recebe em sua formação conhecimentos didáticos e saberes necessários para o exercício de sua profissão. Libâneo (1994, p. 16) salienta que “[...] Sendo a Didática uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se fundamenta na Pedagogia; é, assim uma disciplina pedagógica”. Desse modo, a Didática contribui na formação do pedagogo com a teoria e, também na prática ao desempenhar suas funções em qualquer espaço onde se desenvolvam processos de aprendizagens, inclusive, para as aprendizagens requeridas pelas empresas.

Como podemos verificar na fala das Pedagogas A e B, o SENAC além de trabalhar com as propostas curriculares pertinentes a instituição, também utiliza outros modelos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento de competência. A atuação das pedagogas no SENAC é fundamental, pois em tudo requer planejamento, acompanhamento, coordenação e interação junto aos demais profissionais e alunos. Cabe destacar, que em parte, a qualidade dos cursos ofertados é alcançada em função do apoio pedagógico das supervisoras.

Na sequência da entrevista perguntamos: Como você percebe a Pedagogia Empresarial na contemporaneidade? E obtivemos como resposta:

[...] O pedagogo dentro da empresa ele viria a atuar, no meu ponto de vista dessa forma, de maneira a mediar conflitos, a organizar estratégias para que aquele profissional desenvolva melhor a sua função dentro da empresa. O desenvolvimento tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional (Pedagoga A, 2017).

[...] Então o pedagogo dentro de uma empresa ele vai trabalhar e auxiliar principalmente na formação, porque o pedagogo tem essa base alicerçada, então ele pode ajudar na formação dos funcionários, como também, ele pode auxiliar numa expansão de um marketing, ajudando com a visão pedagógica, ele é altamente importante [...] (Pedagoga B, 2017).

Com as respostas verificamos que as pedagogas entrevistadas, possuem uma visão ampla, acerca da Pedagogia Empresarial. E diante disto, podemos inferir que têm um entendimento de quais procedimentos precisam seguir, e quais estratégias devem ser utilizadas com os funcionários na empresa, para que assim, atendam as novas exigências e objetivos do mercado de trabalho. Ribeiro (2010, p.60) assegura que:

Cabe ao pedagogo empresarial auxiliar o desenvolvimento de instrumentos e a capacitação quanto á observação sistemática do funcionário, à obtenção de dados e informações a respeito dos funcionários em termos de seu desempenho, assim como quanto à proposição de medidas com vistas a corrigir os desvios constatados.

Com as transformações que vem ocorrendo na sociedade de modo em geral, na economia, educação, tecnológica, entre outras, a concorrência aumenta e as empresas estão buscando pessoas mais qualificadas, que sejam capazes de desempenhar várias funções. Sendo assim, as empresas tendo em vista, alcançar os objetivos definidos, estão investindo na qualificação dos funcionários a fim de, aumentar a produtividade e o lucro. E neste contexto, o pedagogo tem papel relevante, pois é o profissional que atende essas novas demandas, no que se refere à melhoria da qualificação profissional dos trabalhadores, tanto dos que querem ingressar nas empresas, quanto os que almejam permanecer atualizados para não perder o emprego.

O pedagogo é o profissional preparado para atuar também na empresa, desempenhando práticas educacionais que contribuam na qualificação dos colaboradores da empresa, de modo que, essas ações possam auxiliar no desenvolvimento tanto profissional,

quanto pessoal, pois ao modo que o funcionário sente-se bem no ambiente de trabalho, este produz mais, e dessa maneira, juntos possam alcançar os propósitos estabelecidos.

Desse modo, seja em qual for o ambiente de trabalho, o pedagogo é o profissional que lida diretamente com o ser humano. No SENAC, por exemplo, as funções das pedagogas é coordenar, orientar, planejar e auxiliar com o suporte técnico sempre que precisa junto aos orientadores e participantes dos cursos. Para que assim, sejam alcançados os objetivos, no que diz respeito ao desempenho profissional e pessoal. Pois a referida instituição trabalha com o modelo de competências. Cabe destacar que são as competências requeridas pelo mercado de trabalho.

E para que este modelo de competências seja atingido é necessário o acompanhamento das pedagogas junto aos orientadores e participantes. E, principalmente, quando o aluno está com dificuldade, em uma determinada área de conhecimento, pois requer um esforço maior do pedagogo em acompanhar aquele aluno. Sobre este aspecto, Libâneo (2002, p.68) ressalta que:

[...] O Pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligados á organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica.

O pedagogo é o profissional que tem um vasto campo de atuação, e nesta perspectiva, comprovamos outro espaço de atuação deste profissional diretamente ligada à qualificação para as empresas, pois onde houver práticas educativas haverá a necessidade de um pedagogo. O estudante de Pedagogia traz consigo, na sua formação um repertório de informações e habilidades composto por uma diversidade de conhecimentos teóricos e práticos. Por isso que, o pedagogo onde quer que seja o ambiente de atuação, este desenvolverá a criatividade, inovação, autonomia e senso crítico, e contribuindo assim, com o desenvolvimento dos demais membros e, consequentemente, com o ambiente de trabalho.

Para finalizar a entrevista perguntamos: Como o SENAC incorpora institucionalmente a profissionalidade do pedagogo? As respostas foram as seguintes: Pedagoga A, “[...] Então, eu acredito que o SENAC, ver o pedagogo como peça fundamental para o funcionamento da empresa e do que o SENAC tem a oferecer para a sociedade”. E Pedagoga B respondeu: “[...] O pedagogo institucionalmente ele é uma base, um alicerce muito importante aqui dentro”. Diante disso, comprovamos com as respostas das pedagogas que a atuação do pedagogo em uma instituição como SENAC é essencial, pois os saberes que o pedagogo traz consigo,

através da formação inicial é fundamental para conferir qualidade aos cursos oferecidos pelo SENAC. Libâneo (1999, p. 30), assinala que:

[...] O curso de Pedagogia deve formar o pedagogo stricto sensu, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas sócio-educativas de tipo formal e não-formal e informal, decorrentes de novas realidades- novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação das formas de lazer, mudanças nos ritmos de vida, presença dos

meios de comunicação e informação, mudanças profissionais,

desenvolvimento sustentado, preservação ambiental- não apenas na gestão, supervisão e coordenação pedagógica de escolas, como também na pesquisa, na administração dos sistemas de ensino, no planejamento educacional, na definição de políticas educacionais, nos movimentos sociais, nas empresas, nas várias instâncias de educação de adultos, nos serviços de psicopedagogia e orientação educacional, nos programas sociais, nos serviços para a terceira idade, nos serviços de lazer e animação cultural, na televisão, no rádio, na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na requalificação profissional etc.

Conforme o autor apresenta, o curso de Pedagogia deve proporcionar ao pedagogo visões amplas acerca dos campos de atuação. E, também oferecer saberes necessários ao exercício da profissão, seja em qual for área de atuação. Efetivamente, o pedagogo é o profissional preparado academicamente para desenvolver práticas educativas em ambientes escolares e não escolares.

Vale ressaltar que, com o passar dos anos o curso de Pedagogia, passou por mudanças, a fim de atender as novas exigências da sociedade e do mercado de trabalho. E na atualidade, as áreas de atuação do pedagogo têm sido ampliadas. E desse modo, temos um desafio a ultrapassar que é formar o pedagogo com visões amplas, para que assim, este profissional consiga contribuir ainda mais, na construção do ser humano e de uma sociedade mais justa. Também, com isto, percebemos a necessidade de investir na formação continuada, pois seja qual for o ambiente de trabalho, requer aperfeiçoamento, qualificação e especialização na área.

Outro ponto a ser enfatizado é que a atuação do pedagogo na empresa é fundamental, pois este irá atuar na organização e desenvolvimento de métodos que corresponda às demandas da empresa. Bem como, desempenhar estratégias que favoreça o trabalho em grupo, isto é, seu papel é proporcionar um ambiente favorável tanto na produção, quanto na relação de uns com os outros.

Dessa forma, o pedagogo tem se destacado, por realizar práticas educativas em diferentes espaços. Independentemente do ambiente de trabalho o pedagogo dispõe de

conhecimento que pode ajudar no desenvolvimento integral das pessoas, ou seja, humano e profissional. Perrenoud (2002, apud RIBEIRO 2010, p.35) enfatiza que:

O ponto fundamental é o fato de que as competências representam potenciais desenvolvidos sempre em contextos de relações disciplinares significativas, prefigurando ações a serem realizadas em determinado âmbito de atuação [...] Assim as formas de realização das competências foram chamadas de habilidades. [...] As competências constituem, portanto, padrões de articulação do conhecimento a serviço da inteligência.

Desse modo, é relevante que o pedagogo desenvolva competências e habilidades para que possa solucionar problemas que venham surgir na empresa. Bem como, ser flexível e adequar saberes necessários ao desenvolvimento de práticas educativas de acordo com o contexto, no qual está inserido.

Documentos relacionados