• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO TÉCNICO DE JUDÔ

No documento MODALIDADES INDIVIDUAIS (páginas 43-46)

Art. 1 - A Competição de Judô será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Judô (IJF), reconhecidas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), salvo o estabelecido neste Regulamento.

Art. 2 - A competição será disputada em 02 (dois) torneios: Por Equipes; e Individual em cada uma das 08 (oito) categorias de peso;

Art. 3 - A competição será disputada nas Classes Infantil (nascidos em 2001,2002 e 2003) e Infanto (nascidos em 1998, 1999 e 2000).

Art. 4º - A graduação mínima para a participação na competição da Classe Infantil é Faixa Azul (8º Kyu) no masculino e Faixa Cinza (10 Kyu) no feminino. Na Classe Infanto, a graduação mínima é Faixa Amarela (6º Kyu) no masculino e Faixa Azul (8º Kyu) no feminino.

Art. 5 - O Estabelecimento de Ensino poderá inscrever 02 (dois) técnicos para ambos os naipes e 16 (dezesseis) alunos-atletas em cada naipe, sendo que para os torneios individuais, 02(dois) aluno-atleta por categoria de peso e naipe.

Art. 6 - A Reunião Técnica de Modalidade com os representantes das equipes participantes tratará exclusivamente de assuntos ligados à competição, tais como: normas gerais, ratificação de inscrições, além de outros assuntos correlatos.

Art. 7 - Para os TORNEIOS INDIVIDUAIS serão adotados os seguintes procedimentos:

Parág. 1 – Cada aluno-atleta só poderá participar de 01 (uma) categoria de peso;

Parág. 2 – Serão disputadas as seguintes categorias de peso:

CATEGORIAS DE

PESO

INFANTIL INFANTO

FEMININO MASCULINO FEMININO MASCULINO

Super ligeiro (SL) - 36kg - 36kg - 40kg - 50kg Ligeiro (LI) de 36 a 40kg de 36 a 40kg +40 a 44kg +50 a 55kg Meio leve (ML) + 40 a 44kg + 40 a 44kg + 44 a 48kg + 55 a 60kg Leve (LE) + 44 a 48kg +44 a 48kg + 48 a 52kg + 60 a 66kg Meio médio (MM) + 48 a 53kg +48 a 53kg + 52 a 57kg + 66 a 73kg Médio (ME) + 53 a 58kg +53 a 58kg + 57 a 63kg + 73 a 81kg Meio pesado (MP) + 58 a 64kg +58 a 64kg + 63 a 70kg + 81 a 90kg Pesado (PE) + 64kg +64kg + 70kg + 90kg

Art. 8 - A pesagem será realizada sob a responsabilidade de 02 (duas) comissões estabelecidas na Reunião Técnica da modalidade, que deverão ser compostas de, no mínimo, 03 (três) membros, sendo uma específica para o naipe feminino e outra para o masculino.

Parág. 1 – Para compor a equipe de pesagem, no Congresso Técnico da modalidade, serão sorteados 03 (três) técnicos para o masculino e 03 (três) técnicas para o feminino, para cada dia de pesagem;

SECRETARIA ADJUNTA DE ESPORTE EDUCACIONAL XLIII JOGOS ESCOLARES MARANHENSES

Parág. 2 – Em caso de não haver técnicas (femininas) em número suficiente, ficará a cargo de a coordenação disponibilizar pessoas qualificadas para exercer tal função.

Art. 9 - A pesagem será válida para as competições e obedecerá aos seguintes critérios:

Parág. 1 – O(a) aluno-atleta(a) deverá apresentar o documento de identidade para subir na balança, seja na pesagem extra-oficial ou oficial;

Parág. 2 – Na CLASSE INFANTIL,(a) aluno-atleta(a) que na pesagem extra oficial, apresentar-se com o peso igual ou superior a 1kg, acima do peso da categoria a qual está inscrito, estará automaticamente impedido de participar da competição;

Parág. 3 – Caso na pesagem extra-oficial, o aluno-atleta estiver dentro dos limites mínimo e máximo de sua categoria de peso sua pesagem será validada;

Parág. 4 – O(a) aluno-atleta(a) terá direito apenas a uma única pesagem oficial;

Parág. 5 – Será eliminado da competição o(a) aluno-atleta(a) que não comparecer a pesagem e/ou não atender os limites, mínimo e máximo, da sua categoria de peso;

Parág. 6 – Os alunos-atletas poderão pesar de sunga, enquanto as alunas/atletas poderão pesar de colant;

Parág. 7 – O(a) aluno-atleta que não estiver com o documento de identidade no

momento da pesagem terá o prazo máximo de 1 (uma) hora após o término da pesagem oficial para apresentá-lo. Caso contrário, estará eliminado da competição. Não será permitido Boletim de Ocorrência Policial para substituição do documento de identidade. Art. 10 - O sistema de disputas obedecerá aos seguintes critérios:

Parág. 1 – Nos confrontos com 02 (dois) participantes: melhor de 03 confrontos;

Parág. 2 – Nos confrontos com 03 (três) a 05 (cinco) participantes: rodízio;

Parág. 3 – Nos confrontos com 06 (seis) ou mais participantes: repescagem olímpica;

Parág. 4 – Os alunos-atletas que forem campeões em suas categorias de peso estarão

classificados para compor a equipe que disputará a etapa final das Olimpíadas Escolares, devendo ser respeitados os limites de graduação das Olimpíadas Escolares para a Classe Infanto.

Art. 11 - Para o TORNEIO DE EQUIPES serão adotados os seguintes procedimentos:

Parág. 1 – A escalação dos atletas deverá obedecer ao seguinte:

a) 1º COMBATE – atletas das categorias, super ligeiro, ligeiro e meio leve; b) 2º COMBATE – atletas das categorias, ligeiro, meio leve e leve;

c) 3º COMBATE – atletas das categorias, meio leve, leve e meio médio; d) 4º COMBATE – atletas das categorias, leve, meio médio e médio;

e) 5º COMBATE – atletas das categorias, meio médio, médio, meio pesado e pesado;

Parág. 2 – O aluno-atleta deverá obrigatoriamente ter participado do torneio individual.

Parág. 3 – A pesagem do torneio individual será válida para o torneio por equipe.

Parág. 4 – Cada representação poderá ser composta por até 08 (oito) alunos-atletas, devendo participar dos confrontos com no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) alunos-atletas.

Parág. 5 – Após cada confronto poderão ser feitas substituições entre os alunos-atletas inscritos.

Parág. 6 – Será considerada vencedora aquela equipe que obtiver o maior número de vitórias em cada confronto.

Parág. 7 – Após a realização do número de combates suficientes para definir a Equipe vencedora, o confronto deverá ser encerrado.

Parág. 8 – A ordem das competições das categorias de peso para o início dos combates será definida por sorteio, caso haja divergência entre os técnicos.

Parág. 9 – No caso de empate no número de vitórias, a Equipe vencedora será apurada, considerando-se o seguinte critério:

a) Vitória por Ippon ou equivalente 10 pontos; b) Vitória por Waza-Ari ou equivalente 07 pontos; c) Vitória por Yukoou equivalente 05 pontos; d)Hantei 01 ponto.

Parág. 10 – Se 2 (duas) Equipes apresentarem o mesmo número de vitórias e pontos, o desempate far-se-á através de um combate extra, (valendo Gold Score, se for o caso), com o sorteio entre as categorias de peso. Caso uma das Equipes não queira participar do combate extra, a Equipe adversária será considerada vencedora por kiken-gashi.

Parág. 12 – O sistema de disputa será o de eliminatória, com repescagem entre os perdedores dos finalistas, sem cruzamento das chaves;

Parág. 13 – As Equipes vencedoras da repescagem serão consideradas terceiras colocadas.

Art. 12 - O tempo de luta será de 03 (três) minutos para ambos os naipes, na Classe Infantil; e de 4 (quatro) minutos para ambos os naipes, na Classe Infanto.

Art. 13 - O sistema de apuração nas competições obedecerá aos seguintes critérios:

Parág. 1 – Nos confrontos com 02 (dois) participantes: melhor de 03 confrontos;

Parág. 2 – Nos confrontos com 03 (três) a 05 (cinco) participantes: rodízio;

Parág. 3 – Nos confrontos com 06 (seis) ou mais participantes: repescagem olímpica.

Art. 14 - O aluno-atleta deverá comparecer ao local de competição com antecedência e devidamente uniformizado.

Art. 15 - A premiação com medalhas obedecerá aos seguintes critérios:

Parág. 1 – Nos confrontos com até 5 (cinco) participantes serão premiados os classificados em 1º, 2º e um 3º lugar;

Parág. 2 – Nos confrontos com 06 (seis) ou mais participantes serão premiados os classificados em 1º, 2º e dois 3º lugares.

Art. 16 - A responsabilidade das dimensões permitidas no Judogui (vestimenta de competição)dos alunos-atletas será do(s) seu(s) técnico(s).

Art. 17 - A contagem de pontos para a classificação das entidades de ensino no quadro geral da modalidade será a seguinte:

Parág. 1 – Individual: 1º lugar = 5 pontos; 2º lugar = 3 pontos; e 3º lugar = 1 ponto;

Parág. 2 – Equipes: 1º lugar = 10 pontos; 2º lugar = 6 pontos; e 3º lugar = 2 pontos.

Art. 18 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Judô, com a anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar as regras oficiais e o Regulamento Geral.

No documento MODALIDADES INDIVIDUAIS (páginas 43-46)

Documentos relacionados