• Nenhum resultado encontrado

Relação entre as Perceções de Oferta versus Procura de Serviços dos

3. Caso de Estudo

3.1. O território do Tâmega e Sousa

3.3.3. Relação entre as Perceções de Oferta versus Procura de Serviços dos

Através do teste de Wilcoxon foram obtidas e analisadas as diferenças entre a oferta de SE e a procura de SE dos participantes (ver anexo 4).

A Hipótese Nula (H0) do teste de Wilcoxon estipula que a perceção dos participantes é igual

quanto à oferta e procura dos SE. Isto é confirmado quando o valor da significância é superior a 0,05 (p˃0,05).

A tabela de Postos Assinados por Wilcoxon fornece dados sobre a comparação dos participantes em relação à oferta de SE e procura de SE. Por sua vez, a tabela final de Estatísticas de Teste, pode-se observar se as perceções dos participantes, relativas à oferta e procura de SE, tiveram em geral uma diferença estatisticamente significativa. Na tabela 14 estão indicados os resultados com diferenças significativas.

Examinando a tabela de Postos Assinados por Wilcoxon, na perceção relativa aos SE de aprovisionamento a H0 é rejeitada para duas situações: oferta versus procura por alimento

57

animal (p=0,003) e oferta versus procura por alimento silvestre (p=0,001). Na primeira situação, 2 participantes percecionaram que a procura de alimento animal, incluindo apicultura, lacticínios, carne, é inferior à oferta do mesmo. No entanto, 16 participantes tiveram uma perceção contrária, opinando que a procura por esse serviço é superior à sua oferta. E 4 participantes não viram nenhuma diferença entre a procura e a oferta do serviço. Passando à segunda situação, que relata os resultados para alimentos silvestres, sem dúvida que este SE é muito procurado, pois ninguém percecionou o contrário e mais de metade dos participantes percecionaram que a procura é superior à sua oferta. E 4 percecionaram que a procura e a oferta deste SE é relativamente igual.

Na oferta-procura de alimento agrícola, madeira e água, a hipótese nula não foi rejeitada porque pelo menos 5 participantes não viram qualquer diferença entre a procura e a oferta desses SE.

Tabela 13 – Resultados do teste não paramétrico Wilcoxon relativamente à perceção dos

58

Tendo agora em conta os SE de regulação, estes, segundo as perceções tem pouca oferta. No que respeita a habitats para espécies, controlo de pragas e doenças, proteção contra a erosão do solo, proteção contra incêndios e regulação do ciclo da água, apenas um participante percecionou que a procura era inferior à oferta. Na regulação do clima ninguém considerou que a procura era inferior à oferta. Por último, 2 participantes viram que a procura era inferior à oferta na regulação da qualidade do ar.

A procura é superior à oferta em todos os SE referidos anteriormente, e o número de participantes que partilha desta visão varia entre 14 e 16 (mais de metade dos participantes). Quanto à análise dos empates, não houve qualquer diferença entre a procura e oferta dos SE de Regulação, o número de participante que assim percecionou variou entre 2 a 6.

Por último, continuando com o mesmo tipo de análise, nos SE Culturais a situação dos valores estéticos foi a única a confirmar a hipótese nula (p=0,075). Para este SE, 5 participantes tiveram a perceção de a procura era inferior à oferta, isto contra 12 participantes que percecionaram o contrário. E também contra 3 participantes, que por sua vez com perceção diferente, viram que entre a procura e a oferta de valores estéticos não havia diferença.

Pelos resultados, ninguém percecionou que a procura fosse inferior à oferta nas atividades de recreio, educação ambiental e conhecimento científico e valores de existência. No entanto, no que aos valores espirituais, religiosos, herança cultural ou simbólicos diz respeito, 3 participantes percecionaram que a procura é inferior à oferta. Em contrapartida, mais de metade dos participantes percecionaram que a procura pelos SE Culturais enumerados é superior à sua oferta. Ainda assim, pode-se observar uma minoria que teve uma perceção diferente, observaram que a procura e a oferta destes SE era relativamente igual.

Através dos gráficos caixa-bigodes ilustrados na figura 11, repara-se que no geral a procura de serviços dos ecossistemas na região CIM-TS é superior à sua oferta.

É de notar, segundo a perceção relativa aos serviços de aprovisionamento dos participantes, que a oferta de alimento agrícola e de água para consumo estão entre os serviços dos ecossistemas que a região mais oferece. Em contrapartida, estes dois serviços, além de serem os mais oferecidos, são também os mais procurados.

59

Seguidamente, a proteção contra incêndios e regulação do ciclo da água apresentam-se como os serviços de regulação com mais oferta. Mas estes também se apresentam como mais procurados no território de estudo, tendo-lhes sido dada uma valoração mediana superior na perceção da procura em relação à sua oferta.

Por fim, relativamente aos serviços culturais, o recreio e os valores estéticos foram percecionados como os mais fornecidos. No entanto, a educação e conhecimento, bem como os valores de existência humanos, revelaram-se como os mais procurados no território.

Figura 11 – Representação da perceção de valores atribuídos aos serviços dos ecossistemas pelos

participantes do workshop participativo (questionário). A oferta (ou uso atual do serviço) e a procura (uso desejado do serviço) são representadas através de gráficos caixa (mediana) bigodes (intervalo interquartil), com respetivos extremos máximo e mínimo. As caixas com cor mais escura indicam os serviços dos ecossistemas mais valorizados.

De acordo com a perceção dos participantes determinada no workshop participativo foi possível identificar os SE mais providenciados pela área geográfica de estudo, e também os SE que são mais procurados (tabela 15).

60

Tabela 14 – Resumo dos serviços dos ecossistemas percecionados com mais oferta e mais procura

no território de estudo.

Tipo de Serviços dos

Ecossistemas (+) Oferta (+) Procura

Aprovisionamento

Alimento proveniente de culturas agrícolas Produção de água para consumo ou irrigação

Regulação

Proteção contra incêndios Regulação do ciclo da água

Culturais

Atividades de recreio Educação ambiental e conhecimento científico Valores estéticos Valores de existência

3.3.4. Perceção da Afetação das Alterações Climáticas nos Serviços dos Ecossistemas