• Nenhum resultado encontrado

Equação 4 Cálculo de pontos corrompidos

3. Metodologia

4.6 Registro da ANVISA

A partir dos resultados das análises feitas nesta dissertação foi gerado um relatório de validação e foi obtido o número de registro junto a ANVISA para a comercialização e distribuição do sistema em território nacional (Figura 37).

Figura 37 - Registro da Anvisa[20]

5.Discussão

A partir dos estudos realizados e dos resultados obtidos nesta dissertação, foi feito um comparativo (Tabela 7) entre o sistema de monitorização de leitos apresentado e os sistemas desenvolvidos ao redor do mundo. Com base nestes dados foi possível constatar que o uso da comunicação ethernet na implementação de sistemas robustos e ao mesmo tempo flexíveis é unanimidade entre os sistemas pesquisados. A utilização de duas telas para maximizar a visualização dos leitos é um recurso amplamente utilizado. Os recursos de gravação das informações geradas, tais como curvas fisiológicas e tendência, em média são armazenados por 136 horas.

Tabela 7 - Comparativo das centrais existentes

Fonte: O autor (2011).

É importante salientar que cada fabricante investe em pesquisa para o desenvolvimento em pro de seus produtos e pela disputa de mercado. Com base neste princípio podemos verificar que ainda não foi desenvolvido um protocolo padronizado para transmissão de dados em tempo real para monitores multiparamétricos, onde o conhecimento seria compartilhado em benefício da saúde. Sendo assim, esta dissertação vem tornar público o conhecimento de métodos e ferramentas para desenvolvimento e validação de um sistema de monitorização de leitos. Para que no futuro os sistemas sejam aprimorados e evoluam de forma rápida, em benefício de médicos e pacientes. Auxiliando os profissionais da saúde que anseiam por novas tecnologias, com o objetivo de salvar vidas.

6.Conclusão

Os testes realizados com a central de monitoração de leitos hospitalares mostraram- se promissores quanto a flexibilidade e robustez do sistema. Podendo ser instalado em um único computador, ou em vários setores do hospital compartilhando um único banco de dados (Figura 38), o sistema pode atender tanto hospitais de grande porte como aqueles que possuem poucos recursos financeiros.

Figura 38 - Sistema instalado com compartilhamento do banco de dados

Fonte: O autor (2011).

O desenvolvimento de software baseado em uma linguagem orientada a objeto foi de extrema importância para tornar o software dinâmico e flexível, ou seja, como a necessidade de pouca interação do usuário para a sua configuração e funcionamento apropriado. A criação do SGC foi de fundamental importância para a monitorização de vários setores do hospital simultaneamente, pois ele permite a conexão de cinco SVR e o seus respectivos monitores LT10.

O Gerenciamento dos 50 monitores em uma rede 100Mbps ocorreu com uma folga de banda de mais de 90%, podendo ser aumentado o número de monitores caso haja

necessidade. A gravação dos arquivos de dados e a manutenção das 96 horas gravadas com 32 monitores geraram uma estimativa de 90GB de espaço em disco, valor comportado por discos rígidos acima de 200GB, pois é necessário considerar o espaço em disco utilizado pelo sistema operacional. Foi verificado que a compactação reduz em 90% o tamanho do espaço em disco utilizado pelos arquivos, ou seja, seria possível armazenar 960 horas de arquivos, porém a desvantagem ocorreria na visualização do histórico aumentando o tempo de carregamento do arquivo, o qual necessitaria ser descompactado inicialmente.

Com o objetivo de monitorar 32 leitos simultaneamente foi necessário a utilização de duas telas para que um número maior de informações pudesse ser visualizada em um mesmo leito. A troca de interface dinâmica de 4, 8, 12 e 16 leitos por tela trouxe um aproveitamento maior da tela. Esta otimização da interface é necessária para que não haja espaços ociosos, pois o número de leitos monitorados é variável de acordo com a quantidade de pacientes internados.

A visualização em tempo real das curvas e parâmetros foi uma das tarefas mais difíceis desta dissertação. A necessidade de manter uma varredura de tela de 50 mm/s do ECG fez com que nenhum processo concorrente da thread de plotagem pudesse consumir mais do que 6,66 ms. Este é o tempo necessário para visualização de um ponto de curva amostrado a 150Hz. Para o desenvolvimento do histórico dos dados armazenados foi fundamental a utilização das bibliotecas da placa de vídeo (OpenGL), pois desta maneira o processamento do software foi compartilhado evitando que processos concorrentes travassem a varredura de traçado e/ou recebimento de dados.

Foi verificado que o protocolo desenvolvido neste trabalho atende os requisitos de fluxo de informações manipuladas. Foi contatado que estruturas menores em seu tamanho, como as estruturas de curvas, possuem uma probabilidade menor de serem corrompidas. Ainda é possível segmentar as estruturas de parâmetros e melhorara o algoritmo de interpretação com a finalidade de diminuir os erros de CRC nos parâmetro. De acordo com os resultados podemos concluir que não ocorrem perdas de pacotes TCP no sistema, pois os pacotes perdidos são retransmitidos pela pilha TCP uma das características mais importantes deste protocolo. Também concluindo que a implementação do CRC foi de vital importância para o sucesso da qualidade da informação transferida. Evitando que dados corrompidos fossem tratados e visualizados como se fossem dados válidos.

A criação de um sistema de monitoração integrado com os monitores LT10 ajudará na consolidação dos produtos desenvolvidos pela empresa Toth Tecnologia em parceria com a LifeMed. Ajudando no desenvolvimento de tecnologias nacionais voltadas para a área da saúde e gerando conhecimento para futuros projetos.

6.1 Trabalhos Futuros

O sistema está passando por uma validação clínica no Hospital São Lucas da PUCRS (Figura 39). Após está etapa será feita uma avaliação junto aos profissionais do hospital para adequar cada vez mais o sistema às necessidades dos médicos e enfermeiros. O protocolo de transmissão de prontuário eletrônico HL7 será implementado nas próximas versões para aumentar a flexibilidade do sistema e permitir a troca de informações com outros sistemas.

Figura 39 – Sistema Desenvolvido Instalado no Hospital São Lucas da PUCRS

Fonte: O autor (2011).

A partir da estrutura de software criada, se dará início a integração do sistema desenvolvido com as bombas de infusão da empresa de equipamentos médicos LifeMed. Este projeto será pioneiro no Brasil, onde será desenvolvido o primeiro software de monitoração remota de bombas de infusão.

Referências

[1] Michael P; Elizabeth O. T. Repensando a saúde - Estratégias para: Melhorar a

qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Artmed Editora S.A.,171p, 2006.

[2] MySQL Enterprise Edition Datasheet.[Disponível em http://www.mysql.com/] Acessado em 02/04/2011.

[3] Apache HTTP Server Project. [Disponível em www.apache.org/] Acessado em 04/03/2011.

[4] Alexander, CK; Sadiki, MNO. Fundamentos de Circuitos Elétricos. Porto Alegre:

Bookman, 2003.

[5] Behrouz A. Forouzan . Comunicação de dados e redes de computadores. 3 ed.

Nova Iorque: Bookman, 2004. 239p

[6] Bob Swart; Mark Cashman, Paul Gustavson; Jarrod Hollingworth, Borland

C++Builder 6 Developer´s Guide, Estados Unidos: Sams 2003.

[7] John R. Hubbard, Programação em C++,São Paulo: Bookman 2000.

[8] Rosangela Hickson, Aprenda a progamar em c, c++ e c#, São Paulo: Elsevier 2005. [9] Luis Fernando Espinosa Cocian, Manual da Linguagem C, Editora da ULBRA 2004 [10] Caio Augustos Morais Bolzani, Residencias Inteligentes, São Paulo: Livraria da

Física, 2004

[11] Rob Scrimger,; Paul Lasalle; Mriidula Parinar, TCP/IP – A Biblia, Rio de Janeiro :

Elsevier 2002.

[12] Ida M. Flynn, Introdução aos sistemas operacionais, São Paulo: Thomson 2002. [13] Joe Casad, Sams teach yourself TCP/IP in 24 hours, 3ed, Estados Unidos: Sams

2004.

[14] Fabrício Augusto Ferrari, Criando Banco de Dados em Mysql, São Paulo: Digerati

Books 2007.

[15] NBR IEC – 60601-2-49, Equipamentos médicos, Parte 2-49: Prescrições particulares

para a segurança de equipamento para monitoração multiparamétrica de paciente.

[16] RDC 50/2002 – ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

[17] Joseph D. Bronzino; The biomedical engineering handbook , Estados Unidos: CRC

[18] Marcelo Cohen, Isabel Manssour; OpenGL –Uma Abordagem Pratica e Objetiva.

Porto Alegre: Novatec, 2006

[19] Stanley B. Lippman; C# - Um Guia Pratico, Porto Alegre: Bookman, p919.

[20] Registro na Anvisa; [Disponível em http://www7.anvisa.gov.br/datavisa

/consulta_produto_correlato/rconsulta_produto_detalhe.asp ] Acessado em 02/12/2011.

[21] Central de Monitoração Criticare´s VitalView; [Disponível em http://www.

csiusa.com/?page=central-stations&section=vitalview-css] Acessado em 05/05/2011.

[22] Central de Monitoração Philips IntelliVue; [Disponível em

http://www.healthcare.philips.com/main/products/patient_monitoring/products/i ntellivue_patient_monitors/] Acessado em 05/05/2011.

[23] Módulo da National Intruments USB-6221 BNC; [Disponível em http://sine.ni.com/

nips/cds/view/p/lang/en/nid/203867] Acessado em 05/05/2011.

[24] Software de Cálculos MATLAB; [Disponível em http://www.mathworks.com/]

Acessado em 05/05/2011.

[25] Black, Richard. [Disponível em www.cl.cam.ac.uk/Research/SRG/bluebook/

21/crc/crc.html] University of Cambridge Computer Laboratory Systems Research Group, Fevereiro 1994 Acessado em 05/05/2011.

[26]Peterson, W. W. and Brown, D.T. “Cyclic Codes for Error Detection.” In

Proceedings of the IRE, Janeiro 1961, 228–235.

[27] Tanenbaum, Andrew S. Computer Networks, 2 nd Edition. Prentice Hall, 1988. [28] Chris Borrelli ;IEEE 802.3 Cyclic Redundancy Check, 2001 ;

[29] Douglas E. Comer; Redes De Computadores e Internet, São Paulo: Bookman, 2007,

pg112;

[30] CRC8 bits Polinômio Gerador. [Disponível em

ftp://ftp.dalsemi.com/pub/auto_id

/softdev/owdocs/Docs/OWCom/owapi/CRC8.html] Acessado em 08/07/2011.

[31] Karen A. Wager,Frances W. Lee,John P. Glaser ;Health Care Information Systems:

A Practical Approach for Health Care Management, Estados Unidos: John Wiley & Son, 2009

[32] The Computer-Based Patient Record: An Essential Technology for Health Care, Revised Edition; Disponível em [http://www.iom.edu/Reports/1997/The-Computer- Based-Patient-Record-An-Essential-Technology-for-Health-Care-Revised-Edition.aspx] Acessado em 05/08/2011.

[33] O.K. Takai; I.C.Italiano; J.E. Ferreira; Introdução a Banco de dados , DCC-IME-

USP: Fevereiro, 2005.

[34] Maria Aparecida Batistao Gonçalves; Nocões Básicas de Eletrocardiograma e

Arritmias, São Paulo: Editora Senac,1995.

[35] Seméia Corral, Desenvolvimento e Aplicações de um novo Instrumento para

Estimulação do Barorreflexo Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Faculdade de Engenharia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2007.

[36] Dirceu Carrara, Ariane F Machado Avelar, Denise M. Kushhara e Mavilde L. G.

Pedreira; Artigo da Câmara técnica do Coren São Paulo: gestão 2008-2011.

[37] Linsa S. Costano;Fisiologia, Elsevier São Paulo 2006;

[38] Paz, Mário Augusto Silva; Segurança em equipamentos de monitorização em sala

cirúrgica e UTI oxímetro de pulso, capnógrafo, monitor cardíaco, e monitor de pressão não invasivo. Monografia (Pós Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,1996.

[39] FEARNLEY, SJ, Pulse Oximetry. Torquay, Inglaterra: Department of Anaesthetics,

Torbay Hospital, 1995. Disponível em: [www.nda.ox.ac.uk/wfsa/html/u05/u05_003.htm] Acessado em 15/05/2011.

[40] SPRANGER, Luís Augusto; Implementação de um Oxímetro de Pulso. Monografi

(Bacharelado em Ciências da Computação) – Universidade Regional de Blumenal,2004.

[41] GROTHE, Cibele et al; Acurácia da monitorização não invasiva da pressão

arterial em crianças.

[42] BRAZ, José Reinaldo Cerqueira; Temas de anestesiologia: para o curso de

graduação em medicina São Paulo: Editora UNESP, 2000;

[43] Carlos V. Serrano Jr., Flavio Tarasoutchi, Fabio B. Jatene, Wilson Mathias Jr.;

Cardiologia Baseada em Relatos de Casos;São Paulo: Editora Manole, 2006.

[44] PIANUCCI, Ana; Saber cuidar: procedimentos básicos de enfermagem, São Paulo:

Editora Senac 2002.

[45] AMARAL, José Luiz Gomes do et al; Monitorização da Respiração: Oximetria e

Capnografia.,Revista Brasileira de Anestesiologia, Vol 42, 1992

[46] The Capnographic Waveform; Disponível em [eb.squ.edu.om/med-

Lib/MED_CD/E_CDs/ anesthesia/site/content/v03/030383r00.htm] Acessado em 05/01/2011.

[47] Informações do Monitor Lifetouch10 : Disponível em [http://www.toth

[48] Informações da Central VC-2000: Disponível em [http://www.votem.kr/] Acessado

em 12/03/2011.

[49] Informações da Central PC-1000A: Disponível em [http://www.healforce

.com/new/em /product.php?id=177] Acessado em 12/03/2011.

[50] Informações da Central Intellivue: Disponível em [http://www.healthcare

.philips.com/us_en/products/patient_monitoring/products/intellivue_information_center/] Acessado em 12/03/2011.

[51] Informações da Central de Minitorização da Pacientes: Disponível em [http://

www. prolife.com.br/production /htms-pt/produtos.asp?item=9&sub=30&content=64] Acessado em 12/03/2011.

[52] Informações da Central DX20CT1-P: Disponível em [http://www.dixtal.com.br/

pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=18] Acessado em 12/03/2011.

[53] Informações da Central Omnimed: Disponível em [http://www.omnimed.com.br

/Central.htm] Acessado em 12/03/2011.

[54] Informações da CANTELLUS Central St: Disponível em [http://www.cantellus

.com/] Acessado em 12/03/2011.

[55] Informações da CNS-6201: Disponível em [http://www.nihonkohden.com/

products/type/mon/cns6201.html] Acessado em 12/03/2011.

[56] Informações da Infinity Central Station: Disponível em [http://www.draeger.com

/BR/pt/products/medical_monitoring/infinity_central_monitoring/mon_infinity_ centralstation.jsp?showBackButton=true] Acessado em 12/03/2011.

[57] Informações da Central VitalView CCS: Disponível em [http://www.csiusa.com/

Apêndice

Documentos relacionados