• Nenhum resultado encontrado

2 Compreender o Acronis Backup & Recovery 10

2.7 Regras de retenção

Os backups criados por um plano de backup criam um arquivo. As duas regras de retenção descritas nesta secção permitem-lhe limitar o tamanho de arquivo e definir o tempo de duração (período de retenção) dos backups.

42 Copyright © Acronis, Inc., 2000-2010 As regras são eficazes caso um arquivo contenha mais do que um backup. Isto significa que o último backup no arquivo será mantido, mesmo que a violação de regra de retenção seja detectada. Não tente apagar o único backup que possui aplicando as regras de retenção antes do backup. Isto não irá funcionar. Utilize a definição alternativa Limpar arquivo > Quando não existir espaço suficiente ao

efectuar o backup (pág. 221) se aceitar o risco de perder o último backup.

1. Apagar backups mais antigos que

Trata-se do intervalo de tempo contado a partir do momento em que as regras de retenção são aplicadas. Sempre que uma regra de retenção é aplicada, o programa calcula a data e tempo no passado correspondente a este intervalo e elimina todos os backups criados antes desse momento. Nenhum dos backups criados depois desse momento será eliminado.

2. Manter o tamanho do arquivo entre

Trata-se do tamanho máximo do arquivo. Sempre que a regra de retenção é aplicada, o programa compara o tamanho real do arquivo com o valor definido pelo utilizador e elimina os backups mais antigos para manter o tamanho do arquivo dentro do valor. O diagrama abaixo indica o conteúdo do arquivo antes e depois da eliminação.

Copyright © Acronis, Inc., 2000-2010 43 Há um certo risco de que sejam eliminados todos à excepção de um backup se o tamanho de arquivo máximo for definido indevidamente (muito pequeno) ou um backup normal for demasiado grande. Para evitar que os backups recentes sejam eliminados, seleccione a caixa de verificação Nunca

apagar backups mais recentes que e especifique a idade máxima dos backups que devem ser

retidos. O seguinte diagrama ilustra a regra resultante.

Combinação das regras 1 e 2

Pode limitar tanto o tempo de vida dos backups como o tamanho de arquivo. O seguinte diagrama ilustra a regra resultante.

Exemplo:

Apagar os backups com mais de = 3 meses Manter o tamanho do arquivo até = 200 GB Nunca apagar backups com menos = 10 dias

Sempre que as regras de retenção forem aplicadas, o programa elimina todos os backups criados com mais de 3 meses (ou mais precisamente, 90 dias).

Caso depois da eliminação o tamanho de arquivo for superior a 200 GB, o backup mais antigo tiver mais de 10 dias, o programa elimina o backup.

Depois, caso seja necessário, é eliminado o backup seguinte mais antigo, até que o tamanho do arquivo diminua até ao limite predefinido ou o backup mais antigo tenha 10 dias.

Eliminar backups com dependências

Ambas as regras de retenção assumem a eliminação de alguns backups e a conservação de outros. E se o arquivo tiver backups incrementais e diferenciais que dependem uns dos outros e dos backups completos nos quais se baseiam? Não pode eliminar um backup completo antigo e guardar os seus "filhos" incrementais.

44 Copyright © Acronis, Inc., 2000-2010

Guardar o backup até que todos os backups dependentes sejam eliminados

O backup antigo é guardado até que todos os backups seus dependentes também sejam antigos. Depois, toda a cadeia é eliminada de uma só vez durante a limpeza regular. Este modo ajuda a evitar a consolidação potencialmente demorada, mas necessita de espaço adicional para guardar os backups cuja eliminação é adiada. O tamanho de arquivo e/ou a idade de backup pode exceder os valor especificados pelo utilizador.

Consolidar o backup

O programa consolida o backup sujeito à eliminação com o próximo backup dependente. Por exemplo, as regras de retenção implicam a eliminação do backup completo, mas retém o próximo incremental. Os backups serão combinados num único backup completo, que será datado com a data do backup incremental. Quando é eliminado um backup incremental ou um backup diferencial do meio da cadeia, o tipo de backup resultante é incremental.

Este modo garante que após cada limpeza, do tamanho do arquivo e a idade do arquivo estão dentro dos limites especificados pelo utilizador. Contudo, a consolidação pode demorar muito tempo e consumir os recursos do sistema. E continua a precisar de espaço adicional na abóbada para os ficheiros temporários criados durante a consolidação.

O que precisa de saber acerca da consolidação

Tenha em consideração que a consolidação é apenas um método de eliminação e não uma alternativa à eliminação. O backup resultante não inclui dados presentes no backup eliminado e dados ausentes do backup diferencial ou incremental guardado.

Os backups resultantes da consolidação têm sempre a compressão máxima. Isto significa que todos os backups num arquivo podem ter a compressão máxima resultante de uma limpeza repetida juntamente com a consolidação.

Melhores práticas

Mantenha o equilíbrio entre a capacidade do dispositivo de armazenamento, os parâmetros restritivos definidos pelo utilizador e a frequência da limpeza. A lógica das regras de retenção parte do princípio que a capacidade do dispositivo de armazenamento é muito superior ao tamanho médio de backup e o tamanho máximo de arquivo não se aproxima à capacidade de armazenamento física, deixando uma reserva razoável. Como tal, ultrapassar o tamanho do arquivo por causa das execuções da tarefa de limpeza é grave para o processo de negócio. Quanto menor for a frequência da limpeza, mais espaço precisa para armazenar backups que ultrapassam o tempo de vida.

A página de abóbadas (pág. 134) oferece-lhe as informações acerca do espaço livre disponível em cada abóbada. Consulte a esta página periodicamente. Se o espaço livre (que na verdade é o espaço livre do dispositivo de armazenamento) se aproximar de zero, pode ser necessário aumentar as restrições para alguns ou para todos os arquivos presentes nesta abóbada.

Documentos relacionados