• Nenhum resultado encontrado

NAC 1 Option Bus

4.12 Relés da Placa Principal

Os três relés Tipo C são programáveis com sincronização para os NACs da placa principal. A seleção predefinida para os relés é indicar alarme global (zona 129), falha global do sistema (zona 130) e supervisão global do sistema (zona 131). Ao programá-los até cinco dos números de zona descritos para mapeamento de ponto e zona (consulte Secção 3.2.2 Características e

Processamento Avançados de Ponto na Página 28 e Secção 3.2.4 Zonas na Página 34), estes

podem ativar-se em uma diversidade de situações. Além disso, programar como alarme de gás é selecionável.

Tabela 4.13 Especificações para os Relés da Placa Principal

Figura 4.23 Relés da Placa Principal

Alimentação do relé

Todas as saídas de relé no sistema têm uma opção "Aliment. Normal". Esta opção fornece funcionalidades à prova de falhas, de forma a que uma transição do relé de alimentado para não alimentado possa ser supervisionada.

Se a opção "Alimentado normal" for ativada, o relé liga-se para a operação de desativação. Na operação de ativação, o relé desliga-se. Se esta opção for programada como “Não

alimentado", o relé liga-se para ativação e desliga-se para desativação. A programação predefinida para Relé 2 é falha e alimentado normal.

4.13

Conexões City Tie

Cada circuito pode ser configurado como Energia Local ou Polaridade Invertida.

Cada circuito é individualmente habilitável e desabilitável. As seguintes condições do painel, ativadas pelas zonas globais correspondentes, podem ser programadas para ativar o circuito City Tie: Alarme de Incêndio, Falha, Supervisão ou Alarme de Gás.

O painel supervisiona a presença da placa City Tie a cada 30 segundos. Se a placa City Tie parece estar faltando durante três detecções consecutivas de falta da placa City Tie, o painel cria uma falha de placa City Tie faltante.

Respeite a resistência máxima do circuito de 65 Ω.

Terminal Configuração Predefinida

Especificações

RELAY 1 NO1 | C1 | NC1

Alarme Relés da placa principal, programáveis

individualmente para alarme, falha, supervisão, alarme de gás, ativação por zona e eventos do sistema.

Com capacidade para 5 A a 30 Vcc/10 A, 120 Vca, sem limitação de corrente

RELAY 2 NO2 | C2 | NC2 Falha (alimentado) RELAY 3 NO3 | C3 | NC3 Supervisório

RELAY3

RELAY2

RELAY1

NO 1 C1 NC 1 NO 2 C2 NC 2 NO 3 C3 NC 3

Gas

R

aaa aaa aaa aaa aaa

FPA-1000-UL Painel de Incêndio Compacto Instalação | pt 69

Nota: No módulo, utilize as configurações apropriadas dos interruptores DIP para selecionar o

modo de funcionamento desejado (consulte a Figura 4.8 na Página 53).

4.13.1

Modo de Polaridade Invertida

O Módulo City Tie tipo Plug-in FPE-1000-CITY conecta o Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL a um conjunto de uma ou duas linhas duplas privadas da companhia telefônica (telco) em aplicações de Estações Remotas NFPA 72. O Módulo City Tie tipo Plug-in

FPE-1000-CITY retransmite as informações do estado do alarme do sistema do painel de controle para uma central de monitoramento de alarmes.

Sob condições normais, o FPE-1000-CITY envia uma corrente regular para uma central de monitoramento de alarmes. Numa situação de alarme, ele inverte a polaridade da corrente de saída. O módulo sinaliza uma situação de falha, interrompendo a tensão e a corrente de saída. A configuração predefinida para o Circuito 1 é alarme de incêndio e para o Circuito 2 é supervisão.

Tabela 4.14 Especificações para Modo de Polaridade Invertida City Tie

Figura 4.24 Cabeamento City Tie em Modo de Polaridade Invertida

4.13.2

Modo de Energia Local

O Módulo City Tie tipo Plug-in conecta dispositivos sinalizadores de energia local ao FPA-1000-UL para operação de serviço auxiliar. Os dispositivos são conectados em série. Consulte a Tabela 2.3 na Página 15 para uma listagem dos dispositivos Gamewell compatíveis.

Tabela 4.15 Especificações para Modo de Energia Local City Tie

NOTA!

Destinado para conexão a um circuito de inversão de polaridade de uma unidade de recepção de uma estação remota com níveis compatíveis.

Terminal Especificações para o Modo de Polaridade Invertida

ALM - ALM+

Configuração predefinida: Alarme de Incêndio

24 Vcc nominal (máximo de 26,4 Vcc), com limitação de corrente, supervisionada, corrente de saída: 33 mA no máximo,

corrente em supervisão/em repouso: 5 mA no máximo SUP- SUP+ Configuração predefinida: Supervisório Legenda

M Central de Monitoramento de Alarmes

ALM -

ALM+

SUP -

SUP+

M

Terminal Especificações para Modo de Energia Local ALM -

ALM+

Alarme, bobina de disparo: 24 Vcc

Corrente de alarme: 250 mA CC (momentânea) Corrente em supervisão/em repouso: <50 mA CC Resistência da bobina de disparo: 14,5Ω

Tensão Nominal da Bobina: 3,65 Vcc SUP-

Figura 4.25 Cabeamento City Tie em Modo de Energia Local

4.14

Conexões de Linha Telefônica (DACT)

As linhas telefônicas têm limitação de corrente e podem ser programadas para serem supervisionadas (Consulte Monitor de Linha, 6 - PROGRAMAÇÃO, 7 - DACT, 6 - MONITOR DE LINHA na página 113, ou Secção 6.7.5 Reporte, Figura 6.35 na Página 144).

Figura 4.26 Conexão RTPC

Instalação do Cabo do Telefone

Utilize um cabo de telefone (por exemplo, o Cabo Modular Telefônico D162) para conectar a linha telefônica primária à tomada RJ45 da Linha 1 na parte inferior da placa principal FPA-1000-UL. Utilize outro cabo de telefone para conectar a linha telefônica secundária à tomada RJ45 da Linha 2.

Para evitar o congestionamento de alarmes e outros reportes, conecte e posicione a tomada RJ31X para que o uso do telefone normal seja interrompido temporariamente enquanto o FPA-1000-UL transmite dados (Figura 4.27). Após instalação, verifique se a FPA-1000-UL capta a linha telefônica.

ALM-

ALM+

SUP-

SUP+

NOTA!

A conexão shunt é reconhecida apenas como uma unidade de sinalização suplementar, como sendo parte de uma unidade de controle local e não é reconhecida como uma conexão de unidade de controle auxiliar pela NFPA 2.

FPA-1000-UL

PSTN

D162 D6600

NOTA!

Em todas as aplicações, conecte separadamente as linhas telefônicas primárias e secundárias à FPA-1000-UL.

FPA-1000-UL Painel de Incêndio Compacto Instalação | pt 71

Figura 4.27 Cabeamento do D162

Não conecte equipamento registrado a linhas compartilhadas ou a telefones que funcionem a moedas. Se a companhia telefônica local solicitar notificação antes de conectar a

FPA-1000-UL à rede telefônica, forneça as seguintes informações: – Que linha será conectado ao Transmissor de Alarme Digital (DACT). – Marca, modelo e número serial do dispositivo.

Número do registro FCC (US:ESVAL00BFPA1000), e

– Número de Equivalência de dispositivo de Chamada (NEC): 0,0 B.

Se a companhia telefônica alterar as suas instalações de comunicações, equipamento, operações ou procedimentos que possam afetar o desempenho do FPA-1000-UL, a companhia telefônica é obrigada a notificar o usuário por escrito.

4.15

Conexão Ethernet

A Conexão Ethernet tem limitação de corrente. O monitoramento da Ethernet é programável. A Figura 4.28 mostra uma conexão geral do sistema do painel de incêndio a um Receptor D6600 através do Adaptador de Rede D6680 e a um PC host.

Figura 4.28 Conexão Ethernet

Legenda

1 Tomada telefônica modular completa, conecta-se ao painel 2 Ring (companhia telefônica)

3 Tip (companhia telefônica) D162 Cabo modular telefônico T1 Tip do telefone privado R1 Ring do telefone privado

1 2 3 6 7 8 4 5 1 D162 2 3 T1 R1 FPA-1000-UL 7 1 2 5 3 4